Cursos de Arqueologia e História da Região dos Lagos acontecem em Cabo Frio
A Casa dos 500 Anos de Cabo Frio promoverá uma série de cursos de Arqueologia e História da Região dos Lagos, a partir do mês de março. Os cursos serão ministrados pelo professor Alfredo José Altamirano e têm o objetivo de oferecer uma visão geral da pré-história brasileira e da Região dos Lagos, desde os anos 60, quando foram inseridos o materialismo histórico e a corrente da Nova Arqueologia nas pesquisas da América Andina, incentivando a leitura da história regional.
Além de abordar os aspectos da arqueologia social da América do Sul e Mesoamericana, partindo das evidências materiais e datações radiocarbônicas, o cronograma das aulas prevê passeios históricos e ecológicos. Os cursos serão destinados, principalmente, aos estudantes de História, Turismo e Geografia e, a cada mês, um novo curso estará disponível, permitindo que os alunos escolham um ou mais. O cronograma está previsto na seguinte ordem: Pré-história da Região dos Lagos (março); Pré-história Amazônica (abril); Pré-história da Mesoamérica (maio); Pré-história Andina (junho); História da Anatomia Humana (julho), Bioantropologia (agosto); Paleopatologia (setembro); Geografia da Região dos Lagos (outubro) e História da Região dos Lagos (novembro).
Com exceção do curso Pré-história Andina, que terá cinco aulas, os demais terão quatro aulas. A cada término de curso, os alunos receberão os respectivos diplomas e, em dezembro, todos aqueles que completarem a série oferecida receberão um certificado de conclusão por um ano de estudos.
As inscrições poderão ser feitas na Casa 500 Anos, situada à Rua Coronel Ferreira, nº 141, Portinho-Cabo Frio, meia hora antes de começar cada curso e custarão R$ 40,00 por mês. As aulas acontecerão todas às quartas-feiras, das 15h às 17h30.
O professor Altamirano é arqueólogo, ex-pesquisador da Fiocruz, da UNIRIO, da Estácio de Sá, da UNMSM de Lima, e criador do Museu de Arqueologia de Búzios.
quarta-feira, fevereiro 24, 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário