HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE

HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE
DIA 31/03/2012 DAS 20:30 ATÉ 21:30 PAGUE AS LUZES JUNTAMENTE COM MAIS DE 168 PAÍSES

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO
Presidente da ADJORI?RJ. Paulo Cesar e parte da equipe do RJ que participou do evento.

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ
O presiente, Deyse Cruz e o vice.

Pesquisar este blog

domingo, fevereiro 14, 2010

HOSPITAL DA CRIANÇA EM CABO FRIO IMPLANTA PROPOSTA PIONEIRA

Hospital da Criança implanta proposta pioneira no setor
Com o objetivo de evitar a evasão escolar, o Hospital Municipal Dr. Benigno Melo, em Cabo Frio, mais conhecido como Hospital da Criança, vem se destacando por realizar um trabalho pioneiro na Região dos Lagos: o serviço de Psicopedagogia. O diferencial da proposta está na chamada Classe Hospitalar, com a qual a criança internada não perde o conteúdo escolar. Além do Hospital da Criança, apenas o Hospital Universitário Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro, possui o serviço.

No Brasil, existem somente 11 classes hospitalares. O acompanhamento do menor é feito por uma equipe multidisciplinar envolvendo pedagogas, psicopedagogas e psicólogas do Hospital, por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação. A equipe da unidade passa o conteúdo para a criança durante todo o período em que a mesma estiver internada e o tempo máximo de permanência no programa é de seis meses, com quatro pacientes por vez.

- Realizamos visitas institucionais na rede de ensino e a prova é aplicada por nossa equipe no hospital. Ao todo, dez crianças, a partir de cinco a oito dias de internação, já foram atendidas em um ano de funcionamento da Classe Hospitalar – afirmou Nívea Regina Medeiros, psicopedagoga e coordenadora do projeto.

A proposta prevê, também, atendimento ambulatorial; estimulação essencial, em caso de atraso neuropsicomotor; contato com a família, realizado por meio de entrevista inicial, acolhida, acompanhamento psicológico e oficinas; recreação e brinquedoteca. O Serviço de Psicopedagogia é responsável por todos os eventos envolvendo o hospital, dentro e fora da unidade, que tenham afinidade com a proposta do trabalho.

Nenhum comentário: