sexta-feira, outubro 09, 2009
MUNDO VERDE - FERIADÃO DAS CRIANÇAS
Rede também oferece folders com informações nutricionais e receitas saborosas
em campanha para incentivar hábitos alimentares saudáveis desde a infância
Sempre preocupada com a saúde e a qualidade de vida, a rede MUNDO VERDE – especializada em produtos naturais, orgânicos e para bem-estar – lança a campanha "Nutrição com sabor de diversão", para incentivo à alimentação saudável na infância. Como parte da campanha, entre os dias 10 e 12 de outubro, as 118 lojas participantes (75 delas no Rio de Janeiro) distribuirão gratuitamente 12 mil exemplares do novo Gibi Mundinho Verde, que traz uma lição de ecologia e cidadania para a criançada. Em sua sétima edição, a publicação fala de Caldas Novas, um paraíso do ecoturismo e das águas mornas no sertão de Goiás. Produzida em material reciclado, a publicação aborda a importância da preservação do meio ambiente, em linguagem acessível à criançada.
A campanha prevê ainda a distribuição, em 118 lojas Mundo Verde no país, de 120 mil folders, contendo receitas de lanches e dicas de guloseimas saudáveis que podem ser encontradas nas lojas da rede. A ação também envolve a divulgação do Alô Nutricionista Mundo Verde, um serviço gratuito disponível pelo telefone 0800 0222528 e pelo portal www.mundoverde.com, para tirar as dúvidas das mamães na hora da alimentação dos filhos.
O diretor de Marketing do Mundo Verde, Donato Ramos, afirma que o principal objetivo da nova campanha é aproveitar o mês das crianças para conscientizar mães, crianças e adolescentes sobre a importância de uma dieta equilibrada desde cedo, além de orientá-los com indicações de guloseimas e receitas de lanches saudáveis. "Também queremos mostrar para as mães que a rede oferece grande variedade de opções de guloseimas saudáveis para crianças de todas as idades, inclusive as que têm restrições alimentares, e assim trabalhar a importância da alimentação saudável na infância, apresentando o Mundo Verde como uma opção de compra também para crianças e adolescentes", destaca.
Ramos lembra que o Brasil possui 6 milhões de adolescentes obesos e estima-se que o número de crianças acima do peso tenha crescido cinco vezes nos últimos 20 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. Entre os principais fatores associados à obesidade infantil estão o sedentarismo e o maior consumo de alimentos ricos em carboidratos refinados e gorduras, provocado pela onda de fast foods no mercado. Confira as lojas participantes da campanha no portal www.mundoverde.com.
Mais sobre o Mundo Verde
Maior rede de lojas especializadas em produtos naturais e para bem-estar da América Latina, o Mundo Verde oferece conceito em alimentação e não simplesmente alimentos naturais (light, diet, integrais, sem glúten etc.) e orgânicos (livres de agrotóxicos). Os vendedores são treinados para dar informações nutricionais e deixar os consumidores à vontade, em um ambiente que estimula o relaxamento, com música e incensos. A rede também oferece um serviço de orientação nutricional gratuito pelo 0800 0222528. A empresa, que possui 145 lojas em todo o Brasil e franquia em Portugal, também enfatiza os princípios ecológicos, o comércio justo, o consumo consciente e a responsabilidade social, cultural e ambiental.
Serviço:
Confira as lojas participantes da ação na região:
BÚZIOSPraça Santos Dumont s/nº Loja 4 - Centro Tel: (22)2633-0423
cabofrio@mundoverde.com.br CABO FRIORua Bento José Ribeiro, 109 - Centro
Tel: (22) 2645-6678 Fax: (22) 2645-6419 - Contato: Emanuel
cabofrio@mundoverde.com.br Campos - Rua Santos Dumont 61 - Centro
Tel: (22) 2724-1030 / Fax: (22) 2723-9070
campos@mundoverde.com.br - Macaé Av. Rui Barbosa, 269 - Centro Tel/Fax: (22) 2762-9261
macae@mundoverde.com.br
RIO DAS OSTRASRua das Amendoeiras, 1 Lojas 1 e 2 – Centro
Tel.: (22) 2771-7218
riodasostras@mundoverde.com.br
Mundo Verde – www.mundoverde.com
Alô Nutricionista: 0800 0222528 (segunda a sexta, das 13 às 18 horas)
Assessoria de Imprensa:
Factual Comunicação – www.factual.inf.br
Rosayne Macedo – (21) 2226-1346 / 8117-7187
rmacedo@factual.inf.br
Amor de mãe começa na alimentação
Nutricionista da rede Mundo Verde dá dicas sobre alimentação saudável na infância
Não é novidade que toda mãe sempre quer o melhor para seu filho. Os cuidados já começam desde os primeiros momentos da gestação. A atenção é redobrada em todos os sentidos e a alimentação tem de ser totalmente regrada, equilibrada e saudável, para garantir desde cedo a saúde do bebê. A partir do nascimento da criança, começa a alimentação infantil com a amamentação.
"O aleitamento materno é a melhor e mais completa alimentação para o bebê nos primeiros 6 meses de vida. Depois, é preciso educar o paladar da criança, oferecendo alimentos naturais, como frutas ou sucos, de preferência orgânicos", destaca a nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Morais.
De forma geral, até mais ou menos os dois anos, as mães conseguem alimentar seus filhos de forma correta e saudável sem muito "trabalho". Essa deveria ser a regra até que eles próprios pudessem cuidar da própria alimentação, mas infelizmente não é assim que funciona.
"O problema, é que os pequenos crescem, começam a ser influenciados por propagandas de produtos que pouco ou nada contribuem para seu crescimento e desenvolvimento, e deixam literalmente as mamães de "cabelos em pé" na hora das refeições e principalmente nos lanchinhos quase sempre nada saudáveis que são feitos ao longo do dia", afirma Flávia.
Afinal, guloseimas, salgadinhos, bolachas e doces são ainda considerados o carro-chefe da alimentação infantil. Estas delícias não costumam ser nutritivas, mas atraem pelo seu sabor de "quero mais". "O excesso de guloseimas aumenta o risco de a criança se tornar obesa. Uma criança obesa tem mais chance de se tornar um adulto obeso. E adultos obesos têm risco aumentado de diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, doenças não-transmissíveis que mais matam atualmente", adverte a nutricionista da rede.
Pais devem dar o exemplo
Segundo ela, as quantidades exageradas de calorias, somadas a poucos nutrientes e substâncias químicas prejudiciais, geram uma combinação extremamente nociva para a saúde. "São fontes de calorias vazias, na maioria das vezes provenientes de açúcares refinados e gorduras trans", explica a nutricionista. Por isso, o consumo de guloseimas deve ser uma exceção à regra na alimentação de crianças, assim como na de adultos.
"Na realidade, estes alimentos não precisam ser completamente abolidos, desde que sejam colocados limites. A criança pode, por exemplo, comer um chocolate como sobremesa, mas, no dia seguinte, deve sempre comer uma fruta. É fundamental conversar com ela e chegar a um acordo", explica.
Segundo Flávia Morais , é preciso ficar atento porque as crianças seguem os hábitos alimentares dos pais. Afinal, o apetite e a predileção por determinados alimentos estão relacionados à cultura alimentar dentro de casa. Se os pais não têm uma dieta saudável e variada, fica muito difícil tentar impor esse tipo de hábito alimentar para os filhos.
"Mas se os pais conseguem manter este equilíbrio na alimentação e explicar os benefícios de uma alimentação saudável, é possível ceder um pouco. Afinal é difícil privar os filhos desses alimentos, assim como para nós evitá-los por completo", afirma. Segundo ela, a reeducação alimentar deve envolver a família e também a presença de um acompanhamento psicológico, para que o "gordinho" de hoje possa ser, amanhã, um adulto esbelto e feliz.
Dicas MUNDO VERDE para uma alimentação saudável na infância
- A base da alimentação saudável são cereais integrais, frutas, verduras e legumes – de preferência orgânicos –, além de óleos vegetais prensados a frio.
- Verduras e legumes devem ser oferecidos diariamente para que vire hábito ingeri-los regularmente.
- O cardápio deve ser diversificado, equilibrado, incluindo preparações criativas e de boa aceitação.
- Se a criança rejeitar o alimento, a sugestão é insistir, através de outra forma de preparação: creme, sopa ou suflê;
- As frutas devem ficar em lugar visível e de fácil acesso, pois o colorido desperta o apetite e estimula a ingestão;
- Nunca adoce os sucos de frutas, pois seu sabor verdadeiro é, sem dúvida, mais saudável;
- Horários e rotina para a alimentação são fundamentais! A criança deve se alimentar em lugar calmo, arejado e limpo.
- A alimentação feita de forma rápida, com barulho e em frente à televisão contribui para ela comer muito mais que o necessário, de maneira pouco prazerosa e sem degustar devidamente os alimentos.
- Brincadeiras ligadas ao computador e ao videogame são mais um fator contribuinte para a questão da obesidade infantil;
- Pais devem ser exemplos. Não adianta os pais estarem com o prato cheio de "porcarias" e insistir para que a criança coma saladas;
- Prefira lanches saudáveis como sanduíches de pão integral com pasta de soja e queijo branco, salada de frutas com granola, sucos de frutas, barras de cereal, balas de banana sem adição de açúcar, frutas liofilizadas e crocantes, cookies de cacau e até mesmo um chocolate com pelo menos 40% de cacau;
- Opte sempre por biscoitos integrais, frutas secas e barras de cereais na hora do lanche;
- A escola também tem a obrigação e o dever de oferecer lanches saudáveis, fortalecendo a atitude de proibição da venda de produtos prejudiciais nas suas cantinas;
- Estimular atividades físicas é também muito importante, desde que obedeça ao gosto da criança, descobrindo qual a atividade de sua preferência e incentivando-a.
Dicas para quem tem restrições alimentares
Mesmo para quem tem doenças associadas à alimentação, é possível consumir guloseimas, desde que se restrinja o ingrediente ou nutriente que causa a intolerância ou doença. Confira as dicas da nutricionista do Mundo Verde:
Celíacos: Excluir tudo que for fonte de glúten (trigo, aveia, centeio, cevada e malte). Portanto: hambúrguer, pizza, salgadinhos, biscoitos que tenham o glúten estão proibidos.
Diabéticos: Deve-se controlar a ingestão de carboidratos e açúcares: balas, doces, chicletes, sorvetes e fontes de açúcar estão proibidos.
Intolerantes à lactose ou à proteína do leite de vaca: Alimentos que sejam preparados com estas substâncias devem ser eliminados da dieta, como por exemplo iogurtes, sorvetes, chocolates, queijos, etc.
OPÇÃO COMPLETA EM GULOSEIMAS SAUDÁVEIS
Foi a partir da preocupação com os males causados pelas guloseimas que muitas empresas alimentícias buscaram a ajuda de nutricionistas para desenvolver produtos saborosos e ao mesmo tempo nutritivos, evitando assim os dedos engordurados e a consciência pesada depois de consumi-los. "Hoje é possível substituir os salgadinhos fritos por biscoitos integrais ou petiscos assados, comer um brownie sem lactose e sem glúten ou uma barra de chocolate sem leite ou açúcar, mas que possui fibras e antioxidantes naturais", destaca a nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Morais.
Este mercado em ascensão também é uma alternativa para adultos e crianças que não podiam comer determinados alimentos por sofrer de intolerância a certos componentes, como açúcar, lactose e glúten. "Hoje, graças à grande diversidade de produtos disponíveis no mercado, é possível uma criança celíaca (intolerante ao glúten) comer um cookie de maçã ou de chocolate. Menos prejudiciais, as guloseimas saudáveis são uma opção, mas seu consumo também deve ser moderado", afirma Flávia.
Confira as dicas do Mundo Verde para substituir as guloseimas tradicionais por opções bem mais saudáveis, gostosas e saudáveis:
- Cookies Integrais: Além de saborosos, são fontes de energia, fibras, vitaminas e minerais. Ótimos substitutos dos biscoitos tradicionais, que são altamente calóricos, pobres em nutrientes, contêm alto teor de gorduras saturadas e trans, além de serem elaborados com ingredientes refinados.
- Chocolate à base de soja: Adoçados com açúcar orgânico, isentos de colesterol, lactose e glúten. Os chocolates convencionais contêm alto teor de colesterol, açúcares e gorduras saturadas.
- Barras de frutas: Barra totalmente natural feita com frutas e castanhas. Sem corantes, conservantes e açúcar. Rico em fibras.
- Snacks integrais: Ao contrário dos tradicionais, os snacks integrais são assados, ricos em fibras e livres de corantes artificiais.
- Brownie de Soja: Deliciosa opção de sobremesa, com a vantagem de ser rico em fibras, vitaminas e minerais. Sem lactose e glúten.
- Frutas secas: Crocantes, sem adição de açúcar e conservantes, mantendo as características nutricionais, como os teores de vitaminas, minerais e fibras contidos nas frutas.
- Paçoca de soja: Além de saborosa, é nutritiva. Fonte de vitaminas do complexo B e fibras.
- Sucos de frutas orgânicas: Sem adição de conservantes e corantes. Isentos de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Fontes de vitaminas e minerais antioxidantes.
ORIGAMI - CURSO GRATÍS- CAMPO GRANDE - RIO DE JANEIRO
COMO CONSEGUIR MEDICAMENTOS EXCEPCIONAIS
A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil conta com uma grade de 140 medicamentos em seu Programa de Medicamentos Excepcionais. Para receber o tratamento é necessário se inscrever no programa de dispensação de medicamentos, na Rua México, 128, de 2ª a 4º feira, das 9h às 15h horas.
O paciente deve apresentar laudo médico da rede SUS, receita médica da rede SUS, formulário específico (Laudo de Medicamento Excepcional), Termo de Consentimento e exames médicos atualizados. Os documentos CPF, RG, Cartão Nacional de Saúde e comprovante de endereço também são exigidos. Após o cadastro, os medicamentos podem ser retirados mensalmente na Farmácia de Medicamentos de Dispensação Excepcional, no Iaserj, ou, dependendo do tipo de tratamento, no próprio Centro de Referência em que o paciente recebe atendimento.
Os pacientes que residem no interior do estado podem dar entrada na documentação para cadastro em um dos 26 polos de Medicamentos Excepcionais e receber o medicamento, mensalmente, no próprio polo.
AÇÃO DE CONTROLE DA OSTEOPOROSE EM CAMPO GRANDE - RJ
O Hospital Estadual Eduardo Rabelo (HEER), em Campo Grande, especializado em atendimento geriátrico, realizou esta semana o Programa de Controle da Osteroporose. As ações serviram para diagnosticar e providenciar a medicação adequada para quem apresentar a doença. Durante três dias foram feitos exames de ultrassonometria de calcâneo em mulheres acima de 55 anos. O programa é aberto à população. A próxima edição da Campanha no Hospital será nos dias 3 e 4 de novembro. Há três tipos de diagnóstico, osteoporose, osteopenia e o resultado normal. O paciente que apresenta osteopenia é orientado a cuidar da alimentação e a procurar um ortopedista, ginecologista, reumatologista ou clínico geral. Quem recebe o diagnóstico da osteoporose é indicado a retornar ao hospital com o resultado para ser consultado e receber a documentação para entrar no Programa de Medicamentos Excepcionais da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec). Com o material o paciente poderá retirar a medicação adequada, durante o período de 12 meses. Depois desse prazo, o exame é repetido e, dependendo do resultado, o paciente mantém o tratamento. Entre os dias 05 e 07 de outubro foram feitos 238 exames, 104 casos de Osteopenia, 24 de Osteoporose e 110 com diagnóstico normal.
GATINHO SUPER ESPECIAL
quarta-feira, outubro 07, 2009
GOVERNO AUSTRÍACO OFERECE BOLSAS DE ESTUDO
Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes
O governo federal da Áustria oferece bolsas de estudo para estudantes, graduados e cientistas para o ano letivo de 2010/2011. Com duração de um a nove meses, as bolsas são destinadas a graduados e doutorandos das áreas de ciências naturais, tecnológicas, sociais, jurídicas e humanas; agronomia e silvicultura; medicina; teologia; e estudos artísticos.
As solicitações devem ser enviadas até o dia 1º de março de 2010. As bolsas são distribuídas pelo escritório para Cooperação e Mobilidade Acadêmica (ACM) do Serviço de Intercâmbio Austríaco (ÖAD), com recursos do Ministério Federal de Educação, Ciência e Cultura (BMBWK) daquele país. A inscrição para o concurso de bolsas de estudo será realizado por meio do banco de dados austríaco para bolsas de estudo e de promoção à pesquisa www.grants.at (em alemão e inglês). A inscrição deverá ser solicitada eletronicamente pelo site www.scholarships.at.
segunda-feira, outubro 05, 2009
VITÓRIA E ALLEGRA
sexta-feira, outubro 02, 2009
CURSO PARA MOTORITAS PROFISSIONAL - são 2.500 vagas
Fetranspor anuncia 2,5 mil vagas de trabalho para motoristas de ônibus
A Federação de Empresas de Transportes de Passageiros do estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) anuncia 2.500 oportunidades de trabalho para motoristas de ônibus em todo o estado. Para se candidatar às vagas, o profissional deve apresentar a carteira nacional de habilitação categoria D, emitida pelo Detran, e o certificado de conclusão do curso de capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest) e do Serviço Social do Transporte (Senat). Com os documentos em mãos, deve procurar os sindicatos filiados à Fetranspor ou ir diretamente às empresas de ônibus do Rio de Janeiro. A Fetranspor, através do Sest e Senat, oferece um curso de treinamento para motoristas de ônibus, que tem duração de três meses e inclui aulas teóricas e práticas, na pista especialmente desenvolvida para o treinamento. As aulas teóricas são divididas em matérias como: noções de mecânica, cidadania, atendimento aos portadores de deficiência, responsabilidade civil e criminal e preservação do meio ambiente. Quem nunca trabalhou como motorista de ônibus, mas já possui a CNH categoria D, precisa fazer o curso, que custa três parcelas de R$ 120. A vantagem é o índice de empregabilidade após a conclusão do curso. Mais de 90% dos recém-formados conseguem um emprego imediatamente, segundo a Fetranspor. Os motoristas de ônibus ganham, em média, R$ 1.200 por mês, com uma carga de sete horas de trabalho por dia. Para mais informações, o Sest/Senac disponibiliza o seguinte telefone : 3503.0551
Entre no site da Fetranspor, onde há acesso às 230 empresas de ônibus que operam no estado.
Fetranspor anuncia vagas para motoristasSerão 2.5 mil vagas para candidatos com ou sem experiência
Fetranspor A Federação de Empresas de Transportes de Passageiros do estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) anunciou 2.500 vagas para motoristas de ônibus em todo o estado. Para se candidatar, o profissional precisa possuir a carteira nacional de habilitação, categoria D ou E, emitida pelo Detran.Para participar da seleção clique aqui e preencha o formulário.
fonte :rjtv
terça-feira, setembro 29, 2009
SEMINÁRIO DST/AIDS
terça-feira, setembro 15, 2009
PARA QUEM NÃO TEM PLANO DE SAÚDE
Foi criada uma clínica de exames de diagnósticos por imagem, para atender a população de baixa renda. A Kodak, GE, e empresas da área de saúde patrocinaram este lindo projeto! É a realização de um sonho do radiologista Romeu Cortes Domingues, diretor médico de duas clínicas de radiologia, que buscou parceiros para a iniciativa.Para se ter uma idéia, os exames, que custam, na rede privada, cerca de R$ 850,00, são oferecidos por R$ 120,00. Repassem para todos que necessitam de ressonância magnética, ultra-som e mamografia e não podem pagar. Rua São Clemente, 216 – Botafogo – RJ Confiram o site deles: http://www.imagemsolidaria.com.br/ DIVULGUEM !ISSO É MUITO IMPORTANTE! A VIDA DE ALGUÉM PODE ESTAR DEPENDENDO DISTO!
enviado pelo leitor Dax Nolding
sexta-feira, setembro 11, 2009
NORMAS GERAIS SOBRE O SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR
Vigência
Regulamenta a Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990, para fixar normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto na Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990,
DECRETA:
Art. 1o Este Decreto regulamenta a Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990, e fixa normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC por telefone, no âmbito dos fornecedores de serviços regulados pelo Poder Público federal, com vistas à observância dos direitos básicos do consumidor de obter informação adequada e clara sobre os serviços que contratar e de manter-se protegido contra práticas abusivas ou ilegais impostas no fornecimento desses serviços.
CAPÍTULO I
DO ÂMBITO DA APLICAÇÃO
Art. 2o Para os fins deste Decreto, compreende-se por SAC o serviço de atendimento telefônico das prestadoras de serviços regulados que tenham como finalidade resolver as demandas dos consumidores sobre informação, dúvida, reclamação, suspensão ou cancelamento de contratos e de serviços.
Parágrafo único. Excluem-se do âmbito de aplicação deste Decreto a oferta e a contratação de produtos e serviços realizadas por telefone.
CAPÍTULO II
DA ACESSIBILIDADE DO SERVIÇO
Art. 3o As ligações para o SAC serão gratuitas e o atendimento das solicitações e demandas previsto neste Decreto não deverá resultar em qualquer ônus para o consumidor.
Art. 4o O SAC garantirá ao consumidor, no primeiro menu eletrônico, as opções de contato com o atendente, de reclamação e de cancelamento de contratos e serviços.
§ 1o A opção de contatar o atendimento pessoal constará de todas as subdivisões do menu eletrônico.
§ 2o O consumidor não terá a sua ligação finalizada pelo fornecedor antes da conclusão do atendimento.
§ 3o O acesso inicial ao atendente não será condicionado ao prévio fornecimento de dados pelo consumidor.
§ 4o Regulamentação específica tratará do tempo máximo necessário para o contato direto com o atendente, quando essa opção for selecionada.
Art. 5o O SAC estará disponível, ininterruptamente, durante vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana, ressalvado o disposto em normas específicas.
Art. 6o O acesso das pessoas com deficiência auditiva ou de fala será garantido pelo SAC, em caráter preferencial, facultado à empresa atribuir número telefônico específico para este fim.
Art. 7o O número do SAC constará de forma clara e objetiva em todos os documentos e materiais impressos entregues ao consumidor no momento da contratação do serviço e durante o seu fornecimento, bem como na página eletrônica da empresa na INTERNET.
Parágrafo único. No caso de empresa ou grupo empresarial que oferte serviços conjuntamente, será garantido ao consumidor o acesso, ainda que por meio de diversos números de telefone, a canal único que possibilite o atendimento de demanda relativa a qualquer um dos serviços oferecidos.
CAPÍTULO III
DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO
Art. 8o O SAC obedecerá aos princípios da dignidade, boa-fé, transparência, eficiência, eficácia, celeridade e cordialidade.
Art. 9o O atendente, para exercer suas funções no SAC, deve ser capacitado com as habilidades técnicas e procedimentais necessárias para realizar o adequado atendimento ao consumidor, em linguagem clara.
Art. 10. Ressalvados os casos de reclamação e de cancelamento de serviços, o SAC garantirá a transferência imediata ao setor competente para atendimento definitivo da demanda, caso o primeiro atendente não tenha essa atribuição.
§ 1o A transferência dessa ligação será efetivada em até sessenta segundos.
§ 2o Nos casos de reclamação e cancelamento de serviço, não será admitida a transferência da ligação, devendo todos os atendentes possuir atribuições para executar essas funções.
§ 3o O sistema informatizado garantirá ao atendente o acesso ao histórico de demandas do consumidor.
Art. 11. Os dados pessoais do consumidor serão preservados, mantidos em sigilo e utilizados exclusivamente para os fins do atendimento.
Art. 12. É vedado solicitar a repetição da demanda do consumidor após seu registro pelo primeiro atendente.
Art. 13. O sistema informatizado deve ser programado tecnicamente de modo a garantir a agilidade, a segurança das informações e o respeito ao consumidor.
Art. 14. É vedada a veiculação de mensagens publicitárias durante o tempo de espera para o atendimento, salvo se houver prévio consentimento do consumidor.
CAPÍTULO IV
DO ACOMPANHAMENTO DE DEMANDAS
Art. 15. Será permitido o acompanhamento pelo consumidor de todas as suas demandas por meio de registro numérico, que lhe será informado no início do atendimento.
§ 1o Para fins do disposto no caput, será utilizada seqüência numérica única para identificar todos os atendimentos.
§ 2o O registro numérico, com data, hora e objeto da demanda, será informado ao consumidor e, se por este solicitado, enviado por correspondência ou por meio eletrônico, a critério do consumidor.
§ 3o É obrigatória a manutenção da gravação das chamadas efetuadas para o SAC, pelo prazo mínimo de noventa dias, durante o qual o consumidor poderá requerer acesso ao seu conteúdo.
§ 4o O registro eletrônico do atendimento será mantido à disposição do consumidor e do órgão ou entidade fiscalizadora por um período mínimo de dois anos após a solução da demanda.
Art. 16. O consumidor terá direito de acesso ao conteúdo do histórico de suas demandas, que lhe será enviado, quando solicitado, no prazo máximo de setenta e duas horas, por correspondência ou por meio eletrônico, a seu critério.
CAPÍTULO V
DO PROCEDIMENTO PARA A RESOLUÇÃO DE DEMANDAS
Art. 17. As informações solicitadas pelo consumidor serão prestadas imediatamente e suas reclamações, resolvidas no prazo máximo de cinco dias úteis a contar do registro.
§ 1o O consumidor será informado sobre a resolução de sua demanda e, sempre que solicitar, ser-lhe-á enviada a comprovação pertinente por correspondência ou por meio eletrônico, a seu critério.
§ 2o A resposta do fornecedor será clara e objetiva e deverá abordar todos os pontos da demanda do consumidor.
§ 3o Quando a demanda versar sobre serviço não solicitado ou cobrança indevida, a cobrança será suspensa imediatamente, salvo se o fornecedor indicar o instrumento por meio do qual o serviço foi contratado e comprovar que o valor é efetivamente devido.
CAPÍTULO VI
DO PEDIDO DE CANCELAMENTO DO SERVIÇO
Art. 18. O SAC receberá e processará imediatamente o pedido de cancelamento de serviço feito pelo consumidor.
§ 1o O pedido de cancelamento será permitido e assegurado ao consumidor por todos os meios disponíveis para a contratação do serviço.
§ 2o Os efeitos do cancelamento serão imediatos à solicitação do consumidor, ainda que o seu processamento técnico necessite de prazo, e independe de seu adimplemento contratual.
§ 3o O comprovante do pedido de cancelamento será expedido por correspondência ou por meio eletrônico, a critério do consumidor.
CAPÍTULO VII
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 19. A inobservância das condutas descritas neste Decreto ensejará aplicação das sanções previstas no art. 56 da Lei no 8.078, de 1990, sem prejuízo das constantes dos regulamentos específicos dos órgãos e entidades reguladoras.
Art. 20. Os órgãos competentes, quando necessário, expedirão normas complementares e específicas para execução do disposto neste Decreto.
Art. 21. Os direitos previstos neste Decreto não excluem outros, decorrentes de regulamentações expedidas pelos órgãos e entidades reguladores, desde que mais benéficos para o consumidor.
Art. 22. Este Decreto entra em vigor em 1o de dezembro de 2008.
Brasília, 31 de julho de 2008; 187o da Independência e 120o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Recebido do colaborador Pedro Cruz
quarta-feira, setembro 09, 2009
ALVARÁ JÁ!
Portal Alvará Já agiliza documentação de empresas via Internet
O que antes demorava até três meses para sair, a partir de agora poderá ser obtido em apenas três dias pelo cidadão carioca. É o Portal Alvará Já (www.rio.rj.gov.br/alvaraja), o sítio na internet que o prefeito Eduardo Paes lançou, em 8 de setembro de 2009, às 10h, no Palácio da Cidade. Criado para dar mais agilidade à emissão do documento, de modo a facilitar a vida de novos e antigos empreendedores, o Alvará Já on line integra o conjunto de instrumentos que a Prefeitura do Rio vem desenvolvendo para estimular a legalização de empresas e combater a economia informal.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário, o Portal, de imediato, beneficia os empreendedores que exercem atividades de baixo risco ambiental e baixo risco sanitário. Oferece, ainda, informações sobre legislação, exigências, permite o preenchimento de formulários on line e a impressão de guias para o recolhimento de taxas. Com o Alvará Já eletrônico começam a valer, também, as novas licenças sanitária e ambiental simplificadas, que igualmente podem ser obtidas pela internet. O carioca que quiser abrir ou legalizar o seu negócio vai poder fazer isso sem sair de casa. O prefeito Eduardo Paes lança, nesta terça-feira, dia 8, às 10 horas, no Palácio da Cidade, o Portal Alvará Já (www.rio.rj.gov.br/alvaraja) – mais um passo da prefeitura no combate à economia informal. Com a criação do Alvará Já, em abril, o processo de retirada do documento obrigatório para qualquer empreendimento foi desburocratizado, ficando muito mais rápido e fácil. Se antes o empresário levava até três meses, agora pode retirar o alvará em até três dias. Com o lançamento do portal, quem exerce atividades de baixo risco ambiental e sanitário vai preencher os formulários on line, imprimir as guias para recolhimento de taxas e obter as licenças ambiental e sanitária simplificadas. Além disso, o usuário do site pode tirar dúvidas e conferir a legislação em vigor. Com isso, os donos de negócio de todos os portes economizam tempo e dinheiro. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário, o Alvará Já teve sua versão on line desenvolvida pela Empresa Municipal de Informática – o IplanRio, que contou com o apoio técnico da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Especial de Ordem Pública, da Coordenadoria de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pelo licenciamento ambiental. A maioria das atividades econômicas se enquadra nesta categoria e pode se beneficiar do programa “Alvará Já”. São considerados de baixo risco sanitário e ambiental, por exemplo, salões de beleza, escritórios, bares, lanchonetes, farmácias, hortifrutis, mercearias, pet-shops, lojas de departamento, madeireiras, metalúrgicas, oficinas mecânicas, lavanderias e consultórios médicos onde não haja internação. O Portal Alvará Já, passo a passo 1. O usuário deve fazer a ‘Consulta Prévia de Localização’ para saber se a atividade pode ser exercida no local pretendido, segundo as leis de zoneamento e uso do solo urbano. Ele receberá a resposta por e-mail, relacionando todos os documentos necessários à continuação do processo; 2. Com a consulta aprovada, é preciso dar entrada no ‘Requerimento Único de Concessão e Cadastro’ (RUCCA). O resultado da análise do RUCCA será enviado através do e-mail cadastrado na Consulta Prévia. 3. Com o RUCCA aprovado é hora de pagar a Taxa de Licença para Estabelecimento (TLE). Independentemente da atividade pretendida (baixo, médio ou alto risco), após a conferência do RUCCA a Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização disponibilizará o Documento de Arrecadação Municipal (DARM) para recolhimento da TLE. O número da inscrição é necessário para emitir a guia no Portal Alvará Já; 4. O usuário deve ir à Inspetoria Regional de Licenciamento e Fiscalização (IRLF) correspondente ao bairro onde se localiza o estabelecimento com todos os documentos informados na Consulta Prévia e o comprovante do pagamento da TLE (DARM) para retirar o alvará; 5. Havendo a necessidade de Licença Sanitária e Ambiental, o alvará terá caráter provisório. Neste caso, o usuário tem 180 dias para obter essas licenças, o que não impede o funcionamento do estabelecimento; 6. Para as atividades de Baixo Risco Ambiental e Sanitário é só preencher os formulários on-line. Descubra no Portal se a sua atividade encontra-se nesta lista.
ATENÇÃO: As licenças sanitária e ambiental são necessárias à legalização de alguns tipos de negócio, ainda que não sejam pré-requisitos para a retirada do Alvará Já.
Fonte: site da Prefeitura do Rio da Janeiro
SINALEIRAS - REGULAMENTADO O FUNCIONAMENTO
Resolução regulamenta funcionamento de sinaleiras
As secretarias de Meio Ambiente e de Urbanismo da Prefeitura do Rio assinaram uma Resolução Conjunta regulamentando o funcionamento das sinaleiras nas saídas de oficinas, estacionamentos e garagens de edifícios. As sinaleiras deverão funcionar com som e luzes intermitentes das 8h às 20hs. Das 20hs às 8hs do dia seguinte somente poderão funcionar as luzes das sinaleiras. O volume máximo permitido de decibéis irá variar de 45 (áreas de conservação ambiental) a 55 nas áreas residenciais urbanas. A exceção ficará por conta das áreas de negócio, de comércio e industriais, onde poderão variar de 65 a 70 decibéis.
À Secretaria de Meio Ambiente caberá fiscalizar o descumprimento desta resolução.
ESGOTO VAZANDO NA ESTRADA BOCA DO MATO- VARGEM PEQUENA
Número: 1096194 (09/09/2009)
UM ESGOTO ABERTO, DE ACORDO COM MORADORES, HÁ MAIS DE DEZ ANOS QUE O LOCAL VIVE CHEIO DE ÁGUA SUJA E COM MUITO MAU CHEIRO QUE ATINGE UM RAIO DE MAIS DE 500 METROS.....A COMUNIDADE E OS COMERCIANTES, PRINCIPALMENTE OS DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS SÃO BASTABTE PREJUDICADOS ( MERCADO, AÇOUGUE, PEIXARIA, RESTAURANTES). POIS SEUS ESTABELECIMENTOS CHEIRAM MAU.
PEDIMOS PROVIDÊNCIAS E SE POSSÍVEL UMA EQUIPE, OU UM ENGENHEIRO NO LOCAL PARA CONSTATAR, REALMENTE O QUE TEM QUE SER FEITO PARA SOLUÇÃO DEFINITIVA DO PROBLEMA. GRATA DEYSE CRUZ
ESTRADA DO CASCALHO EM VARGEM GRANDE - COMUNIDADE PEDE SOCORRO!
Número: 1096175 (09/09/2009)
ESTRADA DO CASCALHO EM VARGEM GRANDE
A COMUNIDADE, OS MORADORES E EM ESPECIAL, OS FREQUENTADORES DA IGREJA BATISTA - CASACAP, SOLICITAM AS AUTORIDADES COMPETENTES O CALÇAMENTO E/OU MANUTENÇÃO ( COM ASSIDUIDADE) DA ESTRADA DO CASCALHO, NA ALTURA DO NUMERO 26645 DA ESTRADA DOS BANDEIRANTES , POIS O LOCAL COM HARAS DE TREINAMENTO, RESTAURANTE E AINDA ESPAÇOS DE LAZER E RECREAÇÃO SÃO BASTANTES PREJUDICADOS PARA AS PESSOAS FREQUENTAREM POIS QUALQUER CHUVINHA E NINGUÉM MAIS CONBSEGUE PASSAR NO LOCAL, TENDO EM VISTA ENORMES BURACOS E TOTAL DESNIVELAMENTO DA ESTRADA, O QUE CAUSA ENCHENTES EM VÁRIOS PONTOS ALÉM DO IMENSO LAMAÇAL.
QUANDO CHOVE AS CRIANÇAS FICAM IMPOSSIBLIDTADAS DE IREM À ESCOLA E AS PESSOAS DE IREM AO TRABALHO.
AUTOMÓVEL... NEM PENSAR EM TENTAR PASSAR! FOTOS NA MATÉRIA NO BLOG WWW.TOCHAJUDA.BLOGSPOT.COM
AGRADEÇO A ATENÇÃO E AGUARDO UM PRUNUNCIMANTO. DEYSE CRUZ -
P.S - ESTE DOCUMENTO FOI ENCAMINHADO , PELO JONAL TOCHA, AO SETOR COMPETENTE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO PARA PROVIDÊNCIAS.
terça-feira, setembro 08, 2009
RUA SÃO MARCELO - VAZAMENTO DE ESGOTO
MORADORES DA RUA SÃO MARCELO PEDEM SOCORRO
Número: 1095302 (08/09/2009) ENVIADO A PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO
" HÁ MAIS DE 90 DIAS UM VAZAMENTO DE ESGOTO OCUPA UM TRECHO DA RUA SÃO MARCELO, ESCOANDO PARA A ESTRADA DOS BANDEIRANTES, EM DIREÇÃO AO LOCAL ONDE QUANDO CHOVE ENCHE , OCASIONANDO QUE OS PASSANTES SEJAM ATINGIDOS PELA ÁGUA SUJA QUANDO OS CARROS PASSAM E AINDA , SÃO OBRIGADOS A CONVIVER COM O INSUPORTÁVEL MAU CHEIRO EM TODA A REGIÃO QUE ESTÁ PREJUDICANDO TODO O COMÉRCIO LOCAL - MERCADO - RESTAURANTE - BARES ETC.)
DE ACORDO COM NOTICIAS NO SITE DA PREFEITURA DE 04 A 07 DE SETEMBRO "Prefeitura Itinerante chega a Jacarepaguá com melhorias para a região " - APESAR DE CITADOS VÁRIAS LOCALIDADES NÃO CONSTOU A ESTRADA DOS BANDEIRANTES, NESTE TRECHO , CAMORIM .
TAMBÉM A DIREITA DESTA RUA , NA CALÇADA ONDE FICA A LOJA DE FERRAGENS SÂO MARCELO O ESGOTO COBERTO COM PLACAS DE CONCRETO (5M x 5M) ENCONTRÁ-SE COM MUITO LIXO E QUASE TRANSBORDANDO E SUAS PLACAS DE CONCRETO JÁ FORA DE LUGAR COMO PODERÁ SER COMPROVADO NAS FOTOS NO BLOG www.tochajuda.blogspot.com SOLICITO PROVIDÊNCIAS. DEYSE CRUZ
PREFEITURA DO RIO INICIOU CADASTRAMENTO DE AMBULANTES
A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) iniciou a partir de 10 de agosto, o cadastramento para aqueles que já trabalham sem licença alguma ou que pretendam trabalhar como ambulantes na cidade do Rio de Janeiro. Qualquer pessoa maior de 18 anos pode ser inscrever mas desde que atenda a uma das condições: portadores de necessidades físicas específicas, desempregado há mais de um ano, ex-detento ou portador de protocolo com pedido de autorização para exercício do comércio ambulante com data anterior a 31/12/2008. Pessoas com idade superior a 45 anos também poderão se candidatar à uma vaga mesmo sem apresentar qualquer das condições definidas acima. Aqueles que tinham qualquer tipo licença, mas perderam o prazo de recadastramento da primeira fase poderão se inscrever a partir de segunda sem ter, no entanto, a garantia de terem suas licenças confirmadas. Os documentos (originais e cópias) necessários para o cadastramento são: a) Identidade do titular e do auxiliar, se for o caso; b) CPF do titular e do auxiliar, se for o caso; c) Comprovante de residência do Município do Rio de Janeiro (conta de luz, gás ou água em nome do ambulante. Caso a conta não esteja em nome do ambulante será preciso uma declaração do titular de que ele reside em sua companhia; d) Prova de incapacidade física, se não for notória; e) Declaração da Secretaria estadual de Justiça, quando ex-detento; f) Carteira de trabalho, se estiver desempregado; g) Certidão de nascimento dos filhos menores, se houver; h) Carteira de vacinação de filhos menores, se houver; i) Comprovante de matrícula escolar dos filhos menores, se houver; j) Protocolo de pedido de autorização para comércio ambulante anterior a 31 de dezembro de 2008; k) Declaração indicando os produtos que pretende vender; l) Declaração indicando o local em que guardará as mercadorias. Prazos de inscrição Fase 2 (10 de agosto a 04 de setembro) De 10/08 a 14/08 - Grupo 5 - Nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março.De 17/08 a 21/08 - Grupo 6 - Nascidos nos meses de abril, maio e junho.De 24/08 a 28/08 - Grupo 7 - Nascidos nos meses de julho, agosto e setembro.De 31/08 a 04/09 - Grupo 8 - Nascidos nos meses de outubro, novembro e dezembro.Locais de cadastramento: O ambulante terá que se inscrever em um dos 19 locais de inscrição referente ao bairro em que trabalha ou quer trabalhar.
ÁREA PRETENDIDA PARA ATUAÇÃO
LOCAIS DE INSCRIÇÃO
REFERÊNCIA
BENFICA, CAJÚ, GAMBOA, MANGUEIRA, SANTO CRISTO, SÃO CRISTOVÃO, SAÚDE, VASCO DA GAMA Praça Mal Hermes, 2, Santo Cristo
CENTRO Rua República do Líbano, 54, Centro
CASTELO, CINELÂNDIA, PAQUETÁ Rua da Constituição, 34, Centro Subprefeitura do Centro e Centro Histórico
BOTAFOGO, CATETE, COSME VELHO, FLAMENGO, GLÓRIA, HUMAITÁ, LARANJEIRAS, URCA Rua Moura Brasil, 23, Laranjeiras 4ª Região Administrativa
COPACABANA, LEME Av. Rainha Elizabeth, Copacabana
Ao lado da IRLF (Av. N. Senhora de Copacabana, 1.335), onde funcionou o posto do ICMS
GÁVEA, IPANEMA, JARDIM BOTÂNICO, LAGOA, LEBLON, ROCINHA, SÃO CONRADO, VIDIGAL Av. Bartolomeu Mitre, 1297, Gávea - Na IRLF, onde funcionou a sala da Guarda Municipal
BARRA DA TIJUCA, CAMORIM, GRUMARI, ITANHANGÁ, JOÁ, RECREIO DOS BANDEIRANTES, VARGEM GRANDE, VARGEM PEQUENA Av. Ayrton Senna, 2001 bloco C, Barra da Tijuca
ALTO DA BOA VISTA, CATUMBI, CIDADE NOVA, ESTÁCIO, PRAÇA DA BANDEIRA, RIO COMPRIDO, SANTA TERESA, TIJUCA Rua Desembargador Isidro, 41, Tijuca
ANDARAÍ, GRAJAÚ, MARACANÃ, VILA ISABEL Rua Visconde de Santa Isabel, 34, Vila Isabel
BONSUCESSO, MANGUINHOS, MARÉ, OLARIA, RAMOS Rua Uranos, 1230, Ramos
BANCÁRIOS, CACÚIA, CIDADE UNIVERSITÁRIA, COCOTÁ, FREGUESIA, GALEÃO, JARDIM CARIOCA, JARDIM GUANABARA, MONERÓ, PITANGUEIRAS, PORTUGUESA, PRAIA DA BANDEIRA, RIBEIRA, TAUÁ, ZUMBI Av. Paranapuan 941, Ilha do Governador
ABOLIÇÃO, ÁGUA SANTA, CACHAMBI, COMPLEXO ALEMÃO, DEL CASTILHO, ENCANTADO, ENGENHO DE DENTRO, ENGENHO DA RAINHA, ENGENHO NOVO, HIGIENÓPOLIS, INHAÚMA, JACARÉ, JACAREZINHO, LINS DE VASCONCELOS, MARIA DA GRAÇA, MÉIER, PIEDADE, PILARES, RIACHUELO, ROCHA, SAMPAIO, SÃO FCO. XAVIER, TODOS OS SANTOS, TOMÁS COELHO
Rua 24 de Maio, 931- fds, 2º andar, Engenho Novo
O que é permitido Entre as mercadorias permitidas para venda estão artigos de artesanato, de toucador (escova, pente, presilhas, tererês, elásticos, prendedores de cabelo e maquiagem), de couro, de plástico e de armarinho; peças de roupa; quinquilharias (bijuterias, brinquedos de criança); "souvenirs"; calçados de fabricação caseira (tamanco, chinelo, sandália); artigos de praia e de beleza; cartão telefônico; plantas medicinais, ornamentais, frutíferas, flores naturais e artificiais; balas e doces embalados; artigos de limpeza; pequenas ferragens; miudezas de copa e cozinha; artigos de papelaria, de escritório e escolares; impressos, imagens, estampas e folhetos; obras de pintores e artistas plásticos; moedas antigas, livros, revistas e discos usados; bilhetes de loteria, raspadinhas; sanduíches em geral, cachorro-quente, salgados, pizzas, pastéis, empadas, sorvetes, pipoca, algodão doce, guloseimas, água mineral, refrigerantes, leite e seus derivados - desde que embalados -, pão, frutas, legumes, verduras, churros, café, chocolate, miúdos de rês, ovos, amendoim confeitado ou torrado, peixe, frutos do mar, aves ou pequenos animais abatidos e seus derivados, milho verde e batata frita.
Também estão autorizados serviços de funileiro, chaveiro, amolador, fotógrafo, empalhador, conserto de guarda-chuvas e engraxate. O que é proibido Mate, bebidas alcoólicas, com exceção de chope e cerveja; cigarros e fumo em geral; armas, munição, facas e outros objetos considerados perigosos; produtos inflamáveis, corrosivos e explosivos; pássaros e outros animais, sendo vedada também a exploração de seus instintos e habilidades sob qualquer forma; alimentos preparados no local, exceto pipoca, algodão doce, amendoim, milho verde, churros, sanduíches em geral, cachorro quente e produtos pré-fabricados por cocção (cozimento) em veículos apropriados, sapatos, malas e roupas, exceto pequenas peças de vestuário; relógios, óculos, medicamentos e artigos eletroeletrônicos; título patrimonial de clubes - ou quaisquer entidades particulares e rifas; outros artigos que não estejam expressamente previstos na lei e que, a juízo do Poder Executivo, ofereçam perigo à saúde pública ou possam apresentar qualquer inconveniente.
Locais proibidos para o comércio ambulante Em frente à entrada de edifício e repartição pública, quartéis, escolas, hospitais, bancos, templos religiosos, monumentos históricos, bens tombados, paradas de ônibus e outros locais considerados inconvenientes; a menos de 50 metros de estação de embarque e desembarque de passageiros (excluídas, neste caso, concentrações ou feiras de ambulantes) e de estabelecimento que venda, exclusivamente, os mesmo produtos; a menos de cinco metros de esquinas ou pontos que possam perturbar a visão dos motoristas.
Fonte: site da Prefeitura
sábado, setembro 05, 2009
MINHA CASA, MINHA VIDA! - CABO FRIO - RJ.
Aconteceu nesta quarta-feira, dia 2 de setembro, ás 15h30min, no Auditório da Prefeitura Municipal, mais uma reunião do Plano Local de Habitação e Interesse Social, o PLHIS, que está ligado aos projetos do programa federal de habitação “Minha casa, Minha Vida”.
Compareceram a reunião: o Secretário de Governo, Alfredo Barreto; o Secretário de Habitação e Serviços Públicos, Paulo Massa; a Secretária de Promoção Social, Olívia Sá; a Coordenadora da Comissão do Plano Local de Habitação e Interesse Social, Beth Peralta; a Assessora para Elaboração de Acompanhamento de Projetos da Secretaria de Governo; Cláudia Magalhães, o Procurador municipal, Luiz Carlos Secca e representantes da Caixa Econômica Federal.
O tema principal dessa reunião foi divulgar as informações relativas ao levantamento de dados sobre os terrenos que estão sendo estudados. Segundo a Coordenadora do PLHIS, Beth Peralta, já foram identificados alguns terrenos que estão passando por avaliações de acordo com os critérios definidos pelo governo federal, como áreas que disponham de registro do imóvel, de instalação de água, rede elétrica e de rede de esgoto.
- A nossa idéia é construir áreas pequenas de atuação, com poucas casas, onde há uma socialização maior entre os moradores que ali vão morar e também com os moradores antigos. Queremos que essas áreas tenham o mínimo impacto possível nas áreas escolhidas e que haja uma integração social muito positiva – avalia Beth Peralta.
Outros assuntos foram tratados na pauta da reunião, como: as informações de levantamento topográfico, de infra-estrutura necessária e avaliação da primeira área para construção das unidades habitacionais. Também foi apresentado o decreto da formação da comissão gestora, a minuta do projeto de lei para adaptação do projeto habitacional local e a seleção da primeira área de atuação. Foi reforçada a necessidade de tratamento dos cadastros realizados e a constituição do Fundo Municipal de Habitação que ainda não está definido.
Além disso, os próximos passos vão ser junto à Caixa Econômica Federal que são: a apresentação da lei autorizativa aprovada, do projeto de acordo com os processos construtivos certificados pela instituição; a divulgação das famílias escolhidas e a entrega da posse dos imóveis
quarta-feira, setembro 02, 2009
CURSO GRÁTIS EM ARARUAMA
TCE-RJ inicia Cursos Regionalizados em Araruama no dia 14/9
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) está com asinscrições abertas para a programação dos Cursos Regionalizados queacontecem, de 14 de setembro a 13 de novembro, em Araruama. O público-alvo é formado por servidores e agentes políticos da Regiãodos Lagos. As aulas, ministradas pela Escola de Contas e Gestão (ECG),serão realizadas no horário das 9h às 17h, na Universidade CândidoMendes, na Estrada Rio Bonito - Rodovia RJ 124, Km. 34 - CondomínioIndustrial Itatiquara - Araruama. Os cursos são gratuitos.
O Projeto de Capacitação Regionalizada, em sua quarta fase este ano, contemplará 15 municípios: além de Araruama, Armação dos Búzios, Arraialdo Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu,Iguaba Grande, Macaé, Quissamã, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro daAldeia, Saquarema e Silva Jardim. Implantado em 2007, o Projeto está completando este ano a 3ª edição.Devido às dificuldades para o deslocamento até o Rio de Janeiro, o que envolve custos para os jurisdicionados, e o afastamento dos servidores do local de trabalho e da própria família, o Tribunal decidiu levar oscursos para o interior, facilitando a participação de maior número deservidores.Em 2009, o projeto começou em Campos dos Goytacazes, no dia 11 demaio, para a formação de servidores da Região Norte/Noroeste. A entregados certificados foi no dia 26 de junho. A segunda etapa abrangeu operíodo de 25 de maio a 10 de julho, em Resende (Sul Fluminense), atendendo servidores de 20 municípios. A terceira etapa, que acontece emPetrópolis, abrange os municípios da Região Serrana e a entrega doscertificados está marcada para 30 de setembro.As informações sobre os procedimentos para as inscrições nos cursospodem ser obtidas através dos telefones (21) 2729-9531, 2729-9532 e2729-9535. O site da ECG é (www.ecg.tce.rj.gov.br).
Programação Araruama:14/09 a 24/09 - Licitações, Contratos Administrativos e Formação dePregoeiros;28/09 a 02/10 - Controle Interno;05/10 - Palestra: Aplicação dos Recursos da Educação;06/10 a 09/10 - Orçamento Público: Execução Orçamentária;19/10 a 23/10 - Lei Complementar nº 101/00 - LRF;09/11 a 12/11 - Prestação de Contas, Tomada de Contas e Tomada deContas Especial;13/11 - Palestra: Economicidade em Licitações ContratosAdministrativos -Tribunal de Contas do Estado do RJ - http://www.tce.rj.gov.br Praça da República 70, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP 20211-351 Tel : (21)3231-5200
ATAQUES DO CORAÇÃO - EMERGÊNCIA!
Dr. Ernesto Artur - Cardiologista
Os fatos que realmente funcionam para OS ATAQUES DE CORAÇÃO
Uma nota importante sobre os ataques cardíacos. Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo/direito.
Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes. Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco.
60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, não se levantaram. Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo. Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água.
Ligue para Emergência (193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas.
Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro.
NÃO SE DEITE. Um cardiologista informou que, se cada pessoa que receber esta informação, passa-la adiante, para dez pessoas, pode ter a certeza de que se consiguirá salvar pelo menos uma vida!
terça-feira, setembro 01, 2009
VIVA MELHOR!
20 CONSELHOS de HARVARD & CAMBRIDGE
As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual.
1- Tomar um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.2- Criar o hábito de salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue). 3- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco. 4- Habituar-se a mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm. 5- Adotar a regra dos 80%: - Servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração. 6- O futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão. 7- Fazer refeições coloridas como o arco-íris.Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais. 8- Comer pizza. - Mas escolha as de massa fininha. O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; ademais, é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza. 9- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente. - As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.10- Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória...Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova. Leia um livro e memorize parágrafos. 11- Usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam os dentes e o corpo.12- Rir. Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.13- Não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. 14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.15- Desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias.Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração. 16- Ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir-se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.17- Colocar tomate ou verdura fresca no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.18- Reorganizar a geladeira. As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.19- Comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes. 20- E, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:- comer chocolate. Duas barras por semana estendem um ano à vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.
- pensar positivamente. Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.- ser sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.- conhecer a si mesmo. Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos. É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:
" Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável."
sábado, agosto 29, 2009
MANUTENÇÃO DE COMPUTADOR! CHAME O LUCIANO! CABO FRIO - UNAMAR - BARRA DE SÂO JOÃO- RIO DAS OSTRAS -
PROBLEMAS COM SEUS EQUIPAMENTOS? CHAME LUCIANO!
ATENDO EM TAMOIOS (UNAMAR) - BARRA DE SÂO JOÃO - CABO FRIO - RIO DAS OSTRAS
MANUTENÇÃO – INSTALAÇÃO – CONFIGURAÇÃO DE SOFT
ATENDO EM SUA RESIDÊNCIA OU ESCRITÓRIO (22) 2630 –9849 (21) 8503 1134 LUCIANO
SEU COMPUTADOR SE RECUSA A LIGAR?
Sacolejar o gabinete durante uma mudança especialmente quando se utiliza um carro para essa tarefa pode desconectar alguns componentes de seus slots correspondentes.
Resolver esse problema não é algo complicado, mesmo para quem tem pouco conhecimento sobre a parte física do computador (hardware). Alguns cuidados básicos e um pouco de atenção podem solucionar a falha.
Aterramento: Vários dos componentes internos do computador são extremamente sensíveis a descargas elétricas, mesmo a proveniente de energia estática. Por esse motivo, antes de abrir o gabinete onde se encontra a CPU, mova-a para uma área sem carpete. Se possuir uma pulseira antiestática, coloque-a; caso contrário, toque em alguma superfície metálica que tenha contato com o solo ou uma parede. Isso irá assegurar que qualquer carga estática que seu corpo possa ter acumulado será descarregada. Com o equipamento desconectado da tomada, abra o gabinete, retirando os parafusos (caso haja) ou movendo as travas existentes.
Procure por algo fora de lugar: Uma vistoria geral pode indicar algo estranho - cabos soltos ou desconectados ou um slot vazio (que já não estivesse antes). Em geral, não deveria haver cabos sobrando dentro do gabinete; caso encontre algum, as chances de ser ele a causa do problema são grandes. Na quase totalidade das vezes, não há conectores que possam se encaixar em mais de um lugar. Por isso, localize o ponto de onde ele se soltou e o reconecte. Verifique os cabos que aparentemente estejam em seus lugares; a movimentação do gabinete pode ter desencaixado um pouco eles, mas não o suficiente para tirá-lo totalmente do conector.
Verifique as placas PCI e placas gráficas: Desparafuse cada placa PCI (são aquelas que têm alguma porta voltada para o lado externo do gabinete) que existe no PC e as desencaixe dos respectivos slots. Recoloque cada uma delas cuidadosamente (em geral há um 'click' quando ela está na posição correta) e fixe os parafusos novamente. No caso das placas gráficas (GPU) e dos cartões de memória, pode haver uma barra plástica fixadora, que precisa ser desencaixada e levantada para que o componente possa ser removido. Desconecte-os e recoloque no lugar (também é possível ouvir um 'click' quando o encaixe acontece). Ao movimentar os componentes, procure segurá-los pelas bordas, evitando que qualquer oleosidade que possa haver em suas mãos possa alcançar algum item importante, danificando-o.
Antes: uma placa com um componente deslocadoDepois: o mesmo componente recolocado
Verifique o encaixe dos módulos de memória RAM: A maioria das placas-mãe libera os módulos de memória se você pressionar as alavancas localizadas nas laterais desses módulos. Faça isso e a memória RAM irá desencaixar. Deixe as alavancas abertas quando retirar a RAM. Para encaixá-lo novamente, empurre o módulo da RAM para baixo, sem utilizar muita força, para encaixar a memória novamente. Você verá as alavancas voltarem a posição inicial. Lembre-se de nunca forçar o encaixe de qualquer componente do PC.
Feche a CPU e tente ligar o PC: Caso o problema persista, remova o cabo de força da tomada, abra o gabinete novamente e remova todos os componentes que não são originais do PC (por exemplo, placas PCI, GPU e módulos de memória adicional). Feche o equipamento e tente ligá-lo novamente. Se o equipamento funcionar, o problema está relacionado a alguns dos componentes removidos. Recoloque-os um a um e ligue o equipamento a cada item adicionado até descobre o que está com problema, substituindo-o por um novo.
Problema no disco: Outra falha que pode acontecer decorrente de um transporte descuidado do gabinete é com o disco rígido (HD). Embora modelos mais novos possuam tecnologia que impede que sejam danificados - ao se desligar o equipamento as cabeças de leitura/gravação são recolhidas para um posição que impedem q toquem fisicamente o disco durante o transporte -, o HD pode ser danificado. Neste caso, o PC pode até ligar, mas pode ocorrer erro de leitura do disco e, consequentemente, o sistema operacional não será carregado. Caso isso ocorre, tente fazer a inicialização do PC com um outro disco rígido que possua sistema operacional instalado, e - caso o disco com problemas possa ser lido, faça backup (caso não tenha do disco com problema) e formate-o e reinstale o sistema operacional, seus aplicativos e copie seus dados para ele novamente.
Fonte - YAHOO Tutoriais
quinta-feira, agosto 27, 2009
RECEITA CASEIRA - GRIPE SUÍNA H1N1
ALTERNATIVA CASEIRA AO TAMIFLU - PREVENTIVO H1N1
Tamiflu é o medicamento antiviral utlizado para o tratamento da gipe suína. Seu príncipio ativo é o Oseltamivir que tem sua origem em uma planta muito conhecida, o anis estrelado, veja abaixo.
O anis estrelado (erva-doce) é o extrato-base (75%) da produção do comprimido Tamiflu.
O anis estrelado, amplamente cultivado na China, é o extrato-base (75%), da produção do comprimido Tamiflu, da Roche (empresa do antigo Secretário de Defesa dos EUA Donald Runsfield).Mas, como é um pouco difícil encontrar o anis estrelado aqui no Brasil, podemos usar o nosso anis mesmo - a erva-doce - pois esta erva possui as mesmas substâncias, ou seja, o mesmo princípio ativo do anis estrelado, e age como anti-inflamatória, sedativa da tosse, expectorante, digestiva, contra asma, diarréia, gases, cólicas, cãibras, náuseas, doenças da bexiga, gastrointestinais, etc...Seu efeito é rápido no organismo e baixa um pouco a pressão, devendo ser feito o chá c/apenas uma colher de café das sementes para cada 200ml de água, administrado uma a duas vzs dia, de preferência após uma refeição em q se tenha ingerido sal.Se vc está lendo, ajude a divulgar o uso da erva-doce como preventivo do H1N1, ou mesmo como remédio a ser tomado imediatamente após os 1ºs sintomas de gripe, pois seu princípio ativo poderá bloquear a reprodução do vírus e mesmo evitar seu maior contágio.Porém, pouco ou nada adiantará utilizar a erva-doce após 36 horas do possível contágio pelo H1N1, pois a erva ñ terá mais força substancial p/bloquear a propagação do vírus no sistema respiratório.
Efeitos colaterais: pequena sonolência nas 2 primeiras horas - evitar dirigir e/ou operar máquinas.
Obs:- O uso da erva-doce é alternativo e poderá ser até eficaz, mas ñ substitui a assistência médica necessária;
- Donald Runsfield compra 90% da produção mundial do anis estrelado da China, desde 1997, qdo surgiram os primeiros casos de gripe aviária H5N1 (uma das variáveis do H1N1)... Seria por acaso?
RECEBIDO DE VÁRIOS E-MAILS
quarta-feira, agosto 26, 2009
NEUROREABILITAÇÃO - HOSPITAL SARAH RIO
O HOSPITAL SARAH RIO, especializado em neuroreabilitação, inaugurado no dia 01 de maio de 2009, na Barra da Tijuca e já está cadastrando para atendimento, novos pacientes adultos e crianças com as seguintes patologias: - paralisia cerebral - crianças com atraso do desenvolvimento motor - sequela de traumatismo craniano - sequela de AVC - sequelas de hipóxia cerebral - malformação cerebral - sequela de traumatismo medular - doenças medulares não traumáticas como mielites e mielopatias - doenças neuromusculares como miopatias, neuropatias perifericas hereditarias e adquiridas, amiotrofia espinhal- doença de Parkinson e Parkinsonismo- Ataxias- doença de Alzeihmer e demências em estágio inicial- Esclerose múltipla- Esclerose lateral amiotrófica em estágio inicial- mielomeningocele- espinha bífida- paralisia facial.
O atendimento é totalmente gratuito. O cadastro para atendimento de novos pacientes é feito exclusivamente pelo telefone: 21 3543-7600, das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
quarta-feira, agosto 19, 2009
GRIPE SUÍNA - MORTES NO BRASIL - 368 AFIRMA MINISTRO DA SAÚDE
No período entre 25 de abril e 15 de agosto, o Brasil registrou 368 mortes pelo vírus da gripe suína, informou hoje o Ministério da Saúde. Do total de mortes decorrentes do vírus influenza A (H1N1), 185 (50,3%) tinham fator de risco, incluindo gestação.
No grupo de risco estão as doenças metabólicas e respiratórias, cardiopatias crônicas, hipertensão arterial e imunodepressão (pessoas com o sistema imunológico debilitado, como pacientes de câncer e Aids), além de gravidez.
A taxa de mortalidade dos casos graves confirmados para o novo vírus no Brasil é de 0,19 óbitos por 100 mil habitantes.
De todos os 3.087 casos graves confirmados para influenza A (H1N1), 283 correspondem a pacientes gestantes (9,1%). Nesse grupo, 237 evoluíram para a cura. Do total de 1.151 casos graves de mulheres em idade fértil (15 a 49 anos) confirmados para o novo vírus, 24,6% são gestantes, enquanto que para influenza sazonal, 15,4% são gestantes. Do total de 368 óbitos no País, 46 eram gestantes (12,5%).
Os três laboratórios de referência do Ministério da Saúde - Instituto Adolfo Lutz (SP), Instituto Evandro Chagas (PA) e Fundação Oswaldo Cruz (RJ) - analisaram 8.519 amostras de secreção respiratória positivas para influenza e outros vírus respiratórios. Do total, 5.767 (67,7%) foram confirmadas para o vírus da gripe suína e 1.958 (23%), para influenza sazonal.
Fonte YAHOO
terça-feira, agosto 18, 2009
segunda-feira, agosto 17, 2009
CASA 500 ANOS OFERECE CURSO DE ANTROPOLOGIA
Os temas abordados serão: definição da antropologia; histórico e definição de cultura; enfoque biocultural; teoria do estresse; origem do homem; grupos biológicos humanos; esqueleto humano; métodos de determinação da idade e do gênero; e o surgimento da paleopatologia e paleoparasitologia.
O Professor Alfredo José Altamirano é Doutor em Ciências, especialista em Antropologia Forense e Arqueologia Andina e já foi pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz RJ e da UNIRIO - Universidade do Rio de Janeiro.
O custo do curso é de R$25, com apostila atualizada em CD-rom e certificado de participação. As inscrições podem ser feitas até meia hora antes do início do curso, no dia 25 de agosto. Ou na Casa 500 anos, que fica localizada à Rua Coronel Ferreira, 141, Portinho. Mais informações através dos números: 2646-5973 / 8809-4715.
CONHEÇA O PALÁCIO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Gramado de entrada - http://www.palaciodacidade.rio.rj.gov.br/site/tour/pan01.html
Saguão de entrada - http://www.palaciodacidade.rio.rj.gov.br/site/tour/pan02.html
Hall - http://www.palaciodacidade.rio.rj.gov.br/site/tour/pan03.html
Salão de jantar - http://www.palaciodacidade.rio.rj.gov.br/site/tour/pan04.html
Sala de visitas - http://www.palaciodacidade.rio.rj.gov.br/site/tour/pan05.html
Sala de lareira - http://www.palaciodacidade.rio.rj.gov.br/site/tour/pan06.html
Jardim de inverno - http://www.palaciodacidade.rio.rj.gov.br/site/tour/pan07.html
***
- estas cenas também podem ser verificadas no site do Palácio da cidade < http://www.palaciodacidade.rio.rj.gov.br/site/conteudo/tour.asp >
***
RECEBIDO DO AMIGO Ronaldo'Buda
domingo, agosto 16, 2009
GRIPE SUINA - ERVA-DOCE E TAMIFLU
O anis estrelado é o extrato-base (75%) da produção do comprimido Tamiflu
O anis estrelado, amplamente cultivado na China, é o extrato-base (75%), da produção do comprimido Tamiflu, da Roche (empresa do antigo Secretário de Defesa dos EUA Donald Runsfield).Mas, como é um pouco difícil encontrar o anis estrelado aqui no Brasil, podemos usar o nosso anis mesmo - a erva-doce - pois esta erva possui as mesmas substâncias, ou seja, o mesmo princípio ativo do anis estrelado, e age como anti-inflamatória, sedativa da tosse, expectorante, digestiva, contra asma, diarréia, gases, cólicas, cãibras, náuseas, doenças da bexiga, gastrointestinais, etc...Seu efeito é rápido no organismo e baixa um pouco a pressão, devendo ser feito o chá c/apenas uma colher de café das sementes para cada 200ml de água, administrado uma a duas vzs dia, de preferência após uma refeição em q se tenha ingerido sal.Se vc está lendo, ajude a divulgar o uso da erva-doce como preventivo do H1N1, ou mesmo como remédio a ser tomado imediatamente após os 1ºs sintomas de gripe, pois seu princípio ativo poderá bloquear a reprodução do vírus e mesmo evitar seu maior contágio.Porém, pouco ou nada adiantará utilizar a erva-doce após 36 horas do possível contágio pelo H1N1, pois a erva ñ terá mais força substancial p/bloquear a propagação do vírus no sistema respiratório.Efeitos colaterais: pequena sonolência nas 2 primeiras horas - evitar dirigir e/ou operar máquinas.
Obs:- O uso da erva-doce é alternativo e poderá ser até eficaz, mas ñ substitui a assistência médica necessária;
- Donald Runsfield compra 90% da produção mundial do anis estrelado da China, desde 1997, qdo surgiram os primeiros casos de gripe aviária H5N1 (uma das variáveis do H1N1)... seria por acaso???
Recebido da amiga Maria José
quinta-feira, agosto 13, 2009
quarta-feira, agosto 12, 2009
REVENDEDORES - AMBOS OS SEXOS
SEM LIMITE DE IDADE
PRODUTOS DE EXCELENTE QUALIDADE E EFEITO COM PREÇOS SUPER ESPECIAIS PARA DIVERSOS TIPOS DE PROBLEMAS DE SAÚDE.
(PRESSÃO ALTA - ARTRITE REMATÓIDE - ARTROSE - TENDINITE - REUMATISMO - DORES NAS PERNAS - LESÕES ESPORTIVAS - INFLAMAÇÕES - DEGENERAÇÃO DO TECIDO CONJUNTIVO DAS ARTICULAÇÕES - STRESS - COLESTEROL E TRIGLECERIDIOS ALTOS - DIABETES - ENVELHECIMENTO PRECOCE - FADIGA - CANSAÇO - PROBLEMAS CARDIOVASCULAR , DE VISÃO, DE RACIOCÍNIO, DIGESTIVOS E DE CIRCULAÇÃO.)
MARCAR HORA: (21) 3264 4045 E 8194 4068
terça-feira, agosto 11, 2009
EMPREENDEDOR INDIVIDUAL - CADASTRE-SE
VEJA COMO É FÁCIL SE FORMALIZAR!
Com a nova lei complementar 128, passou a existir uma nova forma de empresa individual, que irá benficiar quem ainda não é registrado e gostaria de ser.
Se informe e faça sua inscrição através do site:
http://www.portaldoempreendedor.gov.br/
O empreendedor individual entrou em vigor em 1º de julho de 2009
O sistema de formalização está disponível para o Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O cronograma dos demais estados será divulgado assim que disponível.
BENEFÍCIOS
Cobertura previdenciária
Cobertura Previdenciária para o Empreendedor e sua família (auxílio-doença, aposentadoria por idade após carência, salário-maternidade, pensão e auxilio reclusão), com contribuição mensal reduzida – 11% do salário mínimo, hoje R$ 51,15.
Com essa cobertura o empreendedor estará protegido em casos de doença, acidentes, além dos afastamentos para dar a luz no caso das mulheres e após 15 anos a aposentadoria por idade. A família do empreendedor terá direito à pensão por morte e auxílio-reclusão.
ONDE OBTER AJUDA E INFORMAÇÃO TAMBÉM
SEBRAE 0800 570 0800 PREVIDÊNCIA 135
BRASILEIRO CAI NA ARMADILHA DO CRÉDITO E FICA INDIVIDADO
Brasileiro cai na armadilha do crédito
Entusiasmado com a fartura de crédito, consumidor se descontrola e não consegue pagar os débitos. Com medo da inadimplência, bancos resistem em repassar para os clientes a redução dos juros.
Dívidas corroem orçamento das famílias.
Com a fartura de crédito e facilidades como prestações a perder de vista, brasileiros se descontrolam e débitos já superam os salários
Os consumidores brasileiros estão endividados e não sabem nem mesmo quanto de juros pagam por mês nos inúmeros tipos de dívidas que contraem — desde o crediário para a compra de uma simples geladeira até o crédito rotativo do cartão de crédito, passando pelo cheque especial, pelos cartões de lojas e por empréstimos pessoais. Em algumas famílias, o nível de endividamento está tão alto, que já falta salário para honrar os compromissos em dia. Muitas pessoas se entusiasmaram com o baixo valor das parcelas dos carnês e dos empréstimos, achando que poderiam acomodá-los ao orçamento doméstico. Mas acabaram ultrapassando todos os limites. “Esse quadro reflete a falta de informação sobre o crédito, sobre os riscos que ele oferece”, afirma Ione Amorim, economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Ela critica o hábito do brasileiro de comprar por impulso, sem fazer as contas entre custos fixos, salário e disponibilidade financeira, ou seja, a parte livre da renda. “Não basta a prestação caber no orçamento, pois um excesso de parcelas torna a dívida impagável”, afirma. No seu entender, os consumidores têm que aprender a conter o impulso e não comprar sem poder. Devem prevalecer, sempre, a necessidade e a capacidade de pagamento. “As lojas querem vender e fazem de tudo para seduzir o consumidor. Cabe a ele resistir. O crédito é bom, mas desde que bem usado”, argumenta Ione. O mesmo acontece com os bancos, que cobram caro pelo que emprestam, e pelas administradoras de cartões de crédito, cujas taxas do financiamento rotativo passam de 600% ao ano. Todos esses importantes detalhes, no entanto, passam distante da percepção dos consumidores. Desde que o crédito deixou de ser restrito às classes A e B, a procura por empréstimos e financiamento explodiu. Famílias que antes nãotinham acesso a vários tipos de bens, como eletrodomésticos e automóveis, passaram a ter condições de comprar, mesmo que em um prazo a perder de vista. Mas o preço dessas aquisições é alto. O crédito caro compromete parcela considerável do orçamento doméstico. E se o consumidor não tomar cuidado, em pouco tempo estará em sérias dificuldades. Sem acordoFoi isso o que ocorreu com o funcionário terceirizado Bruno B, Lôpo, 27 anos. Casado há quase dois anos e com uma filha pequena para cuidar, ele entrou na ciranda do crédito rotativo do cartão de crédito. “No início, financiava o saldo devedor para segurar uma parte do salário — de R$ 1 mil —, que nunca dava para fechar o mês”, conta. A situação, porém, se complicou com o nascimento da filha. “No mês que fiquei sabendo que ia ser pai, recebi o carnê de financiamento de um carro que tinha acabado de comprar. Devolvi o carro, mas não consegui pagar as faturas dos cartões”, relata. Bruno ressalta que, diante das despesas extras com o bebê, tentou fazer um acordo para quitar a dívida com o cartão de crédito. “Tentei negociar, mas com os juros tão altos, as prestações não couberam no meu orçamento”, diz. Resultado: suspendeu o pagamento das faturas por total incapacidade de arcar com os débitos de R$ 1,7 mil — quase duas vezes seu salário mensal.
A vida do vigilante Luiz Alberto da Silva, 46, não está muito diferente. “Mais de 60% da nossa renda mensal, de R$ 1,6 mil, estão comprometidos com o pagamento de prestações do carro, do material de construção para a reforma da casa e do forno de micro-ondas”, diz. Sua mulher, Lucimara, 39, está recorrendo às preces para sair de tamanho sufoco. “Nossa renda só está dando para pagar as contas”, admite. Com o carro, são 60 prestações de R$ 499,58, totalizandoR$ 30 mil, mais do que o dobro dos R$ 14 mil que seriam desembolsados à vista. “Agora, vou esperar para só comprar à vista”, promete Lucimara. Carro devolvido Essa promessa está no topo das receitas de Ione Amorim, do Idec, para aqueles que não querem ter o orçamento familiar corroído pelas dívidas. “O melhor a ser feito é adiar o consumo de bens que não são imprescindíveis se não puder pagar à vista”, ressalta. “Se as famílias fizessem as contas antes de comprar, não se arriscariam. Com uma taxa de juros de 8% ao mês, ao final de 12 meses, o consumidor terá pago o dobro do preço à vista. Caso poupasse o valor da prestação por seis meses, pagaria o bem à vista e com desconto”, ensina. Na avaliação de Ione, os consumidores que usam o cheque especial como complemento do salário ou entram no crédito rotativo do cartão “perderam de vez o juízo”, pois, ao arcarem com taxas médias de 10% ao mês, terão esgotado a capacidade de pagamentos em seis meses.
Salim Camargo Brito, 52, que o diga. Motorista, desempregado há 10 meses, ele só está conseguindo sustentar a mulher e os cinco filhos graças ao Bolsa Família, o programa social do governo. Quando estava trabalhando, mesmo recebendo R$ 761,35 por mês, tinha de pagar R$ 444,90 de prestação de um carro.Ou seja, com mais da metade do salário consumida pela dívida, sua vida financeira ruiu. “Consegui quitar 14 das 36 prestações do carro, mas tive de devolvê-lo. Aprendi a lição. Quero voltar a trabalhar logo. Mas ter outro carro financiado, nunca mais”, promete. (Colaborou Daniel Gonçalves, especial para o Correio) Crescimento O volume de empréstimos à disposição da população já ultrapassa 40% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Mais crédito significa mais investimento para a produção, que cresce para atender o consumo das famílias. Comprar com recurso alheio, ou seja, com crédito, exige cuidado. A operação pode ser arriscada para quem não consegue controlar o próprio orçamento.
Fonte - Vânia Cristino - Correio Braziliense