HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE

HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE
DIA 31/03/2012 DAS 20:30 ATÉ 21:30 PAGUE AS LUZES JUNTAMENTE COM MAIS DE 168 PAÍSES

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO
Presidente da ADJORI?RJ. Paulo Cesar e parte da equipe do RJ que participou do evento.

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ
O presiente, Deyse Cruz e o vice.

Pesquisar este blog

quinta-feira, novembro 25, 2010

BANCO DE CURRÍCULOS DO PROMINP

Banco de currículos do Prominp é fonte para empresas da região
24/11/2010 - 11:34:12
Fonte: Administrador
Para facilitar a contratação de mão de obra qualificada pelos cursos do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), foi criado um banco de currículos online, situado no Portal de Qualificação Profissional do programa. Nesse banco, é possível consultar, por localidade, nível de escolaridade e categoria profissional, os dados pessoais e profissionais de todos os alunos que estão em curso ou já concluíram o treinamento.

As empresas da região têm buscado os currículos cadastrados a fim de selecionar candidatos para seus quadros profissionais, como fizeram as organizações Puras, CIS Brasil, Imetame, Alimenta, entre outras. A Odebrecht Oil & Gas, por exemplo, selecionou este mês 23 profissionais, para as funções de homem de área, pintor e assistente operador de guindaste. Eles vão formar a tripulação de uma de suas plataformas que se deslocará da Coréia do Sul para o Brasil, no início do ano que vem. “Nós sempre fizemos um processo de seleção com dinâmicas e entrevistas coletivas, convocando vários candidatos. Quando soubemos que existia o banco de dados do Prominp, pensamos logo em chamar essa mão de obra capacitada”, explicou Arise Bacellar, da área de Recrutamento e Seleção da empresa.

O banco de dados do Prominp tem mudado a vida de muita gente que busca qualificação. É o caso do homem de área Celso de Souza da Silva, que participou da seleção na Odebrecht: “No dia eu nem estava em boas condições físicas, mas procurei fazer o melhor e o resultado aconteceu. Agora, a empresa pode ter a certeza de que está contratando um funcionário disposto a cumprir com suas obrigações e a melhorar a cada dia.”, finaliza o ex-aluno.

O acesso ao banco de currículos é gratuito e disponível para as empresas que atuam no setor de petróleo e gás, cadastradas no portal. Para fazer o cadastro, basta entrar no site do Prominp (www.prominp.com.br), clicar na opção Profissionais Qualificados pelo Prominp e preencher os dados solicitados.

Fonte:
Assessoria de Imprensa da Petrobras na Bacia de Campos.
Guilherme Procópio / Monique Leão.

quarta-feira, novembro 24, 2010

FIQUE POR DENTRO !

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
LEI Nº 11.644, DE 10 DE MARÇO DE 2008.
Acrescenta art. 442-A à Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, impedindo a exigência de comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o A Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 442-A:

“Art. 442-A. Para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade.”
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

PROPAGANDA DESCARADA - DRAUZIO VARELLA

Propaganda descarada
DRAUZIO VARELLA
Folha de São Paulo - A publicidade acintosa de cigarros nos pontos de venda precisa ser proibida. É absurdo não fazê-lo
É EXTENSA a folha corrida dos fabricantes de cigarro. Nenhum dos crimes cometidos pelo capitalismo mundial, incluindo a escravidão, é comparável ao das estratégias engendradas por eles para convencer crianças a começar a fumar.
A história mostra do que foram capazes esses senhores: usaram atrizes e atores de cinema, compraram médicos, esconderam enquanto puderam as pesquisas que associavam o fumo ao câncer, ataques cardíacos e outras enfermidades de gravidade semelhante, investiram fortunas em comerciais dirigidos ao público infantojuvenil, corromperam a imprensa, financiaram políticos e contrataram lobistas para pressionar os reticentes.

O objetivo dessas ações era mais do que explícito: viciar meninas e meninos para torná-los usuários de nicotina até a morte.
No Brasil, a publicidade do cigarro nos meios de comunicação de massa foi proibida apenas no ano 2000. Os fabricantes não se abalaram, competentíssimos na arte de angariar novos dependentes químicos, espalharam pontos de vendas coloridos e sedutores junto aos locais frequentados por crianças e adolescentes.
Meses atrás, em entrevista à revista "Exame", um alto executivo da Souza Cruz afirmou com a desfaçatez habitual: "Temos de inundar o varejo com nossos maços de forma que o consumidor ache o produto em qualquer lugar do Brasil. Os cigarros que saem das duas fábricas, em Uberlândia (MG) e em Cachoeirinha (RS) abastecem 260 mil pontos de venda em todo o Brasil".
Pesquisa Datafolha/Aliança de Controle do Tabagismo conduzida em maio deste ano em São Paulo dá sentido às palavras do tal executivo: "A grande maioria dos estabelecimentos de São Paulo que comercializa cigarros possui nas proximidades, num raio de até um quilômetro, alguma escola de nível fundamental ou médio; mais de um terço têm uma faculdade na vizinhança".
Proibido o acesso à TV e aos jornais, os fabricantes investiram pesado na divulgação de material publicitário (displays, cartazes, luminosos etc.) para promover as vendas em locais como padarias, lanchonetes, bancas de jornal e lojas de conveniência. Cerca de 70% desses pontos de venda expõem cartazes promocionais coloridos, desenhados com a finalidade precípua de atrair os mais jovens.
Em 83% dos estabelecimentos visitados, os cigarros estavam expostos junto às balas, chocolates ou doces. Nas padarias, esse número chega perto da totalidade.
Segundo a publicitária especializada em merchandising, Regina Blessa: "O ponto de venda é a única mídia que reúne os três elementos essenciais para uma compra: consumidor, dinheiro e produto. No Brasil, 85% das compras são decididas nesses pontos comerciais, não são planejadas anteriormente".
De acordo com ela, como nossos olhos "escaneam" a 100 km/h a publicidade e as mercadorias presentes nesses locais, não é de estranhar que os fabricantes de cigarro invistam cada vez mais nos espaços em que a decisão de comprar acontece.
Até quando nós, brasileiros, conviveremos com esse crime continuado? Para proteger nossos filhos, proibimos propaganda de cigarro na TV, rádio, jornais e revistas, mas fazemos vistas grossas ao aliciamento da criança que entra na padaria para comprar um chocolate. Tem lógica, leitor?
Se a venda de cigarro em padaria, lanchonete ou banca de jornal é uma aberração há muito banida dos países mais desenvolvidos, permitir nesses locais a exibição de material publicitário que visa criar imagens benevolentes de um tipo de dependência química que provoca sofrimento e leva à morte precoce, é descaso com a saúde de nossos filhos ou falta de coragem para enfrentar o lobby da indústria. Irresponsabilidade ou covardia, não há outra explicação.
A sociedade admitiria a presença de cartazes que apregoassem a venda de maconha junto aos doces e aos pães que a mãe pede para o filho comprar na venda da esquina?
Essa publicidade acintosa nos pontos de venda precisa ser terminantemente proibida. É absurdo não fazê-lo. Os maços de cigarro não podem ficar expostos aos olhares curiosos das crianças. Por que razão não criamos leis que obrigam os comerciantes a guardá-los em gavetas ou estantes fechadas?


Equipe A.R.C.A.
Capacitação, Prevenção, Palestras, Capacitação, Tratamento
e Acompanhamento Terapeutico em Dependência Química - 12 passos
Tadeu Assis - Coordenador
Tel.: (22) 2643.9399 (22) 9914-3450

terça-feira, novembro 23, 2010

OS DESAFIOS PARA O TRATAMENTO DO USUÁRIO DE CRACK

É fácil tornar-se um dependente químico, mas é difícil fazer o caminho inverso, especialmente quando se depende do Sistema Único de Saúde.

Especialistas que conhecem a fundo os efeitos do crack no organismo dizem que não basta uma tragada para que o usuário fique viciado, mas tornar-se um dependente químico é um processo rápido. Fazer o caminho contrário, contudo, é difícil. Estima-se que a taxa de sucesso dos tratamentos de desintoxicação gira em torno de 25% a 30%.
Ana Cecília Marques, coordenadora do departamento de dependência química da Associação Brasileira de Psiquiatria, explica que o tratamento anticrack é dividido em três fases: desintoxicação, diagnóstico dos fatores que levaram o indivíduo à dependência e controle dessa mesma dependência, que pode incluir uso de medicação. "Na última fase, o usuário precisa fazer essa manutenção, porque a dependência é uma doença crônica", diz. "Ele não vai ter alta: precisa fazer retornos periódicos. Além disso, é necessário avaliar seu processo de reinserção na sociedade."
O caminho para livrar-se da droga pode ser mais tortuoso se depender do Sistema Único de Saúde (SUS). "Infelizmente, no Brasil, não temos um tratamento público para a maior parte dos dependentes químicos", diz Ana Cecilia. Atualmente, para atender esses doentes, o governo federal mantém 8.800 vagas em hospitais psiquiátricos, 243 centros de atenção psicossocial álcool e drogas (Caps-AD), Núcleo de Saúde da Família e 35 Consultórios de Rua. É pouco se considerada a estimativa do Ministério da Saúde de 600.000 usuários somente de crack no país. A rede de saúde mental faz parte do SUS, que tem ações do âmbito federal, estados e municípios - é sempre este que responde pelo atendimento.
Em maio, o governo prometeu, por meio do Plano Integrado para Enfrentamento do Crack e outras drogas, repassar 140 milhões de reais aos municípios brasileiros para o tratamento dos dependentes. No pacote, está o financiamento de 6.120 leitos, que englobam vagas em hospitais gerais, nas comunidades terapêuticas (iniciativas do terceiro setor e de entidades religiosas), nos Caps AD 24 horas e em casas de acolhimento transitório. Os editais para tornar concretas as promessas foram publicados somente no fim de outubro. Ou seja, nada disso está de pé até o momento. Outra promessa: elevar, até o fim deste ano, de 35 para 70 o número de Consultórios de Rua, que levam equipes multiprofissionais até os locais onde estão os usuários. Outro objetivo do projeto é capacitar profissionais de saúde e de assistência social na prevenção e tratamento de usuários de crack e demais drogas - um ponto nevrálgico da questão, segundo Ronaldo Laranjeira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): "Capacitar essas equipes é um desafio", diz.
Promessas ambiciosas à parte, os especialistas criticam a qualidade do atual serviço de tratamento nos Caps: faltam médicos especializados, leitos e acompanhamento da evolução dos pacientes. No total, são 1.671 Caps no país, sendo 243 especializados em álcool e drogas. Um estudo publicado neste ano pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) revelou falhas importantes no funcionamento de todos as unidades: de 85 Caps avaliados, 69,4% apresentaram carência de profissionais e em dez deles, dedicados a álcool e drogas, havia um único psiquiatra disponível.
Simultaneamente às ações anunciadas pelo governo, a Secretaria Nacional Antidrogas realiza treze estudos clínicos, com um total de 1.200 pacientes, em parceria com seis universidades brasileiras. O objetivo é acompanhar os pacientes durante a jornada de busca por tratamento, reinserção social e diagnóstico de doenças mentais. "Esses estudos vão nos dar as direções em relação às melhores formas de abordar os pacientes", explica Paulina Duarte, secretária adjunta da Senad e responsável técnica pelo estudo.
As autoridades de saúde terão de responder à urgência do tema e também à demanda crescente por tratamentos. Segundo dados preliminares de um levantamento realizado pelo grupo de pesquisa de Ana Cecília, cresce a procura de usuários de crack por terapias de desintoxicação. A pesquisa acompanha anualmente um grupo de dependentes químicos: há dois anos, o percentual dos viciados em crack que procuravam a ajuda era de 30%; este ano, essa parcela saltou para 70%.
Natalia Cuminale


Equipe A.R.C.A.
Capacitação, Prevenção, Palestras, Capacitação, Tratamento
e Acompanhamento Terapeutico em Dependência Química - 12 passos
Tadeu Assis - Coordenador
Tel.: (22) 2643.9399 (22) 9914-3450

segunda-feira, novembro 22, 2010

LINHAÇA - USE LINHAÇA!




10 Motivos para Comer LinhaçaEstá mais que comprovado que a saúde anda junto com a alimentação. Quem conhece a linhaça, sabe que esse alimento pode fazer a maior diferença na nossa vida! A semente de linhaça é um alimento poderoso e faz o maior sucesso para uma nutrição saudável. Muitas vezes, as pessoas consomem alimentos porque sabem que é bom, mas não sabem exatamente para quê! Seja uma pessoa informada e veja bons motivos para você incluir a linhaça em sua alimentação. Linhaça é super! Veja só!

1. Bom para regular o intestino! Para quem tem problemas de prisão de ventre, a semente de linhaça é um santo remédio! Há quem diga que é a única coisa que funcionou para o bom funcionamento do intestino e ir ao banheiro todos os dias! Vale a pena tentar! Super laxante natural.

2. Ajuda emagrecer! A linhaça ajuda porque tem uma grande quantidade de fibras (4 vezes mais que na aveia) prolonga o estado de saciedade. Isso ocorre porque o grão de linhaça contribui para a liberação do hormônio colecistocinina que dá a sensação de saciedade. (A linhaça deve estar bem triturada para facilitar a digestão). Não pense que é só comer a linhaça e não fazer a sua parte (regular a alimentação + exercícios físicos). Não existe milagre!

3. Ajuda a controlar os níveis de colesterol. Por ser rica em ômega-3 e ômega-6, gorduras monoinsaturadas que mantém a redução do LDL (mau colesterol).

4. Deixa a pele com aspecto mais saudável. Pesquisas apontam que alguns compostos do grão de linhaça e principalmente o ômega-3 atuam nas membranas celulares (deixam mais permeáveis e altera o fluxo sanguíneo) e, contribuem com a integridade da epiderme. Se tiver muitas espinhas, trate de incluir essa sementinha em sua alimentação!

5. Atua na redução da retenção de líquidos. Por ser desintoxicante facilita esse processo.

6. Dá energia e vitalidade. Está com preguiça? Nem pensa em ir a malhar? A linhaça dá a maior energia e ajuda você a ter o maior pique no dia-dia.
7. Auxilia no combate do câncer. Pesquisas apontam que a linhaça é capaz de diminuir o risco de tumores, especificamente de cólon, próstata e mama.
8. Amenina os sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual) e da Menopausa. O grão é rico em “lignana” que contribui para isso.

9. Contribui para regular os níveis de açúcar no sangue. Por causa disso é ótima para diabéticos!

10. Fortalece o sistema imunológico. Há quem diga que por isso, pode reduzir manifestações alérgicas, contribuir com o tratamento de gripes e resfriados.

Pronta para usufruir de todas as maravilhas que a linhaça proporciona? Grãozinho mágico!

Está na dúvida ainda sobre os benefícios, propriedades e as formas corretas de consumir a linhaça? Acesse:

Benefícios da Linhaça

A linhaça é um alimento super completo e faz o maior sucesso entre aquelas pessoas preocupadas com a saúde e a beleza. A semente do linho já era usada em momentos antigos da história – em mumificações no Egito, vestígios apontam que era usada para tratamento de ferimentos e presentes em rituais.

Considerada um alimento rico em fibras, a casca contém proteínas, minerais e vitaminas. Possui ainda ômega 3 (especialmente a chamada linhaça dourada), ômega 6. Importante lembrar que esses nutrientes (“os ômegas”) contribui muito para a saúde cardiovascular com a redução do LDL (o colesterol ruim). Não para por aí! Essa sementinha ainda tem vitamina E – que contribui para o bom funcionamento das células. Várias pesquisas apontam que a linhaça contribui para diminuir o risco de algumas doenças, aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular! Tudo isso afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Além disso, auxilia no bom funcionamento do intestino, auxilia no emagrecimento e até dá aquela ajuda para melhorar o cabelo e a pele. Embora a linhaça tenha ficado famosa por ajudar a saciar a fome e contribuir com a perda de peso (acelera o metabolismo), pode-se perceber que seus benefícios não são apenas esses e são muitos!

Pesquisas da Universidade de Toronto (Canadá) apontam mais – que a semente de linhaça é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama (evita que esse tipo de tumor se espalhe e tome conta do organismo). Eita sementinha “porreta”! Se você anda com preguiça, coma linhaça que também dá a maior vitalidade!

Não caia de cabeça na sementinha! A inclusão da semente de linhaça na alimentação deve ser feita de forma gradativa e regular. Por isso não pense que é comer apenas um dia e achar que está tudo resolvido! Deve-se comê-la diariamente. Há quem diga que uma colher de sopa por dia é o suficiente!

Prepare-se para incrementar sua vida de forma mais saudável! Coloque mais energia e saúde em sua alimentação com a ingestão de linhaça! Faça a diferença!
A linhaça é um alimento poderoso e bom para um monte de coisas! Quer saber para que linhaça é boa? Acesse: Linhaça – Benefícios.
Cada vez mais um maior número de pessoas tem incluído a semente de linhaça em sua alimentação. Tudo isso tem contribuido para a mudança de hábitos alimentares, melhoria da qualidade de vida e saúde, além de servir de apoio em reeducação alimentar e dietas de muitas pessoas.

Em contraponto, muitas pessoas menos informadas olham para esses grãos e torcem o nariz! Conversamos com algumas pessoas que nos explicitaram os motivos para essa dificuldade de incluir a linhaça na alimentação: por ser um grãozinho duro e difícil na hora de mastigar, por sua aparência (não tanto convidativa) e por não saberem como podem consumí-la na alimentação! Para resolver essas dúvidas e problemas vamos ensinar algumas dicas de como ingerir a semente de linhaça.

A linhaça é um alimento super fácil de colocar na alimentação e uma delícia! Várias dúvidas surgem! Como ingerí-la? Como incluí-la na alimentação? De que forma tornar a ingestão da linhaça mais fácil?
Veja as Dicas para Consumir a Semente de Linhaça:
• Coloque as sementes de linhaça no meio dos alimentos (triturada ou inteira, de acordo com seu gosto). No meio o iogurte, frutas, vitaminas, sucos, salpicado em saladas e sopas.
• Linhaça no meio de bolos, massas e pães.
• Faça farinha de linhaça. Triture a linhaça (a seco) no liquidificador. Você pode até guardar na geladeira em um recipiente bem fechado ou saco plástico (ambos – seco e limpo) para que não sofra o processo de rancificação. Nutricionistas e médicos indicam que a linhaça ingerida dessa forma facilita a digestão e absorção.
• Consuma com regularidade – diariamente. Há quem diga que duas colheres de sopa por dia é o suficiente! (As pesquisas ainda não chegaram a um consenso com relação à quantidade ideal de consumo).
• Dê opção por triturar a linhaça no liquidificador e consumi-la em seguida. As sementes são suscetíveis à oxidação.
• Use a linhaça com equilíbrio e moderação. Nem comer de menos, nem demais. Importante lembrar que a linhaça também possui calorias. Use a quantidade recomendada diariamente.
• Beba a água da linhaça para tratar problemas intestinais e gástricos. Antes de triturá-la para consumo, deixe-a de molho durante quatro horas. Há quem diga que esta água faz super bem!

Com essas dicas, não tem como errar na hora de consumir a semente de linhaça! Você vai experimentar, gostar e perceber como é bom ter uma vida super saudável cheia de energia com linhaça! Vai encarar?

Os dados acima são meramente informativos. Esses não proporcionam orientação médica. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e não substituem a orientação de um profissional da área da saúde. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico.

RECADASTRAMENTO DO SUS EM CABO FRIO

Recadastramento do SUS alcança mais de quatro mil usuários

Mais de quatro mil pessoas já foram recadastradas em Cabo Frio, atendendo à norma do Ministério da Saúde de atualizar os registros dos usuários de saúde. A ação começou no dia 18 de outubro, pela Central de Marcação de Consultas, no Braga, e o atendimento é feito das 10h às 14h.

De acordo com a administração da Central de Marcação são realizados, em média, cerca de 300 atendimentos por dia:

- A procura tem sido grande. A expectativa é de que o volume de atendimentos diminua a partir da abertura dos outros postos – disse Sandra Zoner, responsável pelo galpão.

Segundo o subsecretário de Saúde, Luis Carlos Souza, o objetivo da iniciativa é reorganizar a assistência à saúde e melhorar o atendimento para o cidadão cabofriense:

– A intenção é otimizar o atendimento, criando um mecanismo que concentre as informações dos pacientes, de forma a gerar um histórico sobre os mesmos. Além disso, identificaremos o universo de nossos usuários, que são os moradores de Cabo Frio – disse.

Ainda de acordo com o subsecretário, as próximas unidades a realizarem o recadastramento são: Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS), no Jardim Esperança, e o PAM de Santo Antônio, no Distrito de Tamoios, em data ainda a ser definida pela secretaria.

Para realizar o recadastramento, os munícipes deverão portar os seguintes documentos originais:


Maiores de idade:
Ø Comprovante de residência em nome do próprio, que tenha até três meses e esteja pago. São aceitos documentos como: contas de luz, água, telefone e IPTU;

Ø Caso o cônjuge não tenha comprovante de residência em seu nome deverá levar: certidão de casamento e comprovante de residência em nome do parceiro;

Ø Documento de identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista, certificado de reservista, passaporte)

Ø CPF.



Menores de idade:

Ø Certidão de nascimento do próprio e documento de identificação dos pais ou responsável legal;

Ø Comprovante de residência em nome dos pais ou representante legal.

domingo, novembro 21, 2010

DECRETO SUSTA PORTARIA QUE RUGULARIA A POLITICA DE REDUÇÃO DE DANOS

SEGS Portal Nacional Seguros e Saúde
A Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead) apoia a decisão e analisa a condução da prática no país.
A Portaria/GM nº 1.028, 1º de julho de 2005, do Ministério de Estado da Saúde, que determina a regulamentação das ações que visam à redução de danos sociais e à saúde, decorrentes do uso de produtos, substâncias ou drogas que causem dependência, está sustada pelo decreto legislativo nº 1735 de 2009.
Embora sob o título de “redução de danos”, os argumentos da portaria contrariam os princípios da legítima redução de danos, uma prática clínica específica, que, inserida no contexto de tratamento, pode ser uma eficaz ferramenta na abordagem aos dependentes químicos graves e de difícil acesso clínico. Contudo, no Brasil é interpretada de maneira equivocada, utilizando a metodologia como uma política geral com relação ao uso de álcool e outras drogas.
“É comum se falar em política de redução de danos, mas é justamente neste ponto que ocorre a distorção. A redução de danos é uma prática clínica utilizada na abordagem de usuários graves de drogas e não uma política pública. Ao conferir a esta prática clínica o status de política pública, o Estado assumiria como inevitável o consumo de drogas pela população e defendendo uma ação que reduziria os inevitáveis danos sociais”, explica Carlos Salgado, presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead).

O psiquiatra afirma ainda que a idealização do modelo de redução de danos estabelecido na portaria é ingênua. “Esse conceito de redução parece mais um esforço de legalização das drogas ilícitas do que um planejamento sustentável de atenção aos usuários de drogas”.

O conceito de redução de danos, criado na década de 20, visa contribuir ao tratamento da dependência química através do controle de prejuízos associados ao consumo de determinadas substâncias. No caso da heroína, por exemplo, pode ser útil a substituição da droga pela metadona, que também causa dependência, mas tem menos prejuízos associados, o que pode ser importante no início do tratamento.

Além da troca de substâncias, outras medidas são adotadas como, por exemplo, a distribuição de seringas e agulhas aos dependentes de drogas injetáveis. Nesse caso, a redução está em evitar a contaminação por doenças como AIDS e hepatites virais, que ocorre pelo compartilhamento desses materiais para o uso das drogas.

Segundo o presidente da Abead, o decreto que susta a portaria é uma boa iniciativa, pois estabelece sua ineficiência e leva o poder público a assumir a responsabilidade de controlar e coibir a oferta e o consumo de drogas. “A portaria questionada mais descomprometia o poder público do que regulava a atenção ao dependente químico. A Abead alinha-se com todos os esforços de preservação da saúde dos usuários de álcool, tabaco e outras drogas, a partir do ajuste de políticas públicas que encarem efetivamente a questão da atenção clínica aos dependentes químicos”, acrescenta Carlos Salgado.

“Isso demonstra como os profissionais da saúde que trabalham com usuários de drogas e apóiam a redução de danos são despreparados.”


Equipe A.R.C.A.
Capacitação, Prevenção, Palestras, Capacitação, Tratamento
e Acompanhamento Terapeutico em Dependência Química - 12 passos
Tadeu Assis - Coordenador
Tel.: (22) 2643.9399 (22) 9914-3450

quarta-feira, novembro 17, 2010

LBV - ARTISTAM APOIAM CAMPANHA DE NATAL




COLABORE COM A CAMPANHA DE NATAL DA LBV


Com o objetivo de oferecer um Natal mais feliz e sem fome a milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Legião da Boa Vontade (www.lbv.org.br) promove, tradicionalmente, a campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!. A iniciativa pretende arrecadar mais de um milhão e duzentas mil toneladas de alimentos não perecíveis, que serão entregues, em cestas, a 70 mil famílias atendidas ao longo do ano nos programas socioeducacionais da LBV, de pelas organizações que integram a Rede Sociedade Solidária e por entidades parceiras da Instituição.

Para cumprir com esse compromisso, a LBV conta com o apoio de colaboradores e voluntários, bem como de artistas, esportistas e personalidades da mídia que buscam despertar na população o espírito de Fraternidade Ecumênica e mobilizá-la a fazer doações.

Cada cesta é composta de arroz, feijão, óleo, açúcar, leite em pó, macarrão, farinha de mandioca, fubá, farinha de trigo, extrato de tomate e sal. A entrega ocorrerá entre os dias 9 e 22 de dezembro, o que garantirá a essas pessoas um Natal sem fome e feliz, bem como a entrada de um novo ano com maior esperança.

Quem quiser ajudar com doações pode fazê-lo dirigindo-se a uma das unidades da Instituição ou acessando o site www.euajudoamudar.org.

ESTAGIOS REMUNERADOS EM RIO DAS OSTRAS

prefeitura de Rio das Ostras oferece estágios remunerados em seis áreas

Inscrições podem ser feitas até o dia 24 deste mês

Moradores e estudantes de Rio das Ostras matriculados em cursos universitários de Biologia, Direito, Educação Física, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental ou técnico de Meio Ambiente podem concorrer a uma das 38 vagas de estágio remunerado do Programa de Apoio à Formação Acadêmica e Profissional (Pró-Formação). Uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia, o estágio será desenvolvido em órgãos da Administração Pública Municipal. Os interessados podem se cadastrar até a próxima quarta-feira, dia 24, pelo endereço eletrônico www.riodasostras.rj.gov.br/sect.

O processo seletivo destina-se exclusivamente aos candidatos que comprovadamente residam ou estudem em Rio das Ostras. São três vagas em Biologia, 11 em Direito, 15 em Educação Física, três em Engenharia Ambiental, três em Gestão Ambiental e três em Técnico de Meio Ambiente.

No endereço eletrônico, o candidato deve preencher o formulário de inscrição, enviar online e imprimir, como comprovante de cadastramento. Quem não tiver acesso à internet, pode se inscrever nos computadores disponíveis na Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, localizada na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/nº – Extensão do Bosque, de 8h às 17h.

Candidatos que estiverem mais próximos da conclusão do curso terão prioridade no processo seletivo. A partir do dia 25 de novembro, será publicado no site o resultado da classificação e convocação para a apresentação de documentos.

A carga horária do estágio é de 30h semanais, por um período de seis meses, podendo ser prorrogado por iguais períodos, observado o limite de dois anos. O valor da Bolsa-Auxílio será proporcional ao cumprimento da carga horária, podendo chegar até R$ 400,00 mensais para estagiários de Ensino Superior e até R$ 300,00 mensais para estagiários de Ensino Técnico. Já o valor do Auxílio Transporte será de até R$ 50,00. Acesse o edital completo em www.riodasostras.rj.gov.br/sect.

terça-feira, novembro 16, 2010

BIG BROTHER PARA VEÍCULOS SERÁ OBRIGATÓRIO

‘Big Brother’ para veículos
Chips de identificação começam a ser instalados na frota em 2011 e serão obrigatórios em 2014

Rio - Até novembro do ano que vem, automóveis, motos, ônibus e caminhões de todo o Brasil passarão a receber um chip com todas as informações sobre o veículo. O uso da etiqueta eletrônica (TAG) será obrigatório a partir de 2014. Os veículos que forem flagrados sem o equipamento serão multados em R$ 127,69 e os motoristas perderão cinco pontos na carteira.

O sistema, considerado uma espécie de ‘Big Brother’ da frota brasileira, de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), vai ajudar a inibir roubos e furtos de veículos, além de ajudar na gestão do tráfego. As informações armazenadas nos chips — placas, número do chassi, Renavan, IPVA, multas e vistorias em atraso — serão captadas por antenas. Os dados serão repassados automaticamente para os Detrans. As polícias também poderão ter acesso às informações, mas ainda não foi definido como isso vai ocorrer.

Denominado Sistema Nacional de Identificação de Automóveis (Siniav) a resolução prevê a instalação dos chips nos 43 milhões de veículos da frota brasileira. O sistema utiliza radiofrequência e é semelhante aos já utilizados por cidades e estradas de todo o mundo para a cobrança de pedágios. O Brasil é o primeiro país a obrigar o uso do chip em todos os veículos.

Nos Estados Unidos, a intenção do governo de implantar as etiquetas eletrônicas causou polêmica. Opositores do sistema acusaram que a tecnologia de chips oferece riscos à privacidade dos donos dos veículos.

As etiquetas serão fixadas no lado interno do pára-brisa dos veículos e em local ainda não definido nas motocicletas. Nas ruas e estradas serão instaladas antenas para captar as informações dos chips, a uma distância mínima de cinco metros. Cada Detran terá uma central, que vai processar as informações recebidas e cruzará com dados nacionais sobre licenciamento, roubo e furto de veículos. Apenas carros bélicos, de uso militar estarão livres dos chips.

segunda-feira, novembro 15, 2010

OFICINA DE VIDEO

LOBBY DA INDUSTRIA AFETA SUS

Lobby da indústria afeta SUS, diz AnvisaSegundo pesquisa da Anvisa, gestores de saúde e médicos são influenciados por meio de propagandistas e brindes.
37,7% dos médicos dizem que podem sofrer influência e 67% levam em conta a divulgação na hora da prescrição
A indústria farmacêutica influencia decisões dos gestores e dos médicos das unidades básicas de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde). A conclusão é de uma pesquisa da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), financiada pelo FNS (Fundo Nacional de Saúde).
O estudo, obtido com exclusividade pela Folha, envolveu entrevistas com mais de 700 médicos, gestores e responsáveis pelas farmácias dos SUS de 15 capitais brasileiras. Entre os gestores, 75% relataram que recebem visitas mensais de representantes da indústria farmacêutica -só 15% deles são visitados por fabricantes de genéricos.
Em relação à interferência da propaganda na prescrição de drogas, 37,7% dos médicos admitem que podem ser influenciados por ela. Outros 67% afirmam considerar as informações das propagandas na hora da p rescrição.
A partir desse retrato, a Anvisa, o Ministério da Saúde e os conselhos de secretários de saúde devem desenvolver ações no sentido de restringir essa influência, mas ainda não há definição de quais serão.
A distribuição de brindes que divulgam o nome de um determinado remédio é a estratégia mais usada pela indústria entre os gestores, o que contraria norma brasileira que permite a oferta de brindes desde que não veiculem propaganda de drogas.

ASSÉDIO
Embora a compra de medicamentos no SUS envolva comissões compostas também por outros profissionais, como secretários de finanças dos municípios, a Anvisa está convencida de que o assédio rende frutos à indústria.
"Se tem esse esforço da indústria [visitas e distribuição de material], é porque tem repercussão favorável a eles. Essa relação próxima confunde todo processo de seleção de medicamento", afirma Maria José Delgado, geren te-geral de monitoramento de propaganda da Anvisa.
Para Nelson Mussolini, do Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo), a propaganda é "ética e legítima". "O material promocional é a única forma de divulgar os medicamentos, já que a propaganda na mídia é proibida no país."
Entre os médicos, 41% recebem visitas de propagandistas no trabalho. Dos entrevistados, 64% têm consultório particular.
Para Roberto D'Avila, presidente do Conselho Federal de Medicina, o assédio acontece porque, quando faltam medicamentos no SUS, os pacientes são orientados pelos médicos a comprar fora.
"Na rede privada, estamos cansados de saber que há influência [da indústria]. Só não sabia que o assédio estava tão disseminado na rede pública", diz D'Avila.
Folders, amostras grátis e artigos científicos favoráveis ao remédio são a estratégia preferida com os médicos. Brindes e outras cortesias respondem por 9%.
Em 45,6% das propagandas não aparecem informações sobre efeitos colaterais da droga. "É perigosíssimo. A Anvisa tem que fiscalizar e punir", diz D'Avila.
Mussolini, do Sindusfarma, diz que a Anvisa já pune as indústrias que deixam de lado essas informações "por algum descuido".

Propaganda exerce influência, mesmo que inconscientemente

Médicos são médicos em qualquer lugar que trabalhem. E, hoje em dia, eles trabalham em vários lugares. De acordo com uma pesquisa feita pelo Datafolha em 2007, 32% dos médicos paulistas acumulavam quatro ou mais empregos, contra 18% que tinham um único vínculo.
É raro, portanto, que um médico do SUS trabalhe só para o SUS. Assim, do ponto de vista da indústria, não faz muita diferença se seu representante é recebido pelo profissional em hospitais públicos ou consultórios privados.
Embora a maioria dos médicos tenda a negá-lo, o fato de receberem brindes exerce influência sobre suas prescrições. Não se trata, é claro, de um processo consciente. Ninguém em juízo perfeito receitaria algo sabidamente pior para o paciente em troca de uma canetinha.
O que a literatura mostra é que a propaganda e os presentes oferecidos pelos laboratórios funcionam bem.
Numa metanálise clássica publicada em 2000 no "Jama", Ashley Wazana concluiu que a distribuição de itens como brindes, amostras grátis, refeições, viagens e simpósios têm indiscutível efeito sobre as atitudes dos médicos e suas prescrições.
Pagar uma viagem para um profissional, por exemplo, aumenta entre 4,5 e 10 vezes a probabilidade de ele receitar ao pacientes as drogas do patrocinador.
Esse marketing é tão eficiente que se estima que, nos EUA, os laboratórios a ele dediquem cerca de 25% de seus orçamentos, contra apenas 13,4% destinados à pesquisa.

CLÁUDIA COLLUCCI / HÉLIO SCHWARTSMAN

Equipe A.R.C.A.
Capacitação, Prevenção, Palestras, Capacitação, Tratamento
e Acompanhamento Terapeutico em Dependência Química - 12 passos
Tadeu Assis - Coordenador

sábado, novembro 13, 2010

FIQUE POR DENTRO

CONHEÇA AS TRÊS UTILIDADES QUE ESTÃO ESCONDIDAS EM SEU CELULAR:

03 coisas que você nunca soube sobre seu celular.
Será útil manter essas informações com você.
Existem algumas coisas que podem ser feitas em caso de emergência.
Seu celular é uma ferramenta que pode salvar sua vida.
Veja o que ele pode fazer por você:

Emergência I:
O número universal de emergência para celular é 112
Se você estiver fora da área de cobertura de sua operadora e tiver alguma emergência, disque 112 e o celular irá procurar conexão com qualquer operadora possível para enviar o número de emergência para você, e o mais interessante é que o número 112 pode ser digitado mesmo se o teclado estiver travado. Experimente!

Emergência II: *3370#
Vamos imaginar que a bateria do seu celular esteja fraca. Para ativar, pressione as teclas: *3370#
Seu celular irá acionar a reserva e você terá de volta 50% de sua bateria. Essa reserva será recarregada na próxima vez que você carregar a bateria.

Emergência III: *#06#
Para conhecer o número de série do seu celular, pressione os seguintes dígitos: *#06#
Um código de 15 dígitos aparecerá. Este número é único. Anote e guarde em algum lugar seguro. Se seu celular for roubado, ligue para sua operadora e dê esse código. Assim eles conseguirão bloquear seu celular e o ladrão não conseguirá usá-lo de forma alguma. Talvez você fique sem o seu celular, mas pelo menos saberá que ninguém mais poderá usá-lo.. Se todos fizerem isso, não haverá mais roubos de celular.

PS: Essas informações não são conhecidas, por isso passe para seus amigos e familiares.

quinta-feira, novembro 11, 2010

CENTRAL DO TRABALHADOR DE MACAÉ OFERECE 847 VAGAS DE EMPREGO




CTM Semtre que funcionam à Rua Dr. Télio Barreto, 28, no Centro da cidade - divulgação.
Diante do crescimento econômico do país ficou menos dificil realizar o sonho de ter um emprego com carteira assinada, mas ainda faz parte da vida de muitos trabalhadores a velha rotina: deixar currículos nas empresas, cadastrar os dados via Internet e espalhar para um turbilhão de locais, passar por entrevistas, provas escritas, orais, referências e... ufa! Para facilitar a vida de quem está desempregado, a Prefeitura de Macaé, por meio da Central do Trabalhador (CTM), vinculada à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), está oferecendo 847 vagas de trabalho.

A maior parte das vagas é para atuar no comércio e para vendedor, mas há oportunidades também para engenheiros e marinheiros de máquinas, entre outras, a serem preenchidas por trabalhadores cadastrados na Semtre. A lista é divulgada toda semana, com cargos em ordem alfabética, e uma das vagas pode ser a que você espera. (Veja as opções no final desta matéria)

Na Semtre, o candidato não paga para cadastrar o seu currículo e é o lugar certo tanto para quem quer uma vaga no mercado de trabalho no município quanto para as empresas que buscam profissionais. Os trabalhadores interessados passam por critérios estabelecidos para serem encaminhados às empresas conveniadas de acordo com o perfil pessoal e da vaga. Quem estiver habilitado, é imediatamente contratado.

O objetivo da Semtre é constituir as políticas públicas de geração de trabalho e renda implementadas pela Prefeitura de Macaé, por meio da diversificação de grupos produtivos e empreendimentos de economia solidária, com o intuito de promover a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e sua inclusão social.

A Central do Trabalhador atua por meio de parcerias com empresas da iniciativa privada desde 2005, no primeiro mandato do prefeito Riverton Mussi, que identificou a necessidade de inserir o cidadão no mercado de trabalho com dignidade já a partir do primeiro emprego.

De acordo com o Comportamento do Emprego Formal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do governo federal, em agosto deste ano o país registrou série histórica no número de novos empregos: 299.415 pessoas a mais com carteira assinada. Em setembro, o índice caiu um pouco, mas ainda foi alto: 246.875 novos postos de trabalho. De janeiro de 2003 a junho deste ano foram gerados 14 milhões de empregos formais, o que pode ser observado no mapa de emprego formal elaborado pela Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

De agosto para setembro deste ano, foram abertas 147 mil vagas – uma alta de 0,7%. Já o contingente de desocupados caiu 120 mil - ou 7,5%, recorde de baixa na taxa de desemprego. Os números são da Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Especialistas dão as dicas profissionais para quem quer conseguir um emprego. Uma das recomendações é cadastrar o currículo em agência ou balcão de emprego, no caso de Macaé, direto na CTM/Semtre. Outro passo, é conhecer as suas habilidades e desenvolver com eficiência e eficácia o trabalho que sabe fazer, visando sabedoria e felicidade.

Quem tiver a qualificação para preencher as vagas relacionadas abaixo, deve entrar em contato com a CTM/Semtre que funcionam à Rua Dr. Télio Barreto, 28, no Centro da cidade. O horário de atendimento ao público é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Os telefones são (22) 2762.4518, 2762.4740, 2772.6495 e 2772.6845. O contato também pode ser feito via e-mail: semtre@macae.rj.gov.br ou, se preferir, o interessado pode preencher o formulário no portal da prefeitura: www.macae.rj.gov.br, clicando em Secretaria do Trabalho, no menu que aparece no lado esquerdo da página.

Aqui você pode encontrar a vaga de trabalho que precisa:

VAGAS
Açougueiro - 2
Agente de vendas de serviços - 10
Ajudante de motorista - 7
Almoxarife - 7
Analista de suporte computacional - 1
Apontador de produção - 5
Assistente administrativo - 3
Assistente de vendas - 2
Atendente de farmácia - balconista - 2
Atendente de lanchonete - 65
Auxiliar de escritório, em geral - 2
Barman - 1
Borracheiro - 3
Cabeleireiro - 3
Caldeireiro (chapas de ferro e aço) - 5
Camareiro de hotel - 7
Chefe de cozinha - 1
Confeiteiro - 1
Contador - 1
Contínuo - 3
Copeiro - 4
Corretor de imóveis - 1
Costureira de peças sob encomenda - 2
Costureiro na confecção em série - 4
Costureiro, a máquina na confecção em série - 2
Cozinheiro de embarcações - 1
Cozinheiro geral - 33
Cumim - 2
Desenhista industrial (designer) - 2
Desenhista projetista de máquinas - 1
Desenhista técnico (arquitetura) - 30
Eletricista de instalações - 6
Eletricista de instalações (veículos automotores e máquinas operatrizes, exceto aeronaves e embarcações) - 1
Empregado doméstico arrumador - 7
Encanador - 10
Engenheiro civil - 2
Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais - 50
Esteticista - 1
Faxineiro - 28
Funileiro de veículos (reparação) - 1
Funileiro industrial - 1
Garçom - 23
Gerente administrativo - 2
Gerente de logística (armazenagem e distribuição) - 3
Gerente de operações de serviços de assistência técnica - 1
Guincheiro (construção civil) - 1
Instalador de sistemas eletroeletrônicos de segurança - 1
Instalador de tubulações de gás combustível (produção e distribuição) - 1
Jardineiro - 2
Lavador de veículos - 1
Manicure - 10
Marinheiro de máquinas - 8
Mecânico de manutenção de automóveis, motocicletas e veículos similares - 6
Mecânico de manutenção de máquinas, em geral - 5
Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores) - 1
Mecânico de refrigeração - 3
Médico do trabalho - 1
Mestre (construção civil) - 1
Montador de móveis e artefatos de madeira - 11
Motociclista no transporte de documentos e pequenos volumes - 6
Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) - 57
Motorista operacional de guincho - 11
Nutricionista - 2
Operador de caixa - 12
Operador de carregadeira - 2
Operador de empilhadeira - 1
Operador de escavadeira - 1
Operador de jato abrasivo - 3
Operador de máquinas fixas, em geral - 2
Operador de máquinas-ferramenta convencionais - 1
Operador de rádio-chamada - 1
Operador de telemarketing receptivo - 10
Operador de torno com comando numérico - 1
Organizador de evento - 1
Padeiro - 5
Pedreiro - 6
Pintor de veículos (reparação) - 2
Podólogo - 2
Porteiro de edifícios - 11
Professor de língua inglesa - 3
Programador de internet - 8
Promotor de vendas - 21
Promotor de vendas especializado - 1
Psicólogo clínico - 1
Recepcionista de hotel - 5
Recepcionista, em geral - 2
Repositor de mercadorias - 28
Representante comercial autônomo - 63
Serralheiro - 1
Servente de obras - 8
Soldador - 5
Técnico de obras civis - 3
Técnico de saneamento - 1
Técnico em manutenção de equipamentos de informática - 1
Técnico mecânico - 2
Topógrafo - 1
Trabalhador da manutenção de edificações - 2
Trabalhador de serviços de manutenção de edifícios e logradouros - 1
Vendedor ambulante - 19
Vendedor de comércio varejista - 129
Vendedor pracista - 1
Vigia - 2
Vigilante - 1
Total de Vagas: 847

Fonte:Jornal Esporte e Saúde

quarta-feira, novembro 10, 2010

CURSO DE FOTOGRAFIA EM MACAÉ E CABO FRIO



Última turma do Curso de Fotografia Fundamental em 2010.
Faça sua matricula logo.
Próxima turma só em abril de 2011.

terça-feira, novembro 09, 2010

VAGAS DE TRABALHO NO RIO DE JANEIRO

SELECIONA PARA TRABALHAR NO RIO DE JANEIRO:

ÁREA: GRANDES MÁQUINAS (GM) – *1 VAGA TAMBÉM PARA SP
Engenheiro Mecânico:
- Mínimo de 10 (dez) anos em atividades técnicas relacionada à grandes máquinas, sendo no mínimo 3 anos em acompanhamento de testes de performance.

Técnico Mecânico
- Mínimo de 10 anos em atividades técnicas relacionadas a grandes máquinas, sendo no mínimo 5 anos em acompanhamento de testes de performance.



ROTODINÂMICA E VIBRAÇÃO (RV)
Engenheiro Mecânico ou Técnico Mecânico:
- Mínimo de 10 anos de experiência na Área de Mecânica, sendo no mínimo 3 anos em acompanhamento de testes mecânicos e Análises em Rotodinâmica .

Técnico Mecânico
- Mínimo de 10 anos em atividades técnicas relacionadas à grandes máquinas, sendo no mínimo 5 anos em acompanhamento de testes mecânicos e Análises em Rotodinâmica.


ELÉTRICA E INSTRUMENTAÇÃO (EI)
Engenheiro Elétrico e/ou Eletrônico
- Mínimo de 10 anos de experiência na Área de Elétrica e/ou Instrumentação, sendo no mínimo 3 anos em acompanhamento de testes de Motores Elétricos e Painéis, e Classificação de Áreas para Atmosferas Explosivas.

Técnico Elétrico e/ou Eletrônico
- Mínimo de 10 anos de experiência na Área de Elétrica e/ou Instrumentação, sendo no mínimo 5 anos em acompanhamento de testes de Motores Elétricos e Painéis, e Classificação de Áreas para Atmosferas Explosivas.


TODAS AS FUNÇÕES ACIMA NECESSITAM DE:
- Conhecimento de Normas Internacionais (API, ASME, ASTM, etc); conhecimento em Normas Petrobrás; conhecimento em avaliação de documentações ligadas à inspeção, como procedimentos de testes e PIT (Plano de Inspeções de Teste); e noções básicas de software (Word, Excel, Power Point, Access e Adobe)


SOLDAGEM, ENSAIOS NÃO-DESTRUTIVOS (END) E PINTURA (SENDP)
Engenheiro Metalúrgico
- Mínimo de 10 anos de experiência na Área de Soldagem, END e Pintura, sendo no mínimo 3 anos em Execução e Avaliação da Soldagem (todos os processos) e de END (LP, PM, US e RX).


Técnico Metalúrgico, ou Inspetor de Solda Nível I ou II ou Inspetor de END Nível I, II ou III,
- Mínimo de 10 anos de experiência na Área de Soldagem, END e Pintura, sendo no mínimo 5 anos em Execução e Avaliação da Soldagem (todos os processos) e de END (LP, PM, US e RX).

AMBAS AS FUNÇÕES ACIMA REQUEREM:
- Conhecimento de Normas Internacionais (API, ASME, ASTM, etc); conhecimento em Normas Petrobras; conhecimento em avaliação de documentações ligadas a inspeção, como eps, rqps,ieis, procedimentos de END, procedimentos de pintura e procedimentos de testes e PIT (Plano de Inspeções de Teste).

CALDEIRARIA (CAD) *1 VAGA TAMBÉM PARA SP
Engenheiro Mecânico ou Metalúrgico
- Mínimo de 10 anos de experiência com Equipamentos de Caldeiraria e na Área de Soldagem, Sendo no mínimo 3 anos em trabalhos com Vasos de Pressão, Torres, Permutadores, Caldeiras, entre outros equipamentos de Caldeiraria além de Metalurgia de Materiais e da Soldagem.

Técnico Mecânico ou Metalúrgico
- Mínimo de 10 anos de experiência com Equipamentos de Caldeiraria e na Área de Soldagem, Sendo no mínimo 5 anos em trabalhos com Vasos de Pressão, Torres, Permutadores, Caldeiras, entre outros equipamentos de Caldeiraria além de Metalurgia de Materiais e da Soldagem.
AMBAS AS FUNÇÕES ACIMA REQUEREM:
- Conhecimento ASME VIII div. 1 e 2; ASME IX; Normas Petrobras (N-133, N-268, N-466, N-1593, N-1596, N-1598); -Ensaios Não Destrutivos – END (LP, PM, US e RX).


TUBULAÇÃO (TUB)
Engenheiro Mecânico ou Metalúrgico
- Mínimo de 10 anos de experiência na Área de Tubulação Industrial conforme ANSI B31.3 e Metalurgia de Material e da Soldagem, sendo no mínimo 3 anos em trabalhos com fabricação e montagem de tubulação industrial conforme ANSI B31.3 e Aplicação de normas internacionais (ASME, ASTM, ANSI, NACE).

Técnico Mecânico ou Metalúrgico
- Mínimo de 10 anos de experiência com Equipamentos de Caldeiraria e na Área de Soldagem, sendo no mínimo 5 anos em trabalhos com Vasos de Pressão, Torres, Permutadores, Caldeiras, entre outros equipamentos de Caldeiraria além de Metalurgia de Materiais e da Soldagem.


AS FUNÇÕES ACIMA NECESSITAM DE:
- Conhecimento de - ASME VIII, ASME IX, Normas Petrobras (N-133, N-115, N-1593, N-1594, N-1596, N-1598); Ensaios Não Destrutivos – END (LP, PM, US e RX).

ÊNFASE EM UMBILICAIS E LINHAS FLEXÍVEIS (ULF)
Engenheiro Mecânico, Metalúrgico, Mecatrônico ou Eletro-Mecânico
- Mínimo de 10 anos de experiência na Área de Umbilicais e Linhas Flexíveis, sendo no mínimo 5 anos em trabalhos com Projeto, Montagem e instalação de Umbilical Eletro-Hidráulico e Linhas Flexíveis.

Técnico Mecânico, Metalúrgico, Mecatrônico ou Eletro-Mecânico
- Mínimo de 15 anos de experiência na Área de Umbilicais e Linhas Flexíveis, sendo no mínimo 7 anos em trabalhos com Projeto, Montagem e instalação de Umbilical Eletro-Hidráulico e Linhas Flexíveis.

AS FUNÇÕES ACIMA NECESSITAM DE:
Conhecimentos: Projetos de Engenharia em linhas Flexíveis e Umbilicias (carcaças), Montagem em fábrica, testes de aceitação em fábrica, acompanhamento no lançamento de linhas flexíveis e Umbilicais, montagem em fábrica, Inspeção em gainage externa.


SISTEMA DE CONTROLE E PROTEÇÃO SUBMARINA (SCPS)
Engenheiro Mecânico, Metalúrgico ou Eletro-Mecânico.
- Mínimo de 10 anos de experiência com Equipamentos de Sistema de Controle e Proteção Submarina, sendo no mínimo 5 anos em trabalhos com sistemas de controle eletro-hidráulico multiplexado.

Técnico Mecânico, Metalúrgico ou Eletro-Mecânico
- Mínimo de 15 anos de experiência com Equipamentos de Sistema de Controle e Proteção Submarina, sendo no mínimo 7 anos em trabalhos com sistemas de controle eletro-hidráulico multiplexado.

AS FUNÇÕES ACIMA NECESSITAM DE:
Conhecimentos: - Projeto de válvulas solenóides; - Montagem e testes de sistemas de controle; Montagem e testes em jumper de potência; - Testes de comunicação eletro-hidráulica através de steps, com pulsos em miliamperes.


EQUIPAMENTOS DE PRODUÇÃO E PROSPECÇÃO (EPP)
Engenheiro Mecânico ou Metalúrgico.
- Mínimo de 10 anos de experiência na Área de Produção e Prospecção, sendo no mínimo 5 anos em trabalhos com equipamentos, tais como: Árvore de Natal Molhada (ANM), Manifold Submarino, PLET (Pipe Line End Termination), PLEM (Pipe Line End Manifold), Rise de complementação e de produção, Válvulas submarinas e equipamentos de Bombeio Centrífugo Submerso Submarino (BCSS) .

Técnico Mecânico ou Metalúrgico
- Mínimo de 15 anos de experiência na Área de Produção e Prospecção, sendo no mínimo 7 anos em trabalhos com equipamentos, tais como: Árvore de Natal Molhada, Manifold Submarino, PLET (Pipe Line End Termination), PLEM (Pipe Line End Manifold), Rise de complementação e de produção, Válvulas submarinas e equipamentos de Bombeio Centrífugo Submerso Submarino..

AMBAS AS FUNÇÕES ACIMA REQUEREM:
Conhecimentos de Projetos de ANM´s e Manifolds; Montagem e testes de ANM´s e Manifolds; Montagem e testes de riser, qualificação em conectores hidráulicos, qualificação de swiveis submarinos; acompanhamento no lançamento e instalação de ANM´s, PLET´s e Manifolds.
EQUIPAMENTOS “TOP SIDE” (PERFURAÇÃO)
Engenheiro Mecânico, Elétrico, Metalúrgico ou Mecatrônico,
- Mínimo de 10 anos de experiência na Área de Perfuração com equipamentos Top Side, sendo no mínimo 5 anos atuando em sondas.

Técnico Mecânico, Elétrico, Metalúrgico ou Mecatrônico
- Mínimo de 15 anos de experiência na Área de Perfuração com equipamentos Top Side. Sendo: no mínimo 7 anos atuando em sondas.

AS FUNÇÕES ACIMA NECESSITAM TAMBÉM DE:
Conhecimentos de Montagem e testes em Choke Manifold; Inspeção e testes em Mesa Rotativa; Inspeção e testes em Top-Drive; Inspeção em Chave Flutuante, Drill Colar e Tubos de Produção; Inspeção e testes em Bomba de Lama.


VÁLVULAS INDUSTRIAIS E SUBMARINAS (VIS) *1 VAGA TAMBÉM PARA SP
Engenheiro (Qualquer habilitação)
- Mínimo de 3 anos de experiência na Área de Válvulas Industriais e Submarinas atuando em inspeções de fabricação e qualificação de válvulas submarinas e industriais e outra atividade

Outros Profissionais com notório saber
- Mínimo de 10 anos de experiência na Área de Válvulas Industriais e Submarinas, sendo no mínimo 7 anos atuando em inspeções de fabricação e qualificação de válvulas submarinas e industriais.

AS FUNÇÕES ACIMA NECESSITAM DE:
Conhecimentos de Normas construtivas e de testes de Válvulas (API 6A, API 17D, API 6D, API 598, ASME B16.34, entre outras); Ensaios Não Destrutivos – END (LP, PM, US e RX); Conhecimentos de inspeção de Soldagem e Pintura; Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2008).


INSTRUMENTAÇÃO E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL (IAI) *1 VAGA TAMBÉM PARA SP
Técnico em Eletrônica com ênfase em Instrumentação / Automação
- Mínimo de 3 anos de experiência na Área de Inspeção de Fabricação e em qualquer outra atividade

Necessário conhecimentos como Inspetor de Equipamentos, com apresentação de certificado; Inspeção de fabricação – equipamentos onshore e offshore. Gestão da Qualidade, sistemas de Ccntrole de Realização de Contratos.

Todos os profissionais deverão ter conhecimento de microinformática, tais como: editores de texto, planilhas de cálculos.

Os interessados que estejam dentro do perfil indicado, deverão enviar Currículo para rhbrasil@absconsulting.com, mencionando no assunto a sigla ao lado da área de Interesse ex.: “EPP” ou “ULF”.

RECEBIDO DE WILLY CAOLHO

TIRE A CARTEIRA DE RABALHO EM TAMOIOS

Prefeitura oferece serviços para regularizar trabalhadores em Tamoios

A Prefeitura de Cabo Frio está realizando ações em prol dos trabalhadores que desejam regularizar sua situação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. Desde a segunda-feira, dia 8, a Subprefeitura de Tamoios está oferecendo, em uma sala de atendimento da subdelegacia da Gerência Regional do Trabalho, o serviço de emissão de carteiras de trabalho, das 8h às 17h. A ação é resultado de um convênio entre a Prefeitura e o Ministério e a meta é que outros serviços sejam oferecidos em breve.

– A sala de atendimento em Tamoios tem o objetivo de facilitar o trabalhador cabofriense em todos os sentidos. Por isso, a idéia é que se possa retirar também o seguro-desemprego em pouco tempo - afirmou o Coordenador Geral de Indústria, Comércio, Trabalho e Pesca, Ricardo Azevedo.

Já do dia 15 ao dia 20 de novembro, a Prefeitura, em parceria com o Sebrae, realiza uma nova etapa da Semana Nacional de Formalização do Empreendedor Individual, evento que acontece simultaneamente em todo o país e objetiva regularizar os trabalhadores informais, por meio da emissão de certidões e alvarás. No Centro da cidade, a Semana já foi realizada há cerca de quinze dias, quando foram formalizados cerca de 300 trabalhadores autônomos.

A meta imediata do evento é contribuir para a aproximação da meta nacional de um milhão de registros até o fim deste ano. “Empreendedor Individual” é figura jurídica que está em vigor desde julho de 2009 e que possibilita a formalização dos empreendedores autônomos, como vendedores de churrasquinho e chaveiros, com receita bruta de até R$ 36 mil por ano. De acordo com o Sebrae, entre os benefícios da regularização estão o registro no CNPJ, a aposentadoria e o acesso a financiamento diferenciado.

Para realizar o cadastro em Tamoios, haverá uma tenda, nos dias estipulados, das 9h às 17h, em frente à Subprefeitura. Estarão presentes seis consultores do Sebrae e funcionários da Prefeitura que auxiliarão os participantes sobre os trâmites de regularização.

Outras informações pelo telefone do Sebrae de Cabo Frio: (22) 2643-0805.

segunda-feira, novembro 08, 2010

COLABORE COM A CAMPANHA DE NATAL DA LBV

COLABORE COM A CAMPANHA DE NATAL DA LBV
Com o objetivo de oferecer um Natal mais feliz e sem fome a milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Legião da Boa Vontade (www.lbv.org.br) promove, tradicionalmente, a campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!. A iniciativa pretende arrecadar mais de um milhão e duzentas mil toneladas de alimentos não perecíveis, que serão entregues, em cestas, a 70 mil famílias atendidas ao longo do ano nos programas socioeducacionais da LBV, de pelas organizações que integram a Rede Sociedade Solidária e por entidades parceiras da Instituição.
Para cumprir com esse compromisso, a LBV conta com o apoio de colaboradores e voluntários, bem como de artistas, esportistas e personalidades da mídia que buscam despertar na população o espírito de Fraternidade Ecumênica e mobilizá-la a fazer doações.
Cada cesta é composta de arroz, feijão, óleo, açúcar, leite em pó, macarrão, farinha de mandioca, fubá, farinha de trigo, extrato de tomate e sal. A entrega ocorrerá entre os dias 9 e 22 de dezembro, o que garantirá a essas pessoas um Natal sem fome e feliz, bem como a entrada de um novo ano com maior esperança.
Quem quiser ajudar com doações pode fazê-lo dirigindo-se a uma das unidades da Instituição ou acessando o site www.euajudoamudar.org.

domingo, novembro 07, 2010

FALTA EFICIÊNCIA NAS POLÍTICAS CONTRA O CRACK

Falta eficiência nas políticas contra o crack

Tema será foco de simpósio durante o 28º Congresso Brasileiro de Psiquiatria da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Ninguém duvida que a mistura de bicarbonato de sódio e cocaína, o crack, é hoje um grave problema social e de saúde. E por ser grave, necessita de soluções rápidas e efetivas, acompanhadas de revisão urgente da política de drogas vigente, pois as medidas assistenciais específicas não estão disponíveis. “Ainda poucos estudos nos auxiliam no desenvolvimento de uma assistência baseada em evidências científicas para cuidar do fenômeno do crack no Brasil. Essa carência de levantamentos e protocolos testados colabora para a ineficiência do modelo”, explica Ana Cecília Marques, coordenadora do Departamento de Dependência Química da Associação Brasileira de Psiquiatria.

A especialista comenta que algumas medidas assistenciais estão sendo desenvolvidas no Brasil, mas, diante do aumento do consumo de crack que vivemos hoje e das consequências da falta de planejamento da reforma psiquiátrica brasileira, que colocou os CAPS no centro do sistema de assistência à saúde mental, não existe um local preparado para dar conta do problema. “É preciso definir um modelo terapêutico que utilize uma rede integrada e hierarquizada, cuja porta de entrada seja a unidade básica de saúde ou as emergências. Para isso, a equipe deve estar treinada para o diagnóstico e para o encaminhamento do paciente. Além disso, o modelo utilizado não favorece a adesão ao tratamento”, diz. A psiquiatra aponta medidas essenciais, como políticas de prevenção de todas as drogas, com informação atualizada e campanhas permanentes; políticas para redução da oferta, com controle das fronteiras, dos produtos usados para refino da droga e de controle social, além das políticas de tratamento baseadas em evidências científicas. Para discutir essas e outras propostas, o Departamento de Dependência Química da ABP escolheu a temática crack para o simpósio “O desafio de construir novas políticas assistenciais para as drogas no Brasil diante do aumento do consumo de crack”, que acontece durante o 28º Congresso Brasileiro de Psiquiatria da ABP, de 27 a 30 de outubro, em Fortaleza. “A conclusão do trabalho será encaminhada para o governo brasileiro e para todos os interessados, como fonte de apoio para as tão necessárias mudanças. A política para as drogas no Brasil precisa ser revista e modificada para benefício de todos os brasileiros”, pondera Ana Cecília Marques.

Equipe A.R.C.A.
Capacitação, Prevenção, Palestras, Capacitação, Tratamento
e Acompanhamento Terapeutico em Dependência Química - 12 passos
Tadeu Assis - Coordenador
Tel.: (22) 2643.9399 (22) 9914-3450

sábado, novembro 06, 2010

O SENHOR RESTAURA NOSSAS FORÇAS

Salmos 116:6 - O SENHOR guarda aos símplices; fui abatido, mas ele me livrou.

O Salmo 116 é a oração de uma pessoa que sofreu aflição e desespero. E que, ao agarrar-se nas mãos do Senhor, experimentou socorro. Daí sua exclamação: “O Senhor protege os simples; quando eu já estava sem forças, Ele me salvou” (Salmo 116:6).
Quem ainda não passou por experiências de aflição e desespero? De uma forma muito realista, o Senhor Jesus afirmou: “No mundo, tereis tribulações”. Por essa razão, a Providência divina, que fez este mundo com objetivos definidos, ao mesmo tempo em que permite aflições, organiza recursos para nos proteger.

Mesmo sabendo disso, alguns de nós decidimos que nossa proteção depende de nós mesmos. Apesar do que a Bíblia diz, concentramos todas as nossas forças no processo cansativo de auto-proteção. Aí, quando percebemos que estamos quase sem forças, decidimos depender do Senhor. É nesta situação, quando nos vemos “sem forças”, que o Senhor nos salva. O Senhor nos entende e, por isso, o Senhor nos ajuda e nos restaura. O ideal, naturalmente, seria mantermos comunhão com o Senhor nas horas fáceis e nas horas difíceis. Entretanto, quando nos esquecermos desta atitude ideal, não devemos vacilar, porque sempre o Senhor salva aquele que ficou sem forças.

RECEBI E QUERO DIVULGAR PARA VOCÊ!

FARMÁCIAS DE PLANTÃO EM RIO DAS OSTRAS E TAMOIOS

Secretaria de Saúde de Rio das Ostras divulga plantão de farmácias

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras divulgou o plantão noturno de farmácias e drogarias para o mês de novembro.
O plantão acontece de 23h às 7h30, em cumprimento à Lei 038 de 1993, regulamentada pelo Decreto número 109/95, que estabelece o plantão noturno em Rio das Ostras.
A seguir, a tabela de plantão noturno das farmácias e drogarias:
LITORANEA/ DIA 07 - COMPRE BEM/8 - PACHECO 9 e 10 - CITY FARMA 11 e 21 - PARANA 12 - COSTA AZUL 13 - MODELO 14 - TAMOIOS 15 - ESPERANÇA 16 e 29 - LAGOS FARMA 17 e 30 - SUCESSO 18 - RIO DAS OSTRAS 19 - BANGU 20 - VITÓRIA 22 - MARINS 23 e 24 - MAX 25-26-27-28
ABERTA 24 HORAS EM TAMOIOS - CABO FRIO - FARMÁCIA CITY FARMA KM 137 - AQUÁRIUS (22) 2630 4575

VAGAS DE TRABALHO EM RIO DS OSTRAS

Vagas da Semana
O Banco de Empregos, da Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras, oferece serviços gratuitos para trabalhadores e empresas. Nesta semana, há vagas para:
ATUALIZADAS EM 04 / 11 / 2010

AÇOUGUEIRO 1- AJUDANTE DE AÇOUGUEIRO 1 - AJUDANTE DE COZINHA 2 - AJUDANTE DE PADEIRO 2 - ANALISTA DE SERVIÇO 1 - ATENDENTE 4 - AUXILIAR ADMINISTRATIVO 1 -
AUXILIAR CONTÁBIL 1 - AUXILIAR DE LABORATÓRIO 1 - AUXILIAR SERVIÇOS GERAIS 6 -
AUXILIAR TÉCNICO 1- BALCONISTA 1 - BARBEIRO 2 - BOMBEIRO HIDRÁULICO 1 - CABELEIREIRA
3 - CALDEIREIRO 1 - CARPINTEIRO 1 - CARTAZISTA 1 - CHAPEIRO 1 - CHEFE DE COZINHA
1 - CHEFE CRED COBRANÇA 1 - COMISSÁRIA 2 - CONFEITEIRA 1 - CONSULTOR DE VENDAS 1 - CORRETOR DE IMÓVEIS 1 - COZINHEIRO 11 - DEPILADORA 1 - DEPTO FINANCEIRO 1 -
DIARISTA 3 - DOMÉSTICA 13 - DOMÉSTICO 1 - ENCANADOR INDUSTRIAL 1 - ENC. DE EQUIPE
2 ENC DE LOGÍSTICA 1 - ESCOVISTA 1 - ESTAGIÁRIO 1 - ESTETICISTA 1 - FISCAL DE LOJA 1 - GARÇOM 8 - GERENTE 2 - HIDROJATISTA 1 - INSP DE LP/PM 1 - INSP DE SOLDAGEM 1 - INSTALADOR 2 - INSTALADOR DE REDE 2 - INST DE ANTENAS 1 - JARDINEIRO 1 - LAMINADOR 1 - LOCUTOR 1 - MANICURE 9 - MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO 1 - MONT DE MÓVEIS 1 - MOTOBOY 3 - OFFICE BOY 1 - OFICIAL ELETRICISTA 1 - OPERADOR DE SERVIÇO
3 - PADEIRO 3 - PEDREIRO 6 - PINTOR INDUSTRIAL 1 - PINTOR JATISTA 2 - PINTOR LETRISTA 1 - PROFESSOR DE FRANCÊS 1 - PROFESSOR DE INFORMÁTICA 2 - PROFESSOR DE CURSOS 1 - RÁDIO OPERADORA 1 - RECEPCIONISTA 1 - REPRESENTANTE COMERCIAL 1 - SALONEIRO 1 - SERVENTE 9 - SUPORTE TÉCNICO 2 - TAIFEIRO 2 - TEC REFRIGERAÇÃO 2 -
TÉC ELETROMECÂNICA 1 - TORNEIRO MECÂNICO 1 - VENDEDOR 6 - VENDEDOR EXTERNO 9

terça-feira, novembro 02, 2010

CURSOS GRATUÍTOS - APROVEITE!

CURSOS GRATUITOS PARA A POPULAÇÃO....

-Há uma oportunidade de melhorar GRATUITAMENTE seus conhecimentos profissionais ou pessoais!! Isso faz com que você consiga mudar a realidade em sua volta!!! Obtendo melhores oportunidades de emprego ou crescimento e até aprendendo uma nova língua estrangeira!!!

Democratizando o conhecimento no Brasil, o Portal das Vídeo Aulas disponibiliza de forma gratuita material de estudo, incluindo cursos de INGLES, ORATÓRIA, GESTAO DO TEMPO, MOTIVAÇÃO, material de estudo para CONCURSOS, VESTIBULAR ou ENEM, e também aulas de direito, física, geografia, história, informática, matemática, português, além de aulas de ARTESANATO, MASSAGEM, como APRENDER A TOCAR VIOLÃO, entre outras.Tudo visando o seu aperfeiçoamento pessoal , profissional e sucesso!!!

Contém aulas grátis! Aproveite o site VOCÊ TAMBÉM! Pois o simples fato de você estar recebendo esta mensagem, pode ser o sinal de que algo de bom esta por vir e você precisa estar preparado (a) !!!

Divulgue esta dica aos seus amigos e colegas de trabalho: http://www.portaldasvideoaulas.com.br/
Abaixo seguem as aulas GRATUITAS disponíveis atualmente:Artesanato
Aula de Violão - Biologia - Curso ASP - Curso de CSS - Curso de HTML - Curso de Java script - Curso PHP - Curso XML - Direito Geral - Direito Administrativo -
Direito Constitucional - Direito Penal - Direito Tributário - Diversos - Fire Works -
Física - Geografia - Gestão do tempo - História - Inglês - Informática Concursos -
Literatura - Massagem - Matemática - Motivação Pessoal - Oratória - Português - Gramática - Química - Redação.

PROCURANDO TRABALHO?



RECEBIDO DOS AMIGOS DILDA E JOSÉ ARTUR DA "AGENDA CABO FRIO "

Visite-OS em www.agendacabofrio.com.br agora também, com Oportunidades de Trabalho.

segunda-feira, novembro 01, 2010

VAGAS DE TRABALHO NA CENTRAL DE MACAÉ

Central do Trabalhador de Macaé (CTM) bateu esta semana o recorde de oferta de vagas de emprego deste mês. Nesta sexta-feira (29) estão sendo oferecidas 834 vagas para funções de todos os níveis de escolaridade. Coordenada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, a CTM é o principal órgão de captação de vagas de emprego hoje em Macaé.

A CTM capta as vagas diretamente nas empresas e também cadastra diariamente os trabalhadores que estão à procura de uma vaga de emprego na cidade. Os candidatos que atenderem aos requisitos do perfil previamente solicitado na hora do cadastro recebem encaminhamento imediato. A prioridade das vagas é para quem mora em Macaé.

Os documentos necessários para se cadastrar são: CPF,Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, comprovante de residência e Registro Profissional (caso tenha). O serviço é gratuito, tanto para as empresas quanto para os trabalhadores.

VAGAS
Agente de vendas de serviços - 10
Ajudante de motorista - 8
Almoxarife - 5
Analista de suporte computacional - 1
Apontador de produção - 5
Assistente administrativo - 1
Assistente de vendas - 1
Atendente de farmácia - balconista - 2
Atendente de lanchonete - 65
Auxiliar de escritório, em geral - 1
Auxiliar de faturamento - 1
Auxiliar de lavanderia - 5
Auxiliar de pessoal - 1
Babá - 1
Barman - 1
Borracheiro - 3
Cabeleireiro - 3
Caldeireiro (chapas de ferro e aço) - 38
Camareiro de hotel - 6
Chefe de cozinha - 1
Confeiteiro - 1
Contador - 1
Contínuo - 1
Copeiro - 2
Corretor de imóveis - 1
Costureira de peças sob encomenda - 2
Costureiro na confecção em série - 4
Costureiro, a máquina na confecção em série - 1
Cozinheiro de embarcações - 1
Cozinheiro geral - 25
Cozinheiro industrial - 1
Cumim - 3
Desenhista industrial (designer) - 1
Desenhista projetista de máquinas - 1
Desenhista técnico (arquitetura) - 30
Eletricista de instalações (veículos automotores e máquinas operatrizes, exceto aeronaves e embarcações) - 1
Empregado doméstico arrumador - 10
Encanador - 9
Encarregado de manutenção mecânica de sistemas operacionais - 10
Engenheiro civil - 2
Entrevistador censitário e de pesquisas amostrais - 50
Esteticista - 1
Faxineiro - 30
Fisioterapeuta - 1
Funileiro de veículos (reparação) - 1
Funileiro industrial - 1
Garagista - 1
Garçom - 17
Gerente de operações de serviços de assistência técnica - 1
Guincheiro (construção civil) - 1
Instalador de sistemas eletroeletrônicos de segurança - 1
Instalador de tubulações - 1
Instalador de tubulações de gás combustível (produção e distribuição) - 1
Jardineiro - 2
Lavador de veículos - 1
Manicure - 10
Marinheiro de máquinas - 8
Mecânico de manutenção de automóveis, motocicletas e veículos similares - 6
Mecânico de manutenção de máquinas, em geral - 5
Mecânico de refrigeração - 4
Médico do trabalho - 1
Mestre (construção civil) - 1
Mestre de pintura (tratamento de superfícies) - 1
Montador de móveis e artefatos de madeira - 10
Motociclista no transporte de documentos e pequenos volumes - 9
Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) - 50
Motorista operacional de guincho - 10
Nutricionista - 1
Operador de caixa - 10
Operador de carregadeira - 2
Operador de escavadeira - 1
Operador de guindaste (fixo) - 1
Operador de jato abrasivo - 3
Operador de máquinas fixas, em geral - 6
Operador de máquinas-ferramenta convencionais - 1
Operador de rádio-chamada - 1
Operador de telemarketing receptivo - 10
Operador de torno com comando numérico - 1
Organizador de evento - 1
Padeiro - 3
Pedreiro - 15
Pintor de estruturas metálicas - 15
Pintor de veículos (reparação) - 2
Podólogo - 2
Porteiro de edifícios - 3
Professor de língua inglesa - 3
Programador de internet - 8
Promotor de vendas - 12
Promotor de vendas especializado - 4
Psicólogo clínico - 1
Recepcionista de hotel - 4
Recepcionista, em geral - 5
Repositor de mercadorias - 8
Representante comercial autônomo - 63
Secretária executiva - 1
Serralheiro - 1
Servente de obras - 23
Técnico agrícola - 1
Técnico de obras civis - 3
Técnico de saneamento - 1
Técnico de telecomunicações (telefonia) - 1
Técnico em manutenção de equipamentos de informática - 2
Técnico em segurança no trabalho - 1
Técnico mecânico - 1
Topógrafo - 1
Trabalhador da manutenção de edificações - 3
Vendedor ambulante - 19
Vendedor de comércio varejista - 97
Vendedor em comércio atacadista - 1
Vendedor pracista - 1
Total de Vagas: 834

ENFRENTAMENTO AO CRACK

Enfrentamento ao crack
Diário do Nordeste

As drogas conseguiram alcançar um nível de expansão tão intenso a ponto de exigir o amplo planejamento de políticas públicas capazes de enfrentá-las pelos seus diversos ângulos: produção, distribuição, intermediação e consumo; inteligência, informação e repressão ao seu comércio ilícito; internação e tratamento de dependentes.
Todas essas providências exigem uma ação integrada dos três níveis de gestão pública e a colaboração de instituições privadas e de benemerência voltadas para a recuperação de drogados.
O primeiro passo para deslanchar essas diversas frentes de luta começou a ser dado. O governo federal destinou R$ 4 milhões para investimentos num amplo programa de pesquisas sobre o crack, subproduto derivado do cloridato de cocaína(cocaína em pó). Da mistura do lixo resultante do refino da cocaína se obtém o crack adicionando talco. Nos laboratórios de refino a parte de menor valor é, exatamente, a matéria-prima usada para a produção do crack.

Pelo seu baixo valor comercial, essa droga vem registrando crescimento alarmante, desbancando o consumo das demais substâncias alucinógenas. Assim, está se transformando num dos maiores problemas sociais e de saúde pública por sua fácil acessibilidade. A pedra, quando queimada e inalada, chega em segundos ao sistema nervoso central, gerando sensação de euforia com duração de até 10 minutos.
As consequências da inalação são gravíssimas, provocando doenças pulmonares, circulatórias e a destruição dos neurônios. A dependência se registra a partir do uso da droga pela segunda vez, criando dependência e ansiedade incontroláveis. A euforia extremada é substituída pela depressão. A popularidade do alucinógeno está desbancando a cocaína, comercializada, há décadas, entre os grupos de maior poder aquisitivo, e a maconha, outrora dominadora do consumo pela facilidade de comercialização e menor preço.
O crack, por ser o último entorpecente a se expandir entre os consumidores, é pouco conhecido pelo meio científico, não havendo, por enquanto, estudos conclusivos sobre os efeitos no organismo humano em maior dimensão. Por essa razão, o governo decidiu patrocinar os estudos acadêmicos, lançando edital elaborado pelos Ministérios da Saúde, da Ciência e Tecnologia e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq).
As estimativas indicam haver no País um milhão de usuários dessa droga, distribuídos entre todas as classes sociais. Além da dependência rápida, seu poder letal também liquida o usuário em poucos meses. Diante dessas evidências, as pesquisas deverão traçar o perfil do usuário, os padrões de consumo, as vulnerabilidades e os modelos de intervenção recomendados para as unidades especializadas da saúde coletiva.
O poder público, afinal, acordou para esse grave problema. A convocação da comunidade científica para gerar a tecnologia de sua identificação, em profundidade, e os caminhos intervencionistas seguem a lógica do emprego racional de recursos públicos no enfrentamento de um difícil problema sanitário com desdobramentos sociais visíveis.