HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE

HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE
DIA 31/03/2012 DAS 20:30 ATÉ 21:30 PAGUE AS LUZES JUNTAMENTE COM MAIS DE 168 PAÍSES

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO
Presidente da ADJORI?RJ. Paulo Cesar e parte da equipe do RJ que participou do evento.

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ
O presiente, Deyse Cruz e o vice.

Pesquisar este blog

quinta-feira, abril 12, 2012

NÃO COMPLETEI O SEGUNDO GRAU. E AGORA?

Não completei o segundo grau. E agora?
Prepare-se desde já o ENEM é Novembro!

Dados do IBGE e MEC mostram que estes são mais de 60 milhões de brasileiros, isso sem contabilizar os analfabetos (15 milhões) e os com menos de 3 anos de estudo, considerados analfabetos funcionais (outros 15 milhões).
Podemos imaginar o que isso significa para essas pessoas e para o país como um todo. Apagão de mão de obra e menores e piores oportunidades de empregos, já que a exigência de Ensino Médio completo é quase unânime.
A única alternativa até pouco tempo atrás para esse pessoal era o EJA (Educação de Jovens e Adultos) com algumas variantes disso em alguns estados. Mas, problemas de encaixar horários de freqüência ao curso e às provas conflitantes com horários de trabalho, dificuldades de deslocamentos, locais de difícil acesso e mesmo falta de motivação para encarar uma sala de aula tornaram essa uma opção para uma minoria. Apenas 1,5 milhão de alunos fazem o EJA.
Mas agora existe uma outra opção.
Em 2009 o MEC tomou uma decisão importantíssima e que ainda não foi suficientemente divulgada. O ENEM vale para certificação do Ensino Médio, como se fosse um exame Supletivo.
A regra vale para os maiores de 18 anos e não depende de nenhum outro pré-requisito. Os alunos precisam atingir 400 pontos nas provas objetivas e 500 na redação (Não é um índice qualquer. É a média do Ensino Médio).
Esse ano a prova já está marcada para Novembro e as inscrições devem ocorrer em Junho. E a partir do ano que vem serão duas oportunidades por ano.

Nenhum comentário: