terça-feira, agosto 31, 2010
INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DE CAPACITAÇÃO PARA O CARNAVAL CONTINUAM ABERTAS
Em reunião realizada na última quinta-feira, dia 26, na Morada do Samba, foi estabelecido que as inscrições para a oficina de capacitação do carnaval, do projeto “Energia Pró-futuro: escola de samba cidadã”, continuam abertas. A medida se deve em razão de ainda existirem vagas a serem preenchidas. O projeto é uma parceria entre a Liga das Escolas de Samba de Cabo Frio, a Morada do Samba e a Secretaria Municipal de Educação, com incentivo da BR Petrobras.
Participaram do encontro representantes de diversas escolas municipais de Cabo Frio; o coordenador do carnaval, Carlos Ernesto Lopes; o tesoureiro da Liga, Fabiano Ramiro; e o Subsecretário de Cultura, João Félix, que discutiram as novas estratégias que serão adotadas.
O projeto oferece oficinas de indumentária, adereços, chapelaria, carpintaria, cidadania, escultura da arte, costura e ferragens. Podem se inscrever alunos, de 14 a 29 anos, que estejam matriculados nas escolas da rede pública municipal, estadual ou particular, e pessoas interessadas em trabalhar com carnaval. As inscrições podem ser feitas na Morada do Samba, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.
Para os estudantes é necessário portar identidade, comprovante escolar e de residência no ato da inscrição. Já o segundo grupo precisa apresentar identidade e comprovante de residência. De acordo com o Coordenador do carnaval da cidade, Carlos Ernesto Lopes, essa é uma oportunidade para os jovens aprenderem um ofício:
– O carnaval está se profissionalizando a cada dia. É a chance de atrelar trabalho à cultura, de os jovens aprenderem uma profissão, de conhecerem a história do samba através desta festa popular - disse Carlos Ernesto.
As aulas das oficinas têm início previsto para o dia 13 de setembro, em horários diversos, e as aulas acontecem na Morada do Samba. As oficinas têm duração de um ano e cada oficina um período de 60 dias, aproximadamente. Cinco dos oficineiros são de Cabo Frio e apenas uma do Rio de Janeiro.
– Vai ser muito importante para os alunos poder unir a escola ao conhecimento da feitura de uma festa como o carnaval. Preparar os foliões e orientar sobre o uso do material, evitar desperdício. Chega de só esperar pela subvenção - disse Verônica Cardoso, representante da Escola Municipal Deodoro Azevedo.
SAIBA EM QUEM NÃO VOTAR
domingo, agosto 29, 2010
OBRIGADO POR NÃO FUMAR!
Mesmo com esses números alarmantes, é assombroso pensar que os jovens começam a fumar cada vez mais cedo. Em algumas regiões do país a idade média de iniciantes no fumo é de 10 anos. Estudos científicos mostram que aproximadamente um terço da população mundial acima de 15 anos é composta por fumantes, ou seja, 1,2 bilhões de pessoas.. No Brasil, a maioria da população já se conscientizou dos malefícios do cigarro e o tabagismo tem diminuído: de 32% de adultos que fumavam em 1989, hoje já caiu para 17%, graças aos esforços das autoridades e profissionais da área de saúde e da mídia.
O fumante é um dependente químico e está sujeito a 53 doenças. As principais são o câncer de pulmão e a doença pulmonar obstrutiva crônica, conhecida pela sigla DPOC.
Esta última é pouco popular, principalmente entre os jovens, mas é uma doença respiratória altamente incapacitante. A doença ainda é confundida com a asma e com a bronquite, mas é bem diferente. A DPOC é caracterizada pela inflamação dos brônquios e destruição dos alvéolos e não tem cura. Ela diminui a capacidade respiratória da pessoa, que com o passar do tempo vai se tornando incapaz de exercer atividades simples do dia-a-dia, como tomar banho, escovar os dentes e caminhar, sentindo muita falta de ar. Ou seja, o paciente vive constantemente com a sensação de afogamento. Segundo o Datasus, no Brasil ocorrem cerca de 33 mil mortes por DPOC por ano, o que corresponde a 110 óbitos por dia, 4,5 mortes por hora ou uma morte a cada 12 minutos. Nos últimos 20 anos o número de casos da doença aumentou 340%, segundo a Associação Latino-Americana do Tórax.
A grande maioria dos portadores de DPOC são pessoas acima dos 40 anos e que fumaram por mais de 20 anos. O cigarro é reconhecido como o principal fator desencadeante da doença pulmonar obstrutiva crônica. Acredita-se que o tabagismo é diretamente responsável por 85% das mortes por DPOC em todo o mundo. Além do tabagismo, outras causas como fumaça de lenha e poeiras no ambiente de trabalho são responsáveis pelo desencadeamento da DPOC. É preciso que as pessoas fiquem atentas à tosse persistente, falta de ar diária, que piora com a atividade física, e produção de catarro, pois todos esses sintomas podem indicar a presença da doença. A presença destes sintomas deve fazer com que o indivíduo procure um médico e realize uma espirometria, o exame que avalia a função pulmonar.
As crises na DPOC ou a piora dos sintomas são chamadas exacerbações. A cada episódio o paciente perde mais capacidade respiratória e acelera a evolução da doença, o que prejudica consideravelmente a sua qualidade de vida. É um momento crítico, pois significa uma perda irreparável, uma vez que os pulmões não têm mais a capacidade de regeneração.
Ainda não existe a cura da DPOC, mas é possível que o paciente tenha uma boa qualidade de vida com os conhecimentos que já se tem sobre a DPOC.. A decisão mais importante e que deve ser tomada imediatamente após o diagnóstico é deixar de fumar. Existem várias técnicas e medicamentos que ajudam o fumante a cessar o tabagismo.
Em acréscimo, existem diversos medicamentos que são capazes de melhorar a respiração e diminuir as exacerbações. Atualmente, já se sabe, também, que a prática de exercícios físicos regulares é importante para a diminuição da falta de ar.
Dr. José Roberto Jardim**Pneumologista e coordenador do Centro de Reabilitação Pulmonar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Lar Escola São Francisco
-- Equipe A.R.C.A.Capacitação, Prevenção, Palestras, Capacitação, Tratamentoe Acompanhamento Terapeutico em Dependência Química - 12 passos
Tadeu Assis - CoordenadorTel.: (22) 2643.9399 (22) 9914-3450
CURSO DE CAPACITAÇÃO - DEPENDÊNCIA QUÍMICA
Curso de Capacitação e Sensibilizarão em Dependência Química
O Curso é para proporcionar recursos aos interessados, que atuem ou queiram atuar na área de dependência química. Esse curso tem como objetivo aprimorar as diversas práticas que configuram as ações de: prevenir, detectar, abordar, intervir e tratar os usuários de drogas e seus familiares. Capacitar para que?- Para promover a conscientização e sensibilização do problema;- Para possibilitar que as pessoas fiquem mais bem preparadas para atuar nesta área;- Para aprender habilidades e compreensão no trabalho com os usuários de álcool e drogas, com seus familiares e com isso desenvolverem trabalhos de: prevenção, intervenção, tratamento, reinserção social e políticas públicas em sua comunidade.A Capacitação.1 – Classificação das drogas – compreender como funciona as drogas no sistema nervoso central e seus efeitos.2 – Dependência Química – o que é, comportamento e como pensa um usuário de drogas.3 – A Família – comportamento e como pensa um familiar.4 – Tratamento – como se realiza o tratamento de um usuário de drogas.5 – Prevenção – o que é e vários tipos de prevenções a serem implantadas.6 – Identificar situações de risco e de proteção e reinserção social.7 – Leis (legislação trabalhista e cível, ECA, Conselhos, etc.), políticas públicas;8 – Abordagem e intervenção – Aprender a utilização de técnicas de abordagem e intervenção.Carga Horária – 06 horas teóricas terças ou quintas das 19h00min às 21h00min. Turma de 06 pessoas. Preço do curso – R$ 100, 00 (cem reais). Material didático e certificado.Início - Terça: dias 14, 21 e 28 de setembro, e as quintas : 09, 16 e 23 de setembro. Na clinica no bairro Palmeiras em Cabo Frio.Inscrições – de 30 de agosto a 03 de setembro, aos 12 primeiros que se escreverem, confirmar através deste e-mail ou outras informações pelo tel. (22) 9914-3450. - Fazemos horários diferenciados para grupos formados e empresas. “O preconceito é gerado pela má informação, então devemos informar melhor e com qualidade, porque a informação aproxima, gera conhecimento, abre horizontes, mais nem sempre ela esta ao alcance de quem mais precisa.”
Tadeu Assis – Técnico em Dependência Química.
-- Equipe A.R.C.A.Capacitação, Prevenção, Palestras, Capacitação, Tratamentoe Acompanhamento Terapeutico em Dependência Química - 12 passosTadeu Assis - CoordenadorTel.: (22) 2643.9399 (22) 9914-3450
sexta-feira, agosto 27, 2010
CASO SAKINEH: A PRESSÃO ESTÁ AUMENTANDO
Caso Sakineh: a pressão está aumentand
Caros amigos,
Um número incrível de 33.317 pessoas fizeram doações para a nossa campanha de emergência pedindo justiça para Sakineh Ashtiani. Nós atingimos a nossa meta em apenas 12 horas após lançar a campanha e publicamos anúncios de página inteira em jornais importantes no Brasil e na Turquia e em anúncios online. Os anúncios (à direita) mostram o Primeiro Ministro Erdogan e o Presidente Lula segurando a foto da Sakineh com o título: “A vida dela está em suas mãos”.
A resposta foi imediata. Como o Presidente Lula já havia oferecido asilo à Sakineh, o nosso maior foco tem sido conseguir a adesão do Primeiro Ministro da Turquia, Erdogan. A mídia turca publicou a história em dezenas de jornais e noticiários, um jornalista turco respeitado até escreveu para a Avaaz agradecendo os nossos esforços.
Membros da Avaaz da Turquia e Brasil enviaram mais de 50.000 mensagens ao Lula e Erdogan nas últimas semanas, e membros na Turquia nos escreveram dizendo que a nossa campanha está por toda a parte. Os resultados foram incríveis: notícias recentes dizem que o PM Erdogan pediu para o seu governo levar adiante “uma intensa diplomacia via telefone” com o Iran a favor da Sakineh e o governo brasileiro também fortaleceu o seu posicionamento.
O Irã está claramente sentindo a pressão, como vimos na sua reação de atrasar e mudar o rumo da sentença. A pressão internacional salvou a Sakineh de ser apedrejada por adultério e impediu a sua execução até agora. Porém o regime agora diz que irá enforcá-la pelo assassinato do seu marido -- uma acusação que foi oficialmente removida 4 anos atrás. Duas semanas atras, a televisão iraniana mostrou imagens embaçadas e difíceis de ouvir, de uma confissão da Sakineh. Os advogados dela dizem que a confissão foi forçada após 2 dias de tortura.
Apesar do cenário sombrio, o fato do regime continuar adiando a revisão judicial do caso (o último adiamento foi anunciado ontem), e deles se darem ao trabalho de mostrar o caso em rede nacional, mostra que o nosso chamado por justiça teve uma forte repercussão. E nós sabemos que a pressão está funcionando além da Sakineh, semana passada o Irã rapidamente reviu e reverteu outras sentenças de apedrejamento para enforcamento e chicotadas para duas mulheres, uma de 25 e outra de 19 anos. E enquanto a opinião pública iraniana pode ser influenciada por estas táticas, o Iran sabe que está abalando o seu relacionamento com os seus dois únicos aliados, a Turquia e o Brasil, ao negar justiça para a Sakineh. A esta altura tudo que eles querem é encerrar este caso.
O julgamento da Sakineh foi um deboche da justiça até mesmo para os padrões iranianos. Se nós mantermos a pressão, há ainda uma chance de invalidar a sentença dela, e o tribunal ainda irá tomar uma decisão sobre a acusação de assassinato – e sem dúvida a decisão será mais política do que jurídica.
Vamos inundar as embaixadas ao redor do mundo com telefonemas, mensagens de voz e visitas. Eles terão que reportar os contatos à Teerã, quer terá noção da preocupação global em torno do caso. Os líderes do Irã dizem que a campanha pela Sakineh é uma cruzada ocidental, mas a comunidade da Avaaz está no mundo todo, e nós podemos mostrar que esta não é uma cruzada ocidental contra o Irã, mas sim uma campanha global por justiça. Abaixo está uma lista com os telefones das embaixadas iranianas. Veja também abaixo o que falar ao telefone, leva só dois minutos para ligar.
Juntos nós ajudamos a Sakineh a passar de uma vítima quieta de uma punição arcaica para um símbolo da luta pela justiça ao qual até os líderes mais poderosos do Irã tem que responder. A situação da Sakineh ainda é grave, porém é na sua hora mais sombria que a esperança tem mais força. Nós assinamos a petição e doamos para uma campanha de publicidade. Agora vamos pegar o telefone. Veja abaixo os números e o que falar.
Com esperança,
Ricken, Paula, Graziela, Pascal, Emma, Rewan, Ben, Alice e toda a equipe Avaaz
Veja os telefones das embaixadas (com números alternativos em parêntesis):
Australia (+61) 02 62907000Austria: (+43) (0)1 712 2650Belgium:(+32) 02 762 3745 (2 762 3771)Brazil: (61) 3242-5733 (3242-5124 / 3242-5874)Canada: (613) 235 4726Denmark: (+45) 3916 0071Finland: (+358) 9 6845391France: (01) 4069 7900 (4069 7971/ 4069 7914 / 4069 7916 / 4069 7966)Germany: (+49) (0)30 84353399Greece: (+30) 210 674 1436India: (+91) 11- 332 9600 (332 9601 / 332 9602 / 332 0491)Ireland: (+353) 1 2188 5881 (288 0252 / 288 2967) Italy: (+39) 06 863 28485 (8632 8486)Japan: (+81) 3-3446-8011Mexico: (+52) 55 9172 2699New Zealand: (+64) 4 386 2976Norway:(+47) 22 552 409Portugal: (+ 351) 21 304 1850South Africa: (+27) 12 342 5881Spain: (+ 34) 91 345 01 12 (91 345 0116 / 91 345 0652) Sweden: +46 (8) 636 36 00Switzerland: (+41) (0)31 351 0801 (351 0802)Turkey: (+90) 312- 468 2821UK: (+ 44) (20) 7 225 3000 - switchboardUSA: (+1) (202) 965-4990
Se o seu país não estiver na lista, procure-o aqui: http://www.iranchamber.com/embassy/iran_embassy.php
Se eles não atenderem, não se preocupe, significa eles entenderam o recado – e vamos deixar os telefones tocar sem para. Se você não sabe o que dizer, não se preocupe, o telefonema em si é mais importante, mas veja 3 pontos simples para falar: Você está aliviado que a sentença da Sakineh de morte por apedrejamento foi anulada, mas pede que o governo garanta o fim do apedrejamento no Irã.
Você está preocupada(o) que o julgamento da Sakineh não foi justo em relação à acusação de assassinato já que esta acusação havia sido anulada em julgamentos anteriores e pede a libertação imediata da Sakineh.
Peça para o governo iraniano dar um exemplo de justiça neste e em outros casos, adotando medidas para que nenhuma pessoa, sob a lei iraniana, seja executada por adultério, seja por apedrejamento ou qualquer outro tipo de execução.
quinta-feira, agosto 26, 2010
SECA E QUEIMADS NO BRASIL - PAIVA NETTO
Em outro informe da mesma agência, o coordenador do Monitoramento de Queimadas do INPE, Alberto Setzer, explicou que “em 2009 essa região do Brasil Central chegou a ter 10 milímetros de chuva em agosto. Este ano, até agora, não caiu uma gota d’água. Em partes de Minas e Goiás e no Tocantins não chove há mais de três meses”.
O pesquisador alertou para o fato de que o problema não está restritamente ligado à questão climática: “Nenhuma dessas queimadas é natural. Sempre começam porque alguém fez o que não devia, agindo contra as leis florestais. Não são incêndios naturais, o clima seco ajuda a expandir, mas alguém começou o fogo”.
Aliás, uma amiga minha, Aparecida, contou-me que seu sobrinho, de 22 anos, sofreu deslocamento de retina por causa do clima seco em Minas Gerais.
BRASÍLIA E SÃO PAULO
As intensas queimadas no Centro-Oeste e mesmo na Amazônia puderam ser sentidas pelos brasilienses. Na terça-feira, 17/8, a capital federal, famosa pelo límpido céu azul, ficou envolta por uma névoa seca. Consequentemente, os níveis de monóxido de carbono (CO) e particulados (certo tipo de fuligem) chegaram a patamares atingidos por metrópoles como São Paulo.
ESTÁ DIFÍCIL RESPIRAR
Por falar na capital bandeirante, a poluição do ar não é mais exclusividade de grandes centros urbanos. Em recente relatório divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de SP (Cetesb), dez cidades do interior paulista, com mais de 200 mil habitantes, contêm o ar saturado. Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Taubaté encabeçam a lista. Já Araraquara, Bauru, São Carlos e São José do Rio Preto estão no limite. Municípios da Baixada Santista e cidades próximas da capital também sofrem com o problema. Ao confrontar esses dados com relatórios de anos anteriores, percebe-se uma piora na qualidade do ar, sobretudo em Santos, Santo André e Cubatão, que pensávamos estar em definitivo livre desses males.
Independentemente da origem dos poluentes, o ar saturado, nocivo à saúde, prejudica mais os idosos e as crianças. Aumenta, ainda, o risco de a pessoa desenvolver câncer de pulmão.
Entre as medidas de contenção do avanço dos níveis de ozônio (provenientes de substâncias lançadas no ar pela queima incompleta dos combustíveis veiculares), o controle sobre o diesel deve estar, na opinião de especialistas, em primeiro plano.
CUIDADOS NO INVERNO
Sabemos que o ar frio, quando não ocorre o fenômeno da inversão térmica, auxilia a dissipar os poluentes atmosféricos, melhorando a qualidade do ar. Contudo, no inverno, certas providências devem ser observadas. O meu secretário, jornalista Francisco Periotto, enviou-me pesquisa realizada pela Universidade de Londres, no Reino Unido. Publicado na revista científica British Medical, o estudo apontou para o aumento de pelo menos 200 infartos a mais do que o normal, em idosos, provocado pela redução de apenas 1o C na temperatura ambiente. A vulnerabilidade maior quanto às implicações das baixas temperaturas aparentemente está relacionada às pessoas na faixa etária de 75 a 84 anos e àquelas com histórico de doenças cardiovasculares.
Segundo cardiologistas, no Brasil essa relação entre frio e infarto já pode ser verificada na Região Sul e no Estado de São Paulo.
Cuidemos, pois, para que os integrantes da Melhor Idade e as crianças estejam sempre devidamente alimentados, agasalhados e protegidos do frio.
José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com
terça-feira, agosto 24, 2010
EU AJUDO A MUDAR!
Eu ajudo a mudar!
Os problemas sociais do Brasil são muitos e em grande proporção. Dados oficiais mostram que 56,9 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza e 24,7 milhões, em extrema pobreza. Mudar essa realidade é um trabalho árduo e contínuo. O grande desafio é construir um País em que haja educação, cultura, alimentação, saúde, trabalho e oportunidades iguais para os cidadãos.A Legião da Boa Vontade, que há quase 60 anos atua nas áreas da educação e da promoção humana e social, confia nessa mudança e acredita que, com o esforço de todos, é possível fazer a diferença. Por isso, a LBV lançou, mais uma importante campanha em favor das populações que vivem em situação de vulnerabilidade no Brasil.
Intitulada Eu Ajudo a Mudar, a iniciativa visa sensibilizar as pessoas para que ajudem aqueles que precisam. No site www.euajudoamudar.org, a Instituição apresenta vários programas socioeducacionais que realiza em dezenas de cidades brasileiras, os quais precisam de auxílio para continuar mudando a realidade de milhares de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos atendidos por ela.Artistas e personalidades da mídia estão aderindo a mais essa ação solidária da LBV. Para colaborar, basta acessar o site da campanha e fazer sua doação, ou, ainda, ajudar a divulgá-la à família e aos amigos.
Ajude a Mudar, você faz a diferença!
EMPREGAFORES PODERÃO SER PROIBIDOS DE DESCONTAR ALIMENTAÇÃO E OUTROS DO EMPREGADO DOMÉSTICO
Olá, tudo bem?
Está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei que irá proibir o empregador de descontar o fornecimento de alimentação, vestuário, higiene, moradia ou assistência médica do salário do empregado doméstico. No Votenaweb você pode deixar votar se é a favor ou contra.
O Votenaweb é um site onde projetos de lei são traduzidos de forma simples e objetivas para os cidadãos, incentivando-os a participarem do cotidiano do Congresso Nacional votando simbolicamente a favor ou contra.
Link para o projeto de lei: http://www.votenaweb.com.br/projetos/1667
Abaixo outras informações com sugestão de post para seu blog.
Empregadores poderão ser proibidos de descontar alimentação do salário dos empregados
Tem empregos que o funcionário recebe ticket alimentação, tem aqueles outros em que é preciso trabalhar com roupas específicas e ainda o funcionário pode ter que pegar dois ônibus e um metrô para chegar no local de trabalho.
Esses são alguns exemplos em que o empregador deve propocionar meios para que o empregado esteja apto e presente para realização do trabalho. Contudo, os vale transporte, tickets refeição e afins são, usualmente, descontados do salário do empregador doméstico.
Agora um projeto de lei quer mudar isso. A proposta é proibir que o empregador efetue esses descontos no salário do empregado em casos para fornecimento de alimentação, vestuário, higiene, moradia ou assitência médica.
O que é um empregado doméstico?aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família no âmbito residencial destas.
Links úteis
Doméstica Legalhttp://www.domesticalegal.com.br/
Fonte Vinicius Lacerda
domingo, agosto 22, 2010
" É URGENTE REEDUCAR!" - AUTOR :PAIVA NETTO
Com mais de 4 milhões de livros vendidos, o autor lança um dos títulos mais procurados na Bienal de SP.
Educar é tema que faz parte da realidade de todos os cidadãos. Quem neste mundo não é educando? E quem não é educador? Todos, de alguma forma, participam desse processo natural da vida: aprender e ensinar. E é disso que trata É urgente reeducar!, do escritor, jornalista e educador Paiva Netto, cujo lançamento ocorreu na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, ( 12 e 22 de agosto, na capital paulista.)
O livro prende a atenção pela abrangência e profundidade com que o autor discorre sobre os assuntos da Educação, analisando o tema sob um olhar além do intelecto, como ele próprio define. Pela praticidade e clareza das teses que apresenta, surgem, naturalmente, fundamentos aplicáveis tanto pelo cidadão comum como pelo profissional de pedagogia.
Para fundamentar sua proposta, Paiva Netto utiliza a experiência de 54 anos de trabalho na Legião da Boa Vontade (LBV), sendo mais de 30 à frente da instituição que há seis décadas se dedica a educar com Espiritualidade Ecumênica.
No título, o escritor apresenta as bases da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, criadas por ele ao aprimorar a chamada Pedagogia de Deus, antevista por Alziro Zarur (1914-1979), a qual propõe a reeducação do Ser Humano e de seu Espírito eterno.
A aplicação dessa proposta, por meio de uma metodologia própria — o MAPREI —, nos programas e ações socioeducacionais da LBV, tem trazido bons resultados. Sua linha de ensino inova ao propor e ensejar a vivência de valores espirituais e éticos à prática pedagógica. Com isso, a Instituição alcança excelentes resultados, a exemplo do índice de evasão escolar zero.
No capítulo “Extratos de Cidadania do Espírito”, Paiva Netto oferece uma amostra do que o leitor encontrará em outra esperada obra sua: Cidadania do Espírito.
Portanto, todo aquele interessado em evoluir e/ou ajudar o próximo a crescer como cidadão pode beneficiar-se do conhecimento reunido nas páginas de : " É urgente reeducar! "
sábado, agosto 21, 2010
INCA PEDE SOCORRO!
é realmente dramática. Eles não têm sangue, nem doadores. Já saíram notas nos jornais e pouco adiantou.
O Instituto Nacional do Câncer - INCA - está precisando urgentemente de doadores de sangue. O banco de sangue está quase vazio e o Hospital enfrenta dificuldades, até para marcar cirurgias, muitas vezes, precisando recorrer a outros bancos de sangue da cidade, que também passam pela mesma dificuldade: falta de doadores. A transfusão de sangue para pessoas com câncer é muito importante.
Sem ela, muitos pacientes não conseguiriam sobreviver aos tratamentos que envolvem drogas pesadas.
Para doar, basta chegar na portaria do Hospital com sua carteira de identidade ou qualquer documento similar, apresentando- se como doador. Quem tiver contatos no RJ, por favor, retransmitir a mensagem. É importante.
O INCA - Instituto Nacional do Câncer - fica na Praça da Cruz Vermelha - 23, no Centro do Rio).
Hospital Universitário Graffree e Guinle Rua Mariz e Barros, 775 -Tijuca - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22290-240
Hospital Mário Kroeff - Associação Brasileira de Assistência ao Câncer Rua Magé, nº326 - Penha Circular - Rio de Janeiro-RJ CEP 21020-130
Instituto Nacional de Câncer - INCA - Hospital do Câncer I Pça. Cruz Vermelha, 23 - Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20230-130
Instituto Nacional de Câncer - INCA - Hospital do Câncer II Rua Equador, 831 - Santo Cristo - Rio de Janeiro-RJ CEP 20220-410
Instituto Nacional de Câncer - INCA - Hospital do Câncer III Rua Visconde de Sta. Isabel, 274 - Vila Isabel -Rio de Janeiro-RJ CEP 20560-120
Hospital Universitário Clementino Fraga Filho-UFRJ Avenida Brigadeiro Trompowski, s/n - Ilha do Fundão - Rio de [WINDOWS-1252?]Janeiro–RJ CEP 21949-900
Hospital Universitário Pedro Ernesto - UERJ Avenida 28 de setembro, 77 - Vila Isabel - Rio de Janeiro-RJ CEP 20555-030
Instituto de Hematologia do RJ - Hospital de Hematologia - HEMORIO Rua Frei Caneca, 8 - Centro - Rio de Janeiro-RJ CEP 20211-030
Volta Redonda
Radiclin Rua 26, nº3 - Vila Santa Cecília - Volta Redonda-RJ CEP 27260-270
Campos
Hospital Geral Dr. Beda - Instituto de Medicina Nuclear e Endocrinologia LTDA. Rua Conselheiro Otaviano, 129 - Centro - Campos-RJ CEP 28010-272
Clínica Santa Maria Ltda. Rua Conselheiro Otaviano, 195 - Centro - Campos-RJ CEP 28010-140
NITEROI
Hospital Universitário Antonio Pedro - UFF Rua Marques do Paraná, 303 - Centro - Niterói-RJ -Nova Iguaçu
Hospital Universitário de Nova Iguaçu Avenida União, 673 - Nova ]Iguaçu–RJ
Instituto Oncológico Ltda. Rua Dr. Barros Junior, 1135 - Nova Iguaçu-RJ CEP 26215-070
MATE A VONTADE DE COMER DOCE AP LONGO DO DIA
"A mistura de uma xícara de frutas picadas coberta com um pote de iogurte light, duas colheres de sopa de granola e uma colher de sopa de geleia resulta em um sabor intenso que mata a vontade de comer doce ao longo do dia", recomenda a nutricionista Cyntia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria."Essa mistura é rica em fibras e, além de não prejudicar o regime, ajuda a não sentir fome". De acordo com a nutricionista Patrícia Bertolucci, é importante não deixar alguns grupos de alimentos de fora do desjejum. São eles: Cereais integrais: prefira a versão integral dos carboidratos, que auxilia no trânsito intestinal, já que possuem mais fibras. Eles também contribuem para a saciedade, pois demoram mais para serem digeridos. Laticínios: as proteínas presentes nos laticínios oferecem maior saciedade, pois a digestão é mais lenta, retardando o esvaziamento gástrico e, consequentemente, a fome.
Frutas: são excelentes fontes de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes vitais para o bom funcionamento do nosso corpo. As frutas de cor alaranjada, ricas no pigmento betacaroteno, como o mamão, contém vitamina A, que é importante para manutenção da saciedade.
Vitamina poderosa
No meio da tarde ou antes do almoço, uma aliada para espantar a fome é a vitamina. Com os ingredientes certos, você aproveita todos os benefícios e garante muita saciedade. "Optar pelas vitaminas com alimentos de cor alaranjada (cenoura, laranja, mamão), também é uma ótima opção para afastar a fome.
Sem contar que a vitamina A, presente nessas frutas e legumes, auxiliam o funcionamento dos pulmões e do coração, dos olhos e do sistema imunológico", explica a nutricionista Patrícia Bertolucci.
Receita de Smoothie de mamão
Ingredientes- 1 fatia de mamão- 3 ameixas pretas sem caroço deixadas de molho-1 colher (sobremesa) de semente de linhaça triturada- ½ copo de leite de soja gelado
Modo de preparoColoque as ameixas e a água das ameixas no liquidificador. Junte o restante dos ingredientes e bate no liquidificador. Sirva em seguida.
Almoço
Para a hora do almoço, existem diversas opções de pratos que ajudam a manter a saciedade e te livram da fome que aparece no meio da tarde. Aposte no arroz com feijão A dupla é aliada da dieta. O arroz possui várias vitaminas do complexo B, carboidratos, cálcio, folato e ferro. Já o feijão é um alimento rico em proteína vegetal, fibras, fonte de ferro e vitaminas do complexo B. "Ele é um tipo de amido resistente, ou seja, o carboidrato do feijão demora mais tempo para se transformar em glicose (açúcar no sangue), evitando picos de insulina e que o metabolismo fique lento". "Além do valor nutricional, a ingestão do arroz com feijão proporciona uma saciedade de longa duração, muito diferente do hambúrguer, por exemplo, que nos faz sentir empanturrados e, em pouco tempo, sentir fome", diz Patrícia Bertolucci. Vegetais até o talo Outra dica para deixar seu almoço farto de nutrientes, é apostar nos talos de vegetais, que ajudam a dar sustância. "Eles deixam as refeições mais completas já que apresentam um número grande de nutrientes, assim a fome demora mais para voltar. Podemos optar pelos talos de couve-flor, nabo, beterraba e adicioná-los a farofas, no cozimento do arroz e em sopas. As opções são supervariadas", diz a nutricionista Patrícia.
Uma dica para o jantar
Para que o jantar esteja equilibrado, é necessário ter um alimento de cada grupo alimentar, no entanto, consumidos em menores quantidades. "Assim, a fome não aparece no meio da noite e acordamos com o apetite controlado para o café da manhã", diz Patrícia. O jantar deve conter: - Carboidratos (arroz integral, batata, macarrão integral)- Leguminosas (feijão, soja, grão de bico)- Carne (frango, carne vermelha magra, peixe)- Verduras (alface, rúcula, agrião) - Legumes - Frutas (maçã, pera, uva)Aposte nas folhasAs folhas verdes são campeãs de fibras e também contam com outra particularidade quando o assunto é saciedade. "Elas exigem muita mastigação. Este é um mecanismo fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você parar de comer", explica Patrícia. "Não deixe de acrescentar ao seu prato alimentos ricos em fibras (alimentos integrais), que possuem baixo índice glicêmico e dão uma sensação de saciedade maior, evitando a fome alguns minutos depois do jantar", dia a nutricionista. Invista em uma dieta balanceada entre em forma. (Fazer minha avaliação gratuita)
Fonte: minhavida.com.br
SMPÓSIO SOBRE DROGAS EM CABO FRIO
A Prefeitura Municipal de Cabo Frio e o Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas de Cabo Frio (COMAD) realizarão no próximo dia 24 de agosto, terça-feira, às 19h, o simpósio “Percepções Multidisciplinares Sobre Drogas”.
Na ocasião, serão apresentadas duas percepções através das palestras com Dr. Jairo Werner, teórico da UFF, cujo tema é “A relação sujeito-drogas numa perspectiva histórico-cultural”, e com Tiago Coutinho, doutorando da UFRJ, com o seguinte tema “Percepções antropológicas sobre as drogas”. A intenção do evento é ampliar o debate sobre drogas no município, com apoio de especialistas na área de psiquiatria a partir da relação do sujeito e da sociedade com as drogas, tentando traçar percepções sobre as questões.
O evento tem apoio da Universidade Veiga de Almeida (UVA), da Unimed e da Câmara dos Vereadores de Cabo Frio e está programado para acontecer no auditório principal do campus da universidade.
A UVA fica na estrada das Perynas s/n°, Cabo Frio. Mais informações pelos telefones: (22) 8826-6520 e (22) 9974-7874.
RECADASTRAMENTO DE BOLSISTA E AUXÍLIO TRANSPORTE
A Coordenadoria Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário (COGETEU) de Cabo Frio iniciou no dia 16 de agosto, segunda-feira, e estende até o dia 17 de setembro, sexta-feira, o período de recadastramento dos bolsistas de estudo e auxílio transporte, das 9h às 16h, na sede da coordenadoria.
O objetivo do recadastramento é diagnosticar a quantidade de bolsistas que ainda recebem o benefício, a fim de reconhecer a dimensão exata da realidade desses alunos dentro das universidades, como são os casos das desistências e das reprovações, com intuito de aproximar, ao máximo, a realidade em Cabo Frio desse diagnóstico.
No dia 25 de agosto, próxima quarta-feira, às 9h, o coordenador de Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário, Professor Paulo Cotias, convida a todos para participar da reunião de análise do projeto de Incubadoras e Parques Tecnológicos de Cabo Frio, que será realizada na sala de reuniões da coordenadoria.
– Este é um projeto técnico, com interface da coordenadoria de Indústria, Comércio, Trabalho e Pesca, para tratarmos do projeto de Incubadoras e Parques Tecnológicos. Apesar disso, é uma reunião da qual esperamos idéias e colaborações de todos que quiserem participar - afirmou Cotias.
Já no dia 31 de agosto, última terça-feira do mês, haverá entrega de certificado para cerca de cem alunos dos cursos de Técnicas de Impermeabilização (Sika) e Noções Elementares em Sistemas de Geradores de Energia (Kayama), dados em parceria com o Senai e com a COGETEU.
A coordenadoria geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário fica ao lado do Fórum de Cabo Frio, na Rua Florisbela Roza da Penha, n° 292, no bairro Braga. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (22) 2647-3459 / 9274-2309.
quinta-feira, agosto 19, 2010
BEBÊS LUTAM DESDE O PRIMEIRO DIA DE VIDA CONTRA AS DROGAS
O choro é diferente, quem ouve diariamente diz que é cruel e torturante. "Parece que tem alguma coisa queimando dentro deles", diz Helma Ferreira de Souza, 54 anos, que há 12 cuida de crianças diuturnamente na Casa Lar Ebenezer, em Santo André.
O sintoma do choro, ela e o marido, o metalúrgico aposentado Antonio Fernando de Souza, 58, já conseguem diferenciar dos demais de maneira automática. Infelizmente a causa para o sofrimento desses bebês não é fome, cólica ou febre. É o crack. O problema foi causado ainda quando eles viviam dentro das barrigas de suas mães. Elas abandonaram ou perderam a guarda dos seus filhos ainda recém-nascidos devido ao vício do crack.
A história é desumana e triste. A droga deixa sequelas nas crianças, como apontam diversos estudos médicos. O sofrimento desses bebês tem como causa a abstinência da droga, dado que não aparece nas estatísticas, mas está muito presente na realidade de abrigos pelo Brasil. O crack está criando uma geração de filhos e filhas sem pais e mães.
Alguns são medicados, mas o casal Souza prefere adotar a pratica do carinho e do amor para encarar a fase difícil, que chega a durar até um ano. "Eles ficam enrijecidos e o choro é muito diferente dos outros, vem lá do fundo. Infelizmente a maioria que chega aqui tem esse comportamento. Uma massagem em todo o corpinho e um abraço os deixam mais calmos. Parece que eles querem um contato mais delicado", conta Helma.
A Casa Lar Ebenezer atualmente está com sete bebês no berçário. O local é agradável, o cheiro é igual ao quarto de qualquer casa com recém nascido. Um aroma doce e delicado muito diferente dos locais que os atuais hóspedes já tiveram com as suas famílias.
A maioria chegou ao lugar com problemas de saúde e baixo peso. A maioria é filho do crack, como aponta o aposentado. "Não tem jeito. Não é a pobreza que manda essas crianças para cá, mas sim a negligência e a droga, principalmente o crack", conta Souza.
Na visita da equipe do Diário todos estavam deitados e recebendo os cuidados de uma das voluntárias do abrigo. Um menino com um pouco mais de um ano tentava ficar em pé no berço. "Quem vê esse garotinho não tem ideia como ele chegou magro, doente. Mas agora está bem, graças a Deus", disse Souza.-- Equipe A.R.C.A.Capacitação, Prevenção, Palestras, Capacitação, Tratamentoe Acompanhamento Terapeutico em Dependência Química - 12 passosTadeu Assis - CoordenadorTel.: (22) 2643.9399 (22) 9914-3450
CURSO DO SEBRAE EM CABO FRIO
Você sabia que o clima organizacional afeta a motivação, o desempenho e a satisfação no trabalho? Lidar com pessoas não é fácil. Com funcionários é mais difícil ainda. Por esse motivo, com o objetivo de desenvolver habilidades no empreendedor para o recrutamento, seleção e gerenciamento de recursos humanos, o SEBRAE realizará o curso de Gestão de Pessoas, que proporcionará uma visão geral de como desenvolver o processo de valorização das pessoas, de conciliação dos objetivos da empresa com os objetivos pessoais dos empregados na sua organização, ou seja, compreenderá o que é a Gestão de Pessoas e identificará ferramentas e estratégias que lhe permitam gerenciar com eficácia os processos de atrair, desenvolver e reter profissionais talentosos e qualificados em sua equipe de trabalho.Durante o curso, serão abordados temas como: o cenário atual de mercado, o cenário das micro e pequenas empresas na captação da mão-de-obra, entrevista de seleção, o processo de recrutamento e seleção de pessoal, como escolher sua equipe, processo de admissão e pré-admissão, treinamento e acompanhamento de pessoal, avaliação de desempenho, ética, cargos e salários, medicina e segurança do trabalho e retenção de pessoal
Início do curso: 30 de agosto. Término: 03 de setembro.Horário: de 19h às 22h.Valor: R$100.Descontos especiais para empresas que inscreverem acima de 3 e 5 funcionários.Endereço do SEBRAE Cabo Frio: Rua Raul Veiga, 409, sala 01 – Centro – Cabo Frio.
Faça já a sua inscrição, pois as vagas são limitadas.
CATÁSTROFE NO PAQUISTÃO
Uma catástrofe humanitária de proporções terríveis está assolando o Paquistão, com 1/5 do país de baixo d'água e milhões de desabrigados precisando de ajuda urgente.
Alguma ajuda está a caminho, porém a resposta internacional a este mega-desastre tem sido irresponsavelmente lento e fraco. As Nações Unidas fizeram um apelo urgente por $460 milhões de assistência vital, porém somente 40% foi entregue.
Equipes humanitárias avisaram que sem o aumento da assistência enviada, o número de mortos poderá multiplicar. Nós podemos ajudar enviando fundos diretamente para organizações respeitadas, e pressionando nossos governantes a aumentarem o seu compromisso. Vamos dar um exemplo aos nossos governantes, mostrando que eles precisam ser mais generosos. Clique abaixo para enviar uma mensagem para governos doadores chave:
https://secure.avaaz.org/po/pakistan_needs_relief/?vl
E clique abaixo para fazer uma doação aos esforços de ajuda humanitária:https://secure.avaaz.org/po/pakistan_relief_fund/?cl=712729569&v=6984
Após visitar as áreas mais atingidas pela enchente, o Secretário Geral da ONU Ban Ki Moon, visivelmente abalado, disse "Este foi um dia comovente para mim. Eu já visitei muitos desastres naturais no passado, mas nunca vi nada como isso".
Milhares de cidades e vilas foram levadas pelas águas, assim como estradas, prédios, pontes e plantações. Agora, as pessoas estão ilhadas em pequenos pedaços de terra, cercados de água por todos os lados. Sem água potável para beber, a cólera, diarréia e outras doenças estão se alastrando, ameaçando milhões de pessoas que perderam suas casas e sustento.
A resposta internacional até agora não é compatível com a escala do desastre. Organizações como a UNICEF e a OMS disseram que elas não tem fundos para dar uma assistência adequada.
Os governos precisam fazer mais, e nós podemos dar o exemplo. Vamos nos unir ao Paquistão neste momento de crise e pedir para governos doadores fazerem o mesmo.
Clique abaixo para doar:https://secure.avaaz.org/po/pakistan_relief_fund/?cl=712729569&v=6984
Clique aqui para enviar uma mensagem:https://secure.avaaz.org/po/pakistan_needs_relief/?vl
A nossa comunidade já se mobilizou por outros desastres terríveis. Em 2008, membros da Avaaz arrecadaram mais de 2 milhões de dólares para as vítimas do ciclone Nargis em Mianmar. Este ano, nós levantamos $1,4 milhão para as vítimas do terremoto do Haiti. A nossa habilidade de agir rapidamente em tempos de crise faz a diferença entre a vida e a morte para aqueles enfrentando uma tragédia. Vamos mostrar ao povo do Paquistão que pessoas e governos ao redor do mundo estão se solidarizando com eles neste momento horrível de crise.
Com esperança,
Luis, Iain, Mia, Ricken, Paul, Giulia, Ben, David, Graziela, Pascal, Milena e toda a equipe Avaaz
Leia mais:
Paquistão recebe US$ 300 milhões, mas ajuda continua lenta:http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5jgjHWL6s0BNthEX-94812FrS5-pA
Cheias no Paquistão: Doenças ameaçam 3,5 milhões de crianças:http://aeiou.expresso.pt/cheias-no-paquistao-doencas-ameacam-35-milhoes-de-criancas=f599448
Situação no Paquistão é pior que no Haiti:http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/mundo/situacao-no-paquistao-e-pior-que-no-haiti
segunda-feira, agosto 16, 2010
APRENDA A CUIDAR DE SUAS FINANÇAS
Desde que a Lei Áurea foi assinada, um marco na escravatura, colocando de uma vez por todas, um ponto final quanto à liberdade somente para alguns, e assim, traduzindo em forma de Lei que a liberdade é para todos.
Mas, o que temos sido em nossos dias? Um retorno às senzalas da vida? Vista pelo prisma das dificuldades vividas ante os montes causados pelas dívidas, no que tem levado ao desespero, onde a correria pela chamada “mola do mundo – dinheiro” com o desregrado consumismo, conduzindo suas presas a alto grau de dependência.
Quem comanda as suas finanças, você ou o sistema? A manipulação financeira tem ditado suas regras, e quando se está preso a este, é ele quem fica no controle.
Até quando se andará em círculos? Corremos, corremos, e sempre se vê no mesmo ponto.
As pressões do sistema econômico cada vez mais tem inscrito mais adeptos, e nos deparamos com o triste cenário de trabalhadores tendo que vender seus “ticket de alimentação” para juntar a parte do seu salário para pagar um aluguel, luz, .. Ou o que seja.
Por quanto tempo mais iremos arrancar de nossa boca para saciar a este, onde seu único objetivo é dar cordas e mais cordas para que depois de emaranhados, presos totalmente em suas redes amputando assim, toda autonomia.
Cuidado com o canto enganoso (canto da sereia) as facilidades dos cartões de crédito, cheque especial, crediários, empréstimos, lembre-se este NÃO TE PERTENCE!
Tanto para quem já constituiu família, ou para quem irá constituir família, que tal dar um basta, readquirindo a direção de suas finanças seja em família ou particularmente, fazendo Planejamento Financeiro Familiar. Ao que constitui deve pensar como forma de prevenção constituir família sem levar fardos das dívidas anteriormente feitas, e começar uma nova fase, sem impasse.
Perdoe a pergunta, mas como está sua vida financeira, quantos dos seus projetos já deram certo para liquidação de dívidas, ou será que para elimina-la acabou por contrair mais despesas?
Para um excelente resultado de Planejamento financeiro, algumas perdas serão necessárias, mais perdas para ganhos futuros, pequenos itens, tipo quantos cafezinhos você compra por dia? Talvez quem sabe 5, 6 ou mais? Que tal começar a diminuir a quantidade? É perda! Sim, mais saudável também porque café em excesso não faz bem a saúde, e se você calcular o quanto é o gasto de seu cafezinho por dia, talvez não te surpreenda, mas faça o calculo deste por mês, ou melhor, por ano.
Lembre-se: O apertar do cinto, é necessário, e vale a pena todo esforço, pois é para uma boa causa.
Porque gastamos tanto? Será que compramos o que necessitamos, ou o que nos é estimulado pelas propagandas, o grande marketing do consumo?
Mylêne A. Brum – Conselheira Familiar e Colaboradora do Jornal TOCHA – Esporte, Cultura e Meio Ambiente E jORNAL "A HORA DE TAMOIOS"
myabrum@hotmail.com
EMPRÉSTIMO DE CAMAS HOSPITALARES E CADEIRAS DE RODAS
Caso precise, ligue para o Sr. Aroldo Mendonça: (21) 2266-2501 (21) 2761-4923 seg. a sexta das 9h00 às 11h00 ou (21) 9636-8000.
quinta-feira, agosto 12, 2010
PAIS, JOVENS E PROFESSORES ATENÇÃO!
Drogas: Pais e professores devem manter jovens informados, afirmam especialistasUm jovem de 20 anos é preso após tentar esfaquear os pais dentro de casa. O motivo do crime, segundo o autor, José Roberto Vicente de Oliveira Júnior, foi a ingestão de seis sacolés de cocaína. Mas a revelação não parou por aí. Segundo ele, o consumo de substâncias alucinógenas faz parte de seu dia-a-dia desde que completou 14 anos. Após a confissão, José Roberto foi encaminhado para a Polinter, mas deixou do lado de fora das portas do presídio um alerta para pais e educadores: manter jovens e crianças informadas sobre os males que o uso de drogas pode causar são cruciais para evitar que casos como esse se repita. O aviso é dado não só por entidades especializadas em todo o mundo, mas também por profissionais das áreas médica e educacional. "É necessário que, antes de tudo, se respeite a inteligência de crianças e adolescentes, que hoje em dia têm acesso praticamente ilimitado a informações de todos os tipos e que, portanto, estão cientes dos males que as drogas trazem", afirma a psicóloga Edna Assunção. "Não se pode inventar histórias absurdas sobre o assunto. Deve-se priorizar sempre a verdade. Crianças e jovens têm total capacidade de assimilar fatos e tirar suas próprias conclusões".Para Edna, esse acesso amplo a notícias pode ser um aliado de professores em sala de aula, quando o assunto é prevenção às drogas. Utilizar reportagens de jornais e revistas em grupos de discussão com alunos costuma surtir efeitos positivos, além de servir como objeto de discussão também dentro de casa, com pais e outros membros da família. "O diálogo com pais e professores serve também para alertar os alunos em relação ao comportamento dos próprios colegas, ajudando a detectar possíveis usuários na escola", explica a psicóloga.Uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), constatou que o álcool e o tabaco são os principals vícios dos alunos do ensino fundamental (a partir da quinta série) e médio nas escolas públicas de todo o país. O estudo também aponta que um quarto dos estudantes brasileiros com idades entre 10 e 18 anos já provou algum tipo de droga ilegal. Os fatores que levam o jovem a tomar tal decisão são variadas e vão desde a simples curiosidade, passando pela transgressão, chegando à autoafirmação e até mesmo a conquista de status entre os colegas.
A realidade de jovens drogados nas escolas
Segundo Edna, uma das maneiras mais eficazes de abordagem do assunto na escola é a interdisciplinaridade. Trazer o tema para que seja discutido sob óticas diferentes, em diversas disciplinas, faz com que o assunto seja assimilado de maneira muito mais eficaz do que discuti-lo de forma isolada. Mas os próprios professores precisam estar preparados para sanar as dúvidas dos alunos e identificar possíveis usuários. O assunto ganhou tanta importäncia em todo país que o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) lançaram, em 2004, um curso a distância para a preparação de docentes no combate às drogas nas escolas públicas. No primeiro ano, o curso teve a participação de cinco mil educadores de todas as regiões do país; em 2006, a formação atendeu 20 mil educadores; e em 2009, 25 mil.
A realidade de jovens drogados é cada vez pior, principalmente dentro do ambiente escolar. As mudanças comportamentais típicas da adolescência, com todas as suas descobertas e fragilidades, são um prato cheio para que o jovem eleja a drogas como uma válvula de escape para seus conflitos, sejam eles internos ou de convivência, principalmente com os pais", explica o psiquiatra Alessandro Oliveira, que tem, entre seus pacientes, alguns jovens usuários de drogas.
Edna explica que, ao professor cabe tratar do assunto em um contexto mais amplo, discutindo o projeto de vida dos alunos, seus anseios e suas escolhas para o futuro. Questionar os alunos quanto ao que pode beneficiar e atrapalhar suas escolhas, fazendo-os refletir sobre o melhor caminho a ser tomado também são bons exemplos. A psicóloga alerta professores e orientadores a não transformar a droga em uma espécie de bicho papão e sim mostrar que, em um primeiro momento, ela causa bem-estar. E que só depois é que os usuários sentirão os prejuízos causados por sua ingestão.
De acordo com Alessandro Oliveira, a grande maioria dos usuários de drogas começa experimentando bebidas alcoólicas. Dali, seguem para a maconha, mas não chegam a desenvolver o vício. O grande problema são aqueles jovens que não conseguem parar e passam a utilizar drogas cada vez amais pesadas, como a cocaína e o crack, que vem se tornando muito comum entre adolescentes de diversas classes sociais. Muitos desses jovens têm pais ausentes ou separados, e que não estão preparados para abordar o assunto em casa, delegando à escola esta tarefa, que deve ser conjunta.
"Antes de tudo, é preciso que os pais e também os professores realmente se envolvam nas atividades cotidianas da criança e do jovem. Só assim, dialogando e convivendo, eles conquistarão sua confiança e poderão influenciar mais em suas decisões", finaliza Oliveira.
Angélica Paulo
Equipe A.R.C.A.Capacitação, Prevenção, Palestras, Capacitação, Tratamentoe Acompanhamento Terapeutico em Dependência Química - 12 passos Tadeu Assis - Coordenador
Tel.: (22) 2643.9399 (22) 9914-3450
quarta-feira, agosto 11, 2010
SERVIÇOS ESSENCIAIS
Serviços essenciais - FIQUE ATENTO!
Bancos devem informar gratuidade de pacote Os chamados “serviços essenciais” permitem que qualquer correntista mantenha conta nos bancos sem que, para tanto, desembolse um centavo. Estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) revela que 80% dos 112 milhões de correntistas desconhecem essa possibilidade, que está disponível desde abril de 2008. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo. O Idec analisou como os dez maiores bancos do Brasil vem tratando o tema e como seus clientes são avisados. Foram examinados os serviços do Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real Santander e Unibanco.O pacote de serviços essenciais inclui oito itens: cartão de débito, dez folhas de cheque por mês, compensação de cheques, quatro vezes ao mês, dois extratos no caixa eletrônico, suas transferências entre contas do mesmo banco por mês, consultas ilimitadas pela internet e extrato consolidado discriminado, mês a mês, uma vez ao ano. “A maioria dos correntistas poderia ter apenas os serviços essenciais, sobretudo pela possibilidade de utilizar o cartão de débito para pagamento, o que diminui a necessidade de saques, além de consultas de saldo e movimentações pela internet”, explica Ione Amorim, economista do Idec responsável pelo estudo.Banrisul, Banco do Brasil, HSBC, Nossa Caixa, Unibanco e Caixa não permitem que, pela simples análise de suas tabelas de tarifas, o consumidor opte pela contratação isolada dos serviços essenciais. “Se não está na tabela, o cliente não tem como saber que pode usar esse recurso e acaba contratando uma conta com pacote de serviços pago”, argumenta a representante do Idec.Segundo Ademiro Vian, diretor adjunto da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos não ocultam a informação. “Não conheço o estudo e tampouco a metodologia utilizada, mas garanto que não há esse gargalo”, declarou. É o Banco Central que fiscaliza as atividades dos demais bancos. Ainda de acordo com ele, eventualmente uma norma ou outra pode vir a ser descumprida, “mas não é uma prática”.O acesso à tabela de tarifas também foi objeto de análise. “Na Caixa, no HSBC e no Unibanco, essa tabela não se encontra na página inicial do site”, informa Ione. O Unibanco defendeu-se dizendo que sempre que o cliente demonstra interesse pelo tema, a conta é aberta semente com os serviços essenciais. O HSBC, por sua vez, explicou que logo na página inicial de seu site há um recurso de busca. Basta que o correntista digite “tabela de tarifas” no campo para que o primeiro resultado seja “Tabela de Tarifas do Banco HSBC”. A Caixa disponibiliza um endereço na internet (www.caixa.gov.br/tabeladetarifas) por meio do qual o consumidor tem acesso rápido às informações.Para a economista, o consumidor tem direito de ter acesso fácil à tabela, e o banco tem o dever de disponibilizar o material, seja na internet, seja nas agências. Com informações da Assessoria de Comunicação da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul. http://www.conjur.com.br/2010-ago-10/bancos-sao-obrigados-informar-gratuidade-servicos-essenciais
ORIENTAÇÃO PARA MICRO EMPREENDEDRO EM RIO DAS OSTRAS
segunda-feira, agosto 09, 2010
EMPREGOS - RIO DAS OSTRAS - VAGAS DA SEMANA
ATUALIZADAS EM 05/08/2010
DESCRIÇÃO DA VAGANº VAGAS
ATENDENTE (lanchonete)1
AUX COMERCIAL1
AUX. DE CABELEIREIRO1
AUX. LAVANDERIA1
AUX.SERV.GERAIS1
BABÁ1
BALCONISTA1
CABELEIREIRO4
CALDEIREIRO1
CARPINTEIRO1
CASEIRO1
CHAPEIRO1
CHURRASQUEIRO1
CONFEITEIRA1
CONFERENTE1
CORRETOR DE IMÓVEIS1
COSTUREIRA1
COZINHEIRO6
DEPILADORA2
DIARISTA1
DOMÉSTICA6
ENCARREGADO DE EQUIPE1
ENTREGADOR1
ESCOVISTA1
ESTAGIÁRIO (Técnico Mecânica Industrial)1
ESTETICISTA1
GARÇOM2
GERENTE (LOJA ROUPA FEMININA)1
GESSEIRO1
HIDROJATISTA1
INSTALADOR DE GÁS/GNV1
INSTAL. EQUIPAM. ELETRONICO1
INSTRUMENTISTA (TUBISTA)1
INSULFILME1
LAMINADOR1
LAVADEIRA1
LAVADOR DE VEICULOS1
LOGÍSTICA ON SHORE1
MANICURE7
MAQUIADOR1
MASSOTERAPEUTA1
MECANICO MONTADOR1
MEC. DE REFRIGERAÇÃO1
MÉDICO DO TRABALHO1
MONTADOR (Persianas)1
MOTORISTA (masc.)2
OFFICE BOY1
PEDREIRO1
PINTOR CIVIL1
PINTOR DE AUTOM.1
PINTOR LETRISTA1
PINTOR JATISTA1
PIZZAIOLLO2
PROFESSOR DE ARTES1
PROMOTOR DE VENDAS3
RÁDIO OPERADORA1
RECEPCIONISTA1
REPRES.COMERCIAL1
SERVENTE1
TEC. DE REFRIGERACAO2
TEC.EM MANUTENCAO (Eletrotécnica, Eletrônica ou Eletromecânica)1
TEC. INFORMÁTICA2
TORNEIRO MECANICO1
VENDEDOR10
VIGIA1
VIGILANTE1
WEB DESIGNER
NOVAS REGRAS PARA CRIAÇÃO DE SITES
O Votenaweb é um site onde projetos de lei são traduzidos de forma simples e objetiva para os cidadãos, incentivando-os a participarem do cotidiano do Congresso Nacional e votando simbolicamente a favor ou contra.
Link para o projeto de lei: http://www.votenaweb.com.br/projetos/1236
Novas regras para criação de sites
Se aprovada, lei poderá tornar obrigatório que sites apresentem, na página principal, o nome do jornalista responsável além endereço físico
Entrou em tramitação no dia 12 de maio de 2010, um projeto de lei que propõe que sejam criadas normas para criação e manutenção de sites da internet no Brasil. O projeto traz diversas modificações como a proibição do anonimato.
Por isso tornaria obrigatório que fosse informado, na página principal, o jornalista responsável e o endereço completo para recebimento de correspondências para citações, intimações ou notificações judiciais. Além disso, o nome do proprietário ou o CNPJ da empresa responsável.
Junto com o crescimento de pessoas com acesso a internet, cresceram também o número de crimes. Segundo a Wikipedia, os crimes mais comuns da internet estão relacionaods com o abuso sexual infantil além de difamação, divulgação de preconceitos e crimes bancários e financeiros.
Qual sua opinião sobre este projeto de lei?
Link para o projeto no Votenaweb: http://www.votenaweb.com.br/projetos/1236
Links Úteis
Internet
http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet
Safer Net Brasil
http://www.safernet.org.br/site/
domingo, agosto 01, 2010
ASSÉDIO MORAL DEVE OU NÃO SER CONSIDERADO ACIDENTE DE TRABALHO?
Mais um projeto de lei que está chamando atenção dos cidadãos já pode ser votado no site Votenaweb. Desta vez, está em pauta se o assédio moral deve ou não ser considerado um acidente de trabalho.
O Votenaweb é um site onder projetos de lei são traduzidos de forma simples e objetivas para os cidadãos, incentivando-os a participarem do cotidiano do Congresso Nacional votando simbolicamente a favor ou contra.
Link para o projeto de lei: http://www.votenaweb.com.br/projetos/801
Assédio Moral deve ser ou não considerado acidente de trabalho?
De acordo com o Ministério do Trabalho, assédio moral é “toda e qualquer conduta abusiva, seja gesto ou palavra, que intencional ou frequentemente, fira a dignidade física ou psíquica de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho”.
O que está em questão no momento é se o assédio moral deve ou não ser considerado um acidente de trabalho. Atualmente, apenas a ofensa física é considerada como acidente. Por isso alguns deputados entraram com o projeto de lei na Câmara Deputados que considera a ofensa moral tão grave quanto uma acidente de trabalho.
Se o projeto for aprovado, o empregado que tenha sido assediado moralmente terá os mesmos benefícios daqueles que afastam-se do trabalho por acidente de trabalho. Contudo, a lei valeria apenas nos casos de ofensa no local de trabalho, mesmo que o motivo não esteja relacionado diretamente com assuntos sobre o trabalho.
Apresentado no dia 28 de abril de 2010, o projeto está em destaque no site Votenaweb nesta semana e 60 pessoas já votaram. O site Votenaweb é uma forma encontra dar voz ao cidadão que, mesmo votando simbolicamente, tem a chance de comparar sua opinião com a dos políticos a frente do governo federal.
Veja quais são as situações mais comuns que representam assédio moral:http://www.mte.gov.br/trab_domestico/trab_domestico_assedio.asp
Caso
Bancária, com dez anos de carreira, que foi assediada moralmente por uma nova chefe.http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/07/projeto-de-lei-quer-transformar-assedio-moral-em-acidente-de-trabalho.html
Links Úteis
Assédio Moral no Trabalhohttp://www.assediomoral.org/Aproximando cidadãos