HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE

HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE
DIA 31/03/2012 DAS 20:30 ATÉ 21:30 PAGUE AS LUZES JUNTAMENTE COM MAIS DE 168 PAÍSES

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO
Presidente da ADJORI?RJ. Paulo Cesar e parte da equipe do RJ que participou do evento.

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ
O presiente, Deyse Cruz e o vice.

Pesquisar este blog

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

TESE DE MESTRADO SOBRE RIO SÃO JOÃO


Uma parceria com a Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, IFF – Instituto Federal Fluminense e ALA – Associação Livre dos Aquicultores está colaborando com a pesquisa de tese sobre o Rio São João, da aluna de mestrado em Engenharia Ambiental do IFF, a bióloga Fernanda Reis, que conta também com o apoio da aluna de graduação de Engenharia de Controle e Automação, Mônica Mota, também do IFF.
O IFF – Campus Macaé está coordenando o Projeto que apoia as iniciativas de aquicultura e ostreicultura que vem sendo estudado para implantação do estuário do Rio São João, como alternativa de geração de trabalho e renda para os pescadores. Parceiros deste projeto também o Ministério da Agricultura e Pesca e Ministério da Educação.
Como colaboradores do projeto de tese a Professora Doutora em Engenharia Química, Maria Inês Paes Ferreira e o Professor Especialista em Controle e Automação, Antônio Carlos Nascimento da Rosa. Segundo a Professora Maria Inês a pesquisa só está sendo viabilizada agora graças ao apoio da Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu, caso contrário não estaria tendo um resultado tão satisfatório a ponto de poder ser finalizada em maio deste ano, se o cronograma não sofrer nenhuma alteração, acrescentou ela.
O projeto consiste na análise da qualidade da água em sete pontos de coleta, onde são estudados a salinidade, temperatura, PH e o oxigênio dissolvido. Para fundamentar depois destas análises e contribuir com medidas preventivas e ambientais, para cooperação com o ecossistema da região e ajuda na autosustentabilidade dos pescadores, um dispositivo mecânico está sendo desenvolvido pelo IFF e será instalado dentro das dependências da ALA, em Barra de São João, servindo como um captador de dados de níveis das mares, acoplado a sensores de qualidade de água em que são estudados os mesmos elementos. Este dispositivo irá funcionar 24h e, neste primeiro momento quando ocorrer a instalação serão coletados periodicamente os dados, para depois serem tabulados e trabalhados em gráficos ou outros programas para apresentação, em linguagem de fácil entendimento.
Para implantação do projeto de pesquisa sobre o Rio São João, a participação de todos, do poder público, instituição de ensino e sociedade civil é de grande relevância, reforçou o Prefeito Antônio Marcos.

Nenhum comentário: