HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE

HORA DO PLANETA - FAÇA A SUA PARTE
DIA 31/03/2012 DAS 20:30 ATÉ 21:30 PAGUE AS LUZES JUNTAMENTE COM MAIS DE 168 PAÍSES

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO

CONGRESSO DA ADJORI EM FLORIENÓPOLIS FOI UM SUCESSO
Presidente da ADJORI?RJ. Paulo Cesar e parte da equipe do RJ que participou do evento.

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ

XIII CONGRESSO DA ADJORI-RJ
O presiente, Deyse Cruz e o vice.

Pesquisar este blog

sexta-feira, outubro 09, 2009

MUNDO VERDE - FERIADÃO DAS CRIANÇAS

MUNDO VERDE DISTRIBUI GIBIS SOBRE ECOLOGIA
Rede também oferece folders com informações nutricionais e receitas saborosas
em campanha para incentivar hábitos alimentares saudáveis desde a infância
Sempre preocupada com a saúde e a qualidade de vida, a rede MUNDO VERDE – especializada em produtos naturais, orgânicos e para bem-estar – lança a campanha "Nutrição com sabor de diversão", para incentivo à alimentação saudável na infância. Como parte da campanha, entre os dias 10 e 12 de outubro, as 118 lojas participantes (75 delas no Rio de Janeiro) distribuirão gratuitamente 12 mil exemplares do novo Gibi Mundinho Verde, que traz uma lição de ecologia e cidadania para a criançada. Em sua sétima edição, a publicação fala de Caldas Novas, um paraíso do ecoturismo e das águas mornas no sertão de Goiás. Produzida em material reciclado, a publicação aborda a importância da preservação do meio ambiente, em linguagem acessível à criançada.
A campanha prevê ainda a distribuição, em 118 lojas Mundo Verde no país, de 120 mil folders, contendo receitas de lanches e dicas de guloseimas saudáveis que podem ser encontradas nas lojas da rede. A ação também envolve a divulgação do Alô Nutricionista Mundo Verde, um serviço gratuito disponível pelo telefone 0800 0222528 e pelo portal www.mundoverde.com, para tirar as dúvidas das mamães na hora da alimentação dos filhos.
O diretor de Marketing do Mundo Verde, Donato Ramos, afirma que o principal objetivo da nova campanha é aproveitar o mês das crianças para conscientizar mães, crianças e adolescentes sobre a importância de uma dieta equilibrada desde cedo, além de orientá-los com indicações de guloseimas e receitas de lanches saudáveis. "Também queremos mostrar para as mães que a rede oferece grande variedade de opções de guloseimas saudáveis para crianças de todas as idades, inclusive as que têm restrições alimentares, e assim trabalhar a importância da alimentação saudável na infância, apresentando o Mundo Verde como uma opção de compra também para crianças e adolescentes", destaca.
Ramos lembra que o Brasil possui 6 milhões de adolescentes obesos e estima-se que o número de crianças acima do peso tenha crescido cinco vezes nos últimos 20 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. Entre os principais fatores associados à obesidade infantil estão o sedentarismo e o maior consumo de alimentos ricos em carboidratos refinados e gorduras, provocado pela onda de fast foods no mercado. Confira as lojas participantes da campanha no portal www.mundoverde.com.
Mais sobre o Mundo Verde
Maior rede de lojas especializadas em produtos naturais e para bem-estar da América Latina, o Mundo Verde oferece conceito em alimentação e não simplesmente alimentos naturais (light, diet, integrais, sem glúten etc.) e orgânicos (livres de agrotóxicos). Os vendedores são treinados para dar informações nutricionais e deixar os consumidores à vontade, em um ambiente que estimula o relaxamento, com música e incensos. A rede também oferece um serviço de orientação nutricional gratuito pelo 0800 0222528. A empresa, que possui 145 lojas em todo o Brasil e franquia em Portugal, também enfatiza os princípios ecológicos, o comércio justo, o consumo consciente e a responsabilidade social, cultural e ambiental.
Serviço:
Confira as lojas participantes da ação na região:
BÚZIOSPraça Santos Dumont s/nº Loja 4 - Centro Tel: (22)2633-0423
cabofrio@mundoverde.com.br CABO FRIORua Bento José Ribeiro, 109 - Centro
Tel: (22) 2645-6678 Fax: (22) 2645-6419 - Contato: Emanuel
cabofrio@mundoverde.com.br Campos - Rua Santos Dumont 61 - Centro
Tel: (22) 2724-1030 / Fax: (22) 2723-9070
campos@mundoverde.com.br - Macaé Av. Rui Barbosa, 269 - Centro Tel/Fax: (22) 2762-9261
macae@mundoverde.com.br
RIO DAS OSTRASRua das Amendoeiras, 1 Lojas 1 e 2 – Centro
Tel.: (22) 2771-7218
riodasostras@mundoverde.com.br
Mundo Verde – www.mundoverde.com
Alô Nutricionista: 0800 0222528 (segunda a sexta, das 13 às 18 horas)
Assessoria de Imprensa:
Factual Comunicação – www.factual.inf.br
Rosayne Macedo – (21) 2226-1346 / 8117-7187
rmacedo@factual.inf.br
Amor de mãe começa na alimentação
Nutricionista da rede Mundo Verde dá dicas sobre alimentação saudável na infância
Não é novidade que toda mãe sempre quer o melhor para seu filho. Os cuidados já começam desde os primeiros momentos da gestação. A atenção é redobrada em todos os sentidos e a alimentação tem de ser totalmente regrada, equilibrada e saudável, para garantir desde cedo a saúde do bebê. A partir do nascimento da criança, começa a alimentação infantil com a amamentação.
"O aleitamento materno é a melhor e mais completa alimentação para o bebê nos primeiros 6 meses de vida. Depois, é preciso educar o paladar da criança, oferecendo alimentos naturais, como frutas ou sucos, de preferência orgânicos", destaca a nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Morais.
De forma geral, até mais ou menos os dois anos, as mães conseguem alimentar seus filhos de forma correta e saudável sem muito "trabalho". Essa deveria ser a regra até que eles próprios pudessem cuidar da própria alimentação, mas infelizmente não é assim que funciona.
"O problema, é que os pequenos crescem, começam a ser influenciados por propagandas de produtos que pouco ou nada contribuem para seu crescimento e desenvolvimento, e deixam literalmente as mamães de "cabelos em pé" na hora das refeições e principalmente nos lanchinhos quase sempre nada saudáveis que são feitos ao longo do dia", afirma Flávia.
Afinal, guloseimas, salgadinhos, bolachas e doces são ainda considerados o carro-chefe da alimentação infantil. Estas delícias não costumam ser nutritivas, mas atraem pelo seu sabor de "quero mais". "O excesso de guloseimas aumenta o risco de a criança se tornar obesa. Uma criança obesa tem mais chance de se tornar um adulto obeso. E adultos obesos têm risco aumentado de diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, doenças não-transmissíveis que mais matam atualmente", adverte a nutricionista da rede.
Pais devem dar o exemplo
Segundo ela, as quantidades exageradas de calorias, somadas a poucos nutrientes e substâncias químicas prejudiciais, geram uma combinação extremamente nociva para a saúde. "São fontes de calorias vazias, na maioria das vezes provenientes de açúcares refinados e gorduras trans", explica a nutricionista. Por isso, o consumo de guloseimas deve ser uma exceção à regra na alimentação de crianças, assim como na de adultos.
"Na realidade, estes alimentos não precisam ser completamente abolidos, desde que sejam colocados limites. A criança pode, por exemplo, comer um chocolate como sobremesa, mas, no dia seguinte, deve sempre comer uma fruta. É fundamental conversar com ela e chegar a um acordo", explica.
Segundo Flávia Morais , é preciso ficar atento porque as crianças seguem os hábitos alimentares dos pais. Afinal, o apetite e a predileção por determinados alimentos estão relacionados à cultura alimentar dentro de casa. Se os pais não têm uma dieta saudável e variada, fica muito difícil tentar impor esse tipo de hábito alimentar para os filhos.
"Mas se os pais conseguem manter este equilíbrio na alimentação e explicar os benefícios de uma alimentação saudável, é possível ceder um pouco. Afinal é difícil privar os filhos desses alimentos, assim como para nós evitá-los por completo", afirma. Segundo ela, a reeducação alimentar deve envolver a família e também a presença de um acompanhamento psicológico, para que o "gordinho" de hoje possa ser, amanhã, um adulto esbelto e feliz.
Dicas MUNDO VERDE para uma alimentação saudável na infância
- A base da alimentação saudável são cereais integrais, frutas, verduras e legumes – de preferência orgânicos –, além de óleos vegetais prensados a frio.
- Verduras e legumes devem ser oferecidos diariamente para que vire hábito ingeri-los regularmente.
- O cardápio deve ser diversificado, equilibrado, incluindo preparações criativas e de boa aceitação.
- Se a criança rejeitar o alimento, a sugestão é insistir, através de outra forma de preparação: creme, sopa ou suflê;
- As frutas devem ficar em lugar visível e de fácil acesso, pois o colorido desperta o apetite e estimula a ingestão;
- Nunca adoce os sucos de frutas, pois seu sabor verdadeiro é, sem dúvida, mais saudável;
- Horários e rotina para a alimentação são fundamentais! A criança deve se alimentar em lugar calmo, arejado e limpo.
- A alimentação feita de forma rápida, com barulho e em frente à televisão contribui para ela comer muito mais que o necessário, de maneira pouco prazerosa e sem degustar devidamente os alimentos.
- Brincadeiras ligadas ao computador e ao videogame são mais um fator contribuinte para a questão da obesidade infantil;
- Pais devem ser exemplos. Não adianta os pais estarem com o prato cheio de "porcarias" e insistir para que a criança coma saladas;
- Prefira lanches saudáveis como sanduíches de pão integral com pasta de soja e queijo branco, salada de frutas com granola, sucos de frutas, barras de cereal, balas de banana sem adição de açúcar, frutas liofilizadas e crocantes, cookies de cacau e até mesmo um chocolate com pelo menos 40% de cacau;
- Opte sempre por biscoitos integrais, frutas secas e barras de cereais na hora do lanche;
- A escola também tem a obrigação e o dever de oferecer lanches saudáveis, fortalecendo a atitude de proibição da venda de produtos prejudiciais nas suas cantinas;
- Estimular atividades físicas é também muito importante, desde que obedeça ao gosto da criança, descobrindo qual a atividade de sua preferência e incentivando-a.
Dicas para quem tem restrições alimentares
Mesmo para quem tem doenças associadas à alimentação, é possível consumir guloseimas, desde que se restrinja o ingrediente ou nutriente que causa a intolerância ou doença. Confira as dicas da nutricionista do Mundo Verde:
Celíacos: Excluir tudo que for fonte de glúten (trigo, aveia, centeio, cevada e malte). Portanto: hambúrguer, pizza, salgadinhos, biscoitos que tenham o glúten estão proibidos.
Diabéticos: Deve-se controlar a ingestão de carboidratos e açúcares: balas, doces, chicletes, sorvetes e fontes de açúcar estão proibidos.
Intolerantes à lactose ou à proteína do leite de vaca: Alimentos que sejam preparados com estas substâncias devem ser eliminados da dieta, como por exemplo iogurtes, sorvetes, chocolates, queijos, etc.
OPÇÃO COMPLETA EM GULOSEIMAS SAUDÁVEIS
Foi a partir da preocupação com os males causados pelas guloseimas que muitas empresas alimentícias buscaram a ajuda de nutricionistas para desenvolver produtos saborosos e ao mesmo tempo nutritivos, evitando assim os dedos engordurados e a consciência pesada depois de consumi-los. "Hoje é possível substituir os salgadinhos fritos por biscoitos integrais ou petiscos assados, comer um brownie sem lactose e sem glúten ou uma barra de chocolate sem leite ou açúcar, mas que possui fibras e antioxidantes naturais", destaca a nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Morais.
Este mercado em ascensão também é uma alternativa para adultos e crianças que não podiam comer determinados alimentos por sofrer de intolerância a certos componentes, como açúcar, lactose e glúten. "Hoje, graças à grande diversidade de produtos disponíveis no mercado, é possível uma criança celíaca (intolerante ao glúten) comer um cookie de maçã ou de chocolate. Menos prejudiciais, as guloseimas saudáveis são uma opção, mas seu consumo também deve ser moderado", afirma Flávia.
Confira as dicas do Mundo Verde para substituir as guloseimas tradicionais por opções bem mais saudáveis, gostosas e saudáveis:
- Cookies Integrais: Além de saborosos, são fontes de energia, fibras, vitaminas e minerais. Ótimos substitutos dos biscoitos tradicionais, que são altamente calóricos, pobres em nutrientes, contêm alto teor de gorduras saturadas e trans, além de serem elaborados com ingredientes refinados.
- Chocolate à base de soja: Adoçados com açúcar orgânico, isentos de colesterol, lactose e glúten. Os chocolates convencionais contêm alto teor de colesterol, açúcares e gorduras saturadas.
- Barras de frutas: Barra totalmente natural feita com frutas e castanhas. Sem corantes, conservantes e açúcar. Rico em fibras.
- Snacks integrais: Ao contrário dos tradicionais, os snacks integrais são assados, ricos em fibras e livres de corantes artificiais.
- Brownie de Soja: Deliciosa opção de sobremesa, com a vantagem de ser rico em fibras, vitaminas e minerais. Sem lactose e glúten.
- Frutas secas: Crocantes, sem adição de açúcar e conservantes, mantendo as características nutricionais, como os teores de vitaminas, minerais e fibras contidos nas frutas.
- Paçoca de soja: Além de saborosa, é nutritiva. Fonte de vitaminas do complexo B e fibras.
- Sucos de frutas orgânicas: Sem adição de conservantes e corantes. Isentos de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Fontes de vitaminas e minerais antioxidantes.

ORIGAMI - CURSO GRATÍS- CAMPO GRANDE - RIO DE JANEIRO

Com aulas até dia 27, o curso gratuito de Origami (arte com dobradura de papel) é oferecido pela Biblioteca Popular Municipal Manoel Ignácio da Silva Alvarenga, em Campo Grande. Em turmas de oito alunos com mais de 11 anos de idade, o curso tem vagas limitadas e aulas às terças-feiras, das 9h às 12h, e das 14h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 21 - 2413-2720 ou diretamente na biblioteca, na Praça Telmo Gonçalves Maia, s/n, onde também funciona a sede da XVIII Região Administrativa.

COMO CONSEGUIR MEDICAMENTOS EXCEPCIONAIS


A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil conta com uma grade de 140 medicamentos em seu Programa de Medicamentos Excepcionais. Para receber o tratamento é necessário se inscrever no programa de dispensação de medicamentos, na Rua México, 128, de 2ª a 4º feira, das 9h às 15h horas.
O paciente deve apresentar laudo médico da rede SUS, receita médica da rede SUS, formulário específico (Laudo de Medicamento Excepcional), Termo de Consentimento e exames médicos atualizados. Os documentos CPF, RG, Cartão Nacional de Saúde e comprovante de endereço também são exigidos. Após o cadastro, os medicamentos podem ser retirados mensalmente na Farmácia de Medicamentos de Dispensação Excepcional, no Iaserj, ou, dependendo do tipo de tratamento, no próprio Centro de Referência em que o paciente recebe atendimento.

Os pacientes que residem no interior do estado podem dar entrada na documentação para cadastro em um dos 26 polos de Medicamentos Excepcionais e receber o medicamento, mensalmente, no próprio polo.

AÇÃO DE CONTROLE DA OSTEOPOROSE EM CAMPO GRANDE - RJ

Ações de controle da osteoporose em Campo Grande
O Hospital Estadual Eduardo Rabelo (HEER), em Campo Grande, especializado em atendimento geriátrico, realizou esta semana o Programa de Controle da Osteroporose. As ações serviram para diagnosticar e providenciar a medicação adequada para quem apresentar a doença. Durante três dias foram feitos exames de ultrassonometria de calcâneo em mulheres acima de 55 anos. O programa é aberto à população. A próxima edição da Campanha no Hospital será nos dias 3 e 4 de novembro. Há três tipos de diagnóstico, osteoporose, osteopenia e o resultado normal. O paciente que apresenta osteopenia é orientado a cuidar da alimentação e a procurar um ortopedista, ginecologista, reumatologista ou clínico geral. Quem recebe o diagnóstico da osteoporose é indicado a retornar ao hospital com o resultado para ser consultado e receber a documentação para entrar no Programa de Medicamentos Excepcionais da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec). Com o material o paciente poderá retirar a medicação adequada, durante o período de 12 meses. Depois desse prazo, o exame é repetido e, dependendo do resultado, o paciente mantém o tratamento. Entre os dias 05 e 07 de outubro foram feitos 238 exames, 104 casos de Osteopenia, 24 de Osteoporose e 110 com diagnóstico normal.

GATINHO SUPER ESPECIAL




Amigos


Esse gatinho foi resgatado com a mandibula quebrada, e o olho perfurado e com bicheira. Hoje ele tá lindão operado e hiper recuperado mas perdeu o olhinho e se tornou de certa forma um gatinho especial. Ele é muito bonzinho, meigo, carinhoso e caseiro. Ele foi e está sendo cuidado pela minha amiga Simone.
Por favor repassem e quem quiser adotar esse docinho que já sofreu muito escreva para: srocha@inmetro.gov.br Beijos Kika
Amor em forma de amiguinhos para doação. Por favor visite, divulgue, colabore http://www.quatropatinhas.com/

quarta-feira, outubro 07, 2009

GOVERNO AUSTRÍACO OFERECE BOLSAS DE ESTUDO

Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes
O governo federal da Áustria oferece bolsas de estudo para estudantes, graduados e cientistas para o ano letivo de 2010/2011. Com duração de um a nove meses, as bolsas são destinadas a graduados e doutorandos das áreas de ciências naturais, tecnológicas, sociais, jurídicas e humanas; agronomia e silvicultura; medicina; teologia; e estudos artísticos.

As solicitações devem ser enviadas até o dia 1º de março de 2010. As bolsas são distribuídas pelo escritório para Cooperação e Mobilidade Acadêmica (ACM) do Serviço de Intercâmbio Austríaco (ÖAD), com recursos do Ministério Federal de Educação, Ciência e Cultura (BMBWK) daquele país. A inscrição para o concurso de bolsas de estudo será realizado por meio do banco de dados austríaco para bolsas de estudo e de promoção à pesquisa www.grants.at (em alemão e inglês). A inscrição deverá ser solicitada eletronicamente pelo site www.scholarships.at.

segunda-feira, outubro 05, 2009

VITÓRIA E ALLEGRA




Amigos e amigas, estas são VITÓRIA e ALLEGRA, deixadas para morrer, dentro de uma caixinha, na Praça Antero de Quental, no Leblon. Dois dos 400 animais que são abandonados diariamente no Rio de Janeiro. Quem fez a diferença entre a vida e a morte para essas meninas foi a nossa amiga Gina Fiuza, que passava no local e deu de cara com esse abandono. Gina levou as meninas para casa, cuidou delas durante toda a noite - estavam com fome e frio - e no dia seguinte levou-as para consulta no Dr. Thomas Becker, veterinário parceiro do nosso grupo. Elas estavam surpreendentemente bem, conforme mostram as fotos. Nós conseguimos lar temporário na casa da Suelen e da Eliana, nossas amigas do coração.Obrigada !!!VITÓRIA e ALLEGRA são tão jovens que, por enquanto, só puderam ser vermifugadas. Vacinas só daqui a um mês!Quem quiser adotar as meninas, fale conosco.Ou repasse esta mensagem aos seus contatos, para encontrarmos um lar para as fofas.
VITÓRIA é a preta de peitinho claro. ALLEGRA é a chocolate.
Grupo RECOMEÇO cães & gatos de resgateRio de Janeiro, RJ
Para contribuir:Sílvia Pereira de AbreuBANCO DO BRASILag. 2975-0c/c 15.303-6Para adotar:DISQUE-ADOÇÃO: (0XX21) 9714.2175
Para conhecer melhor nosso trabalho:

sexta-feira, outubro 02, 2009

CURSO PARA MOTORITAS PROFISSIONAL - são 2.500 vagas


Fetranspor anuncia 2,5 mil vagas de trabalho para motoristas de ônibus
A Federação de Empresas de Transportes de Passageiros do estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) anuncia 2.500 oportunidades de trabalho para motoristas de ônibus em todo o estado. Para se candidatar às vagas, o profissional deve apresentar a carteira nacional de habilitação categoria D, emitida pelo Detran, e o certificado de conclusão do curso de capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest) e do Serviço Social do Transporte (Senat). Com os documentos em mãos, deve procurar os sindicatos filiados à Fetranspor ou ir diretamente às empresas de ônibus do Rio de Janeiro. A Fetranspor, através do Sest e Senat, oferece um curso de treinamento para motoristas de ônibus, que tem duração de três meses e inclui aulas teóricas e práticas, na pista especialmente desenvolvida para o treinamento. As aulas teóricas são divididas em matérias como: noções de mecânica, cidadania, atendimento aos portadores de deficiência, responsabilidade civil e criminal e preservação do meio ambiente. Quem nunca trabalhou como motorista de ônibus, mas já possui a CNH categoria D, precisa fazer o curso, que custa três parcelas de R$ 120. A vantagem é o índice de empregabilidade após a conclusão do curso. Mais de 90% dos recém-formados conseguem um emprego imediatamente, segundo a Fetranspor. Os motoristas de ônibus ganham, em média, R$ 1.200 por mês, com uma carga de sete horas de trabalho por dia. Para mais informações, o Sest/Senac disponibiliza o seguinte telefone : 3503.0551

Entre no site da Fetranspor, onde há acesso às 230 empresas de ônibus que operam no estado.

Fetranspor anuncia vagas para motoristasSerão 2.5 mil vagas para candidatos com ou sem experiência

Fetranspor A Federação de Empresas de Transportes de Passageiros do estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) anunciou 2.500 vagas para motoristas de ônibus em todo o estado. Para se candidatar, o profissional precisa possuir a carteira nacional de habilitação, categoria D ou E, emitida pelo Detran.Para participar da seleção clique aqui e preencha o formulário.

fonte :rjtv