HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE

HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE
DIA 31/03/2012 DAS 20:30 ATÉ 21:30 PAGUE AS LUZES JUNTAMENTE COM MAIS DE 168 PAÍSES

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO
Presidente da ADJORI?RJ. Paulo Cesar e parte da equipe do RJ que participou do evento.

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ
O presiente, Deyse Cruz e o vice.

Pesquisar este blog

quinta-feira, setembro 30, 2010

CAMADA DE OZÔNIO E FLAGELO DO APOCALIPSE

Ao comentar aqui sobre a camada de ozônio do planeta, prometi voltar ao assunto, intrinsecamente ligado à nossa sobrevivência. E inicio citando trecho de reportagem da Agência Estado, assinada por Jamil Chade: “Segundo a ONU, a agência espacial americana (Nasa) e 300 cientistas de todo o mundo, a capa que protege a vida na Terra dos níveis nocivos da radiação ultravioleta parou de diminuir, mas não começou a se recuperar. O estudo mostrou que os gases que provocavam a perda da camada de ozônio foram substituídos com sucesso. Porém, em seu lugar são usados produtos que poderão impactar de forma mais intensa as mudanças climáticas, se não houver controle”.
Uma esperançosa notícia que certamente merecerá outros estudos e análises dos especialistas no tema. Acompanhemos os acontecimentos sem perder de vista que muito ainda precisa ser feito para ficarmos livres desse tormento.

OS SETE FLAGELOS E AÇÃO HUMANA
Chamou a atenção dos meus leitores a similitude da mensagem do Apocalipse de Jesus, no Quarto Flagelo, 16:8 e 9, com o tema em questão: “O quarto Anjo derramou a sua taça sobre o sol, e lhe foi dado afligir os homens com calor e fogo. Com efeito, os homens se queimaram com o intenso calor, e blasfemaram o nome de Deus que tem a autoridade sobre estas pragas, e não se arrependeram para lhe darem glória”. Uma linguagem profética de há quase dois mil anos que diz muito dos tempos atuais. Apesar do conhecimento que se têm dos efeitos nocivos de uma exposição exagerada ao sol, há quem isso não reconheça e se coloque entre os que poderão desenvolver, por exemplo, câncer de pele, catarata ou outras doenças.

AVISOS DO SUPREMO CRIADOR
Trago, por oportuno, trecho de meu improviso radiofônico, de 1991, com a análise dos Sete Flagelos, na série “A Instituição dos Diáconos”, apresentada nas aulas do Apocalipse de Jesus para os Simples de Coração:
(...) Advertiu um mentor das Claridades Divinas que — “Se a semeadura é livre, a colheita é obrigatória.” Daí entendermos o porquê dos Sete Flagelos, citados nos capítulos 15 e 16 do Apocalipse. Trata-se da vindima de uma semeadura irresponsável. Paulo Apóstolo aconselhou, em sua Epístola aos Gálatas, 6:7: “Não vos deveis enganar, porque Deus não se deixa escarnecer; aquilo que o Homem semear, isso mesmo terá de colher”.
Vamos ao versículo primeiro do capítulo 15 da Revelação de Jesus segundo João – Os Sete Flagelos: “E vi no céu outro sinal grande e admirável, sete Anjos que tinham os sete últimos flagelos, pois com estes se consumou a Cólera Divina”.
Um sinal do céu já é algo muitíssimo significativo. Mas João faz questão de ressaltar que este outro sinal é grande e admirável. É como a nos chamar a atenção para o fato de que não podemos andar distraídos diante do que nos poderá sobrevir, pois a manifestação celeste é realmente grandiosa, admirável mesmo: nada menos do que Sete Anjos traziam os Sete Flagelos, que eram os últimos da série de coisas graves — por que não dizer terríveis? — que nós, Seres Humanos, fomentamos pelos milênios, tais como os males causados à camada de ozônio, muito mais prejudiciais do que pode imaginar a Humanidade desatenta, principalmente os jovens, tão esperançosos no futuro; porém, em sua maioria, distraídos dos avisos do Supremo Criador de todos nós.

O EXEMPLO DO TELHADO
Para ilustrar essa realidade realmente apocalíptica, criada pelos homens e não por Deus, é como se, levianamente, tivéssemos derrubado o telhado de nossa casa e exposto a família e nós próprios às intempéries, em um clima já afetado pela irresponsabilidade de seres gananciosos. Só que o “aguaceiro” que cai do Cosmos, atravessando o telhado aberto no topo atmosférico da Terra, deixa passar coisas piores que chuva, mesmo quando ácida. Aí está algo sobre a ação dos Sete Flagelos, provocados pela nossa incúria, que reforça a validade dos alertamentos divinos contidos no Livro das Profecias Finais. Exemplo disso temos na descrição do Sétimo Flagelo, capítulo 16, versículo 21 do Apocalipse: “Também desabou do céu sobre os homens grande chuva de pedras que pesavam cerca de um talento; e, por causa do flagelo da saraivada, os homens blasfemaram de Deus, porquanto o seu tormento (causado pelos próprios Seres Humanos) era sobremodo grande”.
Temos, portanto, que — perdendo o medo do Apocalipse — serenamente desvendar suas advertências, enquanto há tempo, e criar juízo para defender nossas vidas, porque a esperança é infinita. (...)
Inspirado no Cristo, tenho afirmado: o Ser Humano preferencialmente cresce quando desafiado pelos problemas da existência. Por isso, também com o pensamento elevado ao Divino Educador, venho lembrando a Vocês que é nos momentos de crise que se forjam os grandes caracteres e surgem as mais poderosas nações. Quando estamos integrados em Deus, as dificuldades só nos fazem crescer. Ensinam-nos a lutar com acerto.

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

EMPREGOS EM RIO DAS OSTRAS

Banco de Empregos de Rio das Ostras
Vagas da Semana
O Banco de Empregos, da Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras, oferece serviços gratuitos para trabalhadores e empresas. Nesta semana, há vagas para:

ACOMPANHANTE DE IDOSO1
AJUDANTE DE AÇOUGUEIRO1
AJUDANTE DE COZINHA1
AJUDANTE DE PADEIRO1
ASS DPTO PESSOAL1
AUX. ADMINISTRATIVO1
AUXILIAR CONTÁBIL2
AUXILIAR DE CABELEIREIRO1
AUXILIAR DE LAVANDERIA1
AUXILIAR SERVIÇOS GERAIS5
BALCONISTA1
BALCONISTA DE LATICINIOS1
BARBEIRO1
BOMB. PROFISSIONAL1
CABELEIREIRA4
CAIXA1
CALDEIREIRO1
CARPINTEIRO3
CHAPEIRO1
CONFEITEIRA1
CONFERENTE1
CONSULTOR DE VENDAS2
CORRETOR DE IMÓVEIS2
COZINHEIRO8
DEPILADORA2
DESENHISTA1
DOMÉSTICA11
ELET. DE AUTO1
ELETROTÉCNICO1
ENC. DE EQUIPE1
ESCOVISTA1
ESTETICISTA1
EXP. DE MATERIAIS1
FAXINEIRA1
GARÇOM3
GERENTE 2
GESSEIRO1
HIDROJATISTA1
INSTALADOR1
INSTALADOR DE REDE1
INST DE GÁS1
INST EQUIP ELETRÔNICO1
INSTRUMENTISTA2
LAMINADOR1
LAVADOR DE VEÍCULOS1
MANICURE9
MAQUIADOR1
MECÂNICO MONTADOR1
MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO1
MÉDICO DO TRABALHO1
MONTADOR1
MOTORISTA1
MOTORISTA CARRETEIRO1
OPERADOR DE EMPILHADEIRA3
OPERADOR DE ESCAVADEIRA1
OPERADOR DE MÁQUINAS1
OPERADOR DE CAIXA1
OPERADOR DE SERVIÇO4
PINTOR CIVIL1
PINTOR DE AUTOMÓVEL1
PINTOR JATISTA2
PINTOR LETRISTA1
PIZZAIOLO2
PORTEIRO1
PROFESSOR DE ARTES1
PROFESSOR DE FRANCÊS1
PROFESSOR DE INFORMÁTICA3
PROFESSOR DE MATEMÁTICA1
PROFESSOR DE CURSOS1
RÁDIO OPERADORA1
RECEPCIONISTA2
REPRESENTANTE COMERCIAL1
SERVENTE9
SOLDADOR2
TEC REFRIGERAÇÃO2
TÉC ELETROTÉCNICA1
TEC. EM EDIFICAÇÕES1
TEC EM MANUTENÇÃO1
TORNEIRO MECÂNICO2
VENDEDOR2
VENDEDOR EXTERNO4
VIGIA1
VIGILANTE1

ATENÇÃO: Como as vagas são divulgadas semanalmente, os interessados devem ligar para o Banco de Empregos para saber sobre a existência da vaga ou comparecer à sede da Secretaria de Bem-Estar Social – Av. Desembargador Ellis Hermydio Figueira, s/nº, Jardim Campomar, em Rio das Ostras. Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelos telefones: (22) 2771-6413 ou (22) 2771-6428.

quarta-feira, setembro 29, 2010

QUE TAL VOCÊ PENSAR A RESPEITO E TENTAR ENTENDER?

“Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.” (Romanos 8:18)Você já leu alguma vez uma passagem bíblica e ficou se perguntando:- Por que isso está aqui?Bem há algumas semanas, no meu período devocional, peguei minha bíblia e fui ler buscando sinceramente algum texto de consolo e conforto, pois estamos passando por lutas.

Com aquele sentimento de que parecia que um balde de problemas despencou sobre nós de uma única vez, pensando comigo: “Bom, Deus sabe o que estamos passando e de como estou me sentindo, ele certamente vai falar comigo através de sua palavra e me trazer consolo, me renovar o ânimo…” Só para deixar claro eu não pego a bíblia e faço algum tipo de “sorteio” para ver o que Deus vai falar, eu sigo um cronograma ou um livro de devocional.Neste dia, seguindo meu livro de estudos, o texto era no livro de Juízes, aliás, a semana toda era em Juízes, e o texto era basicamente ordens do Senhor para que o povo entrasse na terra, guerreasse com o povo que lá estava, matasse todos inclusive os animais e tomasse posse da terra. Bem, não foi bem isso que eu imaginava quando me sentei para fazer a devocional.

Eu esperava consolo, ânimo, conforto; não uma leitura de sucessíveis guerras, matanças, destruição. Mas a palavra de Deus diz que ela é apta para ensinar, então vamos lá, o que Deus quer me ensinar com este texto? Fala aí, Deus, o que tu tens aqui para minha vida neste dia de hoje? E Deus falou.Deus havia prometido ao povo de Israel que saiu do Egito uma terra que seria deles, uma terra onde brotava leite e mel, onde eles teriam fartura, riquezas, onde eles se tornariam uma grande nação.

Ele prometeu a Josué que estaria com eles todo o tempo, mas eles teriam de conquistar a terra, teriam de lutar, derrotar os gigantes que lá estavam e vencê-los.Hoje não é diferente para nós. A promessa que temos da parte de Deus é que ele estará conosco todo o tempo, mas nós também teremos lutas, teremos nossos gigantes para derrotar, temos um inimigo que está ao nosso redor pronto a nos devorar. E o que temos da parte de Deus é a Palavra de Jesus que nos diz: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim.

No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16:33). Ele nunca nos prometeu uma vida sem problemas, tribulações, lutas, mas disse que tivéssemos ânimo, pois assim como Ele, venceríamos.

Meus queridos, tenho aprendido que sem guerras, sem lutas não há vitórias, não há como dizer que venceu a doença sem ter ficado doente, ter passado pela enfermidade, não há como ter vitórias financeiras sem que tenhamos passado pela bancarrota, pela escassez, não há como ter vitórias sobre o pecado sem que tenhamos passado pela tentação e vencido. Vitória vem depois da luta, glória depois da batalha vencida, mas em todo tempo contamos com a presença constante do Senhor conosco, com sua força, direção, cuidado, presença.

Quando Deus está conosco, no final seremos sempre vitoriosos, mesmo que perdendo uma batalha, até mesmo nas vezes que experimentamos dores, se estamos com Jesus, somos vitoriosos. Aprendi que não somente quando passamos por lutas e saímos vitoriosos é que Deus esteve conosco, não.

Muitas vezes, mesmo na derrota, somos vitoriosos por aquilo que aprendemos, somos vitoriosos porque saímos diferentes de quando entramos, porque nosso caráter foi moldado para mais próximo do caráter de Jesus, somos vitoriosos porque aprendemos mais uma lição, somos vitoriosos porque Jesus foi glorificado através de nós.

QUEREM PRIVAR MILHÕES DE PESSOAS POBRES DE REMEDIOS GENÉRICOS

Caros amigos, Alguns países ricos estão tentando passar um acordo secreto que iria privar milhões de pessoas pobres de remédios genéricos e cortar direitos fundamentais de propriedade intelectual. Não podemos deixar alguns países decidir o destino de bilhões por trás de portas fechadas – assine a petição:

Os governos mais ricos do mundo estão negociando esta semana um acordo secreto que poderá restringir a comercialização de medicamentos genéricos essenciais. Milhões de pessoas pobres dependem destes medicamentos para tratar doenças como a malária e o HIV. Se o acordo for adiante, muitas pessoas não terão mais acesso a remédios de baixo custo, colocando milhões de vidas em risco.
Um dos principais alvos deste tratado é o Brasil, que está sendo intencionalmente excluído do processo, junto com a China e a Índia. O tratado deverá definir regras para vários assuntos como transgênicos, a Internet e medicamentos. Os países responsáveis estão se apressando para fechar um acordo antes que haja uma revolta da opinião pública, mas as notícias sobre o tratado vazaram e a oposição está crescendo.
As nossas vozes podem trazer este absurdo à tona. A pressão popular já conseguiu parar negociações comerciais injustas antes. Agora podemos novamente garantir que nenhum acordo injusto seja assinado em reuniões fechadas. Assine a petição agora por um processo aberto e justiça para medicamentos genéricos – a Avaaz e parceiros irão entregar a petição semana que vem nas negociações em Tóquio. Assine e divulgue:
http://www.avaaz.org/po/acta/?vl
O chamado ACTA, Acordo Comercial Anti Falsificações, foi intencionalmente mantido fora dos holofotes públicos. Mas agora ele vazou e defensores da saúde pública e da liberdade na Internet estão soando o alarme. Nas últimas semanas a China, Índia e o Parlamento Europeu começaram a criticar o acordo.
O acordo proposto é bem preocupante, mas a sua parte mais absurda se refere aos genéricos. O ACTA trataria muitos medicamentos “genéricos” e "falsificados" de forma idêntica, sujeitando os genéricos às mesmas táticas de “apreensão e destruição” aplicadas aos medicamentos falsificados.
Gigantes da indústria farmacêutica afirmam que isto é necessário para proteger os consumidores - mas eles mesmos vendem versões genéricas de medicamentos cujas patentes expiraram. Os medicamentos genéricos, que são muitas vezes 90% mais baratos, não são inerentemente mais ou menos seguros do que os medicamentos de marca. O que está em jogo é o lucro das empresas farmacêuticas versus a vida das pessoas pobres.
A mobilização popular em massa já conseguiu interromper ações similares de grandes empresas farmacêuticas e governos ricos. Não vamos deixar alguns países decidir o destino de milhões de vidas em acordos secretos - assine a petição e divulgue:
http://www.avaaz.org/po/acta/?vl
Receber tratamento quando estamos doentes é algo fundamental para todos nós. A nossa mobilização esta semana pode garantir que os mais necessitados continuem tendo acesso a medicamentos essenciais. Juntos nós podemos começar a construir um futuro em que cada um de nós poderá superar doenças e permanecer saudável.
Com a esperança de um mundo melhor,
Ben, Alex, David, Maria Paz, Iain e toda a equipe Avaaz
P.S Atualização Ficha Limpa: Com o impasse do Supremo Tribunal Federal, a Lei Ficha Limpa continua em efeito para as eleições.
Leia mais sobre o ACTA:
A luta entre ricos e pobres em torno da propriedade intelectual: http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16757
Como o ACTA ameaça nossa liberdade:http://www.outraspalavras.net/?p=921
ACTA: o tratado anti-pirataria que a Casa Branca não quer que o público conheça:http://remixtures.com/2009/10/acta-o-tratado-anti-pirataria-que-a-casa-branca-nao-quer-que-o-publico-conhececa/
Países não se entendem sobre lei supranacional de repressão à pirataria: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/02/25/paises-nao-se-entendem-sobre-lei-supranacional-de-repressao-a-pirataria/

sexta-feira, setembro 24, 2010

SAIBA QUAIS OS SEUS DIREITOS NO SUS

Quais são os principais direitos dos usuários do SUS?
• Ter acesso ao conjunto de ações e serviços necessários para a promoção, proteção e recuperação da saúde.
• Ter acesso gratuito aos medicamentos necessários para tratar e restabelecer a saúde.
• Ter acesso a atendimento ambulatorial, realização de exames, internação hospitalar e demais procedimentos necessários para manutenção da saúde em tempo razoável.
• Ser atendido com dignidade, respeito, atenção, de forma personalizada e com continuidade, em locais e condições adequadas.
• Ser identificado e tratado pelo nome ou sobrenome e não por números, códigos ou de modo genérico, desrespeitoso ou preconceituoso.
• Ser acompanhado por familiar ou pessoa indicada, se assim desejar, nas consultas e exames, durante todo o período de tratamento de parto e pós-parto imediato.
• Menores de 18 anos e maiores de 60 têm direito a permanecer acompanhados o tempo todo, inclusive durante a internação.
• Identificar as pessoas responsáveis direta e indiretamente pela sua assistência, por meio de crachás visíveis, legíveis e que contenham o nome completo, a profissão e o cargo do profissional, assim como o nome da instituição.
• Ter autonomia e liberdade para tomar as decisões relacionadas à sua saúde.
• Consentir ou recusar, de forma voluntária e esclarecida, procedimentos médicos de qualquer natureza.
• Ter, se desejar, uma segunda opinião de outro profissional sobre procedimentos recomendados, podendo trocar de médico, hospital ou instituição de saúde.
• Participar das reuniões dos Conselhos e Conferências de Saúde.
• Ter acesso a informações claras e completas sobre os serviços de saúde existentes na sua localidade.
• Ter sigilo de toda e qualquer informação relativa à sua saúde.
• Ter acesso ao prontuário médico.
• Receber informações claras, objetivas, completas e compreensíveis sobre seu estado de saúde, hipóteses diagnósticas, exames solicitados e tratamentos indicados.
• Receber as receitas com o nome genérico dos medicamentos prescritos.
• Conhecer a procedência do sangue e dos hemoderivados e poder verificar, antes de recebê-los, o atestado de origem, sorologias efetuadas e prazo de validade.
Tiago Farina Matos – advogado

quinta-feira, setembro 23, 2010

ÁTÉ ONDE CHEGA A GENÉTICA?

Até onde chega a genética? Os limites da influência da hereditariedade nos vícios que desenvolvemosO que leva uma pessoa a se entregar aos vícios? Quais os limites entre a predisposição genética e a vontade individual? Belchior cantou "ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais" na década de 70, mas até hoje é possível utilizar o trecho para levantar a questão da hereditariedade. Continuamos vivendo como nossos pais?Segundo Fátima Rato Padin, doutoranda em Ciências da Saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) há uma suscetibilidade ou predisposição genética herdada, porém, este fator por si só não explica a dependência química. "Se uma pessoa possui casos de alcoolismo ou tabagismo na família, afirmar que ela tem mais chances de seguir esses vícios é um mito", diz. De acordo com ela não existe nenhum fator determinante e definitivo de que alguém ficará dependente seja do álcool ou do tabaco. Fátima explica que os fatores que participam do processo de dependência, podem ser de caráter psicológico, cultural e social. A disponibilidade de uma substância, sua aceitação e seu custo são exemplos dessas variáveis. Como fator psicológico é possível ressaltar distúrbios como ansiedade, depressão e baixa capacidade de tolerar frustrações que podem ser potencializados por outros aspectos, como a interferência, positiva ou negativa, feita pela mídia.Já para Jehud Bortolozzi, doutor em biologia pela USP (Universidade de São Paulo) a explicação mais aceita é a de que mediadores químicos que agem no cérebro (endorfinas) são determinados geneticamente. Existem indivíduos com deficiência nessas endorfinas, o que leva ao desenvolvimento de vícios por comportamentos como fumar e beber. Isto é explicado pelo fato desse tipo de comportamento produzir endorfinas, propiciando um bem estar. A abstinência diminuiria essa sensação, provocando consequências sérias.Bortolozzi reforça que as endorfinas têm determinação genética, e assim os vícios podem ocorrer e recorrer nas famílias. "No entanto é importante lembrar que os genes não são os únicos responsáveis pela produção dos mediadores químicos", ressalta. .Uma pesquisa conduzida por cientistas americanos da Universidade de Utah sugere que mutações genéticas podem estar por trás do vício pelo cigarro. A equipe investigou mutações em um gene que determina a estrutura do receptor da nicotina no cérebro. Eles verificaram que as pessoas que haviam começado a fumar antes dos 17 anos e possuíam uma cópia duplicada do gene que interage com a nicotina, tinham até cinco vezes mais chances de ficarem viciadas em cigarro durante a vida adulta. A pesquisa americana foi divulgada na publicação científica "PLoS Genetics".Sobre este assunto a opinião de Fátima é que estudos e pesquisas em dependência a qualquer substância psicoativa são necessários para incrementar conhecimentos e indicar rumos de tratamentos. Já para o doutor em Medicina pela USP (Universidade de São Paulo), Guilherme Messas, em médio prazo, esses achados servirão menos para a prevenção e mais para o desenvolvimento de drogas individualizadas.Para ela, a aplicação de políticas públicas pode ser mais eficaz do que apenas campanhas educativas para adolescentes, tenham eles vulnerabilidade às mutações genéticas ou não. Bortolozzi aponta como alternativa a realização de atividades que elevem a produção de endorfinas (neurotransmissores associados ao prazer)como exercícios físicos, yoga entre outros. Revista Toque da Ciência - Author: Lydia Rodrigues Souza

quarta-feira, setembro 22, 2010

CURSO DO SEBRAE

CURSO TÉCNICAS DE VENDASA VENDA COM FOCO NO CLIENTE

05 a 08/10/2010 Horário: 18 às 22 horasLocal: SEBRAE/RJ – Cabo Frio Investimento: R$120,00

Pagamento antecipado: R$100,00 Condições especiais para empresas que inscreverem acima de 03 e 05 colaboradores.OBJETIVO Criar condições para que o participante desenvolva competências para compreender os caminhos e estratégias de vendas, refletir sobre a importância do vendedor para a empresa, para os clientes e para si mesmo, visando atuar de maneira estratégica para promover as vendas de produtos e serviços para obtenção dos melhores resultados em seus negócios. PÚBLICO ALVO Empresários e profissionais de venda de micro e pequenas empresas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Visão histórica da profissão do vendedor;As diversas funções do vendedor;Desenvolvendo habilidades de prospecção de mercado e busca de clientes;Negociações, objeções e fechamento de venda;Organização das ações de pós-venda;Atitudes e comportamentos profissionais adequados de um vendedor. Os participantes receberão material pedagógico e certificado. Inscrições/informações: SEBRAE/RJ – Cabo FrioRua Raul Veiga, 409 - centro - Cabo Frio - RJTelefone: (22) 2643-0805 /(22) 2645-3272e-mail: jmacedo@sebraerj.com.br

V A G A S L I M I T A D A S O SEBRAE se reserva ao direito de fechamento do curso, mediante nº mínimo de 20 inscrições.A inscrição somente é confirmada mediante o pagamento da mesma. Juliana MacedoSEBRAE - Baixada LitorâneaTel: (22) 2643-0805 / Fax: (22) 2645-3272jmacedo@sebraerj.com.br

terça-feira, setembro 21, 2010

CURSO DE MACÂNICA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

Ciência e Tecnologia de Cabo Frio abre inscrições para curso de Mecânica de Manutenção Industrial

A Coordenadoria Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário de Cabo Frio (COGETEU), através da Escola de Formação Profissional, em parceria com o SENAI e a Refinaria Nacional de Sal (Sal Cisne) e apoio da Universidade Veiga de Almeida, comunica que, até o dia 28 de setembro, estarão abertas as inscrições para o curso gratuito de Mecânica de Manutenção Industrial, que oferece 32 vagas e faz parte do Programa Jovem Aprendiz.
Os interessados devem comparecer à sede da coordenadoria, localizada à Rua Florisbela Roza da Penha, nº 292, no bairro Braga, das 9h às 16h, e apresentar o documento de identidade, CPF, comprovante de residência e certificado de conclusão do Ensino Fundamental. Os candidatos farão avaliação no dia 30 de setembro e os 11 melhores classificados, além de fazer o curso, serão contratados pela Refinaria Sal Cisne como Jovens Aprendizes.
No dia 13 de outubro, o candidato à vaga deverá entrar em contato pelo telefone da coordenadoria (2647-3459) para saber se foi selecionado. Caso a resposta seja positiva, o candidato deverá comparecer à COGETEU, no período de 18 a 28 de outubro, portando cópia dos documentos apresentados no ato da inscrição.
As aulas terão início no dia 08 de novembro e serão realizadas em dois turnos (manhã e tarde), das 8h às 12h e das 13h às 17h, com 16 vagas cada e serão realizadas na Refinaria Nacional de Sal. O curso será oferecido apenas para quem tiver idade entre 18 e 21 anos e com ensino fundamental completo.

O FUTURO DAS DROGAS

O futuro das drogas por Carlos Salgado, psiquiatra, presidente da ABEADOlhar para o futuro.

Com o foco nas drogas de abuso é, há um, tempo assustador e instigante.Emergem algumas possibilidades: disponibilidade de mais drogas, tragédias na forma de epidemias de uso de drogas desorganizadoras, fracasso da repressão, ocupação de espaços de poder por parte dos negociantes de drogas, legitimação ampla e irrestrita da produção e consumo, seleção natural dos mais hábeis diante da grande disponibilidade e uso massivo, mudanças conceituais sociais com ritualização do uso, avanços médicos e biológicos no controle do abuso (genética, imunologia e farmacologia).O horizonte imaginário é amplo. Nos tempos correntes, mais e mais substâncias vão ficando disponíveis, ampliando o repertório dos usuários. Relatórios internacionais de agências observadoras do fenômeno da drogas, como o UNODC, mostram uma tendência geral de restrição do uso de substâncias mais naturais e ampliação da produção e uso de substâncias, digamos, laboratoriais. Elas têm se mostrado atraentes e trazem certo charme de benignidade e confiabilidade. Lobos em peles de cordeiros rapidamente mostram sua face cruel e desorganizadora, mesmo em uso recreacional.Mas, seguindo com os olhos no futuro, parece fazer sentido acreditar numa certa industrialização franca das drogas de abuso. Assim como ocorre na indústria farmacêutica, a produção de drogas vai introduzindo opções em número sempre crescente. A busca por drogas de uso recreacional seguro seguirá em pauta. Preservar o usuário e ao mesmo tempo mantê-lo fiel é um dos desafios objeto de ficção, como mostrado no livro O Admirável Mundo Novo, escrito por Aldous Huxley em 1931, onde o Soma trazia recreação segura para qualquer usuário.Nosso devaneio futurístico vislumbra, então, um grande grupo de substâncias cada vez mais especializadas em vivências químicas e prazerosas. Em meio às novidades futuras, creio, teremos a preservação do álcool e provavelmente o banimento do tabaco poluente como conhecemos hoje, substituído por formas de liberação de nicotina pura.
A manipulação genética segura ainda vislumbra para muito distante sua efetividade para desligar tendências patológicas complexas, como é o comportamento relacionado ao uso de drogas. Uma visão catastrófica, por outro lado, desconsidera que a ciência possa a avançar e surpreender a todos com soluções radicais, como temos para doenças infecciosas, que já dizimaram no passado e hoje são de controle trivial, como é o caso da tuberculose.
Mesmo considerando a grande distância em termos de complexidade e, portanto, a injustiça da comparação, a ciência oferecerá soluções inimagináveis conceitualmente para o abuso de drogas. É atraente, também, pensar numa mudança conceitual da organização social que possa simplesmente banir como hoje prestigia a alteração psíquica através de drogas.
Quem sabe algo como o futebol deixar de atrair milhões de brasileiros para ser de interesse de uns poucos, fenômeno oposto ao que começa a ocorrer nos Estados Unidos, onde o esporte vai ganhando adeptos praticantes e torcedores. O sistema repressivo poderá ser enriquecido com a introdução de variáveis que mudem a auto-estima de grandes comunidades hoje à mercê do comércio ilícito de drogas, pois seguramente a disponibilidade seguirá sendo um grande determinante do volume de consumo de drogas. Podemos, enfim, optar pelo pessimismo e não faltam evidências para nos subsidiar, mas podemos também pensar na riqueza da inventividade humana, sempre à disposição para nos surpreender.
-- Equipe A.R.C.A.Capacitação, Prevenção, Palestras, Capacitação, Tratamentoe Acompanhamento Terapeutico em Dependência Química - 12 passosTadeu Assis - CoordenadorTel.: (22) 2643.9399 (22) 9914-3450

segunda-feira, setembro 20, 2010

HOSPITAL SARAH RIO ESTÁ CADASTRANDO PARA ATENDIMENTO NOVOS PACIENTES COM AS PATOLOGIAS ABAIXO:

Centro Internacional SARAH de Neurorreabilitação e Neurociências O HOSPITAL SARAH RIO, especializado em neuroreabilitação, inaugurado no dia 01 de maio de 2009, na
Barra da Tijuca, já está cadastrando para atendimento, novos pacientes adultos e crianças com as seguintes patologias: · Paralisia cerebral · Crianças com atraso do desenvolvimento · Sequela de traumatismo craniano · Sequela de AVC · Sequelas de hipóxia cerebral · Má-formação cerebral · Sequela de traumatismo medular · Doenças medulares não traumáticas como mielites e mielopatias · Doenças neuromusculares como miopatias, neuropatias periféricas hereditárias e adquiridas, amiotrofia espinhal · Doença de Parkinson e Parkinsonismo · Ataxias · Doença de Alzeihmer e demências em estágio inicial · Esclerose múltipla · Esclerose lateral amiotrófica em estágio inicial · Mielomeningocele · Espinha bífida · Paralisia facial O atendimento é totalmente gratuito.

O cadastro para atendimento de novos pacientes é feito exclusivamente pelos telefones: 21 3543-7600 e 21 3543-7601/2, das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. http://www.sarah.br/

Solicitei confirmar esta informação e a resposta foi a seguinte: A informação procede, no entanto é ambulatorial, ou seja, não há internação. Eles também não fornecem a remoção. Mas de acordo com a recepcionista, tanto o atendimento, quanto o tratamento indicados são gratuitos. Dax

CABO FRIO SE CONSOLIDA COMO POLO REGIONAL DE INOVAÇÃO

Cabo Frio se consolida como pólo regional de inovação

A Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário participou na última quinta-feira, dia 16, da apresentação da Rede de Inovação do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi constituir a rede estadual, designando municípios que servirão como pólos regionais e articulando os agentes públicos e privados para a construção de uma cultura inovadora em seus negócios e o estabelecimento de um canal interativo de relações, troca de idéias e soluções aplicadas. A apresentação, na qual esteve presente o coordenador da pasta em Cabo Frio, Paulo Cotias, foi realizada no auditório da Câmara de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro e contou com a presença dos municípios e de agentes inovadores da iniciativa privada. A cidade de Cabo Frio saiu do evento consagrada como pólo regional de inovação, tornando-se a principal porta de entrada para a instalação de novas empresas e indústrias. – É interessante a nossa participação pois nós já temos projetos de incubadoras de empresas, cooperativas sociais e parques tecnológicos. Isso vai de encontro com uma mentalidade da Prefeitura em planejar a cidade para que, daqui a 30 anos, ela se mantenha sustentável – declara Paulo Cotias. O coordenador de Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário, Paulo Cotias, e o diretor do Departamento de Incubadoras e Parques Tecnológicos da Coordenadoria, Jorge Fonseca, representantes do município no evento, explicam que o projeto de transformar Cabo Frio em pólo de inovação tecnológica da Região dos Lagos já está em fase de implantação em todo o Estado. O processo inicial é o de selecionar os agentes locais de Inovação, que ficarão responsáveis pela interface entre o projeto e a localidade. – Com essa participação na rede de inovação, conseguimos consolidar Cabo Frio como um pólo regional, tendo como missão articular também outros municípios para isso, além de nos colocarmos em contato permanente com pólos não só do Brasil mas de todo o mundo – comemora o coordenador. Em Cabo Frio, os agentes iniciais serão o Prof. Paulo Cotias e o engenheiro Jorge Fonseca, ambos da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia e ligados à área de inovação tecnológica, em parceria estreita com a Coordenadoria de Indústria, Comércio, Trabalho e Pesca, responsável pelo desenvolvimento empresarial local.

– Falar de inovação é projetar Cabo Frio no Brasil e no mundo para além de nossas belezas naturais, pensando no desenvolvimento e na geração de novas oportunidades de emprego e renda para os cabofrienses – finalizou Cotias.

VOCÊ QUER DEIXAR DE FUMAR?

Você quer parar de fumar ou conhece alguém que queira?
Algumas manchetes desta semana:- Lembre: grávidas fumantes geram problemas à saúde do bebê.- Tabagismo é responsável por 90% dos casos de câncer no pulmão. - Companhias querem tornar crianças viciadas em nicotina.- Mais da metade dos fumantes com câncer não para de fumar após diagnóstico.- Cigarro ainda é primeira causa de morte evitável no planeta.- Fumar e tomar anticoncepcional pode ser combinação perigosa.- Além do vício em tabaco, nicotina é responsável por desenvolver câncer de mama.
Os benefícios de parar de fumar são bem conhecidos. Mas o poder da nicotina em gerar a dependência química, associado ao hábito diário e a pressão do grupo de amigos ou família tornam a decisão de largar o cigarro muito difícil.
Difícil sim. Mas nunca impossível. Ninguém nasceu fumando. O tabagismo é recente na história da humanidade. Grandes personalidades e gênios da humanidade nunca fumaram.
Você pode, por tanto viver sem o cigarro. Viver mais e viver bem.
Nós temos um tratamento através de terapia para ajudá-lo em sua decisão de parar de fumar. São encontros semanais, aonde você ira através de dinâmicas, vídeos e palestras a se preparar para o momento de abandonar o uso do cigarro e ter uma melhor qualidade de vida.
Entre em contato conosco, marque uma entrevista, vamos juntos vencer este mal.
-- Equipe A.R.C.A.Capacitação, Prevenção, Palestras, Capacitação, Tratamentoe Acompanhamento Terapeutico em Dependência Química - 12 passosTadeu Assis - Coordenador Tel.: (22) 2643.9399 (22) 9914-3450

sábado, setembro 18, 2010

OS ALCOOLÓTRAS DEVEM ER DEMITIDOS?


Você acha que os alcoótras devem ser demitidos por justa causa ou não?O alcoolismo é um problema que ataca todas as camadas sociais e atualmente é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma doença. Esse foi um dos motivos que levou a criação do projeto de lei que estabelecerá novas condições para garantir, provisoriamente, o emprego do alcoólatra. O projeto está em aberto para votação no Votenaweb.com.br, um site de engajamento cívico onde qualquer pessoa pode votar a favor ou contra os projetos de lei em tramitação no Senado e na Câmara dos Deputados. Enviamos abaixo mais informações sobre este projeto como sugestão de post para o seu blog. Essa é uma forma de você contribuir com o desenvolvimento da democracia participativa. Novas regras para permanência de funcionário alcoólatra no trabalhoTer um empregado com problemas com bebida é um problema para qualquer empresa. Acontece que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o alcoolismo é uma doença e, portanto, merece tratamento adequado. Considerando esse fato, foi criado um projeto de lei que irá garantir provisoriamente o emprego do alcoólatra. Para isso foram traçadas algumas situações que apresentam um fator em comum: o funcionário alcoólatra só poderá ser demitido caso ele se recuse a participar de um tratamento específico. A primeira delas alega que só poderá ser demitido o trabalhador que for alcoólatra crônico, desde a doença seja comprovada clinicamente e ainda se o funcionário faltar ao trabalho muitas vezes ou gerar conduta escandalosa. Lembrado nesses casos ele poderá aceitar o tratamento e, assim, não poderá ser demitido por justa causa. Link para o projeto: http://votenaweb.com.br/projetos/1912
Alguns sinais de doençaBeber pela manhãFicar embreagado toda vez que saí para festa, comemorações e afins. Colocar o álcool como prioridade nos interesses.
Link úteis
Centro Brasileiro de Informações sobre Dogras Psicotrópicashttp://www.cebrid.epm.br/
Uso de álcool no Brasilhttp://www.alcoolismo.com.br/artigos/uso_alcool_brasil.html
Alcoolismo no Brasilhttp://www.idealdicas.com/alcoolismo-no-brasil/Aproximando cidadãos Vinícius Lacerda Jornalistavinicius@webcitizen.com.br - 31 32841917 / 31 88811284webcitizen.com.br

quinta-feira, setembro 16, 2010

MEDICAMENTO PARA COMBATER A DEPENDÊNCIA DA MACONHA

Substância do cérebro pode combater vício da maconha A desconhecida anandamida gera efeitos semelhantes aos do principal componente da erva. Cientistas fazem estudos em busca de uma droga para tratar dependentes . Jornal O Tempo - TATIANA LAGÔA

O remédio ideal para se combater a dependência da maconha pode estar dentro do próprio cérebro do dependente. A substância "mágica", capaz de realizar esse feito, já foi descoberta por especialistas e tem nome: anandamida. Como ela tem efeitos muito parecidos com os da droga, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade de São Paulo (USP) agora tentam descobrir como utilizá-la no combate ao vício da erva.Foto: CHARLES SILVA DUARTEEsperança. Fabrício de Araújo Moreira, professor da UFMG, desenvolve estudos com a anandamida para tratar dependência por maconhaOs pesquisadores ainda não conhecem a função da anandamida no cérebro, mas já sabem que ela tem propriedades semelhantes às do Tetra Hidro Carboneto (THC), principal componente da maconha. Ambos possuem efeitos analgésicos, ansiolíticos e antidepressivos.De acordo com o biólogo, professor do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e coordenador da pesquisa, Fabrício de Araújo Moreira, o grande desafio é o de descobrir uma forma de manipular a anandamida de modo que ela supra a necessidade do uso da droga."O que estamos em busca é de uma forma de interferir no nível de anandamida para tratar viciados na maconha ou até em outras drogas. Como ela é uma substância do próprio cérebro, não deve causar os efeitos negativos que a maconha induz, como sintomas psicóticos", afirma. O especialista explica que o THC é negativo para o usuário por causar um desequilíbrio cerebral. Isso porque os receptores existentes no cérebro deveriam reagir apenas com a anandamida. Mas, quando consumido, o THC ocupa o espaço dessa substância natural e se liga a esses receptores. Os resultados disso na prática são perda de memória, lentidão de pensamentos, entre outras consequências negativas. (veja quadro)O médico psiquiatra, professor da USP e membro do grupo de estudos e pesquisas em psicose e ansiedade da universidade José Alexandre Souza Crippa também participa da pesquisa feita em conjunto entre a USP e a UFMG. Com a experiência de quem já participou de um grupo de estudos na Inglaterra ele explica que pelo menos 80 das, aproximadamente, 400 substâncias contidas na droga podem ser usadas como remédios para uma série de doenças. O próprio THC, se usado na dose correta e sob prescrição médica, pode curar crises de náuseas.Outro composto que poderia ser utilizado medicinalmente é o canadibiol ou CBD. Segundo ele, já foram realizados testes com seres humanos na USP que demonstraram a eficácia da substância para o tratamento de ansiedade e esquizofrenia. Agora, eles começaram a realizar o teste em dependentes de maconha e tabaco. A expectativa é que daqui a três anos seja descoberto se de fato a substância seria capaz de combater esses vícios. Caso fique comprovado, a intenção é a de se pensar medicamentos a base de CBD. "O CBD é positivo porque não parece causar dependência, como ocorre com o THC", disse.O pesquisador ressalta que o objetivo das pesquisas não é o de levar as pessoas a usarem a droga, mas descobrir formas de utilizar os componentes dela separadamente no combate de doenças. "Somos favoráveis à utilização das substâncias com prescrição médica e não à forma como as pessoas utilizam atualmente", ressalta."Há risco de abstinência", diz médicoAo contrário do que muitos usuários de maconha acreditam, a droga causa dependência sim, alerta o médico e psiquiatra José Alexandre Souza Crippa. "Algumas pessoas dizem que a maconha não causa crise de abstinência, mas é mentira. Assim como o álcool e as outras drogas, ela leva ao vício", defende. Para o especialista, o argumento de que a maconha tem substâncias com funções medicinais não é válido para justificar a liberação da droga. "Dizer que fumar maconha é permitido porque tem substâncias medicinais é quase a mesma coisa que afirmar que feijoada e feijão são iguais. No meio da feijoada, assim como da maconha, há uma série de coisas misturadas", disse.Crippa defende ainda que, no uso medicinal, a erva não seja fumada e, sim, ingerida como um medicamento (pílula, por exemplo). (TL)SemelhançaOutro caso. Não só a maconha tem substâncias que podem ser utilizadas para fins medicinais. O ópio também é uma droga que causa dependência. Dele, é retirada a morfina, usada no tratamento contra a dor. O cérebro também produz uma substância parecida com ela, chamada endorfina.
-- Equipe A.R.C.A.Capacitação, Prevenção, Palestras, Capacitação, Tratamentoe Acompanhamento Terapeutico em Dependência Química - 12 passosTadeu Assis - CoordenadorTel.: (22) 2643.9399 (22) 9914-3450

quarta-feira, setembro 15, 2010

FERNANDO COMILÃO APOIA A LEI FICHA LIMPA


Fernando do Comilão apóia a Lei Ficha Limpa A lei da Ficha Limpa, recém aprovada pelo presidente Lula, altera a constituição a fim de intensificar o combate à corrupção e aos mecanismos que, às vezes, passam despercebidos na imprensa. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) julgam todos os protocolos e aprovam ou recusam os inscritos nas eleições, tornando o candidato inelegível caso o colegiado de juízes aprove a punição inicial. A lei da Ficha Limpa considera as seguintes infrações: racismo; crimes hediondos; tortura; crimes contra o patrimônio privado; declaração de falências; crimes contra a saúde pública, a dignidade e a integridade sexual; lavagem de dinheiro; abuso de autoridade; tráfico de entorpecentes; atentado ao patrimônio público; prática de escravismo e crimes de ordem profissional.Fernando do Comilão é um candidato que está em dia com a Lei da Ficha Limpa. Mas muito mais do que uma lei que identifica candidatos irregulares perante a justiça, Fernando acredita que o trabalho na política está diretamente relacionado com a trajetória de toda uma vida. No seu caso, da sua atuação em trabalhos sociais, na área empresarial e recentemente na política.- Acredito que política, assim como tudo na vida, se faz através de exemplo. Essa é minha meta como vereador e em breve como deputado estadual: ser referência de ética, de trabalho, transparência e dignidade – afirma Fernando

terça-feira, setembro 14, 2010

CONHEÇA TRÊS UTILIDADES QUE VOCÊ PODE OBTER EM SEU CELULAR


CONHEÇA AS TRÊS UTILIDADES QUE ESTÃO ESCONDIDAS EM SEU CELULAR:
03 coisas que você nunca soube sobre seu celular.

Será útil manter essas informações com você. Existem algumas coisas que podem ser feitas em caso de emergência. Seu celular é uma ferramenta que pode salvar sua vida. Veja o que ele pode fazer por você:

Emergência I:O número universal de emergência para celular é 112 Se você estiver fora da área de cobertura de sua operadora e tiver alguma emergência, disque 112 e o celular irá procurar conexão com qualquer operadora possível para enviar o número de emergência para você, e o mais interessante é que o número 112 pode ser digitado mesmo se o teclado estiver travado. Experimente!

Emergência II: *3370# Vamos imaginar que a bateria do seu celular esteja fraca. Para ativar, pressione as teclas: *3370# Seu celular irá acionar a reserva e você terá de volta 50% de sua bateria. Essa reserva será recarregada na próxima vez que você carregar a bateria.

Emergência III: *#06# Para conhecer o número de série do seu celular, pressione os seguintes dígitos: *#06# Um código de 15 dígitos aparecerá. Este número é único. Anote e guarde em algum lugar seguro. Se seu celular for roubado, ligue para sua operadora e dê esse código. Assim eles conseguirão bloquear seu celular e o ladrão não conseguirá usá-lo de forma alguma.

Talvez você fique sem o seu celular, mas pelo menos saberá que ninguém mais poderá usá-lo. Se todos fizerem isso, não haverá mais roubos de celular.
PS: Essas informações não são conhecidas, por isso passe para seus amigos e familiares.

CLIMA DE DESERTO - PAIVA NETTO

Prossigo na apresentação de trechos da entrevista do dr. Alessander Tsuneto, oftalmologista, integrante da Associação dos Portadores de Olho Seco (Apos), ao programa “Vida Plena”, da Boa Vontade TV (canal 23 da SKY).

Em consequência da baixa umidade relativa do ar em boa parte do país, o dr. Alessander alerta a população sobre a síndrome do olho seco. Para ele, o exame preventivo pode evitar graves doenças oculares, inclusive a cegueira. “Tudo depende do grau de severidade. Se o paciente tiver uma queixa leve, só um desconforto ou uma irritação ocular, a gente pode tratá-lo somente com colírio ou pomada. Mas, se apresentar alguma gravidade, pode ser até caso de cirurgia.”


CRIANÇAS E DEFICIENTES VISUAIS
Indagado sobre a possibilidade de as crianças igualmente sofrerem com a síndrome do olho seco, afirmou: “Sim, mas seria mais raro, a não ser que tenha associação com outra doença, hereditária ou causada por algum acidente, uma queimadura, um ácido no olho, por exemplo”.

Durante o bate-papo, o telespectador Lucas Fernando Gouveia, de Porto Alegre/RS, perguntou ao dr. Alessander se pessoas com deficiência visual padecem com o problema. De acordo com o oftalmologista, “mesmo uma pessoa que não enxerga, mas possui as estruturas oculares e as glândulas que produzem a lágrima, pode ter alteração da qualidade da lágrima e ter olho seco”.
DICAS E CUIDADOS
Ao fim da entrevista, passou importantes dicas para que se saiba se os olhos estão ressecados. “O paciente vai sentir algum grau de desconforto, o olho vermelho, uma irritação ocular. Vai ser difícil piscar, porque, não tendo uma lágrima boa e suficiente na pálpebra, ela não vai deslizar sobre o olho. Então, ela dá uma travadinha.” Também alertou para o fato de que quem fica exposto ao ambiente com ar-condicionado e os que exercem atividades no computador têm maior probabilidade de adquirir a doença, já que o local fica mais seco por causa da falta de umidade, e a fixação por demasia na tela do computador desestimula a pessoa a piscar.

Outra questão de relevância é o perigo da automedicação. “Só o oftalmologista vai saber se o paciente tem o olho seco, que grau e qual colírio deve usar”, evidenciou. Mais informações sobre o tema podem ser obtidas no site www.apos.org.br.

Necessário se faz, portanto, neste período de seca e queimadas, toda a atenção com a saúde.

SOLIDARIEDADE AOS MINEIROS NO CHILE
Nossa renovada solidariedade aos 32 trabalhadores chilenos e um boliviano que permanecem, desde 5 de agosto, presos em uma mina no norte do Chile, a 700 metros de profundidade. Que as providências empreendidas no resgate os libertem o quanto antes. E que Deus os ampare, assim como suas esperançosas famílias.

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

segunda-feira, setembro 13, 2010

AULA INAUGURAL - UVA MODA CABO FRIO

UVA MODA CABO FRIO REALIZA AULA INAUGURAL Alunos puderam ouvir e debater sobre a Criação aplicada ao Design de Moda na aula inaugural do Curso Gestão em Design de Moda da Universidade Veiga de Almeida, da unidade de Cabo Frio, no último sábado (11). O curso tem o objetivo de passar o máximo de informações sobre cada tema para os alunos do mundo fashionista da região. Como o mercado da moda está funcionando, principais marcas em cada campo, casos de sucesso, imagens, abordagem dos diferentes processos de desenvolvimento, fornecedores, dificuldades, sempre destacando que o foco desse modulo é PROCESSO CRIATIVO E DESENVOLVIMENTO LOCAL. O curso será desenvolvido ao longo de cinco encontros, totalizando 60 horas. Os temas abordados serão: Criação aplicada ao Design de Moda com Evelyn Bonorino, no dia 11/09 ; Acessórios e embalagens com Mila Rabello no dia 25/09; Moda e a Sustentabilidade com Lilyan Berlim no dia 2/10 ; Arranjo Produtivo Local com Ana Paula Feijó no dia 16/10; e Identidade (geográfica) do território com Celso Leonardo no dia 23/10 . “Este módulo III trouxe alunos de diversas áreas e cidades, desde o aluno que produz suas próprias peças, às gerentes e vendedoras de lojas da região e ainda empresários que estão buscando um aperfeiçoamento na área para interar-se do que há de novidade no setor”, destacou a coordenadora técnica do curso, Aline Santana. “Estamos buscando integrar o aluno dentro do mercado. Não só a parte teórica, mas também a prática. Está programado uma visita a uma empresa de estampas da região onde o aluno terá a possibilidade de ver como é criada a identidade visual das coleções de diversas grifes de moda praia. Já está agendado, para o final do curso, uma produção de um editorial de moda praia e um desfile de encerramento do curso produzido pelos alunos, onde eles poderão aplicar tudo o que aprenderam nestes cinco encontros, desde a produção do evento, até a referência que será utilizada nas peças . A festa de lançamento do curso ocorrida no último dia 28 de agosto, na Pachá Búzios, teve o desfile da coleção de verão 2011 da grife de óculos Lupa Lupa. Os modelos utilizados foram escolhidos de acordo com as cores dos biquinis e maiôs da coleção de verão 2011 da grife Azai Biquínis e dos tênis ecológicos da marca Made In Guarda. O evento foi focado no mote “sustentabilidade”, e todos os acessórios utilizados no evento foram produzidos pela designer Isabel Souza, da ONG buziana Somunear. Estes acessórios foram produzidos de material reciclado: colares de tampinhas de garrafas pet, restos de tecidos e acessórios utilizados na confecção de biquínis, colares de plásticos reaproveitados e pulseiras de garrafas pet e para encerrar o desfile, um vestido confeccionado todo em crochê com linha de plástico. Os calçados utilizados pelos modelos da marca Made In Guarda eram tênis cujo solado foi produzido com borracha de pneu reciclado.O evento contou com a presença do coordenador geral de projetos do SEBRAE Moda, Alberto Bruno, da coordenadora técnica do curso de Moda da UVA, Adriana Jordan. Os modelos do desfile pertenciam ao casting da agência Trip Models e a produção de make up e cabelo foi produzida por Carla Neves , focada nas referências de cores do último desfile da Dior em Paris. UVA MODAA Faculdade de Moda da UVA, focada no processo criativo, construiu ao longo de 14 anos a reputação de ser uma das mais importantes escolas de moda do Brasil. Os professores, designers, gerentes de produto, consultores e pesquisadores de tendências, compradores, diretores de marketing, ilustradores, artistas plásticos e modelistas dividem suas experiências com os alunos dos Cursos de Moda em sala de aula e fazem a ligação entre as pesquisas autorais e acadêmicas com necessidades do mercado de moda.A universidade conta com professores conceituados, laboratórios modernos, bibliotecas atualizadas, que contribuem para o desenvolvimento dos alunos. Os cursos de Moda são oferecidos no Rio de Janeiro (RJ), no Campus Tijuca e na Unidade Barra.

Maiores informações e inscrições: Coordenação Técnica do Curso de Design de Moda Universidade Veiga de AlmeidaCampus Cabo Frio - Estrada das Perynas, s/n. Contato: (22) 2647.5275 Ramal 290www.uva.br/cursosdemoda
--

PRISÃO DE CANDIDATO

PL poderá proibir a prisão de candidatos às eleições No dia 01 de setembro de 2010, entrou em tramitação um projeto de lei que pretende proibir a prisão de candidatos às eleições. O projeto determina também que está medida valeria desde 15 dias até 48 horas após a data da votação. Para justificar o autor afirma que essa lei poderá evitar perseguições políticas e o favorecimento de algum candidato. Portanto, nenhuma autoridade poderia prender ou deter qualquer candidato, salvo em flagrantes de delito. Além dos candidatos, a lei também caberia para membros das mesas receptoras e fiscais do partido.Você acha que esta lei ajudaria a evitar perseguições políticas e o favorecimento a alguma candidato? Vote a favor ou contra no Votenaweb e expresse sua cidadania.

Link para o projeto: http://votenaweb.com.br/projetos/1857

sábado, setembro 11, 2010

SEU CARRO TEM AR CONDICIONADO?

ALERTA ATENÇÃO para quem tem CARRO com AR-CONDICIONADO.
Não ligue o ar condicionado logo que entrar no carro.Por favor, abra as janelas assim que entrar no carro, e não ligue logo o ar condicionado. De acordo com pesquisas, o painel de instrumentos, assentos e tubagens de refrigeração emitem 'benzeno', uma toxina causadora de câncer.. (Note o cheiro de plástico quente dentro do carro). Além disso, envenena os ossos, causa anemia e reduz os glóbulos brancos. O nível interior aceitável de benzeno é de 0,05 gr por cm2. No interior de um carro estacionado com as janelas fechadas contém de 0,37 a 0,74 mg de benzeno. Se estiver estacionado sob o sol, a uma temperatura superior a 16ºC, o nível de benzeno sobe p/ 1,84-3,68 mg (40 vezes superior ao nível aceitável) e as pessoas aspiram uma quantidade enorme de toxinas. Recomenda-se abrir as janelas e portas para que o ar quente possa sair, antes de ligar o ar condicionado. O benzeno é uma toxina que tb afecta os rins e fígado. É uma substância tóxica muito difícil de ser expelida pelo organismo.

"Quando alguém recebe uma informação valiosa e se beneficia dela, tem obrigação moral de partilhar com todos".

Recebido do leitor Ronaldo Buda
- Por um trânsito mais humano e mais seguro

quinta-feira, setembro 09, 2010

CURSO SEBRAE - CABO FRIO

Prezado Empresário,

Você sabia que o sucesso da sua empresa começa pelo sucesso de sua equipe? Pensando nisso, o SEBRAE realizará o curso de Desenvolvimento de Equipes, que visa apresentar aos participantes as competências que habilitam o gestor a relacionamentos éticos com as pessoas, na formação, integração e desenvolvimento de equipes de trabalho, e também esclarecerá diversos aspectos teóricos que envolvem o desenvolvimento da equipe, relacionar-se com a equipe de trabalho, tendo como base a confiança, a delegação de responsabilidades e o conhecimento de liderança. Planejar o desenvolvimento da equipe, definindo ações de sustentação e manutenção. Durante a capacitação serão abordados temas como relações interpessoais, processo de comunicação, ética e motivação, formação e desenvolvimento de equipes e inteligência emocional. “Esse treinamento visa estimular os participantes a manter relacionamentos éticos tanto na vida pessoal quanto profissional”.Início do curso: 20 de setembro. Término: 24 de setembro.Horário: de 19h às 22h.Valor: R$100.Descontos especiais para empresas que inscreverem acima de 3 e 5 funcionários.Endereço do SEBRAE Cabo Frio: Rua Raul Veiga, 409, sala 01 – Centro – Cabo Frio.

quarta-feira, setembro 08, 2010

AULAS E NOÇÕES TÉCNICAS DE CIÊNCIA POLÍTICA

Aulas de Ciência Política poderão ser obrigatórias no Ensino Médio
Em 2008, as disciplinas Filosofia e Sociologia tornaram-se obrigatórias no ensino médio. Agora a discussão gira em torno da importância de incluir aulas de noções técnicas de ciência política. Nessas aulas seriam ensinado, por exemplo, quais são as funções de cada cargos públicos decidiso em eleições. O que você acha sobre isso?
No site Votenaweb, onde qualquer pessoa pode votar contra ou a favor de projetos de lei para demonstrar aos parlamentares a vontade da população a maioria dos participantes é favor da lei. Eles concordam o deputado, autor da lei, que acredita que a inclusão da disciplina contribuirá para melhor compreensão da realidade política brasileira por parte dos eleitores. Afinal de contas é importante que todos os eleitores saibam quais são as atribuições de nossos representantes públicos.
A pergunta é: você acha que a melhor forma de fomentar uma sociedade conhecedora dos atributos de cada cargo político é por meio desta lei? O eleitor Gilberto Fabbris, por exemplo, acredita que seja importante fazer os alunos apreenderem o currículo básico antes, para depois pensar em novas matérias. Já Judson Maciel, achou a proposta interessante e lembrou que já houve disciplinas como Moral e Cívica, que ensinava noções de cidadania.
Diga o que é mais importante para você. Faça parte você também deste movimento de webcidadania e expresse sua opinião.
Link para o projeto: http://www.votenaweb.com.br/projetos/1803

ABERTA INSCRIÇÃO PARA PALESTRAS ARQUEOLÓGICAS EM CABO FRIO

Encontram-se abertas as inscrições para o curso “Paleopatologia Humana da Região dos Lagos” que será ministrado pelo professor Alfredo Altamirano-Enciso, Mestre em Arqueologia, Doutor em Saúde Pública e membro do Centro Brasileiro de Arqueologia (CBA). O curso conta com o apoio da Secretaria de Cultura e da Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário de Cabo Frio e será ministrado na Casa dos 500 Anos de História.
O curso, ao custo de R$ 30, é constituído por cinco palestras, em datas distintas: “O que é Paleopatologia?: sua história” (9 de setembro), “As doenças dos antigos pescadores da RL” (16 de setembro), “As cabeças-troféus e violência na pré-história” (23 de setembro), “Leishmaniose e parasitoses na pré-história” (30 de setembro), “A saúde pública na RL: passado e presente” (7 de outubro).
- As palestras têm a finalidade de atualizar o conhecimento das pesquisas arqueológicas na Região dos Lagos sobre as doenças, a violência, o estresse, as anemias e as formas religiosas que existiam nos períodos anteriores da chegada dos portugueses. Sabemos que na região viveram milhares de indígenas durante mais de cinco mil anos de permanência e estavam bem adaptados à Lagoa de Araruama - destacou Altamirano.
As inscrições estão abertas na Casa 500 Anos, localizada à Rua Coronel Ferreira, nº 141, bairro Portinho, em Cabo Frio. As palestras acontecerão às quintas-feiras, das 16h às 18h, darão direito ao participante de receber uma apostila e um cd-rom contendo o livro inédito do professor sobre paleopatologia e seis artigos científicos.
Mais informações pelo e-mail: alfredo-altamirano@hotmail.com ou telefone (22) 8809-4715.

INSCRIÇÕES PRORROGADAS PARA O ENCONTRO MUNICIPAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio realizará, através do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, o I Encontro Municipal de Tecnologia Educacional – EMTEC – 2010, no dia 24 de setembro, de 8h às 17h, no Auditório da Universidade Estácio de Sá – Campus Cabo Frio. A inscrição para participar do evento é gratuita e pode ser feita pelo site http://ntmcabofrio.webnode.com.br até a próxima sexta-feira, dia 10. As vagas são limitadas.
O tema do Encontro será “As Tecnologias da Informação e Comunicação como Ferramentas Pedagógicas” com palestra de abertura do representante do Ministério da Educação (MEC), Demerval Guilarducci Bruzzi. Ele é diretor de Produção de Conteúdo e Formação em Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC), cuja pasta é responsável por diversos programas, tais como ProInfo, ProInfantil, Formação pela Escola, Mídias na Educação, Rede Interativa Virtual de Educação (Rived), Banco Internacional de Conteúdo e TV Escola.
Veja, a seguir, a programação de palestras do evento de Cabo Frio que contará ainda com a apresentação de histórias de sucesso de convidados:
- Produção de Audiovisual Educativo - Prof. Dr. Jose Cubero Allende – UFRJ.
- Problemas de Aprendizagem e o Uso da Tecnologia - Profª Maria Luiza Macedo de Almeida, do NTE-RJ10.
- Integrando a Tecnologia na Prática Pedagógica - Profª Cátia Pereira dos Santos, do NTM São Gonçalo.
- Fractal Multimídia - Prof. Guilherme Erwin Hartung – Orientador Tecnológico do C.E. Embaixador José Bonifácio.
Outras informações pelos telefones: (22) 2647-3459 e (22) 9242-7022.

sexta-feira, setembro 03, 2010

BEZERRA, AMOR E CONVIVÊNCIA PLANETÁRIA

Dedico ao nobre espírito dr. Bezerra de Menezes (1831-1900) — respeitado homem público brasileiro que faz jus ao título de Médico dos Pobres e aniversariava em 29 de agosto — o artigo de hoje. Ele que soube amar, como poucos, o seu próximo.
Amar é uma lei, e, se soubermos vivê-la, nos elevaremos, renovando tudo à nossa volta. É semelhante a uma explosão de átomos de concórdia, iluminação que ocorrerá, passo a passo, à medida do nosso amadurecimento. Educar é transformar. Reformada a criatura, restaurado o planeta. Contudo, sabemos muito bem que tamanho sucesso não se dá de uma hora para outra. Alguns milênios são insignificantes em cálculo histórico. A maturação das mentes requer esforço, paciência. Descressem, os que nos antecederam, da realidade da vitória à frente do caminho, onde estaríamos? A esperança não pode morrer. Nunca! Ter esperança é fundamental.
Jesus é o Libertador Celeste. Ele afiançou que, se conhecermos a verdade, claro que a divina, ela nos tornará livres. Nada em termos apenas materiais concederá ao cidadão a sua carta de alforria. Ninguém aprisiona a alma de quem possui o coração espiritualmente livre. Gosto de valer-me do exemplo do Gandhi (1869-1948). Muitas cadeias pegou na luta pela independência da Índia. Que realizava então na frieza do cárcere? Escrevia, e suas páginas constituíram-se bandeiras libertárias não somente para o seu povo, como também para outras nações.
Com muita propriedade, ensinou o saudoso dr. Bezerra: “(...) A plena liberdade dá a consciência da suma responsabilidade (...). O bem tem grande força de expansão! (...) Um povo que tem fé cria-se numa atmosfera moral em que bebe a força para o cumprimento de todos os deveres, a mais expansiva força das alegrias da alma, desde a vida terrena”.
Busquemos, pois, a convivência planetária firmada no Amor e no respeito mútuo, sem esquecer a mais elevada concepção de Justiça.

SECA E QUEIMADAS
Por e-mail, o dr. José Renato Nalini, desembargador da Câmara Reservada ao Meio Ambiente, do Tribunal de Justiça de São Paulo/SP, e presidente da Academia Paulista de Letras (APL), escreveu: “Caro pensador Paiva Netto, congratulo-me pelo seu artigo sobre queimadas. São a prova maior da insensatez humana, eis que em sua quase totalidade o fogo é ateado por quem dele quer se beneficiar. A combustão espontânea é rara. Não se respeita o ambiente, descumpre-se a Constituição — artigo 225 — e se maltrata aquilo que não foi criado pelo Homem, mas que ele sabe — célere e inclementemente — destruir. Grande abraço do José Renato Nalini”.
Grato, desembargador. Temos, por intermédio dos meios de comunicação, ferramenta útil para esclarecer e alertar a população sobre os graves malefícios das queimadas à saúde física e planetária.

AINDA “DEUS É CIÊNCIA”
Mais um leitor que me honra com a sua atenção, o radialista Enaildo Viana, de Brasília/DF, comenta: “Gostei muito do artigo ‘Deus é Ciência’. Só o título já quebra um paradigma infantil disseminado ao longo dos últimos séculos, motivado pelo equívoco dos iluministas, que não obstante a grande contribuição à Humanidade, confundiram Deus com as crenças. Criaram uma distância entre Deus e o povo. E, assim, Deus, que é ciência em todos os aspectos, passou a ser motivo até mesmo de vergonha ao ser exposto em qualquer assunto que nos remeta a Ele. Há pessoas que não refletem que a nossa condição de criaturas já sugere a figura do Criador. Ressalto o trecho: ‘(...) Religião é Ciência, Ciência é Religião. Ambas devem honrar a Ciência Moral, que tem pelas criaturas o mais elevado respeito, não as considerando instrumento para fanatização nem reles cobaias (...)’. Espetacular! Quanto à citação de ‘não dar uma de conselheiro Acácio’, digo que não é mesmo, pois o personagem do Eça era vazio e despersonalizado (risos), e o citado artigo dá um show de conteúdo, inspirado pela Espiritualidade Superior. Parabéns!”.

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

quinta-feira, setembro 02, 2010

CUIDADO COM OS SUGADORES DE ENERGIA!

Olá, amigos! Estou lendo o livro A cientista que curou seu próprio cérebro, de Jill Bolte Taylor. Ela descreve os dias em que esteve em coma e o modo terrível como era atingida pelos sugadores de energia que chegavam ao seu quarto. Jill não é mística, é uma neurologista importante nos Estados Unidos, formada pela Universidade de Harvard. Mas em sua corajosa biografia menciona esses vampiros energéticos. Ela diz que até a energia do quarto era horrivelmente modificada quando entrava algum médico, enfermeira, ou visitante com essa triste característica. Fiz pesquisa na net e o assunto é mesmo grave. Existem centenas de páginas no Google. (Meu pedido de ajuda: Estou preocupada por que tenho uma conhecida que é claramente sugadora de energia - não que ela queira isso, e está cuidando de uma doente grave, que também conheço e que está em estado comatoso. Sinto-me confusa sobre se devo contar à sugadora essa sua dificuldade e mesmo comunicar à família da paciente. O que vc faria em meu lugar?) Jill Bolte Taylor me ensinou em seu livro que doentes em estado terminal também não suportam iluminação direta, mesmo do sol. Sofrem igualmente com qualquer tipo de som alto, aparelhos sonoros e conversas em voz alta, pior ainda se forem discussões. Ela diz que doentes graves têm de ser tratados como bebês, imagine! Se vc conhece algum paciente terminal veja como ajudar nesses aspectos. Bem, como nos livrarmos dos sugadores? Como ajudá-los? Como não permitir que façam mal a outras pessoas? Este tema pode gerar um debate muito produtivo para todos nós. Em Cristo, o nosso Gerador de Vida e Energia:

Maria José

PLANTÃO DE FARMÁCIAS EM RIO DAS OSTRAS NO MES DE SETEMBRO

Secretaria de Saúde de Rio das Ostras divulga plantão de farmácias de setembro

A Secretaria de Saúde divulga o plantão das farmácias durante o mês de setembro de 2010, em Rio das Ostras. O plantão acontece das 23h às 7h30, em cumprimento à Lei 38/1993, regulamentado pelo decreto 109/95.


1/09Farmácia Bela 02/09 Farmácia Bom Preço 03/09 Farmácia Saúde e Beleza 04/09 Farmácia Nova Niterói 05/09 City Farma 06/09 City Farma 07/09 City Farma 08/09 Drogaria Boa Saúde 09/09 Drogaria Tamoio 10/09 Drogaria Litorânea 11/09 Drogaria Compre Bem 12 e 13/09 Drogaria Pacheco 14/09 Farmácia Paraná 15/09 Drogaria Costa Azul 16/09 Drogaria Modelo 17/09Drogaria Tamoio 18/09 Farmácia Unimed 19/09 Farmácia Esperança 20/09 Lagos Farma 21/09 Drogaria Sucesso 22/09 Drogaria Rio das Ostras 23/09 Farmácia Bangu 24/09 Farmácia Vitória 25/09 Drogaria Marins 26-27-28-29/09 Drogaria Max 30/09 Lagos Farma

EM AQUÁRIUS CITY FARMA - NA RODOVIA AMARAL PEIXOTO, KM 137 EM AQUARIUS (22) 2630 4575


VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA A PROPOSTA DE LEI QUE DEFINE ,MODALIDADES DE CRIME CONTRA A BIOPIRATARIA?

Olá,
tudo bem?
Está em tramitação um projeto de lei que pretende definir o que é crime por biopirataria. Entre as várias situações, ficaria proibido a comercialização de patrimônio genético brasileiro. Entende-se patrimônio genético todas as informações genéticas contidas em amostras em espécies animais, vegetais ou fungos.
No site Votenaweb, este projeto encontra disponível para todos cidadãos votarem a favor ou contra. Além disso enviamos outras informações para que você nos ajude em contribuir para o desenvolvimento da democracia com uma publicação em seu blog.
Gostaríamos de convidá-lo a conhecer o Votenaweb e pedir que nos ajude a atrair mais pessoas para participarem das votações de projetos de lei de temas que influenciam diretamente nossa vida.
Você pode contribuir para o desenvolvimento da democracia escrevendo um post sobre este tema em seu blog e convidando as pessoas a votarem também.
Qualquer dúvida entre em contato conosco
Link para o projeto de lei: http://votenaweb.com.br/projetos/1750
Você é a favor ou contra a proposta de lei que define modalidades de crime contra a biopirataria?
Tráfico de animais, como de onça pintada, ou mesmo a exportação não-autorizada de Cupuaçu (árvore da região da Amazônia) são exemplos de biopirataria. Esses são atos em que o patrimônio genético brasileiro é exportado.
Essa prática começou junto com o descobrimento do Brasil, em 1500, com a exportação desenfreada de Pau-Brasil. Mais de meio século depois, esse ato continua a ser realizado clandestinamente.
Só que nos dias de hoje são conhecidos os reais efeitos de tais práticas para economia e para a conservação da biodiversidade. Pensando nisso, um projeto de lei foi criado para estipular as situações em que a biopirataria seria um crime. Dentre as situações estão: transporte de patrimônio genético sem autorização, construção de arma biológica ou química para coletar componente de patrimônio genético, acesso a área índigenas para coleta de patrimônio genético, coleta de material genético em áreas da União, dentre outras situações que estão na integra do projeto.
Para dar um novo rumo para a democracia, é preciso que cada um faça sua parte e participe cada vez mais das decisões que afetam nossa vidas. O Votenaweb insere-se nesse contexto como uma plataforma que tem como objetivo ser um espaço de expressão da cidadania onde todos possam expressar o que sintam. Acesse e deixe sua opinião.
Links úteis
Sobre Biopirataria
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biopirataria
Sobre Patrimônio Genético
http://www.brasiloeste.com.br/noticia/238/
Aproximando cidadãos

quarta-feira, setembro 01, 2010

EMPRETEC

ALZHEIMER - CASOS AUMENTAM NO BRASIL

ALZHEIMER - Casos aumentam no Brasil
(BR Press) - Alterações comportamentais, repetições, dificuldades para lidar com tarefas complexas e planejamento, perda da habilidade espacial e de organização, esquecimento. Esses são alguns dos sintomas mais comuns do Mal de Alzheimer. Segundo estimativas, a doença atinge cerca de 5% da população brasileira com idade igual ou superior a 65 anos e que, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde, matou seis vezes mais brasileiros na última década - em 1999 foram cerca de 1.300, já em 2008, o número pulou para quase oito mil.
Sem causa conhecida, a doença ainda assusta a população e, por isso, a Academia Brasileira de Neurologia (ABN) lança a Campanha Nacional de Conscientização sobre o Alzheimer, que acontece durante o mês de setembro em todo o país. São mais de 40 palestras para esclarecer dúvidas e alertar para a importância do diagnóstico precoce na melhoria da qualidade de vida do paciente. Em média, a descoberta da doença demora três anos e, em 95% dos casos, os pacientes morrem nos primeiros cinco anos após as primeiras manifestações do problema.
É bom saber"Se o paciente receber o diagnóstico precoce a qualidade de vida pode melhorar, porque a evolução da doença é menor. Se a família recebe orientação e apoio, consequentemente a qualidade de vida também melhora. Em termos de tratamento também muda. Há uma resistência muito grande na nossa cultura de entender que há uma melhora na qualidade de vida, mesmo que não haja cura. Precisamos fazer com que as pessoas acreditem nisso, porque é verdade", afirma a coordenadora do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da ABN, Márcia Chaves.
O Alzheimer está associado ao envelhecimento, sendo responsável por 10% dos casos de demência em pessoas acima de 65 anos e 50% acima dos 80. A prevalência da doença aumenta conforme a idade, ou seja, a cada cinco anos as chances de desenvolver o problema dobram, sendo que entre 65 e 69 anos as probabilidades sobem cerca de 2,5%, podendo chegar a 5% na faixa a partir de 80 anos.
Música e leituraA doença leva cerca de dez anos para manifestar os primeiros sinais clínicos, logo, há estudos que sugerem a possibilidade de "adiar" em até seis anos o seu aparecimento, realizando algumas atividades que melhoram a nossa cognição, como leitura, dança e tocar instrumentos musicais. Porém, isto deve ser deve ser feito pelo menos três vezes por semana durante um período não menor que 20 anos.
"O mais comum é que a doença apareça a partir dos 65 anos, então precisamos fazer essas atividades com antecedência", diz Márcia. "Podemos também combinar atividades que evitam doenças cardíacas e incluir a leitura para ajudar também contra o Alzheimer",
DepressãoSegundo estudos, ainda não há um consenso sobre a depressão como um fator de risco para o desenvolvimento do problema. Mas um indivíduo apático, ou seja, que não procura atividades de lazer, leitura ou convívio social, possui chances aumentadas de ter o Mal de Alzheimer.
Com o tempo, a doença prejudica o organismo do portador de forma indireta. "As pessoas ficam acamadas e isso causa comprometimento, porque o paciente tem dificuldade de se alimentar e de movimentação. Isso torna o organismo mais suscetível à infecções, porque há mais dificuldades de controle das funções básicas. O mais frequente é a decorrência de um quadro infeccioso pulmonar", explica Márcia Chaves.
Porém, a presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, Viviane Abreu, lembra que é possível adiar e amenizar esse quadro. "Na reabilitação de portadores de Alzheimer temos profissionais que vão ajudar a adiar esses problemas de controle de atividades naturais, por exemplo. Os pacientes fazem atividades físicas que retardam esses sintomas, os deixam mais leves e facilita os cuidados, além de diminuir as infecções, preservando melhor a cognição", diz.
O Dia Mundial do Alzheimer acontece a cada 21 de setembro e traz campanhas educativas em diversos países.

NOVO TELEFONE DA POLICIA MILITAR EM RIO DAS OSTRAS

PM de Rio das Ostras tem mais um telefone para chamadas da população
A Polícia Militar de Rio das Ostras informa que além do 190, o número (22) 2771-6080 foi colocado em funcionamento para ampliar o atendimento à população.
Segundo o comandante da 3ª Companhia do 32º Batalhão, Capitão Tales Borges, eventuais problemas técnicos na linha telefônica 190 têm dificultado a comunicação das pessoas com a Corporação. Por isso, o comando optou por disponibilizar um outro número de discagem, a fim de garantir o pleno atendimento às solicitações e denúncias.