HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE

HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE
DIA 31/03/2012 DAS 20:30 ATÉ 21:30 PAGUE AS LUZES JUNTAMENTE COM MAIS DE 168 PAÍSES

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO
Presidente da ADJORI?RJ. Paulo Cesar e parte da equipe do RJ que participou do evento.

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ
O presiente, Deyse Cruz e o vice.

Pesquisar este blog

quarta-feira, agosto 31, 2011

MULTAS DE TRÂNSITO - CASIMIRO DE ABREU

Prefeitura de Casimiro de Abreu informa como recorrer das multas de trânsito A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de Casimiro de Abreu informa ao cidadão que deseja recorrer da infração de trânsito terá duas oportunidades na esfera municipal para recorrer da multa. A primeira é a defesa prévia que deve ser interposta quando o usuário recebe a notificação de autuação, ou quando toma conhecimento pela internet que seu veículo tem uma autuação ainda sem data limite para pagamento. A segunda é a defesa de penalidade que dever ser interposta quando o usuário recebe a notificação de penalidade com data limite para pagar ou recorrer, ou verificar na internet que seu veículo possui penalidade de trânsito desconhecida, com data para pagamento. A defesa de penalidade é julgada por outra comissão denominada Jari. Todos os recursos poderão ser protocolados no departamento de trânsito na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, sito a Rua Aristides Scarpini, nº 169, Centro. Mais informações pelo telefone (22) 2778-1725.

terça-feira, agosto 30, 2011

52 VAGAS EM CASIMIRO DE ABREU - SECRETARIA DE TRABALHO ERENDA

Secretaria de Trabalho e Renda de Casimiro de Abreu oferece 52 vagas de emprego A Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, oferece 52 vagas de emprego para os seguintes cargos: mecânico diesel (03 vagas), capoteiro (02 vagas), borracheiro (02 vagas), técnico de tacógrafo (01 vaga), eletricista (01 vaga), lanterneiro de fibra (02 vagas), fiscal – homens com 2º grau (06 vagas), motorista com carteira D/E com ou sem experiência (20 vagas), jovens aprendizes – homens - com certificado de reservista e curso de informática (15 vagas).Mais informações na sede da Secretaria de Trabalho e Renda, sito à Rua Valdenir Heringer da Silva, 107, Centro, ou pelo telefone (22) 2778-1176.

RIO DAS OSTRAS - INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE ARTES MARCIAIS E ESCOLA DE BODYBOARD

Abertas as inscrições para Projeto de Artes Marciais e Escola de Bodyboard
Prefeitura de Rio das Ostras oferece modalidades esportivas gratuitamente
Os interessados em praticar esportes e melhorar sua qualidade de vida podem procurar a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Rio das Ostras. Estão abertas as inscrições para o Projeto Artes Marciais (modalidades Karatê e Jiu-Jitsu) e para a Escola de Bodyboard.
Para o Projeto de Artes Marciais, é exigido idade mínima de 6 anos. As aulas são oferecidas de segunda a sexta-feira nos seguintes horários: 9h às 10h, 17h às 18h e 18h às 21h. As inscrições podem ser feitas no Estádio Municipal Julieta Carvalho Viana, localizado na Rua Francisco Ivanílson Guimarães de Barros, no Operário.
Já as aulas de Bodyboard são oferecidas para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos. É exigido noções de natação aos participantes. O curso é oferecido às sextas e sábados em dois horários: 9h às 11h e 14h30 às 16h30; e aos domingos, somente na parte da manhã: 8h30 às 12h. As inscrições podem ser efetuadas na Rua Alexon Correa da Silva, 70, Costazul.

segunda-feira, agosto 29, 2011

CURSO DE " ESTRUTURAÇÃO IMOBILIÁRIA APLICADA"

8ª edição do curso "Estruturação Imobiliária Aplicada"
Nos dias 03, 04 e 05 de novembro, a ADEMI e a CM2-Estruturação Imobiliária realizarão a 8ª edição do curso "Estruturação Imobiliária Aplicada". Durante o curso, o conteúdo apresentado dará especial destaque para os procedimentos de prospecção de terrenos, a montagem de memoriais de incorporação e de loteamento, os estudos de viabilidade econômica e financeira, o conhecimento dos recursos financeiros e de seus agentes.
Além disso, assuntos como a atividade de marketing, a criação de produtos e providências para lançamento e vendas, o condomínio edilício, o estabelecimento de critérios para elaboração dos quadros de rateio das despesas ordinárias e extraordinárias e outras implicações condominiais, também terão especial atenção.
Durante as aulas, serão realizados exercícios, enriquecidos com temas afins, apresentados e debatidos por profissionais de destaque no setor, permitindo uma interação constante entre participantes, instrutores e palestrantes.
Programa e disciplina do 8º EIA (PDF, 463.7 KB)
Ficha de Inscrição (HTML, 3.8 KB)

APROVEITE. FAÇA CURSOS DA FGV GRÁTIS E ONLINE

FGV Online lança cursos gratuitos de Direito
http://www.infojovem.org.br/2011/08/29/cursos-gratuitos-de-direito/
O FGV Online acaba de lançar três novos cursos gratuitos na área de Direito, em parceria com a FGV Direito Rio.
Os programas, com duração de cinco horas cada, abordam noções de Direito Imobiliário, Argumentação Jurídica e Investigação Criminal e Instauração da Ação Penal. Os cursos fazem parte do Open Course Ware Consortium (OCWC), iniciativa internacional de educação aberta a distância, da qual o FGV Online é membro desde 2008.
“Os cursos gratuitos de Direito têm como objetivo democratizar o ensino jurídico e possibilitar, a todos os estudantes e interessados no assunto, no Brasil e no mundo, o acesso a materiais e metodologias de ensino de vanguarda, baseadas em EAD, com um foco atual e relacionado às principais inovações jurídicas nacionais e internacionais”, explica o coordenador executivo do Programa de Capacitação em Práticas Judiciárias e coordenador da Pós-Graduação Online da FGV Direito Rio, Felipe Asensi.
Nas próximas semanas, novos cursos serão lançados, sempre abordando a temática do Direito: O Juiz e a Ética, A Reforma do CPP e Gestão do Poder Judiciário (29 de agosto); Direitos Autorais, Direito Internacional do Comércio e Direito da Concorrência (05 de setembro); e Mediação e Arbitragem e Patentes e Criações Industriais (12 de setembro).Os cursos oferecidos pelo FGV Online no consórcio internacional atingiram, em 2011, a marca de nove milhões de acessos.
Atualmente, o FGV Online oferece 28 cursos gratuitos no OCWC há programas de finanças pessoais, sustentabilidade, direito, gestão empresarial, qualidade, metodologia de ensino e pesquisa, cursos voltados a professores de ensino médio e um quiz sobre as novas regras da língua portuguesa, entre outros. A carga horária dos cursos varia de 05 a 30 horas.
Fonte: revistafator

Você já domina as novas regras ortográficas da Língua Portuguesa?
Acesse nosso quiz para conhecê-las e, ao mesmo tempo, testar conhecimentos gerais:
Quiz: Jogo das Novas Regras Ortográficas - Reconhecendo Texto e Contexto – sem carga horária,
http://www.fgv.br/
" Uma visão sem ação é somente um sonho. Uma ação sem visão é apenas um passatempo. Uma visão com ação pode transformar o mundo"

INSCRIÇÕES GRATUÍTAS

TEMA: AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA E PRÁTICA DO VOLUNTARIADO
O Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET/RJ convida para a realização do I CONGRESSO NACIONAL DO PROGRAMA TURMA CIDADÃ que abordará a temática: AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA E PRÁTICA DO VOLUNTARIADO, dias 26 e 27 de setembro de 2011, de 10h às 18h, no CEFET/Maracanã, com o objetivo de intercambiar experiências, bem como propor a criação de um fórum permanente de debates sobre Educação, Cidadania e Voluntariado.
As instituições educacionais que tenham experiências inovadoras, bem sucedidas, em responsabilidade social, pessoal ou ambiental, estão convidadas a encaminhar a sua proposta de apresentação de trabalho, até 30 de agosto,para uma prévia seleção com possibilidades de compor a programação do Congresso.
O CEFET/RJ, na experiência de seu Programa Turma Cidadã, compartilhará experiências em projetos sociais e ambientais que estão sendo elaborados considerando a oportunidade do megaevento Copa 2014, por certo, uma temática enriquecedora principalmente para as cidades do Brasil, sede de jogos da Copa.
Serão abordados temas atuais no contexto - As instituições educacionais na formação da cidadania e voluntariado, tais como:Oportunidades de empreendedorismo com os megaeventos; Legado social dos megaeventos; A Responsabilidade Social como dimensão de avaliação de instituição educacional; Educação ambiental e cidadania; As instituições educacionais e atividades sociais nas UPPs; A mídia como parceira de instituições sociais em projetos de cidadania e voluntariado, etc. Palestras simultâneas: Artes, cidadania e voluntariado; Defesa do Consumidor no exercício de cidadania; Oportunidades de expressão de cidadania e voluntariado em instituições sociais; Espiritualidade, cidadania e voluntariado; Ordem pública e cidadania; Empresas e instituições educacionais no apoio a projetos de cidadania; Programas televisivos na formação de cidadania e voluntariado, etc.
Convidados como palestrantes convidados: Fernando Haddad, André Trigueiro, Suzana Schwerz Funghetto, Daniella Brando Pedras, dentre outros.
Estão sendo oferecidas 400 vagas. As inscrições são gratuitas e não se limitam a educadores como público alvo. Serão expedidos certificados para os participantes. FAÇA A SUA INSCRIÇÃO ACESSANDO O SEGUINTE ENDEREÇO https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFYxandxeXVwVkpESTAwcnhyMXFzRHc6MQ
Caso precise de outras informações envie um email para congressoturmacidada@cefet-rj.br
PELA COMISSÃO COORDENADORA DO CONGRESSO
Prof. Silvino NettoCoordenador do Programa Turma Cidadã
21 25663055 - Av. Maracanã 229 – Rio de Janeiro, RJ

sábado, agosto 27, 2011

ARRASTÕES DE MENORES MOSTRAM FALÊNCIA NO ATENDIMENTOS A CRIANÇAS

Arrastões feitos por crianças e adolescentes e fugas recorrentes dos abrigos são indicativos da falência do Poder Público e da sociedade civil em resolver o problema dos menores em situação de rua. A opinião é de dois especialistas ouvidos pela Agência Brasil.Na última segunda-feira (22), a cidade de São Paulo registrou o segundo arrastão feito por crianças e adolescentes na Vila Mariana – bairro da zona sul de São Paulo. Após invadirem um hotel, sete menores foram apreendidos pela polícia. Alegaram ter menos de 12 anos e foram levados ao Conselho Tutelar, onde passaram a depredar o local.“Agora que nós vemos que a coisa está degringolada, temos que começar tudo de novo chegando à raiz, chegando à origem: um Estado que traga educação pública. Tudo o que podemos fazer é paliativo. É colocar band aid em tumor”, destaca o desembargador e coordenador da área de Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antonio Carlos Malheiros.Meninas que cometiam assaltos vão para Fundação Casa
Na tarde de ontem (23), três dos sete jovens apreendidos fugiram do abrigo para onde tinham sido encaminhados. Dois foram reconhecidos como maiores de 12 anos e levados para a Fundação Casa, antiga Febem.Segundo o desembargador, o problema não está somente no sistema de apoio aos menores, mas também na falta de estrutura das famílias, que não têm condições de educá-los. “Depois de sair da Fundação Casa, que hoje está funcionando bem, eles vão para onde? Para a mesma família desestruturada, miserável, faminta, de desempregados, de alcoólatras”.Segundo o presidente da Fundação Criança de São Bernardo do Campo (SP) e vice-presidente da Comissão Nacional da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ariel de Castro Alves, a situação precária de atendimento às crianças mostra a ausência de programas educacionais, sociais e as falhas das próprias famílias. “É uma corresponsabilidade, que envolve as famílias, o Poder Público e a sociedade como um todo”.“Faltou acompanhamento das famílias, acompanhamento dos programas de complementação e geração de renda, ou outros programas, de atendimento de alcoolismo, acompanhamento psicológico e social”, destaca.Ana Paula de Oliveira, do Conselho Tutelar de Vila Marina, diz que os conselhos estão trabalhando sobrecarregados e que falta estrutura. “Hoje, são 37 conselhos tutelares em São Paulo. Há uma previsão de aumentar para 42”. O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) recomenda 112 para uma cidade com a população de São Paulo.
Bruno Bocchini-- “Uso de drogas existe solução, mesmo ele não querendo”.
Tadeu Assis - Técnico em Dependência Química.
- Projetos de Prevenção e Palestras em escolas e empresas.
- Tratamento: Modelo Misessota – 12 Passos- TCC.
- Acompanhamento terapêutico e Cursos de Capacitação.
Contato: (22) – 9914.3450

sexta-feira, agosto 26, 2011

INFERTILIDADE E ADOÇÃO

Grupo de Apoio de Rio das Ostras discute Infertilidade e Adoção
Encontro acontece nesta segunda-feira, dia 29, às 18h30
O Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras – Adote – vai apresentar e discutir sobre o tema “Infertilidade e Adoção” na segunda-feira, dia 29, às 18h30. O objetivo desse encontro é compreender a questão da infertilidade e a decisão de adotar um filho. A reunião é aberta ao público e acontecerá no prédio anexo a Igreja Matriz, no Centro da cidade. “Vamos falar sobre esse processo de aceitação da infertilidade e a tomada de decisão de ter um filho adotivo. Vamos falar das nossas experiências e trocar informações”, disse a presidente do Adote, a psicóloga Tânia Saldanha, que abordará o tema com a psicopedagoga Zuleika Zanuzzio. O Adote faz reuniões mensais gratuitas, sempre na última segunda-feira do mês, e discute assuntos relacionados ao tema adoção. O Grupo também está apto a esclarecer dúvidas a respeito do processo de adoção e tem à disposição, literatura sobre o tema. A reunião acontecerá no prédio anexo a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição que fica na Rodovia Amaral Peixoto, 4565 – Centro. Mais informações pelo telefone (22) 2764-7752 ou pelo e-mail: adote@adote.net
Valéria PinheiroAssessora de Imprensa(22) 9978-7052(22) 7836-6180 ID: 119*14987

JORNALISTA BUSCA UMA OPORTUNIDADE

Andréa Luiza Collet
Jornalista (RPMT 083/TO), 35 anos, união estável, um filho
Endereço: Rua Alexandre Herculano, 10, Célula Mater, Cabo Frio, RJ
Contato: (22) 8836-2439 / andreacollet@yahoo.com.br
 
objetivo
Colocação no mercado de trabalho da Região dos Lagos, Rio de Janeiro.
FORMAÇÃO
Graduada em Comunicação Social/habilitação em Jornalismo. Unitins / 2001.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
2006-2011 - Corpo de Bombeiros Militar e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Tocantins
Funções: Chefe da Assessoria de Comunicação Social e Ouvidora
Principais atividades: implantação da Assessoria de Comunicação Social; resgate da história do CBMTO, por meio de clipping impresso e eletrônico; criação e atualização de site; capacitação de fontes; atendimento à imprensa; organização de coletivas; organização de eventos; mestre de cerimônia e cerimonialista; ouvidora; criação de material educativo e informativo; gerenciamento de crise, professora da Escola de Formação de Bombeiros.
2002-2006 - Centro Universitário Luterano de Palmas/ULBRA
Função: Assessora de Imprensa
Principais atividades: atualização de site; atendimento à imprensa; organização de coletivas; organização de eventos; criação de material informativo e publicitário.
2001-2006 - Secretaria de Comunicação do Estado do Tocantins
Funções: Repórter
Principais atividades: cobertura Jornalística, atualização do site, organização de coletivas, atendimento à imprensa, confecção de house organ, organização de eventos (feiras).
2001-2002 - Jornal Folha Popular
Função: Repórter (editorias de Cultura, Cidades e Economia)
Principais atividades: Redação de matérias e reportagens, revisão de textos.
QUALIFICAÇÕES EXTRAS
Especialização por concluir em Gestão da Comunicação nas Organizações (Faculdade Católica do Tocantins/Funiversa).
Curso de Gestão Integrada em Defesa Civil e Comunicação de Risco (2010).
Curso de Formação de Instrutores (120 horas).
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Experiência como voluntária em projetos sociais (Universidade Solidária e trabalho com crianças e adolescentes em situação de risco)

CASIMIRO DE ABREU: PALESTRA SOBRE RAIVA ANIMAL



Agricultura promove palestra sobre raiva animal em Casimiro de Abreu A raiva animal preocupa as autoridades de saúde e vigilância sanitária. Os especialistas alertam que é preciso combatê-la e preveni-la. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca realizou palestra educativa em parceria com o Núcleo de Defesa Agropecuária de Casimiro de Abreu. “Além de afetar animais, há perigo quanto à transmissão da doença aos seres humanos”, comentou o secretário Ubirajara Pina. O evento aconteceu no auditório da Casa de Cultura Casimiro de Abreu. Participaram o chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária Rodrigo Alvim e a coordenadora estadual de educação sanitária da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária Rosa Antunes. “O morcego do tipo hematófago é o principal transmissor da raiva animal”, explicou Rosa, que também é médica veterinária. A palestra foi destinada aos professores da rede municipal. Cerca de 50 deles aprenderam como é transmitida a raiva animal e as consequências disso para os rebanhos, animais domésticos e para as pessoas. “Além de gatos e cachorros, o morcego hematófago costuma atacar rebanhos bovinos, equinos e caprinos, entre outros. Vale lembrar que apenas do tipo hematógafo transmite raiva”, comentou Rodrigo Alvim. Entre os sintomas da doença nos animais estão dificuldades para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento e de hábitos alimentares, paralisia das patas traseiras. Nos seres humanos, a reação ao vírus da raiva acontece de modo parecido com o dos animais. Há ainda sintomas de inquietude, perturbação do sono, muita febre e alucinações, além de convulsões. A raiva não tem cura e é mortal, por isso da importância da vacinação dos rebanhos e dos animais domésticos, da prevenção e combate à propagação da doença. As ações preventivas devem fazer parte da rotina dos agropecuaristas e também de pessoas que vivem nos centros urbanos. A presença de morcegos é comum nesses ambientes. “Além das campanhas específicas dos governos e das instituições de saúde e vigilância epidemiológica, a escola tem papel importante na disseminação de informações preventivas. Os professores e os alunos serão agentes multiplicadores”, ressaltou Ubirajara Pina. A Prefeitura de Casimiro de Abreu está atenta às questões sanitárias dos rebanhos e aposta em pesquisas e conhecimento. A parceria com Núcleo Estadual de Defesa Agropecuária tem funcionado de modo satisfatório.

AGENTES DA PAZ

Projeto patrocinado pela Petrobras ensina jovens a solucionar conflitos na escola 750 alunos da rede municipal serão agentes de paz
Alunos de cinquenta escolas cariocas - a maioria localizada em regiões com altos índices de violência - vão participar do projeto Jovens e seu potencial criativo na resolução de conflito, que será lançado no Teatro Calouste Gulbenkian, no Rio de Janeiro, na próxima segunda (29/8). Durante dois anos, cerca de 750 jovens e 150 professores vão criar Núcleos de Paz e promover "círculos restaurativos" sempre que houver situações de conflito no ambiente escolar. O projeto integra o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.
Vinculados ao conceito de justiça restaurativa, os círculos reforçam valores como a participação, a autonomia, o respeito, a busca de sentido e de pertencimento na responsabilização pelos danos causados. Utilizada em escolas de São Paulo desde 2006, a metodologia da Justiça Restaurativa fez diminuir a violência e trouxe soluções que aproximaram a área da Educação e o poder judiciário, ao substituir medidas punitivas por soluções alternativas.
Um bom exemplo de como funciona o método é o caso da aluna de uma escola paulista, que depois de quatro anos sendo xingada por um grupo de meninos, agrediu fisicamente o líder destes. Colocados frente a frente, a garota explicou que o complexo causado pelos xingamentos a levou a meses de depressão e de ausência escolar. O garoto agredido entendeu a colega, pois depois de ter apanhado, passou a ser também xingado pelos colegas. O colégio aproveitou o entendimento entre as crianças e realizou com todos os estudantes um trabalho sobre bullying - termo que define violência física ou psicológica.
A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), ONG especializada em educação e comunicação, e conta com patrocínio da Petrobras. Entre os presentes no evento, destaca-se a participação da convidada especial Kay Pranis, referência mundial em Justiça Restaurativa. A americana é autora do Manual Básico de Processos Circulares e desde 1998 dá consultoria sobre o assunto. Ela veio ao país para capacitar a equipe de facilitadores do projeto atuantes nas escolas. Também estarão presentes Claudia Costin, secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Luciane Pires, gestora de Responsabilidade Social da Petrobras, Claudius Ceccon, diretor do Centro de Criação de Imagem Popular, e Monica Mumme, coordenadora do Núcleo de Educação para Paz.
Serviço: O que: Lançamento do projeto Jovens e seu potencial criativo na resolução de conflitosQuando: Segunda (29/8), às 17h Onde: Teatro Calouste Gulbenkian, rua Benedito Hipólito, 125, Centro (RJ).
Inscrições: inscricao@cecip.org.brMais informações sobre o método Justiça Restaurativa podem ser encontradas em:http://www.cecip.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=325&Itemid=317

quarta-feira, agosto 24, 2011

PROGRAMA MICROCRÉDITO CRESCER

A presidente Dilma Rousseff lançou nesta quarta-feira (24/08) o novo programa de microcrédito do governo federal, agora chamado de Crescer. A principal mudança será a redução da taxa de juros, que cairá de até 60% ao ano para 8% ao ano. A medida vale para empreendedores individuais e microempresas com faturamento de até R$ 120 mil anuais. A expectativa do governo é de que 3,4 milhões de clientes deverão ser beneficiados pelo programa até 2013. Para tanto, foram disponibilizados R$ 3 bilhões, que serão divididos entre o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia. A presidente explicou o objetivo do programa.- O nome Crescer é significativo porque é isso que queremos para as pessoas que sonham com seus próprios negócios: que elas consigam crescer. Esse é um passo na caminhada da democratização do crédito. Parta garantir as taxas de juros mais baixas, o governo vai abrir mão de R$ 500 milhões por ano, que serão destinados aos bancos, que são públicos. Os repasses serão feitos de forma mensal pelo Tesouro Nacional, com base no número, valor e prazo das operações de crédito contratadas. Bancos privados não estão excluídos do programa, mas ainda precisam do aval do Ministério da Fazenda para começar a operar o programa. O valor de cada operação, no entanto, está limitado a R$ 15 mil. O crédito pode ser utilizado para capital de giro, quando uma empresa precisa de dinheiro para fazer rodar as contas, ou para investimento.A TAC (Taxa de Abertura de Crédito) também teve uma redução, passando de 3% sobre o valor financiado para 1% sobre o valor do crédito contratado.

Programa Crescer, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, é uma das portas de saída para aqueles que precisam do Brasil Sem Miséria, um guarda-chuva de ações do governo com o objetivo de combater a desigualdade social. Ainda de acordo com Mantega, o público alvo do Crescer é composto por borracheiros, eletricistas, cabeleireiros, manicures, donos de padaria, bares e bancas de jornais. - As pessoas terão um aumento da renda e têm no Crescer uma porta de saída. Isso faz parte da política de expansão de crédito com a qual esse governo se comprometeu. O programa será enviado ao Congresso Nacional em forma de Medida Provisória e deve começar a valer daqui a 30 dias.Dilma ainda anunciou que pretende analisar o desempenho do programa até o final de 2013, até mesmo com a possibilidade de expandir o valor do crédito e de clientes atendidos. - Queremos crédito para capital de giro e investimento porque isso vai levar, de uma forma virtuosa, a um aumento da demanda e do consumo para a população.

Você está pronto para abrir sua própria empresa?

RIO DAS OSTRAS - SERVIÇOS GRATUÍTOS PARA A POPULAÇÃO

Ação Global oferece serviços gratuitos à população em Rio das Ostras Projeto acontecerá domingo, dia 28, das 9h às 16h, no Parque da Cidade Dezenas de serviços gratuitos serão oferecidos à população de Rio das Ostras no próximo domingo, dia 28, durante a “caravana” do Ação Global, um projeto do SESI e da Rede Globo. A Prefeitura, parceira do projeto, também oferecerá serviços e atividades durante o evento. A estrutura será montada no Parque da Cidade (Rua Três Marias, s/nº - Nova Cidade) e funcionará das 9h às 16h. A expectativa é receber 15 mil pessoas e realizar 45 mil atendimentos gratuitos de documentação, saúde preventiva, educação, esporte e lazer. Diversas entidades de classe e a sociedade civil organizada também estarão presentes na Ação Global. Já confirmaram presença a OAB de Rio das Ostras, que dará apoio total aos serviços do Tribunal de Justiça; o Sebrae, Associação Comercial, o Grupo de Apoio à Adoção (Adote), Lions Club, Maçonaria, entre outros. Secretarias Municipais – A Prefeitura de Rio das Ostras também disponibilizará serviços como inscrições para as escolinhas de esporte, votação on line do Orçamento Participativo, oficinas de artes, apresentações artísticas, e informações sobre todos os projetos e programas desenvolvidos na administração municipal. Veja os serviços que estarão à disposição durante o domingo, dia 28. Carteira de Identidade 1ª e 2ª via;Carteira de Trabalho 1ª e 2ª via;Isenção de Taxa Cartorária para 2ª via de Carteira de Identidade e Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito;Aferição de Pressão Arterial e Teste de Glicemia;Programa Sesi 3ª Idade;Escovação e Fluoretação de crianças de 4 a 12 anos;Animação e Recreação para Crianças (brinquedos infláveis, bola mania, pintura de rosto, oficina de customização de bolsas e oficina de xadrez);Oficina sobre preparação de refeições de baixo custo – Cozinha Brasil;Atividades e Serviços da Prefeitura de Rio das Ostras.

segunda-feira, agosto 22, 2011

9o. FESTIVAL DE ESQUETES DE CABO FRIO

9° Festival de Esquetes de Cabo Frio acontece entre os dias 23 e 27 deste mês Começa nesta terça-feira, dia 23 de agosto, e vai até o próximo sábado, dia 27, o 9° Festival de Esquetes de Cabo Frio, que acontecerá no Teatro Municipal.A programação contará com oficinas gratuitas de fotografia, técnicas circenses e oficinas teatrais.
Agenda das oficinas:
Oficina Fotográfica FesqInstrutor: Alexis MalabiDias: 23 e 24 (Bridge e DSRL) – 25 e 26 (câmeras compactas/iniciantes)Horário: 13:30h às 15:00h - 15 vagas por turmaInscrições gratuitas: fesq@fesq.com.br (enviar com nome e telefone)(Colocar no campo “assunto”: Oficina fotográfica Fesq & dias desejados)Certificado de participação (impresso)Apostila digital de curso fotográfico (via e-mail) Oficina de técnicas circensesInstrutora: Maria Paula O trabalho envolve o estudo de técnicas simples no tecido e lira, explorando também o improviso e percepção. Dias: de 23/08 a 26/08 - horário: 13:30h a 15:30hPúblico: A partir de 16 anos - 10 vagasInscrições gratuitas: fesq@fesq.com.br (colocar no campo “assunto”: oficina de técnicas circenses - enviar com nome e telefone)Roupas: Calça ou meia calça de ginástica maleável que cubra o joelho. Altamente aconselhável malha inteira ou collant para proteger abdômen e costas. Não é necessária nenhuma experiência prévia, apenas muita disposição.Certificado de participação (para no mínimo de 75% de participação). Oficina teatral – O ator visceral – Uma abordagem do solo narrativoInstrutora: Mariana Jacques Desenvolver a fabulação por meio da utilização do que cada ator possui de próprio e o que tem adquirido ao longo da vida, que podem contribuir para o processo de construção da narrativa. Tal proposta consiste em narrar interpretando todos os personagens e estabelecendo um pacto de cumplicidade com a platéia, para que ela imagine, por meio do vocabulário mímico (imagens, gestos e máscaras) e sonoro (palavras, ruídos, onomatopéias), toda a trama que se passa.DIAS: 23 e 24 (turma 01) – 25 e 26 (turma 02)Horário: 13:30h às 16:30h - 16 vagas por turmaInscrições gratuitas: fesq@fesq.com.br (colocar no campo “assunto”: Oficina Teatral – O ator visceral- enviar com nome e telefone)

MAIS EMPREGO EM CABO FRIO - 150 VAGAS

Sistema Mais Emprego disponibiliza 150 vagas em Cabo Frio
Desde o dia 16 de agosto, o Sistema Mais Emprego está funcionando em todos os Centros Públicos de Trabalho e Renda (CEPTR). O sistema é uma ferramenta do Ministério do Trabalho que encaminha, através de um banco de dados, candidatos para vagas disponíveis de emprego. Em Cabo Frio estão sendo oferecidas cerca de 150 vagas. Segundo o empresário da D&C, Ricardo Guadagnin, presidente do Conselho Municipal de Emprego e Renda, é fundamental este tipo de iniciativa do poder público, pois facilita o contato entre empregadores e os trabalhadores. O sistema criou o portal Mais Emprego, diretamente ligado ao portal do Ministério do Trabalho e Emprego. Para se cadastrar, o candidato deve preencher uma ficha e caso haja vaga disponível para a sua área de atuação, ele deverá se encaminhar ao SINE( Sistema Nacional de Emprego) , que fica na Avenida Teixeira e Souza, 1870, centro de Cabo Frio. O endereço do portal é: http://maisemprego.mte.gov.br.
Dialectica

FIQUE POR DENTRO E FAÇA CURSOS!

OAB-Barra comemora o mês do advogado com palestra sobre "Advocacia Corporativa"A OAB-Barra comemora o mês do advogado com palestra sobre "O Mercado de Trabalho na Advocacia Corporativa", hoje, dia 22 de agosto, das 16h às 19h30, no auditório da Universidade Estácio de Sá Tom Jobim. Entrada Gratuita. Mais informações nos telefones: 2430-5500 / 2430-5506. Inscrições através do e-mail: barra.tijuca@oabrj.org.br.

8ª edição do curso "Estruturação Imobiliária Aplicada"
Em novembro, a ADEMI e a CM2-Estruturação Imobiliária realizarão a 8ª edição do curso "Estruturação Imobiliária Aplicada". As inscrições, que serão realizadas através do site da ADEMI ou pelo telefone (21) 2543-1110 - falar com a Srta. Geisa ou Sr. Jorge, estarão abertas a partir de 23 de agosto.

Curso no Centro (O Dia, 21/ago)
A Nasajon Educacional promove o curso 'Contratos Imobiliários', de amanhã a quinta-feira, das 15h às 19h, na sede da empresa (Rua Teófilo Otoni 102). O curso, comandado pelo advogado e corretor de imóveis Flávio Peixoto, vai abordar temas como o passo a passo de uma transação imobiliária, usando exercícios, dinâmicas, simulações e debates.

sexta-feira, agosto 19, 2011

CONTADORES DE HISTÓRIA

Vem aí 2º Simpósio Municipal de Contadores de Histórias
No próximo dia 27, será realizado o evento “Agosto por Gosto”. Trata-se do 2º Simpósio Municipal de Contadores de Histórias. O tema este ano será “Contos dos Quatro Cantos”. Na programação, constam oficinas e apresentações ao público. O evento promovido pela Secretaria de Educação de Casimiro de Abreu contará com a participação de vários profissionais da área. A entrada é franca. De acordo com a organização, os interessados em participar das oficinas e das apresentações devem se inscrever na Semed, de 22 a 25 de agosto, de 9h às 17h. O endereço é Rua Padre Francisco Maria Tales, 570 , bairro Mataruna. As oficinas acontecerão no Colégio Estadual Casimiro de Abreu (Ceca) e as apresentações performáticas no auditório da Semed. Mais informações pelo telefone 2778-2034. O evento será iniciado às 9 horas da manhã e será encerrado à meia-noite. Mais uma vez será realizada a maratona de contação de histórias. Entre os participantes estão os servidores Adilson Araújo, Graça Morenah e Shirlene Jardim. Há vários convidados que também se apresentarão. “Teremos ainda a contação de histórias eróticas apenas para maiores de 18 anos. Em todas as performances, o público terá diversão garantida”, afirmou Adilson Araújo.

VAGAS EM RIO DAS OSTRAS ; ARQUITETOS, PEDIATRAS E MÉDICOS SOCORRISTAS

Prefeitura de Rio das Ostras contrata arquitetos, pediatras e médicos socorristas
A Administração Municipal de Rio das Ostras está com vagas abertas para arquitetos, médicos pediatras e médicos socorristas. O objetivo é suprir as necessidade do município. Os interessados devem procurar, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h, a Secretaria de Urbanismo e Obras, localizada no prédio da Prefeitura ou a Secretaria de Saúde, na Rua Jandira Moraes Pimental , 504, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2771-7026 ou 2771-4296, respectivamente

FERLAGOS - INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO DE EXTENSÃO/LINGUA PORTUGUESA

Inscrições abertas para curso de extensão

A Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos) está com inscrições abertas para o curso de extensão "Língua Portuguesa: Estudos Gramaticais e Linguísticos - Curso Básico de Sintaxe", com a professora Ione Moura. Realizado pela coordenação do curso de Letras, através da professora Hyléa Valle, o curso valerá 20 horas de Atividade Acadêmico Científico Cultural (AACC). As aulas começam no próximo dia 19, e acontecerá durante cinco sextas-feiras, sempre das 18h20 às 22h20. A inscrição custa R$ 70. Outras informações na secretaria da faculdade, na Avenida Júlia Kubitscheck, 80, próximo à rodoviária de Cabo Frio, ou pelo telefone (22) 2645-6100.




Alunos do IFF participam de aula de piscicultura na Fundação Municipal A Fundação Municipal Casimiro de Abreu foi visitada por dois grupos de estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Campos, no último fim de semana. São alunos dos cursos Técnico em Pesca e Técnico em Aquicultura, realizados em parceria com o IFF do Paraná. As atividades da Prefeitura na área de piscicultura foram apresentadas pelo biólogo Mauricio Porto da Secretaria de Agricultura. De acordo com os tutores do IFF Rogério Burla e Juliana Weller, cada curso tem dois anos de duração. As duas turmas contam com 50 alunos matriculados. “É uma novidade na região. As aulas são dadas na instituição e também por meio de videoconferências e em ambientes externos como o sítio agrícola da Prefeitura de Casimiro de Abreu”, explicou Burla, que também é engenheiro agrônomo. Os alunos conheceram na prática como funciona a reprodução de peixes em cativeiro. A Fundação Municipal Casimiro de Abreu conta com 16 grandes tanques, além de laboratórios com setores de incubação, reprodução induzida e de qualidade água. “Casimiro de Abreu é exemplo na região, pois disponibiliza aos profissionais todos os equipamentos e condições de trabalho necessários ao projeto”, explicou Maurício Porto que orientou os alunos por mais de três horas. Eles aprenderam, por exemplo, técnicas corretas de nutrição e o nível de acidez da água onde são cultivados os peixes. Para a professora Juliana Weller, as instalações da Fundação Municipal oferecem excelentes condições de produção e aprendizado. “O IFF realiza cursos novos que podem promover desenvolvimento nesta região do Estado. Aqui há vocação para pesca e cultivos aquáticos em geral. O ensino prático fora da sala de aula convencional traz mais entusiasmo e compreensão do tema”, comentou. Os estudantes acompanharam as explicações do biólogo Maurício Porto, puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas. “Gostei muito local e das orientações”, disse o estudante Raul Manhães do curso de Pesca. Para Higor Crespo, estudante de Aquicultura, a aula prática vai auxiliá-lo ainda mais. “Tenho três poços onde crio 500 peixes. Quero investir nesse tipo de fazenda que é bastante promissora e lucrativa”, planeja. A Fundação Municipal Casimiro de Abreu e a Secretaria de Agricultura e Pesca reúnem várias atividades voltadas para o desenvolvimento agrícola. Há ainda projetos e cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura para o homem do campo, além de investimentos que auxiliam pequenos agricultores. “As parcerias com instituições como IFF e UENF são importantes para ampliar conhecimento e investimento no setor”, avalia Porto. No dia 27 de julho, foi assinado pelo prefeito Antônio Marcos convênio entre o IFF de Campos e a Prefeitura de Casimiro de Abreu para realização de Curso Técnico à distância em Segurança no Trabalho. “Este é mais um importante investimento em educação e conhecimento”, concluiu o prefeito.

RIO DAS OSTRAS - AÇÃO GLOBAL DIA 28

Rio das Ostras recebe projeto Ação Global dia 28 Expectativa é atender 15 mil pessoas com serviços gratuitos Rio das Ostras vai receber a “caravana” do Ação Global, um projeto do SESI e da Rede Globo, criado em 1995, para prestar serviços gratuitos à população, no próximo dia 28 de agosto. A estrutura será montada no Parque da Cidade (Rua Três Marias, s/nº - Nova Cidade) e funcionará das 9h às 16h. A expectativa é receber 15 mil pessoas e realizar 45 mil atendimentos gratuitos. Numa parceria local com a Prefeitura de Rio das Ostras será montada uma rede de atendimento que oferece serviços gratuitos de documentação, saúde preventiva, educação, esporte e lazer.
Possuir documentação básica é o primeiro passo para que o cidadão tenha acesso a uma série de benefícios concedidos pela administração pública, tal como atendimento gratuito de saúde e acesso à rede de ensino público. Neste sentido, a Ação Global tem colaborado, ao longo de 16 edições, para a inclusão social e o crescimento pessoal de milhões de brasileiros.

CAMINHADA AGITA ZONA SUL DIA 21 DE AGOSTO

Caminhada agita Zona Sul do Rio dia 21 de agostoOrganização do evento espera receber caminhantes de todo Estado No próximo dia 21 de agosto a orla carioca será palco do 6º Walking Rio, uma Caminhada na Natureza pelas praias do Leblon, Ipanema, Copacabana e Leme, organizada pela Ong Anda Brasil. O evento contará com a presença de caminhantes de todo Estado do Rio, e já estão confirmadas as presenças das delegações de Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso e Paraná.A caminhada na natureza é um esporte não-competitivo que pode ser praticado por adultos, crianças, idosos e portadores de necessidades especiais, porque não existe tempo para cumprir o circuito. Cada um segue o seu próprio ritmo, todos os participantes ganham, não há classificação nem tempo de chegada. A partida será do final da praia do Leblon, na esquina da rua Visconde de Albuquerque, das 8h às 11h, e o circuito termina na Praça do Forte do Leme, totalizando um percurso de 10km. O circuito contará com dois postos de controle – um no final do Arpoador e outro em frente ao Copacabana Palace - onde os participantes recebem o carimbo de certificação da caminhada. O Walking Rio pode ser feito em grupos, sozinho ou acompanhado, o que vale é a contemplação da natureza, integração social e melhoria da qualidade de vida. Ao final, todos os participantes ganham uma caderneta internacional da IVV – Federação Internacional de Esportes Populares – órgão que promove Caminhadas na Natureza em todo mundo. O documento pode receber carimbos de todos os circuitos nacionais e internacionais.
Ação em prol das crianças com câncer A Anda Brasil conta mais uma vez com a parceria da Casa Ronald McDonald, instituição que apoia o tratamento de crianças com câncer no Rio há 22 anos. Cada kit de caminhada Walking Rio (boné, camiseta, botton, mochila, caderneta internacional) terá parte da renda revertida para a instituição. O kit Anda Brasil custa R$ 50 e pode ser comprado no dia do evento no ponto de partida, na praia do Leblon.Todos os anos o Instituto Ronald McDonald promove o McDia Feliz no último sábado de agosto, e toda renda obtida com as vendas de sanduíches Big Mac - seja por meio de vendas avulsas ou das McOfertas – são destinadas a instituição. O próximo McDia Feliz acontecerá no dia 27 de agosto.Ao longo dos últimos 22anos, os recursos obtidos com o McDia Feliz têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplante de medula óssea, entre outros projetos em benefício de crianças e adolescentes com câncer.
Conheça a Anda Brasil O projeto Anda Brasil faz parte do IVV, entidade não-governamental que conta com a participação de 40 países integrando e milhões de caminhantes em todo o mundo. Criada em 2006, a Anda Brasil é uma ONG que hoje reúne mais de 300 circuitos pelo país que vão desde Amazonas ao Rio Grande do Sul. Ao todo já são mais de 100 mil caminhantes em todo o Brasil. A entidade promove os circuitos de turismo rural com a prática de Caminhadas na Natureza e outros esportes não-competitivos que facilitem a inclusão social do homem do campo como, por exemplo, os agricultores familiares.
www.andabrasil.com.br

sábado, agosto 13, 2011

ELOGIE DO JEITO CERTO

Recentemente um grupo de crianças pequenas passou por um teste muito>> interessante. Psicólogos propuseram uma tarefa de média dificuldade,>> mas que as crianças executariam sem grandes problemas. Todas>> conseguiram terminar a tarefa depois de certo tempo.>> >> Em seguida, foram divididas em dois grupos. O grupo A foi elogiado>> quanto à inteligência. "Uau, como você é inteligente!", "Que esperta>> que você é!", "Menino, que orgulho de ver o quanto você é genial!" . e>> outros elogios à capacidade de cada criança.>> >> O grupo B foi elogiado quanto ao esforço. "Menina, gostei de ver o>> quanto você se dedicou na tarefa!", "Menino, que legal ter visto seu>> esforço!", "Uau, que persistência você mostrou. Tentou, tentou, até>> conseguir, muito bem!" . e outros elogios relacionados ao trabalho>> realizado e não à criança em si.>> >> Depois dessa fase, uma nova tarefa de dificuldade equivalente à>> primeira foi proposta aos dois grupos de crianças. Elas não eram>> obrigadas a cumprir a tarefa, podiam escolher se queriam ou não, sem>> qualquer tipo de consequência. As respostas das crianças>> surpreenderam. A grande maioria das crianças do grupo A simplesmente>> recusou a segunda tarefa. As crianças não queriam nem tentar. Por>> outro lado, quase todas as crianças do grupo B aceitaram tentar. Não>> recusaram a nova tarefa.>> >> A explicação é simples e nos ajuda a compreender como elogiar nossos>> filhos e nossos alunos. O ser humano foge de experiências que possam>> ser desagradáveis. As crianças "inteligentes" não querem o sentimento>> de frustração de não conseguir realizar uma tarefa, pois isso pode>> modificar a imagem que os adultos têm delas. "Se eu não conseguir,>> eles não vão mais dizer que sou inteligente".>> >> As "esforçadas" não ficam com medo de tentar, pois mesmo que não>> consigam é o esforço que será elogiado. Nós sabemos de muitos casos de>> jovens considerados inteligentes não passarem no vestibular, enquanto>> aqueles jovens "médios" obterem a vitória. Os inteligentes confiaram>> demais em sua capacidade e deixaram de se preparar adequadamente. Os>> outros sabiam que se não tivessem um excelente preparo não seriam>> aprovados e, justamente por isso, estudaram mais, resolveram mais>> exercícios, leram e se aprofundaram melhor em cada uma das>> disciplinas.>> >> No entanto, isso não é tudo. Além dos conteúdos escolares, nossos>> filhos precisam aprender valores, princípios e ética. Precisam>> respeitar as diferenças, lutar contra o preconceito, adquirir hábitos>> saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por>> meio de elogios frágeis, focados no ego de cada um.>> >> É preciso que sejam incentivados constantemente a agir assim. Isso se>> faz com elogios, feedbacks e incentivos ao comportamento esperado.>> Nossos filhos precisam ouvir frases como: "Que bom que você o ajudou,>> você tem um bom coração", "parabéns meu filho por ter dito a verdade>> apesar de estar com medo. você é ético", "filha, fiquei orgulhoso de>> você ter dado atenção àquela menina nova ao invés de tê-la excluído>> como algumas colegas fizeram. você é solidária", "isso mesmo filho,>> deixar seu primo brincar com seu videogame foi muito legal, você é um>> bom amigo".>> >> Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam o>> comportamento da criança que tenderá a repeti-los. Isso não é "tática">> paterna, é incentivo real. Por outro lado, elogiar superficialidades é>> uma tendência atual. "Que linda você é, amor", "acho você muito>> esperto meu filho", "Como você é charmoso", "que cabelo lindo", "seus>> olhos são tão bonitos". Elogios como esses não estão baseados em>> fatos, nem em comportamentos, nem em atitudes. São apenas impressões e>> interpretações dos adultos. Em breve, crianças como essas estarão>> fazendo chantagens emocionais, birras, manhas e "charminhos". Quando>> adultos, não terão desenvolvido resistência à frustração e a>> fragilidade emocional estará presente. Homens e mulheres de>> personalidade forte e saudável são como carvalhos que crescem nas>> encostas de montanhas. Os ventos não os derrubam, pois cresceram na>> presença deles. São frondosos, copas grandes e o verde de suas folhas>> mostra vigor, pois se alimentaram da terra fértil.>> >> Que nossos filhos recebam o vento e a terra adubada por nossa postura>> firme e carinhosa.>> >> [*Marcos Meier é mestre em Educação, psicólogo, professor de>> Matemática e especialista na teoria da Mediação da Aprendizagem em>> Jerusalém, Israel]>>

quinta-feira, agosto 11, 2011

INSCRIÇÕES DO ANUÁRIO 2011 EM CABO FRIO OI PRORROGADO

Prazo para inscrições do Anuário 2011 foi prorrogado até o dia 22 de agosto
A Secretaria de Cultura prorrogou até o dia 22 de agosto as inscrições para o Anuário de Cabo Frio 2011. As inscrições estão sendo realizadas na Biblioteca Municipal Walter Nogueira até a data limite. Poderão ser inscritos artigos, depoimentos, crônicas, resenhas, fotografias e produções literárias contextualizadas com a vida em Cabo Frio. Até agora, a Secretaria já conta com 18 textos inscritos nas categorias História, Arquitetura, Poesia e Crônica.Os modelos da ficha e requerimento de inscrição para fotografia, requerimento de inscrição para textos literários e termo de compromisso estão no edital disponível no site www.cabofrio.rj.gov.br, no link “Editais (Cultura)”. O edital da seleção pública também foi publicado nos Atos Oficiais do jornal Noticiário dos Lagos do dia 22 de junho.Textos – Para participar na categoria de textos, os mesmos devem estar inseridos nos seguintes gêneros literários: conto, crônica, poesia, prosa, depoimentos, resenhas e textos dissertativos. Os textos literários deverão ser apresentados em um envelope lacrado, com três vias digitadas, encadernadas, em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaçamento 1,5 entre linhas, digitados em uma só face de papel A4, tendo todas as margens medindo 3 cm, e deverão possuir, no mínimo, quatro laudas, e, no máximo, vinte laudas. Os parágrafos devem ser justificados, contendo título da obra, currículo do autor, páginas numeradas e rubricadas. Deverá também, obrigatoriamente, ser enviada uma cópia para o e-mail anuario@cabofrio.rj.gov.br. O envelope deverá estar lacrado de forma indevassável, contendo externamente os seguintes dizeres: “À Comissão Editorial da Seleção Pública n° 1/2011 Anuário de Cabo Frio - 2011 Nome/pseudônimo do autor: xxxxxx Título da obra: xxxxxxx”.Fotografias - As fotografias deverão ser apresentadas em um envelope lacrado, identificado externamente em cópia impressa, no formato 15 x 21 cm, e em mídia digital (CD ou DVD) nos formatos JPG ou TIF, com, no mínimo, 300 DPI de resolução e tamanho de arquivo de, pelo menos, 1500 Kb, acompanhadas de uma folha descritiva contendo ano (se possível), assunto e identificação do local e de pessoas. A foto em mídia digital deverá também, obrigatoriamente, ser enviada para o e-mail anuario@cabofrio.rj.gov.br. Para participar, deve ser entregue, além da ficha de inscrição, em um envelope devidamente lacrado, o requerimento para participação contendo cópia do RG autenticado; cópia do CPF autenticado; cópia de comprovante de residência; currículo do autor, contendo seu nome, endereço, telefone e e-mail (quando houver); e Termo de Compromisso assinado pelo autor da obra literária, contendo a cessão dos direitos autorais à Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC), pelo prazo máximo de cinco anos, a contar da homologação e publicação do resultado da presente Seleção Pública no órgão de imprensa oficial do município, caso a mesma seja selecionada.

quarta-feira, agosto 10, 2011

VACINAÇÃO DIA DIA 12 NÃO ESQUEÇA!

Sábado é o dia D da vacinação contra a PoliomielitePrefeitura de Rio das Ostras vacina crianças de 0 a 5 anos no próximo dia 13Pais de crianças de até 5 anos de idade, devem levar seus filhos para receber a segunda dose da vacina contra a poliomielite. Nesse sábado, a partir das oito horas da manhã e até às cinco horas da tarde, os postos de saúde da cidade e algumas escolas municipais oferecem a imunização contra a doença. É a mobilização do Dia D de combate à paralisia infantil.A meta da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras é vacinar cerca de 8.000 crianças. De acordo com a Chefe da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde, Louise Andrade, apesar da pólio ter sido erradicada no Brasil, é necessário vacinar as crianças. “O vírus continua circulando em outros países. E o Brasil recebe muitos turistas vindos de diferentes partes do mundo” explicou. Além dos postos de saúde, exceto os de Cidade Praiana e Jardim Mariléria, há pontos de imunização nas seguintes escolas municipais: Alberto Jorge, Maria da Penha Oliveira, Trindade, Ary Gomes de Marins, Francisco de Assis Medeiros Rangel, Carlos Maurício Franco, Professora América Abdalla e Centro de Cidadania, no Âncora. Em Cidade Praiana a vacinação será oferecida na Escola Municipal Rio das Ostras e em Jardim Mariléria, na Escola Municipal Acerbal Pinto Malheiros.

II CONFERÊNCIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES DE RIO DAS OSTRAS

II Conferência de Políticas para as Mulheres de Rio das Ostras terá como tema “Mulher: sua vez, sua voz” A Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras promove no próximo sábado, dia 13, na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, a partir das 8h, a II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Com o tema “Mulher: sua vez, sua voz”, o evento tem como objetivo discutir e elaborar propostas de Políticas Públicas, que contemplem a construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres. O evento também busca contribuir para a erradicação da pobreza extrema e para o exercício pleno da cidadania pelas mulheres brasileiras.A programação começa às 8h com as inscrições dos participantes. A abertura oficial será feita às 9h pelo prefeito Carlos Augusto Balthazar. Em seguida haverá a leitura e aprovação do regimento interno. Na parte da manhã serão realizadas duas palestras: “Avaliação e aprimoramento das ações políticas que integram o II Plano Nacional de Políticas para as mulheres e definição de prioridades”, ministrada pela coordenadora de políticas intersetoriais e documentação da Superintendência dos Direitos da Mulher no Governo do Estado do Rio, Maria América Aires; e “Análise da realidade municipal: social, econômica, política, cultural e os desafios para a construção da igualdade de gênero na perspectiva do fortalecimento da autonomia das mulheres e erradicação da pobreza extrema”, que será realizada pela secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira.A partir das 13h será dado início a cinco grupos de trabalho para discutir propostas. Após as discussões haverá a apresentação das propostas e eleição dos delegados para a 3ª Conferência Estadual de Políticas para Mulher.

segunda-feira, agosto 08, 2011

AULAS DE CAPOEIRA E SKATE GRÁTIS EM RIO DAS OSTRAS

Prefeitura de Rio das Ostras recebe inscrições para Escola de Capoeira e Escola de Skate.
Projetos são destinados às crianças e adolescentes de 6 a 17 anos
Crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos que estiverem interessados em praticar esportes podem se inscrever na Escola de Capoeira e Escola de Skate da Prefeitura de Rio das Ostras. As aulas são gratuitas. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, no Estádio Julieta Carvalho Viana, no Bairro Operário.
Os documentos necessários para inscrição são: identidade ou fotocópia da certidão de nascimento, uma foto 3X4, declaração da escola e atestado médico, que pode ser obtido no próprio Estádio, em consulta de saúde. As vagas são limitadas!
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (22)2771-8361.
Local de inscrições: Rua Francisco Ivanilson Guimarães de Barros, s/nº, Bairro Operário.
ESCOLA DE CAPOEIRA: As aulas da Escola de Capoeira são oferecidas nos seguintes locais: Núcleo Parque da Cidade, quartas e sextas-feiras, de 18h30 às 20h30; Escola Municipal Fany Batista Esteves (Nova Aliança): às terças e sextas-feiras, das 18h30 às 20h30; Escola Municipal Marinete Coelho de Souza (Cantagalo), quartas-feiras de 12h às 14h30 e de 15h às 17h; e sextas, 8h às 11h30; e Centro de Convivência Ernestina, quartas e sextas, das 19h às 21h. Ao todo, são 150 vagas.
ESCOLA DE SKATE: O curso é realizado em diversos horários, de segunda a sexta-feira, na Praça do Skate (Avenida Amazonas, Extensão Novo Rio das Ostras). Ao todo estão disponíveis 150 vagas.

PREFEITURA DE ARARUAMA LANÇA CARTILHA COM DICAS DE SEGURANÇA BANCÁRIA


Para prevenir o crime conhecido como “saidinha de banco”, a Secretaria Municipal de Segurança de Araruama acaba de lançar uma campanha que tem como público alvo a população. Através da distribuição da cartilha “Dicas de Segurança Bancária”, a campanha visa alertar a população, mantendo-a informada e esclarecida a respeito de como realizar operações bancárias com segurança, seja em agências bancárias ou caixas eletrônicos.
- Na verdade o foco desta cartilha é um pouco mais amplo, porque ela oferece dicas de transações bancárias seguras também pela Internet. É um idéia que já vínhamos discutindo há algum tempo, e que teve total apoio do prefeito André Mônica - comentou o secretário municipal de Segurança, major Marco Aurélio Vollmer.
Entre as dicas de segurança, a cartilha da Secretaria de Segurança destaca:
- Cuidado ao portar talão de cheques. Se possível, porte somente o número de folhas necessárias à utilização diária
- Confira periodicamente seu extrato, e em caso de transações suspeitas, comunique imediatamente ao banco
- Não forneça senhas por telefone, mesmo em caso de informações de prêmios ou demais vantagens
- Evite utilizar o celular ou computadores de terceiros (lan house, aeroportos, stands de eventos...) para realizar operações bancárias. Pessoas mal intencionadas podem ter acesso aos seus dados confidenciais
- Se costuma fazer transação bancária via internet, mantenha sempre atualizado o anti-vírus e o sistema operacional. Também troque, periodicamente, sua senha de acesso on line
-Não se preste a receber crédito de pessoas desconhecidas em sua conta: propostas desta natureza são comumente feitas por golpistas nas proximidades de bancos e caixas eletrônicos
- Ao realizar operações financeiras ou pagamentos on line, certifique-se de que está no site correto clicando sobre o cadeado e/ou chave de segurança que aparece quando se entra na área de segurança do site.

domingo, agosto 07, 2011

INTERNAÇÃO COMPÚLSÓRIA DE DEPENDENTES QUÍMICOS

O tema tem sido debatido por vários segmentos da sociedade, os ativistas de direitos humanos sustentam que a internação compulsória fere cláusula pétrea, o direito à liberdade do cidadão, consagrado no artigo 5º, da Constituição Federal.
Por sua vez, os médicos sustentam que internar uma pessoa contra a sua vontade caracterizaria crime, denominado como cárcere privado.
A meu ver, as duas correntes acima estão equivocadas, o princípio constitucional que deve ser protegido pelo Estado é o direito à vida, a mais importante das cláusulas pétreas, o maior bem que um ser humano possui. No caso específico dos dependentes químicos, em razão da dependência às drogas, em sua maioria os usuários perdem o discernimento, não mais conseguem decidir o rumo de sua vida. É de conhecimento público que o uso contínuo de drogas causa a morte do usuário, assim, acredito que caracterizada esta situação é dever do Estado interferir na vida daquele cidadão e determinar sua internação para tratamento, o poder público tem o dever de salvar a vida daquele cidadão e devolver-lhe a dignidade, sua cidadania.
Algumas pessoas têm defendido a tese da criação de uma legislação que autorize o poder público efetuar a internação compulsória de dependentes químicos para tratamento.
Totalmente desnecessário, o ordenamento jurídico brasileiro possui o Decreto-Lei 891, de 25 de novembro de 1938, em plena vigência, que regulamenta a fiscalização de entorpecentes, legislação que reconhece que o usuário de drogas é doente, que é proibido tratá-lo em domicílio e cria e regulamenta a figura da internação obrigatória de dependentes químicos, quando provada a necessidade de tratamento adequado ao enfermo ou quando for conveniente à ordem pública.
Para liquidar a questão, transcrevemos os artigos 27, 28 e 29, da referida legislação, in verbis: “Artigo 27. A toxicomania ou a intoxicação habitual, por substâncias entorpecentes, é considerada doença de notificação compulsória, em caráter reservado, à autoridade sanitária local.”
“Art. 28. Não é permitido o tratamento de toxicômanos em domicílio.”
“Art. 29. Os toxicômanos ou os intoxicados habituais, por entorpecentes, por inebriantes em geral ou bebidas alcoólicas, são passíveis de internação obrigatória ou facultativa por tempo determinado ou não.
§1º. A internação obrigatória se dará, nos casos de toxicomania por entorpecentes ou nos outros casos, quando provada à necessidade de tratamento adequado ao enfermo, ou for conveniente à ordem pública. Essa internação se verificará mediante representação da autoridade policial ou a requerimento do Ministério Público, só se tornando efetiva após decisão judicial.”
Quando se tratar de usuário menor de idade, a internação deverá ser requerida judicialmente pelo Ministério Público, como medida protetiva à criança ou adolescente, sempre utilizando como base legal o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90).
Todavia, infelizmente, no caso da Cidade de São Paulo, não há vagas suficientes nos estabelecimentos públicos adequados ao tratamento de dependentes químicos, nas redes do serviço de saúde pública estadual e municipal.
Os órgãos públicos da área de saúde têm obrigação legal de incrementar programas públicos de atendimento aos usuários e dependentes de drogas, todavia, é incontestável a negligência do poder público nesta obrigação. O Estado deveria investir de forma direta na criação de clínicas públicas para tratamento de dependentes químicos e de forma indireta na destinação de recursos às entidades da sociedade civil, sem fim lucrativo, que atuem neste seguimento.
Por fim, entendo que a internação compulsória dos dependentes químicos é totalmente legal, não fere direitos fundamentais do usuário, na verdade busca preservar e resgatar a dignidade destes cidadãos desprezados pela sociedade e esquecidos pelo poder público.
Arles Gonçalves Junior Advogado, Presidente da Comissão de Segurança Pública da OABSP e Consultor Jurídico do Programa Questão de Justiça
-- “Uso de drogas existe solução, mesmo ele não querendo”.
Tadeu Assis - Técnico em Dependência Química.
- Projetos de Prevenção e Palestras em escolas e empresas.
- Tratamento: Modelo Misessota – 12 Passos- TCC.
- Acompanhamento terapêutico e Cursos de Capacitação.
Contato: (22) – 9914.3450

ESTA DESEMPREGADO? QUER AUMENTAR SUA RENDA? FAÇA UM CURSO POR CORRESPONDÊNCIA!











Curso de Arranjos Florais(permanentes ou artificiais)
É com satisfação que o Instituto Denver informa o lançamento do CURSO DE ARRANJOS FLORAIS à distância. Confeccionar arranjos é uma forma de recreação criativa, diferente, divertida, sem limitações de idade, sexo ou aptidão física e que pode ser, também, uma forma de ganhar dinheiro, isto é, um negócio lucrativo.
O mercado de arranjos de flores artificiais está crescendo muito e criando várias oportunidades de trabalho para aquelas pessoas que necessitam de uma profissão; de independência financeira; de realização profissional e pessoal e que gostam de trabalhos artesanais. Trabalhar com a beleza e criatividade das flores permanentes ou artificiais traz recompensas e elogios de seus amigos e clientes.Este curso foi desenvolvido pensando em você que deseja preparar-se para o futuro, necessita uma profissão, um emprego, um meio de ganhar dinheiro.Este curso foi criado para quem nunca trabalhou com Arranjos Florais, está desempregado ou quer aumentar sua renda mensal ou ter uma renda extra. Ou ainda, para quem deseja ter seu próprio negócio mas não tem muito capital para investir. Muitas donas de casas, com filhos pequenos, iniciam neste ramo pois podem trabalhar no conforto de suas casas e contribuir no orçamento doméstico. Muitas pessoas gostam de criar e confeccionar seus próprios arranjos florais pois é um hobby ou passatempo muito prazeroso.Com este curso você aprenderá a fazer dez modelos de arranjos, de maneira simples e rápida. Irá conhecer as ferramentas e os materiais que são usados nas montagens dos arranjos. Para adquirir o curso ou obter maiores informações:
http://www.institutodenver.com.br/curso-flores.html e leia maiores informações. Atenciosamente Instituto Denverhttp://www.institutodenver.com.br/mailto:Denverwww.institutodenver.com.bridenver@institutodenver.com.br

Central de atendimentos: (0 xx 21) 2447-1705

sábado, agosto 06, 2011

INSCRIÇÃO ABERTA PARA PÓSGRADUAÇÃO

Inscrições abertas para Pós Graduação
Quem concluiu o Ensino Superior, mas deseja continuar se aperfeiçoando em busca de melhores oportunidades de trabalho e sucesso profissional, encontra na Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos) uma grande variedade de cursos, cujas inscrições estão abertas, e podem ser feitas na secretaria da Fundação, que fica na Avenida Júlia Kubitscheck, 80, próximo à rodoviária de Cabo Frio. Ao todo a Ferlagos oferece 13 cursos com mensalidades de R$ 280.
• Gestão, Educação e Meio Ambiente• Gestão, Supervisão e Orientação Educacional• Língua Portuguesa: produção textual• Análises Clínicas• Estudos e Tradução da Língua Inglesa• Geografia: Planejamento Urbano e Ambiental• Psicopedagogia• Educação Matemática• Gestão de Recursos Humanos• Gestão em Finanças• História e Cultura Afro Brasileira• Educação Artística• Alfabetização e Letramento
Mas esse valor pode ficar ainda menor: ex-alunos da Ferlagos e funcionários públicos têm desconto de 10%, assim como funcionários da Brasfish, Agrisa, Vilarejo, Enseada da Praia, Branca Confeitaria, ABC Compre Bem, Mc Donald’s Cabo Frio e São Pedro da aldeia, Clínica Santa Helena, CCAA, CNA, Fisk, Águas de Juturnaíba, Drogarias Alexandre, Marinha, Bombeiros, Profile Idiomas, Sindicato dos Empregados de Edifício do RJ, IEBEU, Sindicato dos Bombeiros Civis, TV Costa do Sol, Prolagos, Prefeitura de Arraial do Cabo e Clinodonto. Outras informações pelo (22) 2645-6100.
Cristiane Zotich Assessora de Comunicação (22) 9211-9030(22) 9946-0920ID: 88*24936www.ferlagos.br Twitter: @ferlagosbrFacebook: Fundação Ferlagos Nosso blog: http://informeferlagos.blogspot.com

CRIANÇAS SEM HISTÓRIA

As sequelas do uso do crack na gravidez ainda estão sendo diagnosticadas por estudos dispersos. Mas a experiência de profissionais que lidam com a dependência química afirma: os problemas começam desde o início da gestação
As estatísticas ainda não mostram o que médicos, psicólogos, terapeutas e outros profissionais especializados em dependência química veem nas salas de parto e de tratamento da adicção. Há 18 anos, a neonatologista da Maternidade Escola Assis Chateaubriand testemunha gestações de risco, como a das crianças-mães, e nascimentos-quase-morte. “Na realidade, você tem uma cascata de efeitos muito grande do uso do crack”, percebe Maria Francielze Holanda Lavor.
A experiência afirma: os problemas começam a existir desde o início da gravidez. “No primeiro e no segundo trimestre, ou seja, até o sexto mês de gestação”, aponta a médica, “esse feto vai receber crack não só pelo sangue”. Envolto em um líquido amniótico contaminado pela droga, o feto absorve crack também pela pele em formação. “Os vasos sanguíneos estão muito superficiais. Então, a absorção de crack pela pele do bebê é acentuada. Esse efeito é tanto maior quanto mais baixa é a idade gestacional”, conclui Francielze Lavor. Além dos danos intrauterinos – desnutrição e lesões no sistema nervoso central e nos órgãos -, o crack pode causar nascimentos prematuros (no sétimo ou oitavo mês) ou mesmo levar ao aborto, cogitam especialistas.“A placenta pode se descolar prematuramente. Pode ter ruptura do útero, dada a fragilidade dos músculos e dos vasos. E alguns casos podem evoluir para um aborto, no começo da gestação”, explica Lavor. As sequelas do uso do crack na gravidez ainda estão sendo diagnosticas por pesquisas dispersas. O psiquiatra Carlos Salgado, presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), pondera: “Existe alguma tentativa de caracterizar alterações relacionadas com o crack. Por enquanto, o que tem conseguido se documentar são alterações menores, nada comparado ao (consumo do) álcool”.Para Carlos Salgado, a associação crack e álcool, “bastante comum”, é mais explosiva. “Essas crianças que nascem com más formações são devidas ao álcool”, ratifica, acrescentando que “se uma pessoa vem usando crack, aumenta o risco genérico de uma gestação mal cuidada. O entorno do uso do crack, o ambiente de maus cuidados é que responde melhor pela criança desnutrida”. Sobrevida e morte (sugestão de intertítulo)No mundo fora do útero, salve-se quem puder. “A mãe deixa a criança lá e vai usar droga”, relata o psicólogo Osmar Diógenes Parente que, há mais de 20 anos, está ao lado dos dependentes químicos. A “exposição ao risco”, dialoga o médico Alfredo Vieira de Holanda, do Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) da Barra do Ceará, torna-se o cotidiano. “São crianças que já nascem no meio da violência e permanecem. Se tornam órfãos. O maior risco que, hoje, se vê no crack é o risco social”, expõe o médico.E as crianças vão crescendo sem história, até se tornar estatísticas. Tanto na Meac quanto no Instituto Doutor José Frota (IJF, onde dá plantão na UTI pediátrica), o que chega às mãos da neonatologista Francielze Lavor são indícios de gente. “Normalmente, os filhos de usuárias de crack são bebês que a gente nem tem a história porque as mães nem contam que são usuárias. Temos indícios: aquela mãe muito emagrecida, agitada”, retrata. “Tenho oportunidade de trabalhar com o recém-nascido que é vítima da condição da mãe, da falta de estrutura familiar. Ele vai crescer e, logo, logo, vai estar do outro lado”, sublinha a pediatra da UTI do IJF. Da idade da inocência para o tempo de delinquência. “Recebemos os frutos dessa violência. A gente vê adolescentes e crianças, cada vez mais usuários, atingidos por acerto de contas. Dia desses, chegou um adolescente com 12 a 15 perfurações por bala. É uma execução, num menino de 15 anos”, lamenta.-- “Uso de drogas existe solução, mesmo ele não querendo”.
Tadeu Assis - Técnico em Dependência Química.
- Projetos de Prevenção e Palestras em escolas e empresas.
- Tratamento: Modelo Misessota – 12 Passos- TCC.
- Acompanhamento terapêutico e Cursos de Capacitação.
Contato: (22) – 9914.3450

CURSO DE ARBITRAGEM EM CASIMIRO DE ABREU

Torneio de Futsal e Curso de Arbitragem em Casimiro de Abreu
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer realiza mais uma edição do Torneio de Futsal entre os núcleos do Prodesporte, importante projeto esportivo do governo. As partidas acontecem neste sábado, dia 6, a partir das 9 horas, no Pavilhão de Esportes, na praça central de Casimiro de Abreu, com entrada franca. “Este é mais um incentivo à prática esportiva. Temos vários alunos empenhados adotando uma vida saudável”, disse o secretário Robson Mangefesti.
Outra novidade da Secretaria de Esporte e Lazer é o curso de arbitragem que será iniciado no fim de agosto. As aulas acontecerão todos os sábados durante o dia com ensinos teórico e prático. O curso contará com nomes importantes da arbitragem nacional e internacional. A organização do curso disponibilizou 45 vagas para pessoas com idade acima de 18 anos. “Esta é uma iniciativa inédita na região, que conta com o apoio do governo Antônio Marcos”, informou a coordenadora Dulcinete Arruda.

Inscrições abertas para curso de arbitragem em Casimiro de Abreu
A Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, está realizando curso gratuito de arbitragem de futebol. Nomes importantes da arbitragem da CBF participarão. As aulas começam no dia 27 e vão durar até novembro com um encontro semanal. São 45 vagas e ainda há 11 vagas disponíveis. A prioridade é para quem reside no município. As inscrições podem ser feitas até dia 19 na própria Secretaria. Mais informações pelo telefone 2778-1577.
De acordo com a coordenadora do curso Dulcinete Arruda, os interessados em se inscrever devem ter entre 18 e 45 anos. “Homens e mulheres poderão participar”, informou. Depois de selecionados, é necessária apresentação de cópias de documentos de identidade e CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4. A Secretaria de Esporte e Lazer fica na Rua Oswaldo Cruz, nº16, Centro. “As aulas teóricas serão no Ciep e as práticas no campo do Caec”, concluiu.

PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL EM TAMOIOS ÁCESSO GRATUÍTO

PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL EM TAMOIOS - CABO FRIO
Projeto : Vicente de Tamoios
ACESSO GRATUÍTO
Estamos trabalhando para finalizar o projeto de INCLUSÃO DIGITAL , este projeto destina-se a famílias de baixa renda. Estaremos cadastrando famílias que após verificação das informações, estarão recebendo sinal Wirelles para acesso a Internet, famílias que já possuem computadores .
As famílias que não possuem computadores, estaremos montando uma sala de acesso com várias máquinas, todos os cadastrados poderão usar a sala de acesso mediante apresentação de uma credencial que será fornecida.
Nosso projeto inclui também pessoas que nunca tiveram contato com computadores, desde crianças até a adultos, inclusive para o pessoal da melhor idade, com voluntários para explicação e aprendizado.
O Cadastramento poderá ser feito através dos tels. ou local que serão fornecidos em breve assim que o projeto estiver em fase final .
Direção : Vicente de Tamoios

sexta-feira, agosto 05, 2011

LEI MARIA DA PENHA COMPLETA CINCO ANOS

Lei Maria da Penha completa cinco anos
No próximo dia 07 desse mês, a Lei nº 11.340/2006 que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, completa cinco anos. Essa lei tem um papel fundamental na garantia e proteção dos direitos das mulheres, aumentando o rigor nas punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar.Em 29 de maio de 1983, o colombiano Marco Antônio Heredia Viveiros atira em Maria da Penha enquanto ela dormia e a deixa paraplégica. Quando ela volta para casa, após um longo período de internação, volta a apanhar e sofre uma nova tentativa de assassinato. Em 1984, Maria da Penha começa a batalha judicial que levaria, 12 anos depois, seu ex-marido a ser condenado.O agressor de Maria da Penha vai a júri e é condenado a 15 anos de prisão no ano de 1991. A defesa apela e no ano seguinte a condenação é anulada. Em 1996, o agressor é novamente condenado. Desta vez, a sentença é de 10 anos. Lamentavelmente, em 1998, o ex-marido de Maria da Penha é solto pela Justiça.No ano de 2004, o Governo Federal apresenta ao Congresso Nacional proposta para criação da lei. O Presidente da República em 07 de agosto de 2006 sanciona a Lei, que ficou conhecida nacionalmente, como Lei Maria da Penha. A Lei entra em vigor no dia 22 de setembro, e no dia seguinte, o primeiro agressor é preso com base na nova legislação.A Lei Maria da Penha é considerada um avanço dentro das políticas afirmativas de direito de defesa, mas há muitos desafios a serem vencidos. Há inúmeros casos de violência doméstica e familiar contra mulheres que seus agressores não são denunciados por diversos motivos, tais como: medo do agressor; dependência financeira em relação ao agressor; desconhecimento de seus direitos; percepção de impunidade; preocupação com os filhos; preservação do casamento e da família, entre outros aspectos.Não podemos deixar de registrar que inúmeros casos de agressão a mulher já foram punidos nesse país, após a vigência da Lei Maria da Penha e muitos outros serão punidos. Ainda temos muito por fazer. E toda sociedade tem que contribuir para prevenir, punir e erradicar a violência doméstica e familiar.Pensando em todos esses aspectos, o deputado estadual Sabino criou a Lei nº 5586, de 03 de agosto de 2009, que institui o Dia Estadual de Comemoração da Lei Maria da Penha, criando mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, celebrado, anualmente, no dia 7 de agosto.

quarta-feira, agosto 03, 2011

VOCÊ DIRIGE NO RIO DE JANEIRO? ANOTE ESTES TELEFONES

IMPRIMA E COLOQUE NO PORTA-LUVAS DO CARRO E PASSE PARA OS AMIGOS E FAMILIARES !!!
Você sabia que se enguiçar em determinadas vias da Cidade do Rio de Janeiro, você não pode chamar o seu reboque particular?
Na hora da emergência, nem adianta ligar para o seu reboque de
seguradora, pois em locais como Linha Vermelha, Linha Amarela,
Auto-Estrada Lagoa-Barra e outros, eles não são autorizados a te
socorrer.
Para evitar que você fique à mercê dos bandidos, anote e deixe em
seu veículo os números dos telefones de emergência das vias especiais
do Rio de Janeiro.- Linha Amarela .............................. 0800 024-2355- Linha Vermelha ............................ 0800- 282-8664- Avenida Brasil............................... 0800 282-8664 3852-0382
- Túnel Rebouças............................ 0800 282 8664 3852-0382
- Túnel Santa Bárbara..................... 0800 282-8664 3852-0382
- Mergulhão da Praça XV................ 0800 282-8664 3852-0382
- Auto-Estrada Lagoa-Barra........... 0800 282-8664
(inclui túneis e Elevado do Joá) 3852-0382

- Via Lagos.......................................... 0800 7020 124 (22) 2665-6565
(22) 2665-6868
- Via Dutra........................................... 2557-2829 2557- 2801

- Ponte Rio-Niterói............................ 2620-9333 2621-6351
Se estiver em outro local, em situação de perigo peça ajuda
à Polícia Militar pelo tel.: 190Para registrar ocorrência em acidentes de trânsito (colisão de veículos, atropelamentos, etc...) ligue para 190 ou, em caso
de vítimas no acidente, chame a Guarda Municipal Rio de Janeiro
tel: 0800-021-1532

VAGAS PARA ESTÁGIO EM RIO DAS OSTRAS

Rio das Ostras oferece vagas de estágios para alunos de Educação Física

Inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 15 deste mês
O Programa de Apoio à Formação Acadêmica e Profissional (Pró-Formação) da Prefeitura de Rio das Ostras está com inscrições abertas para estágio remunerado. São 15 vagas para estudantes de Educação Física que devem comprovar residência na cidade e estar regularmente matriculados em curso da área. O programa é da Secretaria de Ciência e Tecnologia e o cadastramento pode ser feito até o dia 12 de agosto pelo endereço eletrônico www.riodasostras.rj.gov.br/sect.
Com carga horária de 30h semanais, o estágio tem duração de seis meses, podendo ser prorrogado por iguais períodos, observando o limite de dois anos. O valor da bolsa-auxílio, proporcional à carga horária, pode chegar a R$ 400, e o auxílio transporte será de R$ 50, pagos no mês posterior ao cumprimento do estágio. O edital completo também está disponível no site.

CLASSIFICAÇÃO – Terão prioridade os candidatos que estiverem mais próximos da conclusão do curso. O resultado da classificação e a convocação serão divulgados no site, a partir das 15h do dia 15 de agosto. A apresentação dos documentos está prevista para o dia 22 de agosto
Quem não tiver acesso à internet pode fazer a inscrição na Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/nº - Extensão do Bosque), das 8h às 17h.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO DIABETES EM RIO DAS OSTRAS

Rio das Ostras qualifica profissionais para prevenção e tratamento do diabetes Curso faz parte do Programa de Hipertensão e Diabetes do município Começou nesta terça-feira, dia 2, o I Curso sobre Cuidado Integral do Paciente com Diabetes Melito, destinado aos médicos, enfermeiros e nutricionistas da atenção básica da secretaria de Saúde de Rio das Ostras. A qualificação é uma iniciativa do Departamento de Programas de Saúde, por meio do Programa de Controle de Hipertensão e Diabetes, que pretende investir na educação em saúde para melhorar a qualidade da assistência nas unidades do município. A subsecretária de Saúde, Rosimeri Azevedo, deu boas-vindas aos 40 profissionais que compareceram a primeira aula. Também prestigiaram o curso a diretora do Departamento de Programas de Saúde, Maria Lúcia Vieira, o coordenador do Programa de Controle de Hipertensão e Diabetes, Paulo Apolônio e de Cristiane Grion, coordenadora de enfermagem do município. “Gostaria de agradecer a participação neste evento que pensa no usuário e também no profissional. Que muitos outros sejam realizados para que possamos oferecer uma saúde melhor para todos nós”, disse Rosimeri. O curso é ministrado pelo médico Filipe Affonso, endocrinologista, especialista em hipertensão arterial e que atua no CTI do Hospital Municipal de Rio das Ostras. A carga horária é de quatro horas aula e o próximo encontro acontecerá no dia 9 de agosto, também no auditório do hospital. DIA DE COMBATE À HIPERTENSÃO - A iniciativa faz parte das preparações para o Dia de Combate à Hipertensão, que acontecerá no próximo dia 12 em todas as unidades de saúde e em três pontos da cidade – Praça José Pereira Câmara e em frente a Casa & Video, no Centro, e na Praça Gilson Zarour, no bairro Liberdade. Será um dia em que os profissionais de saúde farão um trabalho de informação, educação, identificação e diagnóstico da hipertensão arterial. As equipes farão o trabalho de aferição da pressão arterial, medição da circunferência abdominal e calculo do índice de massa corporal (IMC). “Todas as pessoas com pressão alta vão receber um cartão com os dados e serão encaminhadas para a unidade de saúde mais próxima para acompanhamento”, explicou Paulo Apolônio.

segunda-feira, agosto 01, 2011

TRATAR A DEPENDÊNCIA À FORÇA

Tratar dependente à força é melhor que não tentar nada
Para o psicólogo Adi Jaffe, não há modelo de tratamento que sirva para todosEx-viciado, pesquisador diz que profissionais resistem a variar formas de tratar vício e culpam o paciente pelo fracasso
Não funcionou para Amy Winehouse, mas deu certo com o psicólogo americano Adi Jaffe, 35, pesquisador da Universidade da Califórnia.Ex-dependente, atua hoje na elaboração de critérios para apurar a qualidade dos tratamentos. Diz que as diferentes formas de combater o vício (psicoterapias, internação, remédios, grupos de apoio mútuo) têm igual eficácia (25% a 30% dos casos).Em entrevista à Folha, Jaffe defende até a controversa internação compulsória que, para ele, é melhor do que não expor o dependente a nenhuma tentativa de tratamento.
Folha - O sr. diz que reabilitação funciona melhor do que se imagina. O que deu errado no caso de Amy Winehouse?Adi Jaffe - Obviamente, eu só posso supor. Eu acredito que, se um tipo de tratamento não dá certo, sua melhor aposta é procurar outro.Amy tentou um rehab [programa de reabilitação] que não funcionou e ela deixou claro que não queria aquilo. Aparentemente, em vez de tentarem outro tipo de tratamento, ficaram repetindo a mesma abordagem.
Quais são os tratamentos?Temos basicamente três grandes classes. Os medicamentos funcionam de modos diferentes. Alguns minimizam efeitos da abstinência, outros bloqueiam a sensação de prazer causada por álcool. Alguns remédios para depressão e ansiedade também podem ser bastante eficazes.A psicoterapia cognitivo-comportamental ajuda a pessoa a entender o que a leva a beber e a descobrir estratégias para mudar o hábito. Há também técnicas motivacionais, que são uma boa coisa para quem resiste a se tratar.O apoio social, ou ajuda mútua, é basicamente o modelo dos Alcoólicos Anônimos. A ideia, resumidamente, é que não há permissões [às substâncias], apenas dependentes ajudando outros.
Qual funciona melhor?A resposta fácil seria dizer uma combinação de todos, mas não é assim na vida real. Uma resposta baseada em evidências é que todos têm mais ou meno s as mesmas taxas de sucesso. Dão certo para 25% a 30% das pessoas.
Por que tão pouco sucesso?Essa é a porcentagem de cura para casos mais graves. A maioria só vai se tratar quando está muito mal. Imagine se, para medir a eficácia de um remédio para câncer, só contassem os casos de cura da doença no estágio mais avançado. No alcoolismo, só temos doentes em estágio 4.Outro problema é que a qualidade das clínicas ou dos serviços é muito desigual.
Como escolher o tratamento?Não dá para prever quem reagirá melhor a um ou outro tipo. Mas temos critérios para saber se aquilo não está funcionando e, nesse caso, trocar o tratamento. Mas quase ninguém faz isso.
Por quê?Muitos profissionais tendem a achar que sua linha é a melhor para todos e que, se não deu certo, o problema é o paciente. O sucesso do tratamento depende também do médico, da clíni ca, de bom senso para rever a estratégia.
Quando a pessoa não quer se tratar, vale a pena forçá-la?Muitos afirmam que, sem motivação, nada funciona. Mas minha experiência diz que a exposição a qualquer tratamento, até a reabilitação feita à força, é melhor do que não tentar nada.
Foi esse o seu caso?Posso dizer que sim. Aos 21 anos comecei a usar speed (metanfetamina) e, em pouco tempo, a traficar a droga. Passei oito anos nessa vida, até ser preso. Minha escolha era ir para a clínica ou passar um tempo na prisão. Não foi exatamente uma escolha.
E funcionou?Passei três meses em uma clínica, até ser expulso por usar drogas. Minha sorte é que me colocaram em outra clínica. Fiquei dez meses internado. E funcionou.
Folha de São Paulo - IARA BIDERMAN -- “Uso de drogas existe solução, mesmo ele não querendo”.
Tadeu Assis - Técnico em Dependência Química.
- Projetos de Prevenção e Palestras em escolas e empresas.
- Tratamento: Modelo Misessota – 12 Passos- TCC.
- Acompanhamento terapêutico e Cursos de Capacitação.
Contato: (22) – 9914.3450