HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE

HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE
DIA 31/03/2012 DAS 20:30 ATÉ 21:30 PAGUE AS LUZES JUNTAMENTE COM MAIS DE 168 PAÍSES

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO
Presidente da ADJORI?RJ. Paulo Cesar e parte da equipe do RJ que participou do evento.

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ
O presiente, Deyse Cruz e o vice.

Pesquisar este blog

sábado, dezembro 06, 2008

Prefeitura de Cabo Frio retoma vacinação contra a raiva




Assim que concluir as ações preventivas previstas para o dia D, contra a dengue, no próximo dia 10 de dezembro, o Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio vai concentrar esforços para vacinar cerca de três mil animais, entre cães e gatos, que não foram levados pelos donos aos postos de vacinação durante a campanha realizada dia 29 de novembro.

O diretor do Departamento, o biólogo Geraldo Lima, informou que após o dia 10 irá divulgar o cronograma de visita das equipes de vacinação aos bairros, quando serão vacinados também cães e gatos cujos donos solicitaram que a aplicação seja feita em casa, mediante agendamento. Cerca de 190 solicitações deste tipo aguardam atendimento no Departamento.

A Vigilância Sanitária vacinou, durante a campanha, 26.573 animais em Cabo Frio, sendo 23.305 cães e 3.268 gatos. A maior parte é de animais urbanos (20.994 cães e 2.457 gatos). Na zona rural foram vacinados 2.315 cães e 811 gatos. Em Tamoios, que possui também uma área urbana e outra rural, foram vacinados 6.813 animais.

Segundo o biólogo, graças às campanhas, não se verificam casos de raiva humana no Estado há cerca de 20 anos, e embora o período de imunização dos animais seja superior a 12 meses, é necessário vacinar anualmente. O público-alvo do Departamento é calculado com base na população do município e corresponde a 20% da população canina em relação a humana. Como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atribui ao município 171 mil habitantes, o número de cães e gatos a serem vacinados está em torno de 34 mil animais.

Além da possibilidade de solicitar a presença de vacinadores em casa, os proprietários que ainda não vacinaram seus animais contra raiva podem levá-los até a sede da Vigilância Sanitária, na Rua Expedicionários da Pátria, n 72, no bairro São Cristóvão, para receber a vacina.

Nenhum comentário: