HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE

HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE
DIA 31/03/2012 DAS 20:30 ATÉ 21:30 PAGUE AS LUZES JUNTAMENTE COM MAIS DE 168 PAÍSES

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO
Presidente da ADJORI?RJ. Paulo Cesar e parte da equipe do RJ que participou do evento.

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ
O presiente, Deyse Cruz e o vice.

Pesquisar este blog

quinta-feira, setembro 29, 2011

CASIMIRO DE ABREU - POSTOS MÉDICOS REFORMADOS

População da Serra de Casimiro de Abreu conta com postos médicos reformados

A Prefeitura de Casimiro de Abreu prossegue com as reformas e restaurações das unidades de saúde do município. Só este ano, três postos passaram por obras: o Espaço Mente Saudável e o Posto do Palmital em Barra de São João, além da unidade de Cachoeiras de Macaé, na região serrana. “Este é um compromisso do prefeito Antônio Marcos com a população”, destaca a subsecretária de Saúde Magna Rosa.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Casimiro de Abreu conta com 10 Unidades Básicas de Saúde, 3 Ambulatórios e o Hospital Municipal que atende a população local e também a dos municípios vizinhos. Por haver um centro de especialidades, outras demandas são atraídas. Segundo pesquisa feita por equipe da Universidade Federal Fluminense, o Hospital conta com 80% de aprovação do serviço.
Há pouco mais de duas semanas, foi concluída a reforma do posto de atendimento médico de Cachoeiras de Macaé, localizado a 8 quilômetros do Centro da cidade. O prédio passou por obras de pintura, adaptação de espaços, revisão de telhados, parte elétrica e hidráulica. Esta é uma subunidade ligada à localidade da região de Rosa Branca. Há atendimento médico semanal, além de atividades específicas com enfermeiros. Uma agente comunitária de saúde presta serviço à comunidade local diariamente. Uma secretária direciona os usuários para marcações e agendamentos de especialidades médicas, quando necessário.
A agente comunitária de saúde Eunira Pereira mora e trabalha na região há dez anos. “A reforma do posto melhora a qualidade do trabalho da equipe e também oferece mais conforto ao paciente”, observa. Para a responsável pelo posto de Cachoeiras de Macaé, atualmente pouco mais de 30 famílias vivem na localidade. “São cerca de 180 pessoas de diferentes idades que precisam e contam com o atendimento básico do Estratégia Saúde da Família. Quando o usuário não vem ao posto, a equipe vai até ele, mesmo quando o acesso é difícil”, explica Aríete Machado.
No Espaço Mente Saudável, uma equipe multidisciplinar especializada em saúde mental conta também com profissionais de terapia ocupacional. Na Unidade do Palmital, a população conta com diversos serviços. Destaque para os programas voltados para a saúde da mulher como os exames pré-natais e preventivos do câncer de mama e colo de útero, entre outros.
A Prefeitura de Casimiro de Abreu pretende criar novas unidades de saúde em Peixe Dourado, uma sede própria no BNH, e em breve, a Unidade de Saúde na Perimetral Leste. “Estamos empenhados em aumentar e melhorar o atendimento de saúde para toda a população. Na Perimetral Leste, pretendemos instalar o CAPS- Centro de Apoio Psicossocial, um serviço que beneficiará várias famílias do município”, informou o prefeito Antônio Marcos.

Nenhum comentário: