HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE

HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE
DIA 31/03/2012 DAS 20:30 ATÉ 21:30 PAGUE AS LUZES JUNTAMENTE COM MAIS DE 168 PAÍSES

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO
Presidente da ADJORI?RJ. Paulo Cesar e parte da equipe do RJ que participou do evento.

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ
O presiente, Deyse Cruz e o vice.

Pesquisar este blog

terça-feira, março 10, 2009

AJUDE A SALVAR O PLANETA!

Meio ambiente –
Transporte limpo
Já há muito tempo que o CO2 (gás carbônico) vem sendo um dos maiores vilões responsáveis pela poluição do ar que respiramos.
Algumas cidades do mundo, como Londres, planejavam cobrar os proprietários de veículos que emitissem mais de 225g de CO2 por kilômetro. A aquisição de automóveis cresce aproximadamente 5% ao ano. Logo, para haver uma diminuição na emissão de gases poluentes, os motores terão que se tornarem dramaticamente mais eficientes ou haverá de ter um avanço importante para substituir o petróleo por um “combustível limpo.” Agora que os governos parecem encarar mais seriamente o assunto de emissões de gases, empresas de automóveis e combustíveis estão também levando a sério a busca por combustíveis menos poluentes.
A União Européia já vem tendo há algum tempo um acordo voluntário com as montadoras de automóveis no qual eles teriam como meta reduzir a média de emissão de CO2 a 120g até 2012. Mas graças ao aumento de entusiasmo dos consumidores por carros mais possantes, e que conseqüentemente emitem mais gases, tal meta parecia improvável de acontecer. Então, em 2007, a Comissão Européia decidiu impor um padrão obrigatório. Alguns acreditam que não haverá um único combustível capaz de substituir o petróleo.

Existem sim algumas alternativas para compor o conjunto de energias e assim minimizar o impacto da emissão de gases poluentes. E tal preocupação é um fato, vide hoje os carros modelos Flex e os movidos a gás natural e biodiesel. Aqui no Brasil, DESDE janeiro de 2008, os veículos que estiverem circulando emitindo gases acima do permitido pela legislação, são reprovados na vistoria anual do DETRAN. A medida tem como objetivo conscientizar e alertar a população sobre a poluição atmosférica e os prejuízos que traz para a saúde e para o bolso dos motoristas, já que veículos desregulados gastam 20% a mais de combustível. Com certeza muitas novidades ainda irão surgir nesse tema. Afinal, é preciso salvar o planeta.

Nenhum comentário: