HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE

HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE
DIA 31/03/2012 DAS 20:30 ATÉ 21:30 PAGUE AS LUZES JUNTAMENTE COM MAIS DE 168 PAÍSES

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO
Presidente da ADJORI?RJ. Paulo Cesar e parte da equipe do RJ que participou do evento.

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ
O presiente, Deyse Cruz e o vice.

Pesquisar este blog

quinta-feira, abril 28, 2011

VOCE SABE O QUE É PLHIS? PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

Prefeitura realizará reuniões com a comunidade sobre o PLHIS a partir do próximo mês


A Prefeitura Municipal de Cabo Frio organizará, no mês de maio, quatro reuniões com as comunidades dos dois distritos da cidade para discutir o PLHIS – Plano Local de Habitação de Interesse Social. Os encontros – sempre à tarde - acontecerão nas seguintes datas e localidades: dia 9, no Jardim Peró; dia 14, na Fazenda Campos Novos; dia 16, no bairro Tangará; e dia 29, na Tenda de Unamar.
De acordo com o Secretário Municipal de Habitação e Serviços Públicos, Eduardo Leal, a questão da moradia tem, hoje, mais abrangência do que a área da construção civil:
– O conceito de moradia não é apenas construir casa e sim oferecer toda a infraestrutura envolvida na habitação. Temos, por exemplo, a questão do trabalho próximo à residência, transporte acessível, água, luz e rede separatista da rede de esgoto e rede pluvial – afirmou ele.
Segundo o IBGE, nos últimos dez anos, a população de Cabo Frio aumentou de 126,828 mil para 186,22 mil, demonstrando um crescimento médio de 3,92% anuais. O número de domicílios pulou de 36,461 mil para 105 mil, um crescimento anual de 11%. Outro dado que merece destaque é que, atualmente, o município possui 33% de ocupação ocasional (veraneio) de seus domicílios.
Rosane Biasotto, coordenadora técnica da Fundação Bento Rubião, apresentou na tarde da última terça-feira, dia 26, estes dados do IBGE que ajudam a elucidar a questão da moradia na cidade. Acrescentou ainda que o déficit de moradias passou de 3.623 para 4.258.
– O Governo e a população devem participar do plano. Não se deixar levar só pelo mercado pois, se for assim, as construtoras farão moradias apenas para turistas, já que o empresário já identificou que é mais lucrativo. Podemos perceber isso constatando que o crescimento de moradias foi maior que o de ocupação – explicou Rosane Biasotto.
Já a coordenadora do PLHIS em Cabo Frio, Elizabeth Peralta, destacou a importância do ordenamento urbano da cidade para garantir o sucesso do projeto:
– As reuniões estão sendo produtivas, não apenas pelos dados apresentados, mas principalmente pela participação das associações de moradores. Isso deixa todo o projeto mais perto da realidade. O principal é o ordenamento urbano da cidade no enfrentamento da questão da habitação para promover a regularização urbanística e fundiária nos assentamentos precários, e combater o déficit habitacional do município.
Foram realizadas reuniões de coordenação, com grupos de gestores da prefeitura e equipes técnicas da Fundação Bento Rubião, com apresentação de seminários temáticos. O diagnóstico habitacional será completado com oficinas direcionadas aos cabofrienses.
Já nas reuniões que serão feitas com associações de moradores dos dois distritos o município, a participação da população se dará junto às palestras ministradas por lideranças comunitárias e população. A primeira etapa do PLHIS definiu a metodologia a ser implantada pelos gestores. As reuniões marcadas para a comunidade fazem parte da segunda fase, onde será elaborado um diagnóstico sobre a questão da moradia na cidade. Após, a equipe avançará para a terceira etapa, constituída pela elaboração de um plano de ação.

Nenhum comentário: