HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE

HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE
DIA 31/03/2012 DAS 20:30 ATÉ 21:30 PAGUE AS LUZES JUNTAMENTE COM MAIS DE 168 PAÍSES

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO
Presidente da ADJORI?RJ. Paulo Cesar e parte da equipe do RJ que participou do evento.

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ
O presiente, Deyse Cruz e o vice.

Pesquisar este blog

segunda-feira, abril 04, 2011

AUTISMO - DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO; CABO FRIO ADERIU

Cabo Frio participa do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Comemorado desde o ano de 2008, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), é celebrado sempre no dia 2 de abril. Intitulada “Soliedariedade é Azul”, a campanha ilumina prédios e monumentos importantes de diversas cidades do Brasil e do mundo. Em Cabo Frio, a Igreja Nossa Senhora da Assunção receberá a iluminação azulada a partir desta sexta-feira, dia 1°.
De acordo com a definição do dicionário Aurélio, autismo é um “fenômeno patológico caracterizado pelo desligamento da realidade exterior e criação mental de um mundo autônomo”. Desta forma, o autismo é uma alteração "cerebral" / "comportamental" que afeta a capacidade da pessoa se comunicar, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente que a rodeia. Estas alterações são definidas antes dos três anos de idade e acometem cerca de 20 entre cada 10 mil nascidos, sendo quatro vezes mais comum no sexo masculino em relação ao feminino.
Quanto mais cedo o transtorno é identificado, mais rápido o curso normal do desenvolvimento pode ser retomado. O autismo, muitas vezes, é confundido com outras síndromes, por isso, o diagnóstico é difícil e deve ser realizado por um profissional qualificado, baseado no comportamento, em uma entrevista e observação clínica do paciente.
A campanha é uma forma de solidariedade em prol de pessoas que precisam de cuidados especializados para melhorar seu dia a dia. Segundo a ONU, no mundo há mais de 70 milhões de pessoas com autismo. No Brasil, a estimativa é de que existam dois milhões de autistas.
Para a diretora do Departamento de Apoio à Pessoa com Deficiência (DAPEDE) de Cabo Frio, Ellen Magalhães, o Dia de Conscientização serve como alerta à população:
- Esta mobilização mundial é muito importante para que as pessoas se interessem, busquem entender do assunto e possam discuti-lo, assim, saberão como interagir e integrar a pessoa autista, respeitando-a, acima de tudo – afirmou Ellen Magalhães.
No Brasil, monumentos importantes como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; a Ponte Estaiada, o Monumento às Bandeiras e o Viaduto do Chá, em São Paulo; e o Prédio do Senado, em Brasília, também estarão iluminados de azul, em prol da campanha.

Nenhum comentário: