HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE

HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE
DIA 31/03/2012 DAS 20:30 ATÉ 21:30 PAGUE AS LUZES JUNTAMENTE COM MAIS DE 168 PAÍSES

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO
Presidente da ADJORI?RJ. Paulo Cesar e parte da equipe do RJ que participou do evento.

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ
O presiente, Deyse Cruz e o vice.

Pesquisar este blog

terça-feira, agosto 21, 2012

INSCRIÇÃO PARA CURSO GRATUITO DE PÓS GRADUAÇÃO FORAM PRORROGADAS EM RIO DAS OSTRAS


As aulas estão previstas para começarem em novembro

Foram prorrogadas até o dia 30 de agosto as inscrições para o curso gratuito de pós-graduação em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância. A especialização é promovida pelo Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Rio das Ostras com certificado da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os interessados podem se inscrever pelo site www.lante.uff.br. A taxa de inscrição custa R$ 68,00. São oferecidas 50 vagas e, a aula inaugural está prevista para acontecer no dia 10 de novembro. Trata-se de um curso de Pós-Graduação Lato Sensu na modalidade à distância e tem por objetivo a formação de especialistas na áreas. O aluno que concluir com aproveitamento todas as disciplinas, deve ainda apresentar um Trabalho Final de Curso para receber a certificação.

ENCERROU- Já as inscrições para os cursos gratuitos de Gestão da Administração Pública e Gestão Pública Municipal encerram no último dia 10. E a expectativa é que as aulas começam no dia 29 de setembro.

POLO – Desde agosto de 2007, Rio das Ostras tem um Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e o governo federal, oferecendo cursos de pós-graduação e de extensão. A partir de março de 2010, a cidade ganhou o Polo de Educação Superior de Rio das Ostras, com sede definitiva no Centro Municipal de Qualificação Profissional, que fica na Zona Especial de Negócios (ZEN).

sexta-feira, agosto 17, 2012

PREFEITURA DE RIO DAS OSTRAS CONVOCA EMPRESAS PARA REGULARIZAR LICENÇA AMBIENTAL




Em média, 200 empresas buscam todo mês o Licenciamento Ambiental junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente

A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, está convocando as empresas instaladas no município para regularizarem a Licença Ambiental. Em média 200 empresas buscam o órgão por mês para obter o documento. Nos últimos três anos a procura aumentou cerca de 1000%.

Desde 2009, o município vem emitindo a Licença Ambiental Simples (LAS); Licença Prévia; Licença de Instalação e Licença de Operação, além da Certidão de Inexigibilidade. Antes, estes documentos eram emitidos pelo Instituo Estadual do Ambiente (INEA) no Rio de Janeiro, mas graças a parceria do Município com o órgão estadual passou a ser emitido pela Secretaria, agilizando o processo de regularização.

De acordo com o coordenador do SIA - Sistema de Informação Ambiental -, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o engenheiro florestal Mauro Prioste, as empresas atualmente só conseguem financiamento junto à rede bancária se tiverem com a documentação ambiental atualizada. O mesmo procedimento também é exigido para quem deseja participar de licitação ou até mesmo prestar serviços para grandes empresas, como a Petrobras.

Mauro destaca ainda que a Licença tem validade de cinco anos, portanto este processo de atualização dos dados nas empresas é constante e é de muita importância que seja mantida atualizada. Para melhorar o atendimento dessas empresas o município conta com o CAPP -Cadastro de Atividade Potencialmente Poluidora – que permite a entrega de certidão com mais rapidez para as empresas cadastradas. Os interessados poderão fazer o cadastro de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria. Na página da prefeitura, na internet www.riodasostras.rj.gov.br , os interessados podem conferir a documentação exigida para cada tipo de licenciamento. A emissão da Licença acontece de 15 a 60 dias, se toda a documentação estiver correta.

Prioste destacou ainda que a politica do município não é multar as empresas, mas conscientizar a população da importância de fazer a sua parte, no que se refere à preservação do meio ambiente. “ Já iniciamos o trabalho de informação junto a postos de combustível, lava jato, oficinas mecânicas, marmorarias e fábricas de artefato de cimento. Todas já estão regularizando a situação. Atualmente, o município conta com 80 empresas regularizadas e cerca de 50 em processo de conclusão.