Berlim confirma existência de galinhas contaminadas com dioxinas
8/1/2011, às 16:54 - YAHOO
Berlim, 8 jan (EFE).- Após fechar cerca de 5 mil fazendas, as autoridades alemãs confirmaram neste sábado que as primeiras análises de galinhas chocadeiras que comeram ração com dioxinas apresentaram taxas desta substância 2,5 vezes acima do permitido.
Segundo o Ministério da Agricultura, esses resultados são referentes a testes com três galinhas procedentes da Renânia do Norte-Vestfália, no oeste do país.
No tecido adiposo dessas aves foi detectada uma taxa de dioxina de 4,99 picogramas por grama (pg/g), quando o máximo permitido é de 2 picogramas (bilionésima parte de um grama).
"A carne não estava sendo vendida. Os animais foram sacrificados e seus corpos incinerados", esclareceu um porta-voz.
Os ovos procedentes da exploração agrícola à qual pertenciam estas galinhas foram devolvidos e o ministério publicou na internet os números de série.
Em outras análises, em mais três explorações agrícolas as galinhas apresentaram taxas abaixo de 2 picogramas por grama, enquanto em três os perus apresentaram essa mesma taxa e em seis fazendas com porcos esses animais apresentaram taxas inferiores a 1 picograma por grama. EFE
O perigo da dioxina para sua saúde
O perigo da dioxina
FONTE: Wilkpedia:
A dioxina é um organoclorado altamente tóxico carcinogénico e teratogénico. É um dos poluentes orgânicos persistentes sujeitos à Convenção de Estocolmo
As dioxinas são subprodutos não intencionais de muitos processos industriais nos quais o cloro e produtos químicos dele derivados são produzidos, utilizados e eliminados. As emissões industriais de dioxina para o meio-ambiente podem ser transportadas a longas distâncias por correntes atmosféricas e, de forma menos importante, pelas correntes dos rios e dos mares. Conseqüentemente, as dioxinas estão agora presentes no globo de forma difusa. Estima-se que, mesmo que a produção cesse hoje completamente, os níveis ambientais levarão anos para diminuir. Isto ocorre porque as dioxinas são persistentes, levam de anos a séculos para degradarem-se e podem ser continuamente recicladas no meio-ambiente.
A dioxina mais potente que se conhece é a 2,3,7,8-tetraclorodibenzo-p-dioxina (TCDD).
A exposição humana às dioxinas provém quase que exclusivamente da ingestão alimentar, especialmente de carne, peixes e laticínios. Exposições extremamente altas de seres humanos às dioxinas que acontecem, por exemplo, após exposição acidental/ocupacional, juntamente com experimentação em animais de laboratório, mostraram efeitos de toxicidade no desenvolvimento e reprodutiva, efeitos sobre o sistema imunológico e carcinogenicidade. Mais preocupantes ainda são dados de estudos recentes que mostram que as concentrações das dioxinas no tecido humano na população de países industrializados já estão – ou estão próximos – dos níveis nos quais os efeitos sobre a saúde podem ocorrer.
Não use recipiente de plástico no micro ondas ( o plástico libera dioxina)
Não use água em garrafa plástica ou suco ou refrigerante…no congelador. ( o plástico libera dioxina
Não use cobertura de plástico em microondas.
Não use “papel filme” para cobrir alimentos no micro. O papel libera dioxina
A combinação de gordura e calor alto libera a DIOXINA do plástico, impregnando os alimentos e conseqüentemente, as células do nosso corpo…
Dioxina causa CÂNCER, especialmente de mama.
Não gele água em garrafa plástica, isso liberta a dioxina do plástico.
Não aqueça comida em recipientes de plástico no microondas, nem utilize TAMPAS protetoras de material plástico.
Isso se aplica especialmente a comidas que contêm GORDURAS.
Use recipientes de VIDRO refratário ou de cerâmica para aquecer comida.
Remova a comida instantânea (sopas, pipocas, macarrão, etc…) da embalagem e prepare em outro recipiente.
Papel não é ruim, mas você não sabe o que ele contém. É mais seguro usar vidro refratário.
Alguns restaurantes de fast food já eliminaram o uso de embalagens de isopor, pelo problema da dioxina.
O papel filme também é perigoso, quando utilizado sobre os alimentos no microondas.
As altas temperaturas fazem as toxinas venenosas despreenderem-se e gotejar sobre a comida. Prefira cobrir os alimentos com um prato de vidro ou cerâmica refratária
segunda-feira, janeiro 10, 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário