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CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO

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Presidente da ADJORI?RJ. Paulo Cesar e parte da equipe do RJ que participou do evento.

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ

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O presiente, Deyse Cruz e o vice.

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sábado, agosto 13, 2011

ELOGIE DO JEITO CERTO

Recentemente um grupo de crianças pequenas passou por um teste muito>> interessante. Psicólogos propuseram uma tarefa de média dificuldade,>> mas que as crianças executariam sem grandes problemas. Todas>> conseguiram terminar a tarefa depois de certo tempo.>> >> Em seguida, foram divididas em dois grupos. O grupo A foi elogiado>> quanto à inteligência. "Uau, como você é inteligente!", "Que esperta>> que você é!", "Menino, que orgulho de ver o quanto você é genial!" . e>> outros elogios à capacidade de cada criança.>> >> O grupo B foi elogiado quanto ao esforço. "Menina, gostei de ver o>> quanto você se dedicou na tarefa!", "Menino, que legal ter visto seu>> esforço!", "Uau, que persistência você mostrou. Tentou, tentou, até>> conseguir, muito bem!" . e outros elogios relacionados ao trabalho>> realizado e não à criança em si.>> >> Depois dessa fase, uma nova tarefa de dificuldade equivalente à>> primeira foi proposta aos dois grupos de crianças. Elas não eram>> obrigadas a cumprir a tarefa, podiam escolher se queriam ou não, sem>> qualquer tipo de consequência. As respostas das crianças>> surpreenderam. A grande maioria das crianças do grupo A simplesmente>> recusou a segunda tarefa. As crianças não queriam nem tentar. Por>> outro lado, quase todas as crianças do grupo B aceitaram tentar. Não>> recusaram a nova tarefa.>> >> A explicação é simples e nos ajuda a compreender como elogiar nossos>> filhos e nossos alunos. O ser humano foge de experiências que possam>> ser desagradáveis. As crianças "inteligentes" não querem o sentimento>> de frustração de não conseguir realizar uma tarefa, pois isso pode>> modificar a imagem que os adultos têm delas. "Se eu não conseguir,>> eles não vão mais dizer que sou inteligente".>> >> As "esforçadas" não ficam com medo de tentar, pois mesmo que não>> consigam é o esforço que será elogiado. Nós sabemos de muitos casos de>> jovens considerados inteligentes não passarem no vestibular, enquanto>> aqueles jovens "médios" obterem a vitória. Os inteligentes confiaram>> demais em sua capacidade e deixaram de se preparar adequadamente. Os>> outros sabiam que se não tivessem um excelente preparo não seriam>> aprovados e, justamente por isso, estudaram mais, resolveram mais>> exercícios, leram e se aprofundaram melhor em cada uma das>> disciplinas.>> >> No entanto, isso não é tudo. Além dos conteúdos escolares, nossos>> filhos precisam aprender valores, princípios e ética. Precisam>> respeitar as diferenças, lutar contra o preconceito, adquirir hábitos>> saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por>> meio de elogios frágeis, focados no ego de cada um.>> >> É preciso que sejam incentivados constantemente a agir assim. Isso se>> faz com elogios, feedbacks e incentivos ao comportamento esperado.>> Nossos filhos precisam ouvir frases como: "Que bom que você o ajudou,>> você tem um bom coração", "parabéns meu filho por ter dito a verdade>> apesar de estar com medo. você é ético", "filha, fiquei orgulhoso de>> você ter dado atenção àquela menina nova ao invés de tê-la excluído>> como algumas colegas fizeram. você é solidária", "isso mesmo filho,>> deixar seu primo brincar com seu videogame foi muito legal, você é um>> bom amigo".>> >> Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam o>> comportamento da criança que tenderá a repeti-los. Isso não é "tática">> paterna, é incentivo real. Por outro lado, elogiar superficialidades é>> uma tendência atual. "Que linda você é, amor", "acho você muito>> esperto meu filho", "Como você é charmoso", "que cabelo lindo", "seus>> olhos são tão bonitos". Elogios como esses não estão baseados em>> fatos, nem em comportamentos, nem em atitudes. São apenas impressões e>> interpretações dos adultos. Em breve, crianças como essas estarão>> fazendo chantagens emocionais, birras, manhas e "charminhos". Quando>> adultos, não terão desenvolvido resistência à frustração e a>> fragilidade emocional estará presente. Homens e mulheres de>> personalidade forte e saudável são como carvalhos que crescem nas>> encostas de montanhas. Os ventos não os derrubam, pois cresceram na>> presença deles. São frondosos, copas grandes e o verde de suas folhas>> mostra vigor, pois se alimentaram da terra fértil.>> >> Que nossos filhos recebam o vento e a terra adubada por nossa postura>> firme e carinhosa.>> >> [*Marcos Meier é mestre em Educação, psicólogo, professor de>> Matemática e especialista na teoria da Mediação da Aprendizagem em>> Jerusalém, Israel]>>

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